Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professor da Univates assume presidência do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal

Postado as 12/07/2023 14:58:17

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação



O professor doutor Ivan Bustamante Filho, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, foi eleito presidente do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA). A eleição ocorreu no XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, realizado em Belo Horizonte em maio deste ano. Bustamante também é docente dos cursos de Ciências da Vida. 

Divulgação/Univates

“Sociedades científicas como o CBRA desempenham um papel fundamental no avanço da ciência e na promoção do conhecimento. Essas organizações são responsáveis por reunir pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas científicas, estimulando a troca de ideias e o compartilhamento de descobertas”, descreve o professor Bustamante. 

Além de promover eventos científicos e publicar revistas especializadas, as sociedades científicas também atuam na defesa dos interesses dos cientistas, na promoção da colaboração internacional e no fornecimento de recursos educacionais. Por meio de suas atividades, essas sociedades impulsionam o progresso científico e contribuem para soluções inovadoras e avanços significativos em diversos campos.

O CBRA é a mais antiga e tradicional sociedade científica brasileira na área de reprodução animal, completando 50 anos de atividades em 2024. Realiza eventos anualmente, dentre eles o Congresso Brasileiro de Reprodução Animal e o International Symposium on Animal Biology of Reproduction.

Para o professor Ivan, é uma honra ter sido eleito presidente do CBRA, pois essa sociedade científica foi muito importante para sua formação profissional. “Frequento os congressos do CBRA desde o mestrado, e neles pude aprofundar meus conhecimentos na minha área de interesse e atuação, apresentar meus trabalhos de pesquisa, além de conhecer pessoalmente grandes pesquisadores e profissionais, que abriram portas para meu crescimento como pesquisador”, explica. 

O professor Bustamante destaca ainda que é muito satisfatório poder atuar em uma sociedade científica, podendo disponibilizar a jovens estudantes brasileiros as mesmas oportunidades que o CBRA lhe ofereceu.

Saiba mais 

Ivan Bustamante Filho é médico veterinário graduado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, mestre e doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com estágio de doutorado (sandwich) na Ludwig-Maximilians Universität München, da Alemanha. Realizou pós-doutorado na Faculdade de Veterinária da Ufrgs. 

Logo ods