O 9º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (ENAS) iniciou-se ontem, dia 17 de novembro, e segue com intensa programação até a próxima sexta-feira, 21 de novembro, na Universidade do Vale do Taquari - Univates.
O evento, que se consolidou como importante para reflexão sobre estudos educacionais no país, tem como principal objetivo apresentar e debater pesquisas e práticas fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). A TAS, desenvolvida pelo psicólogo norte-americano David Ausubel, enfatiza que a aprendizagem mais efetiva e duradoura acontece quando os novos conhecimentos são conscientemente relacionados e articulados aos saberes prévios dos estudantes. O impacto dessa teoria em contextos formais e não formais de ensino está no centro das discussões desta semana em Lajeado.
O ENAS atrai a presença de um público diversificado, incluindo investigadores de diversas nacionalidades, professores de diferentes níveis, além de graduandos e pós-graduandos da Univates e de outras instituições. A programação é variada, oferecendo conferências, apresentações de trabalhos, minicursos e oficinas focadas em aprofundar o entendimento sobre a aprendizagem significativa.
O evento é uma realização conjunta da Univates, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e da Fiocruz/RJ, Os ministrantes e conferencistas representam instituições de excelência em pesquisa e ensino no Brasil, como Ufrgs, Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.
Entre as conferências de destaque, que já estão sendo realizadas ou ocorrerão nos próximos dias, estão temas importantes para a educação contemporânea. A programação completa pode ser acessada por meio deste link. Marco Antonio Moreira (UFRGS/Univates) aborda a Aprendizagem Significativa como Paradigma para o Campo do Ensino. Antonio Carlos Caruso Ronca (PUC-SP) discute Os desafios da Teoria da Aprendizagem Significativa para a Contemporaneidade.
As pesquisadoras Evelyse dos Santos Lemos e Rachel Saraiva Belmont (IOC/Fiocruz) compartilham os aportes consolidados e as perspectivas futuras da TAS. Cleci Teresinha Werner da Rosa (UPF) explora a relação entre Metacognição e Aprendizagem Significativa. Por fim, Stefanie Merker Moreira (IFSUL) propõe uma reflexão provocadora sobre O Fim da Educação, em um diálogo entre Ausubel, Freire, Postman e a Inteligência Artificial.
Com uma história que começou em 2005, o ENAS já percorreu diversos estados brasileiros, como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Pará e Santa Catarina, em edições bianuais (2005, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018 e a mais recente em 2023).
Os interessados em participar dos dias restantes do evento podem realizar sua inscrição através do link oficial e conferir as taxas de participação na página do evento.
Mais informações podem ser solicitadas diretamente pelo e-mail contato@apsignificativa.com.br.
Conferências já realizadas (17 e 18 de Novembro)
Conferência 1 (17/11): Aprendizagem Significativa como Paradigma para o Campo do Ensino
Conferencista: Marco Antonio Moreira (UFRGS/Univates)
Descrição: realizada no primeiro dia do evento, estabeleceu o tom ao posicionar a Aprendizagem Significativa como uma teoria psicológica de aprendizagem e um como um paradigma para a área de ensino. O foco foi discutir como a TAS oferece uma estrutura conceitual robusta e necessária para orientar as práticas pedagógicas e a pesquisa educacional.
Conferência 2 (18/11): Os desafios da Teoria da Aprendizagem Significativa para a Contemporaneidade
Conferencista: Antonio Carlos Caruso Ronca (PUC-SP)
Descrição: Realizada hoje (terça-feira), esta discussão se concentra em identificar e analisar os obstáculos e as novas demandas que a sociedade atual impõe à aplicação e relevância da TAS. O professor Ronca aborda como a teoria pode ser adaptada e utilizada para enfrentar os problemas educacionais complexos e em constante mutação do mundo contemporâneo.
Próximas conferências (20 e 21 de Novembro)
Conferência 3 (20/11): Teoria da Aprendizagem Significativa: aportes consolidados e perspectivas
Conferencistas: Evelyse dos Santos Lemos e Rachel Saraiva Belmont (IOC/Fiocruz)
Descrição: Programada para quinta-feira, esta sessão visa apresentar um balanço dos principais avanços e contribuições que a TAS já consolidou no campo da educação e da pesquisa. Além disso, as conferencistas da Fiocruz/IOC projetarão as futuras direções da teoria, apontando para novas áreas de estudo e aplicação que ainda precisam ser exploradas.
Conferência 4 (20/11): Metacognição e Aprendizagem Significativa: diálogo e implicações para o processo educativo
Conferencista: Cleci Teresinha Werner da Rosa (UPF)
Descrição: Também na quinta-feira, o foco se volta para a interconexão entre Metacognição (o conhecimento e regulação sobre os próprios processos cognitivos) e a Aprendizagem Significativa. A apresentação investiga como o desenvolvimento da capacidade metacognitiva dos estudantes, o "aprender a aprender", pode ser potencializado e tem profundas implicações na efetividade do processo educativo mediado pelos princípios da TAS.
Conferência 5 (21/11): O Fim da Educação: Diálogos de Ausubel, Freire e Postman com a (des)Inteligência Artificial
Conferencista: Stefanie Merker Moreira (IFSUL)
Descrição: No encerramento das conferências, na sexta-feira, a discussão atinge a fronteira da tecnologia. O título provocativo sugere um debate sobre o futuro da educação diante da ascensão da Inteligência Artificial (IA). A palestrante estabelece um diálogo teórico entre as ideias de Ausubel (TAS), Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido) e Neil Postman (crítico da tecnologia na educação) para analisar o papel e os desafios da IA no processo de ensino-aprendizagem.
