Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tuane Eggers

Pesquisadores descobrem novas espécies de ácaros no Pampa

Postado as 20/12/2023 13:05:29

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Uma recente descoberta científica revelou a existência de novos gêneros e espécies de ácaros no bioma Pampa, localizado no Sul do Brasil. Os ácaros pertencem às subfamílias Rhyncaphytoptinae e Diptilomiopinae, da família Diptilomiopidae. A pesquisa destaca a importância da preservação do bioma Pampa e sua biodiversidade, incentivando esforços contínuos de conservação e estudos sobre ecologia. O estudo foi publicado na revista International Journal of Acarology. 

O estudo, conduzido por pesquisadores vinculados ao Laboratório de Acarologia (Labacari) da Universidade do Vale do Taquari - Univates e à Universidade de Bari Aldo Moro, da Itália, descreve e ilustra as novas adições à biodiversidade brasileira. O novo gênero, denominado Parahoderus, e sua espécie, Parahoderus brasilae, foram identificados em um arbusto conhecido pelo nome científico de Celtis brasiliensis, planta que pertence à família Cannabaceae

Além disso, o ácaro Diptilostatus lithraeae foi encontrado na planta Lithraea molleoides, da família Anacardiaceae, conhecida popularmente como aroeira-brava. Por fim, o ácaro Vimola multinerviae foi descoberto na planta Ludwigia multinervia, que faz parte da família Onagraceae. As descobertas representam mais um passo no entendimento da biodiversidade do bioma Pampa, que é conhecido por sua riqueza em fauna e flora. 

Os pesquisadores forneceram detalhes sobre a caracterização atualizada de espécies para identificação futura de novos ácaros dos gêneros Diptilostatus e Vimola, auxiliando pesquisadores e entusiastas na identificação desses seres. A pesquisa é assinada por Adria Oliveira de Azevedo, Iury Silva de Castro, Naiara Antônia Nunes Vinhas, Luana Fabrina Rodighero, Elisete Maria de Freitas, Noeli Juarez Ferla e Enrico de Lillo. 

O Labacari

Fundado em 2003 como parte do Museu de Ciências da Univates, o Labacari é um laboratório que atualmente também integra a estrutura do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). As pesquisas desenvolvidas no local são realizadas pelos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e em Biotecnologia (PPGBiotec). Desde 2008, o grupo de pesquisadores associado ao Labacari já realizou a identificação de cerca de 90 espécies diferentes de ácaros.

Logo ods