Univates busca voluntárias para participar de pesquisa sobre efeito da melatonina nos sintomas da perimenopausa

Postado as 22/02/2024 09:12:01

Por Natalia Nissen

O projeto de pesquisa “Benefícios do uso da melatonina em pacientes com sintomas de climatério na perimenopausa: ensaio clínico, randomizado, duplo-cego, controlado com placebo”, realizado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM), busca voluntárias para participar de uma pesquisa que tem como objetivo avaliar o efeito da melatonina nos sintomas da perimenopausa.

O estudo visa explorar o potencial da melatonina na mitigação dos desconfortos comumente experimentados durante a perimenopausa, como ondas de calor, alterações de humor e irregularidades menstruais.

Podem participar mulheres a partir dos 45 anos de idade, com sintomas da perimenopausa, como calorões e alterações de humor; que tenham tido um período menstrual nos últimos 12 meses, ou estejam apresentando ciclos irregulares; e que não estejam usando medicação controlada, como medicamentos para depressão, ansiedade e epilepsia.

A participação voluntária incluirá responder questionários, realizar coleta de urina e sangue antes e após o uso da medicação melatonina ou placebo por um período de 30 dias. Além de responder um breve questionário diariamente durante os dias de uso da medicação ou placebo. A duração da aplicação dos questionários e da coleta de sangue será, em média, de 20 minutos. As atividades são organizadas pela mestranda Ana Paula Costella e realizadas na Unidade de Saúde São Cristóvão, em Lajeado, no domicílio da mulher ou em local combinado de acordo com a disponibilidade da participante.

Para participar, a voluntária pode entrar em contato pelo WhatsApp (54) 996131565, pelo e-mail ana.costella@universo.univates.br ou pelo e-mail da pesquisadora responsável, professora Gabriela Laste, gabrielalaste@univates.br. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Univates.

Logo ods-3