Alunos de Ensino Médio participam de oficinas do Interarte

Postado em 29/05/2015 11h33min

Por Nathália Lauxen

Estudantes da segunda série do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado, integraram, nesta sexta-feira, dia 29, as oficinas do projeto de extensão Interarte da Univates. As atividades ocorreram com acompanhamento de acadêmicos e docentes dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo, no câmpus de Lajeado.

Os professores Bruno Teixeira, do curso de Design, e Simone Tavares, de Arquitetura e Urbanismo, além dos alunos dos respectivos cursos que atuam como voluntários no projeto, desenvolveram objetos tridimensionais com técnica de assemblagem e bricolagem com a turma.

Conforme a professora de Artes do Colégio, Vanderléia Freitas dos Santos, que trouxe os alunos à Univates, o momento é importante para despertar o interesse dos estudantes pela arte. “É uma forma de aproveitar a criatividade deles e mostrar que ela pode ser utilizada como profissão”, ressalta.

O Interarte consiste na associação de conteúdos da graduação com os aprendizados dos ensinos Fundamental e Médio, a partir da elaboração de objetos com materiais alternativos, como jornais e cola feita de farinha. O projeto visita escolas e recebe na Univates as turmas interessadas em integrar o Interarte.

Agendamentos de oficinas podem ser feitos pelo e-mail interarte@univates.br. Informações adicionais estão disponíveis pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5415.

Projeto é estendido a outras escolas

Na última quinta-feira, dia 28, foi a vez dos alunos do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) participarem de oficina do Interarte. Com o uso de materiais alternativos, como jornal, fita adesiva e cola artesanal, os estudantes produziram objetos de médio a grande porte. A técnica também foi desenvolvida pelo professor Bruno Teixeira, que é escultor, professor de Design e integrante do projeto.

O professor conta que, além do desafio de criar formas com materiais não usuais de modelagem, o procedimento possibilita a construção de um trabalho resistente, leve, de baixo custo e com um bom acabamento, servindo também para fins estéticos, bem como maquetes, protótipos, projetos e objetos de cunho comercial.

A atividade foi acompanhada pela professora Simone Heineck Tavares, pela bolsista Laura Costa e pelos acadêmicos Amanda Heineck, Bruna Theisen, Jordana Finken, Camila Volken, Mariana Messias e Itamara Franceschini, que atuam como voluntários no projeto.

Texto: Nathália Lauxen

Nathália Lauxen

Quinta-feira, dia 28, foi a vez de estudantes do Colégio Evangélico Alberto Torres participarem da oficina