Projeto do novo Inventário do Patrimônio Histórico de Lajeado é apresentado em audiência pública

Postado as 22/03/2024 08:50:42

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Prefeitura de Lajeado

A Prefeitura de Lajeado, em conjunto com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), apresentou o projeto e as etapas do Novo Inventário do Patrimônio Histórico de Lajeado, em audiência pública realizada na manhã da quarta-feira, 13 de março.

O evento ocorreu no Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado – Labilá. O estudo está sendo conduzido por uma equipe da Universidade do Vale do Taquari – Univates, contratada para realizar o inventário, e deve ser concluído até agosto. A audiência teve como objetivo apresentar os critérios de seleção dos bens que estão sendo incluídos no inventário e as etapas de desenvolvimento do estudo, bem como esclarecer eventuais dúvidas.

Conforme o secretário da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, o inventário vai catalogar e reunir a maioria dos bens históricos do município. “São casas, praças, monumentos, escolas, igrejas e outros prédios que de alguma forma resgatam a história arquitetônica do nosso município. Vamos ter informações do que acontecia nesses ambientes. Será um rico material que contribuirá para a educação patrimonial no município”, explica Reckziegel.

O professor que conduz o estudo, Augusto Alves, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, explica que é um levantamento amplo para conhecer as centenas de imóveis históricos que existem em Lajeado. “Depois desse levantamento será realizada uma seleção para verificar quais farão parte do inventário. Vamos ter diversos prédios semelhantes e, entre eles, vamos selecionar exemplares arquitetônicos que representem os demais. É importante realizar esse inventário para identificar o estado das edificações já listadas e incluir novos bens”, avalia Alves.

O município já possui um inventário, que foi desenvolvido no ano de 1992. O objetivo do novo estudo é verificar o atual estado das edificações anteriormente listadas, edificações já demolidas e a inclusão de novos bens. Interessados em contribuir com informações e sugestões podem entrar em contato pelo email secel.inventario@lajeado.rs.gov.br

Prefeitura de Lajeado

Logo ods