Pesquisa vinculada ao PPGAD indica que a estrutura das fazendas do Piauí se assemelha à do Vale do Taquari entre os séculos 17 e 20

Postado as 09/12/2021 14:27:46

Por Nicole Morás

Uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi publicada recentemente na revista virtual Estudo e Debate, da Univates. O artigo científico analisa a história de fazendas do Estado do Piauí durante os séculos 17 a 20.

O estudo “Paisagem cultural e as fazendas do Piauí/Brasil - séculos XVII-XX” está vinculado ao projeto de pesquisa “Sociedade e cultura: história ambiental, etno-história e cultura”. No artigo, a doutora Neuza Brito de Arêa Leão Melo aborda a formação e as transformações das nucleações urbanas do Estado do Piauí. Neuza destaca na pesquisa a forma como essas fazendas influenciaram economicamente o Estado piauiense e como a ocupação delas interferiu na formação da identidade espacial e na estrutura das relações sociais, por meio da paisagem cultural.

A orientadora do trabalho, professora Neli Teresinha Galarce Machado, afirma que o foco da tese foi o conjunto de fazendas estabelecidas desde o século 17 no Estado do Piauí. “A perspectiva da investigação foi histórica e analítica, especialmente tendo como base a história e a arquitetura. O conjunto de fazendas estabelecidas entre os séculos 17 e 20, foi o grande motivador econômico e indutor da formação do Piauí”, explica. Segundo Neli, o estudo buscou compreender as diversas formas de adaptação e transformação do meio ambiente para fomentar a visibilidade e o reconhecimento do patrimônio rural piauiense e sua paisagem cultural.

A partir da análise, percebeu-se a relevância desses espaços na produção de lugares e de paisagens culturais que envolvem o pensar sobre o meio ambiente do Piauí
Neli Galarce Machado, orientadora da pesquisa

Importância do estudo

Conforme Neli, a pesquisa é relevante pela descoberta dos cenários pouco conhecidos num contexto social, econômico e tecnológico do Brasil. “As fazendas foram estudadas a partir de documentos e avaliações em campo para entender e analisar desde o estabelecimento dessas estruturas até o abandono em alguns casos”, contextualiza. A docente também revela que a pesquisa investigou como essas fazendas modificaram o meio ecológico, analisando a dinâmica das construções, aquilo que era produzido nesses locais e quem eram os trabalhadores e moradores desses espaços. “Esses cenários do Nordeste do País têm forte relação econômica com o Sul do Brasil, especialmente por causa da economia do gado e da venda da carne e charque, desde o século 18 até o século 19”, afirma.

Ainda de acordo com Neli, a pesquisa mostra que a estrutura das fazendas do Piauí e do Vale do Taquari tiveram a mão de obra escrava e a economia baseada na produção de gado nos séculos 17 e 18. Para a professora, a história desses cenário apresenta inúmeros elementos que contribuem para a compreensão da formação do povo brasileiro como uma nação. “As relações ambientais, construtivas, tecnológicas e a cultura estudadas na pesquisa demonstram a diversidade arquitetônica, os biomas diferentes, o manejo das paisagens e os sujeitos históricos pouco lembrados na história”, menciona.

Segundo Neuza, o estudo contribui para o conhecimento da formação do Estado do Piauí, para a produção de políticas públicas associadas à preservação ambiental e a preservação do patrimônio cultural do ambiente rural. Para a pesquisadora, o estudo também promove o desenvolvimento de estudos futuros sobre a paisagem cultural piauiense.

História do Piauí

No artigo científico, Neuza explica como se formou o Estado do Piauí, que foi estruturado pelas fazendas ainda no século 17. Conforme o estudo, o Estado se constitui a partir da ocupação dos colonizadores portugueses e de nativos indígenas no sertão, onde a economia se baseava principalmente na criação do gado. A pesquisadora revela ainda que diversos documentos escritos por sertanistas, indígenas e religiosos contam sobre as riquezas dos sertões.