E-book lançado por pesquisadoras da Univates aborda desafios da educação e do ensino em linguagens

Postado as 01/09/2023 08:23:24

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

Kári Lúcia Forneck, Natália Taís Scherer, Lucimara Fiorese e Silvana Neumann Martins são as organizadoras do e-book “Docência em Rede: Ensino, Linguagens e Tecnologias”, lançado recentemente pela Editora Univates. O material pode ser conferido gratuitamente por meio deste link.

A publicação, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) por meio do Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa e Inovação na Área de Educação Básica (PROEdu), reúne um conjunto de reflexões e propostas no contexto do ensino de linguagem mediado por tecnologias digitais.

Com esse e-book, o grupo de trabalho Ensino, Linguagens e Tecnologias (ELT), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates, busca estabelecer um diálogo entre a academia e a prática escolar, oferecendo insights para os educadores que pretendem aprimorar o ensino de línguas no mundo digital.

A apresentação do e-book explora a analogia do labirinto e da rede, utilizando a história grega de Teseu e o Minotauro como metáfora para os desafios atuais da educação. Em um mundo cada vez mais imerso em tecnologia, as organizadoras da publicação argumentam que a cidadania plena depende do acesso a uma educação que integre diferentes formas de interação com a linguagem em suas diversas manifestações.

A pandemia trouxe consigo a urgência de uma transição acelerada para o ambiente digital na educação, levando muitos professores a enfrentar desafios desconhecidos até então. A falta de equipamentos, as dificuldades no acesso a plataformas educacionais e a ausência de competências digitais básicas tornaram evidente a necessidade de um novo tipo de letramento: o letramento digital.

No entanto, o e-book não se limita a discutir essas dificuldades. Ele também explora soluções e alternativas, ressaltando a importância dos multiletramentos e das multimodalidades no ensino contemporâneo. Os autores afirmam que a escola deve assumir a responsabilidade de preparar os alunos para navegar habilmente entre os mundos on-line e off-line, indo além da simples leitura e escrita.

O e-book é organizado em três partes principais. A primeira parte apresenta textos de autores convidados, que exploram investigações e propostas conceituais e didáticas. A segunda parte abrange relatos de experiências de diferentes autores, que compartilham abordagens práticas para o ensino da linguagem em interação com o mundo digital. A terceira parte contém sequências didáticas que oferecem caminhos concretos para os professores se inspirarem.

Divulgação/Univates

Capa da obra