Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Estudo no PPGAD analisará governança ambiental pública na América do Sul

Postado as 10/07/2023 11:57:34

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

A proteção ambiental no contexto moderno é um assunto complexo, e esse cenário não é diferente na América do Sul, onde surgem duas abordagens predominantes: o conservadorismo ambiental, associado ao conceito de desenvolvimento sustentável, e o pós-desenvolvimentismo, que reconhece o valor intrínseco da natureza e preserva suas manifestações identitárias.

Uma pesquisa em desenvolvimento realizada pelo mestrando Guilherme Weiss Niedermayer no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates tem como intenção analisar esse cenário. O estudo é orientado pela pesquisadora Luciana Turatti e coorientado pela professora Iraída Gimenez, vinculada à Universitat de Barcelona. O objetivo geral desta pesquisa é mapear os pontos de conexão e discrepâncias jurídicas na governança ambiental pública vigente até dezembro de 2023 nos países da América do Sul, levando em consideração a análise de documentos regionais, constituições nacionais e políticas públicas. O estudo passará pelas etapas de qualificação e defesa, previstas para acontecerem até o fim de 2024. 

Divulgação/Acervo pessoal

A justificativa para a pesquisa baseia-se nos mais recentes relatórios científicos sobre as mudanças climáticas, como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e o Centro de Resiliência de Estocolmo, que destacam os impactos antropogênicos, ou seja, humanos, no sistema terrestre e colocam a humanidade como agressora e vítima de seu próprio progresso tecnológico. É evidente que algumas culturas afetam o sistema terrestre de forma mais intensa do que outras, como a cultura ocidental capitalista.

Nesse contexto, Niedermayer argumenta que as múltiplas crises interconectadas, que se retroalimentam, não são exclusivas do século XXI. Tanto que o IPCC utiliza temperaturas médias anteriores à Revolução Industrial como critério de comparação. O conceito de desenvolvimento sustentável, desde sua proposição em Estocolmo em 1972, pouco evoluiu e, de uma perspectiva crítica, carece de significado. O Acordo de Paris (2015) trouxe o desenvolvimento sustentável novamente à pauta, sendo a principal novidade a vinculação dos países às metas de redução de emissões de carbono. Isso impulsionou novas iniciativas regionais ou de países isolados, como o Plano Europeu e a Resolução 109 do Congresso norte-americano, denominadas Green New Deal.

A partir do início do século XXI, surgiram novas abordagens constitucionais na América do Sul, como o Buen Vivir/Sumak Kawsay no Equador e o Vivir Bien na Bolívia, estabelecendo as bases do pós-desenvolvimentismo. 

Dessa forma, adota-se uma perspectiva diferente, com a constitucionalização dos povos originários e suas formas de interpretar o mundo. Assim, coexistem na América do Sul dois grandes espectros de relação com a natureza. No entanto, geralmente os documentos e instituições latino-americanas são investigados isoladamente, o que oferece uma visão mais detalhada, mas cria um vazio epistemológico em relação ao continente como um todo. É justamente nesta perspectiva integral de análise que está fundamentada a pesquisa de Niedermayer. 

Logo ods