Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Grupo Rondon Univates participa da Operação Mangabeiras, no Sergipe

Postado as 18/01/2024 11:32:22

Por Natalia Nissen

Oito estudantes e dois professores da Universidade do Vale do Taquari - Univates participarão da Operação Mangabeiras, do Projeto Rondon, no município de Divina Pastora, no Sergipe. O Grupo Rondon Univates embarcou na quarta-feira, 17, e as atividades do projeto acontecem entre 19 de janeiro e 3 de fevereiro.

O Projeto Rondon envolve os ministérios que compõem o Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa, e conta com a parceria do Governo do Estado e dos municípios participantes. As ações têm como objetivo oportunizar vivências em contextos diferentes daqueles em que os universitários estão inseridos, para que os estudantes coloquem em prática o conhecimento adquirido em sala de aula e também aprendam com as comunidades em que estiverem atuando. 

Além dos representantes da Univates, também participam da Operação Mangabeiras estudantes e professores da Universidade Tiradentes (Unit), de Sergipe. As duas equipes trabalharão com oficinas em diferentes áreas do conhecimento, divididas por dois conjuntos: "A" (cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde) e "B" (comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho).

Divulgação

Neste ano, o Grupo Rondon Univates é formado pelos professores Guilherme Osterkamp (Arquitetura e Urbanismo) e Daniel Auler (área de Gestão), e pelos acadêmicos Christopher Ziliotto Teixeira (Direito), Mariana Costa (Medicina), Vitória Guaragni Goergen (Medicina), Nícolas Dornelles de Oliveira (Arquitetura e Urbanismo), Laura Theves Dalmoro (Psicologia), Dandara Vargas Cardoso (Fisioterapia), Camila Ruggeri (Odontologia) e Adriani de Souza Rodrigues (Psicologia).

Diferentes áreas para fortalecer as atividades

O professor Guilherme Osterkamp, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, conta que foram selecionados estudantes de diferentes áreas do conhecimento para tornar as atividades do projeto mais abrangentes. Ele viajou para Divina Pastora no ano passado a fim de conhecer a cidade e entender como o Projeto Rondon pode beneficiar a comunidade local. 

"É um município pequeno, mas com uma cultura muito interessante. Então nossa ideia é ajudar a potencializar o que há de melhor lá. Divina Pastora é muito conhecida pela confecção da renda irlandesa e pelos aspectos religiosos que atraem peregrinos de diversos lugares do Brasil", afirma Osterkamp.

Saiba mais

O Projeto Rondon atua em parceria com instituições de Ensino Superior que buscam somar esforços com lideranças comunitárias e com a população a fim de contribuir para o desenvolvimento local sustentável e a construção e promoção da cidadania. 

O foco das ações desenvolvidas pelos rondonistas é levar benefícios permanentes para as comunidades, relacionados principalmente à melhoria do bem-estar social e à capacitação da gestão pública. No meio universitário, além de contribuir para a formação acadêmica do aluno, busca consolidar o sentido de responsabilidade social e coletiva em prol da cidadania.

Em 2024, a Univates participa pela 12ª vez do Projeto Rondon. No ano passado, um grupo de professores e estudantes participou da Operação Portal do Sertão, no município de Serra Preta, na Bahia.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-10