Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Doutor pelo PPGAD apresenta trabalho fruto de tese em evento da Oxford Brookes University

Postado as 06/08/2021 11:00:05

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Acervo pessoal

O doutor diplomado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates Ivandro Carlos Rosa apresentou um trabalho de pesquisa que é resultado de sua tese no XVI Congreso Internacional de Ciencias Sociales Interdisciplinares, organizado pela Oxford Brookes University, do Reino Unido, em julho. 

Rosa, ao longo da pesquisa para o doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), abordou o fluxo migratório contemporâneo como dinamizador de pequenas cidades no Vale do Taquari. “O tema do doutorado abordou principalmente as questões das políticas públicas necessárias ao acolhimento e inserção do imigrante em uma pequena cidade. Essa situação se enquadra nas novas demandas dos poderes públicos - o acolhimento aos migrantes contemporâneos do Sul-Sul - que são as migrações que ocorrem na metade sul do planeta e que, no nosso caso, se relacionam com as migrações haitianas e, mais recentemente, com fluxos oriundos de outros países”, explica. 

Para o pesquisador, oportunidades como essa, da qual participaram pesquisadores de 29 países, são relevantes por contribuírem com as discussões sobre temas contemporâneos e emergentes e, também, por aproximarem a região de frentes de trabalho internacionais. “A Universidade de Oxford Brookes é muito bem conceituada e foram poucos eventos internacionais que aconteceram nos últimos anos”. Rosa também esteve em Granada, na Espanha, na Universidade de Granada, em 2018, e na Universidade Aberta de Lisboa em 2020 em eventos presenciais relatando sua pesquisa. 

Divulgação

Recentemente com o assassinato do presidente do Haiti, Jovenel Möise, criou-se uma nova instabilidade política, tensões de sucessão no processo democrático, o que só agrava a questão econômica. O Fundo Monetário Internacional (FMI) o considera como o país mais pobre das Américas. A situação “Poderá criar uma nova leva migratória com dimensões imprevisíveis, e novos grupos chegando à região e acessando os pequenos municípios na busca de empregos, mas também de acesso a políticas públicas e condições dignas de convivência. O tema não se esgota. Agora pode ter uma nova fase e apresentar às comunidades locais novas demandas de recepção”, complementa Rosa. 

Publicação 

Além da apresentação do trabalho no evento internacional, recentemente Rosa publicou um artigo tratando de políticas públicas para atendimento aos imigrantes na revista Serviços Sociais & Sociedade. O periódico está ranqueado na plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Qualis “A1”  para a área de Serviços Sociais - publicação importante na área de Ciências Ambientais para a qual o Qualis é o “B1”. O texto também é assinado pelo orientador, professor doutor Eduardo Périco, e pela pesquisadora doutora Margarita Rosa Gavíria Mejía. 

Reflexos da imigração 

“A presença dos imigrantes haitianos num município de pequeno porte no Vale do Taquari tem dinamizado a estrutura desta pequena cidade em diversos espaços: postos de trabalho, entidades religiosas e serviços públicos em saúde, educação e moradia”, afirma o doutor. A pesquisa procurou entender, justamente, como as políticas públicas e as redes de apoio têm buscado atender às novas demandas dos imigrantes contemporâneos, no caso do estudo, os haitianos, e quais os reflexos da presença dos grupos de imigrantes para o cotidiano de um município de aproximadamente 2 mil habitantes. O pesquisador investigou o período de 2014 a 2019.