Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Autoavaliação da sustentabilidade nas cooperativas é tema de projeto de pesquisa

Postado as 23/06/2023 11:24:18

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Natalia Nissen

Um projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), busca investigar a autoavaliação da sustentabilidade em cooperativas. 

Na imagem, reunião de trabalho realizada no dia 22 de junho contando com a presença de integrantes do grupo de pesquisa e de instituições parceiras. A atividade contou com a
presença de Emanuel Malta, gerente de planejamento do Sistema Ocergs, que esteve na Instituição para conhecer as atividades do grupo e da Universidade. 

Cooperativas no Rio Grande do Sul 

A equipe de pesquisa é composta por 10 pessoas e está dividida em dois projetos complementares. O primeiro deles, intitulado “As cooperativas gaúchas e a promoção das condições do desenvolvimento sustentável local”, é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e conta com o envolvimento da líder do projeto, professora Julia Barden, e dos pesquisadores Carlos Cândido da Silva Cyrne e Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, além de dois bolsistas de iniciação científica. A linha de pesquisa do projeto se dedica a avaliar as cooperativas no contexto gaúcho. 

Em relação a esse projeto, a professora Julia explica que são poucos os estudos que tratam sobre os temas do desenvolvimento sustentável e do cooperativismo no Rio Grande do Sul. “Será produzido conhecimento local sobre a dinâmica do cooperativismo e a proposição de ações potencializadoras que visem ao desenvolvimento sustentável local”, relata. Os pesquisadores também irão propor indicadores para avaliação da contribuição das cooperativas gaúchas para a promoção das condições do desenvolvimento sustentável.

Natalia Nissen

Cooperativas no Brasil

Intitulada "Sistema de autoavaliação da sustentabilidade para cooperativas", a segunda pesquisa vinculada ao projeto é desenvolvida em âmbito nacional. A equipe é composta pelos professores Julia, Cyrne e Fernanda; além de Deivid Forgiarini, do Sistema Ocergs/Sescoop/RS; Valtuir Soares Filho, da Universidade Federal do Tocantins (UFT); dois bolsistas de iniciação científica; um bolsista de desenvolvimento tecnológico e industrial (BDTI/CNPq); e dois doutorandos do PPGAD. O financiamento para esse subprojeto é fornecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

“Na literatura, é possível encontrar diversas ferramentas de avaliação da sustentabilidade aplicadas a organizações de forma geral, contudo não há nenhuma ferramenta específica que avalie a sustentabilidade das cooperativas, considerando suas particularidades, à luz da identidade cooperativa”, avalia a professora Julia, quando detalha os fundamentos do projeto. “Ao contrário da maioria das organizações privadas, que possuem como objetivo final a obtenção de lucro, as cooperativas são organizações singulares, com características coletivas e democráticas, e têm por objetivo atender a interesses em comum. Assim, tem-se um compromisso com resultados que possam de fato contribuir com a produção do conhecimento científico sobre a temática e para as cooperativas com a proposição de uma ferramenta para avaliar a sustentabilidade das cooperativas”, afirma. 

Nicole Morás

Produção científica 

Já foram realizados diversos trabalhos científicos no escopo das atividades do projeto: uma tese de doutorado, um capítulo de e-book, três trabalhos apresentados em eventos e um trabalho aprovado que será apresentado no Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), a ser realizado entre os dias 23 e 27 de julho de 2023, presencialmente, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/Universidade de São Paulo), na cidade de Piracicaba. 

Na imagem, professora Julia Barden, líder do projeto

Quais os objetivos? 

Por meio de suas ações, o projeto pode estimular: 

a) melhoria da gestão: fornecendo insights e conhecimentos sobre práticas de gestão eficazes para cooperativas. Isso inclui áreas como governança corporativa, estratégia, gestão de recursos humanos, gestão financeira e operacional, entre outras. As pesquisas podem identificar as melhores práticas e fornecer orientações sobre como implementá-las nas cooperativas, melhorando sua eficiência e eficácia;

b) desenvolvimento de ferramentas de avaliação: a pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento de ferramentas de avaliação específicas para cooperativas. Essas ferramentas podem ajudar as cooperativas a medir seu desempenho em várias dimensões, como desempenho econômico, social e ambiental. Ao ter acesso a essas ferramentas, as cooperativas podem obter informações valiosas sobre seu desempenho e identificar áreas que precisam ser aperfeiçoadas. 

c) promoção da sustentabilidade: os estudos científicos também podem desempenhar um papel fundamental na promoção da sustentabilidade nas cooperativas. Isso inclui a investigação de práticas sustentáveis ​​que possam ser adotadas pelas cooperativas, como a implementação de estratégias de responsabilidade social corporativa, a adoção de práticas de produção e consumo sustentáveis ​​e a incorporação de princípios de sustentabilidade em suas operações diárias; 

d) compartilhamento de conhecimento: facilitando o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas entre as cooperativas. Ao realizar estudos de caso, análises comparativas e pesquisas de benchmarking, os pesquisadores podem identificar cooperativas que estão alcançando resultados excepcionais e analisar as estratégias e práticas que as levaram a esse sucesso. Essas informações podem ser compartilhadas com outras cooperativas, permitindo que elas aprendam umas com as outras e adotem abordagens bem-sucedidas;

e) fortalecimento do setor cooperativo: os estudos podem contribuir para o fortalecimento do setor cooperativo como um todo. Ao investigar questões específicas relacionadas às cooperativas, os pesquisadores podem fornecer evidências e argumentos para apoiar políticas e regulamentações favoráveis ​​ao desenvolvimento das cooperativas. Além disso, a pesquisa pode ajudar a promover a conscientização e a compreensão sobre o modelo cooperativo, seus benefícios e seu impacto positivo na economia e na sociedade.

Elise Bozzetto

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods