Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisador apresenta projeto de pesquisa “Burning Gondwana” em evento promovido por universidade alemã

Postado as 04/03/2024 16:35:34

Por Redação Univates

 

O próximo evento on-line do programa Tübingen Science Bridge – Latin America (Science and Medicine Edition) em 2024 acontecerá amanhã, dia 5 de março, às 11h (no Horário de Brasília - 15h no Horário da Europa Central), tendo como foco a área das Ciências Naturais. Mais informações e link para inscrição você encontra aqui. A palestra será realizada pelo professor da Universidade do Vale do Taquari - Univates André Jasper. Ele colocará em pauta o tema “The ‘Burning Gondwana’: using past to understand current environmental challenges” (“Gondwana em chamas”: usando o passado para compreender os desafios ambientais atuais). 

Divulgação

 

O programa, uma iniciativa do Baden-Württemberg Center for Brazil and Latin America at the Universität Tübingen (Centro Baden-Württemberg para o Brasil e América Latina da Universität Tübingen), tem como foco a internacionalização da ciência e da pesquisa. Cientistas de diversas instituições parceiras apresentam seus últimos dados de pesquisa, promovendo um ambiente integrado e construtivo da ciência e, ainda, disseminando o conhecimento global. As palestras on-line do Tübingen Science Bridge são destinadas a professores e pesquisadores científicos, alunos de pós-graduação, como também para o público em geral. Os webinars acontecem em inglês na plataforma Zoom para permitir a discussão e interação.

Conheça o projeto de pesquisa Burning Gondwana

O carvão fóssil é utilizado como indicador direto da ocorrência de paleo-incêndios florestais ao longo do tempo. O trabalho de Jasper busca analisar os registros distribuídos em diferentes partes do mundo - e para diferentes intervalos de tempo geológico - buscando estabelecer uma compreensão sobre a dinâmica paleoambiental que se estabeleceu em Gondwana -  um grande continente que incluía a maior parte das zonas de terra firme que hoje constituem os continentes do Hemisfério Sul, incluindo a Antártida, América do Sul, África, Oceania, além da Índia no Hemisfério Norte. Recentemente, Jasper esteve na Antártica em expedição científica para coleta de material científico. O trabalho de pesquisa já rendeu diversas publicações científicas e textos de repercussão. 

Índia também teve incêndios no Cretáceo, atesta pesquisa internacional liderada pela Univates

Pesquisadores encontram mais evidências de paleoincêndios durante o Cretáceo, desta vez no Egito

PPGAD da Univates participa de estudo que revela ocorrência de incêndios na Antártica há 75 milhões de anos

Conheça o docente 

André Jasper é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestre e doutor em Ciências (Geociências - Paleontologia Estratigráfica - Paleobotânica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e fez o seu estágio de pós-doutorado na Eberhard Karls Universität Tübingen, Tübingen, na Alemanha. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2010. Na Univates atua em cursos de graduação e é docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD). 

Orienta iniciação científica, mestrado e doutorado, além de supervisionar estágios de pós-doutorado. Desenvolve pesquisas em redes de cooperação e atua em parceria com instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Os seus principais interesses de pesquisa são a Paleobotânica e as Paleoambientes, abordando temáticas como as paleofloras gondwânicas, o impacto regional e global dos paleoincêndios vegetacionais e a gênese e evolução de biomas terrestres. Para mais informações sobre o docente, clique aqui

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods