Grupo Rondon Univates participa da Operação Mangabeiras, no Sergipe

Postado as 18/01/2024 11:32:22

Por Natalia Nissen

Oito estudantes e dois professores da Universidade do Vale do Taquari - Univates participarão da Operação Mangabeiras, do Projeto Rondon, no município de Divina Pastora, no Sergipe. O Grupo Rondon Univates embarcou na quarta-feira, 17, e as atividades do projeto acontecem entre 19 de janeiro e 3 de fevereiro.

O Projeto Rondon envolve os ministérios que compõem o Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa, e conta com a parceria do Governo do Estado e dos municípios participantes. As ações têm como objetivo oportunizar vivências em contextos diferentes daqueles em que os universitários estão inseridos, para que os estudantes coloquem em prática o conhecimento adquirido em sala de aula e também aprendam com as comunidades em que estiverem atuando.

Além dos representantes da Univates, também participam da Operação Mangabeiras estudantes e professores da Universidade Tiradentes (Unit), de Sergipe. As duas equipes trabalharão com oficinas em diferentes áreas do conhecimento, divididas por dois conjuntos: "A" (cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde) e "B" (comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho).

Divulgação

Neste ano, o Grupo Rondon Univates é formado pelos professores Guilherme Osterkamp (Arquitetura e Urbanismo) e Daniel Auler (área de Gestão), e pelos acadêmicos Christopher Ziliotto Teixeira (Direito), Mariana Costa (Medicina), Vitória Guaragni Goergen (Medicina), Nícolas Dornelles de Oliveira (Arquitetura e Urbanismo), Laura Theves Dalmoro (Psicologia), Dandara Vargas Cardoso (Fisioterapia), Camila Ruggeri (Odontologia) e Adriani de Souza Rodrigues (Psicologia).

Diferentes áreas para fortalecer as atividades

O professor Guilherme Osterkamp, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, conta que foram selecionados estudantes de diferentes áreas do conhecimento para tornar as atividades do projeto mais abrangentes. Ele viajou para Divina Pastora no ano passado a fim de conhecer a cidade e entender como o Projeto Rondon pode beneficiar a comunidade local.

"É um município pequeno, mas com uma cultura muito interessante. Então nossa ideia é ajudar a potencializar o que há de melhor lá. Divina Pastora é muito conhecida pela confecção da renda irlandesa e pelos aspectos religiosos que atraem peregrinos de diversos lugares do Brasil", afirma Osterkamp.

Saiba mais

O Projeto Rondon atua em parceria com instituições de Ensino Superior que buscam somar esforços com lideranças comunitárias e com a população a fim de contribuir para o desenvolvimento local sustentável e a construção e promoção da cidadania.

O foco das ações desenvolvidas pelos rondonistas é levar benefícios permanentes para as comunidades, relacionados principalmente à melhoria do bem-estar social e à capacitação da gestão pública. No meio universitário, além de contribuir para a formação acadêmica do aluno, busca consolidar o sentido de responsabilidade social e coletiva em prol da cidadania.

Em 2024, a Univates participa pela 12ª vez do Projeto Rondon. No ano passado, um grupo de professores e estudantes participou da Operação Portal do Sertão, no município de Serra Preta, na Bahia.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-10