Dado Schneider arranca risadas e muitos aplausos em palestra

Postado em 30/08/2012 11h48min

Por Tamara Bischoff

A noite da quarta-feira, dia 29, foi de auditório lotado na Univates para prestigiar a palestra do publicitário Dado Schneider, evento que marcou a abertura do semestre para os cursos de graduação em Design e para a nova especialização em Branding & Business. Doutor em Comunicação Social e membro fundador do Observatório de Marcas, ele proporcionou ao público uma experiência multissensorial sobre as marcas, tema central da palestra.

Intitulada “O Mundo Muda. Toda Marca Muda. Palestra Muda.”, a palestra iniciou com músicas (criteriosamente selecionadas), tocadas em volume alto, e frases de linguagem bem coloquial sendo exibidas num telão, ao lado do qual outra tela mostrava a imagem do palestrante e suas diferentes expressões faciais. Volta e meia, as pessoas eram convidadas a interagir, emitindo algumas palavras ou fazendo gestos. Se a ideia era atrair a atenção e fazer o espectador refletir, não resta dúvida de que o palestrante atingiu os objetivos.

Depois da parte “muda”, Dado Schneider falou ao público durante cerca de uma hora. Ele abordou questões atuais relativas ao perfil do consumidor, marcas, velocidade das mudanças, marketing entre outros. Frases como “pior do que a realidade, só as perspectivas”, refletiram seu pessimismo otimista (ou seria otimismo pessimista?). Conforme ele, hoje não há mais fidelidade com as marcas, pois estamos na era do “ficar”. “O que nos conquista hoje é um sorriso, educação, cortesia. Não existe espaço para competente carrancudo no século XXI”, afirmou. Utilizando-se de exemplos por vezes engraçados, ele também arrancou muitas risadas e aplausos.

Especialização em Branding & Business recebe inscrições até 10 de setembro

Em parceria com o Observatório de Marcas, a Univates recebe inscrições, até o dia 10 de setembro, para o curso internacional de pós-graduação em nível de especialização em Branding & Business. A atividade reúne um coletivo de intelectuais críticos, professores e pesquisadores de diferentes países e de notório conhecimento em suas áreas de atuação.

Entre os docentes, estão pesquisadores de países como Portugal, Espanha, Chile e França. Professores brasileiros também compõem a equipe: além de docentes da Univates, professores do Rio de Janeiro, de São Paulo e de outras instituições gaúchas. A atividade busca oportunizar aos alunos conteúdos e práticas que possibilitam compreender a marca e seus processos de construção, consolidação, proteção e avaliação, capacitando-os a uma prática profissional crítica e transformadora.

As aulas devem ocorrer entre os meses de setembro de 2012 a dezembro de 2013, às sextas-feiras, das 19h às 22h30min, e aos sábados, das 8h às 12h30min e das 13h30min às 17h30min. Entre os conteúdos programados estão: Brand Management & Trends (gerenciamento de marca e tendências), Brandorama (panorama das marcas), Sistema Social: organização & públicos, Social Brand (responsabilidade social da marca) e Branding & Design (Gestão de Marca & Design).

O investimento é de 24 parcelas de R$ 490,00. Alunos diplomados pela Univates recebem 10% de desconto. As inscrições podem ser efetuadas no Setor de Atendimento ao Aluno da Univates – Prédio 9, ou por meio do envio de correspondência com toda a documentação necessária, além do depósito da taxa de inscrição. Mais informações no site www.univates.br/pos-graduacao, pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail posgraduacao@univates.br.

Texto: Tamara Bischoff

Tamara Bischoff

Mesmo na parte muda, interação com o público foi constante

Tamara Bischoff