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Pesquisa

UNIVATES NA CIÊNCIA: Currículo antirracista, NBR 6123 em pavilhões, doenças relacionadas ao saneamento ambiental: Univates apresenta pesquisas publicadas em revistas científicas na última semana

Por Lucas George Wendt

Postado em 02/12/2025 12:00:35


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O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas. 

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individual. 

A produção acontece em diferentes instâncias Univates, com destaque para os Programas de Pós-Graduação: Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), Biotecnologia (PPGBiotec), Ensino (PPGEnsino), Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), Ciências Médicas (PPGCM) e Tecnologia e Gestão Sustentáveis (PPGTECG).

Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes são destacados no site da Instituição. 

Pesquisas publicadas recentemente

Título do artigo: Quantas Marias existem? Devires e acesso a planos comuns a partir da experiência em cinema colaborativo 

Autoria: Jane Marcia Mazzarino, Denise Bisolo Scheibe, Daniela Marqueli Delarmelin

Revista científica: Intercom, Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

Do que trata a pesquisa científica: Quantas Marias existem? é um documentário sobre a violência contra a mulher, que resulta da produção amadora e colaborativa em cinema. Descreve-se, neste artigo, o processo de construção narrativa, as significações visuais e os atravessamentos subjetivos. O objetivo é mapear os movimentos e linhas que compuseram esta experiência. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que valorizou a participação das mulheres vítimas de violência no roteiro e na produção do filme. Das análises, que mapearam movimentos e linhas que compuseram a experiência de construção do documentário, emergiu o devir mulher como plano comum, formador de um rizoma-documentário. 

 

Título do artigo: Por um currículo negro antirracista que faça justiça curricular

Autoria: José Damião Trindade Rocha, Valtuir Soares Filho e William Vieira de Oliveira

Revista científica: REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA

Do que trata a pesquisa científica: Tomando a dialética das identidades temos reivindicado em nossas pesquisas um currículo Outro. Trazemos à cena um currículo negro perspectival que faça justiça curricular, entendendo a partir do giro cultural e o descentramento do sujeito moderno, concepções mutantes de sujeito, forjando uma política de identidade na qual o pessoal se tornou político e um currículo negro, indígena, um currículo cultural, relevantes. Na Revisão Bibliográfica fundamentamos e contextualizamos a questão norteadora: o que quer um currículo da/para a diversidade étnica, negra, indígena como política de vida? Nos resultados uma amostra das pesquisas de pesquisadores/as negros/as de 2015 a 2022 com aportes de um currículo negro antirracista com componentes curriculares e itinerários formativos que possam ser construídos da educação infantil à educação superior.

 

Título do artigo: CURRÍCULO PLURAL: VALORIZANDO IDENTIDADES NA SALA DE AULA 

Autoria:  Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Marcelo Batista, Laise Katiane Alencar Lima, Rodrigo Araújo Pereira, Daiane Duprat Serrano

Revista científica: Missioneira 

Do que trata a pesquisa científica: O artigo tratou da compreensão de que o currículo escolar não poderia ser reduzido a um conjunto de conteúdos prescritos, mas deveria ser analisado como espaço de encontro entre diferentes trajetórias, histórias e identidades. Nesse horizonte, discutiu-se a relevância de um currículo plural, capaz de valorizar saberes locais, dar visibilidade às autorias historicamente silenciadas e adotar instrumentos avaliativos que reconhecessem processos e conquistas dos estudantes. O objetivo consistiu em analisar estratégias curriculares que promovessem a valorização de diferentes culturas, histórias e perspectivas na aprendizagem, tendo como questão central de que modo o currículo plural poderia contribuir para a construção de uma escola democrática, inclusiva e comprometida com a diversidade cultural da sociedade brasileira. Para atingir esse objetivo, adotou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica, compreendida como procedimento sistemático de coleta e análise de materiais publicados em periódicos, livros e páginas acadêmicas, entendida como exercício crítico que reúne e organiza produções científicas com vistas à compreensão de um problema, conforme indicado por Narciso e Santana (2024) e por Santana, Narciso e Santana (2025). A análise desenvolvida percorreu três eixos: conteúdos com sotaque local, materiais que se olham no espelho e avaliação que reconhece caminhos, discutindo práticas que aproximam escola e território, revisão de acervos para assegurar representatividade e adoção de instrumentos avaliativos formativos. Os resultados mostraram que o currículo plural se configurou como movimento político, cultural e social que exige engajamento docente e revisão de práticas pedagógicas. Concluiu-se que a efetivação desse currículo não se limitou a diretrizes prescritivas, mas demandou abertura a novas formas de ensinar e avaliar, bem como incentivo a pesquisas futuras sobre formação docente, avaliação democrática e produção de materiais representativos.

 

Título do artigo: Formação continuada de professores para o desenvolvimento do letramento empreendedor em escolas quilombolas

Autoria: Valdemir José Máximo Omena da Silva, Silvana Neumann Martins, Sarah Patrícia Aguiar e Silva Omena, Kári Lúcia Forneck

Revista científica: Cadernos Cajuína 

Do que trata a pesquisa científica: O desenvolvimento profissional docente, é um fator crítico que impacta diretamente os processos de ensino e aprendizagem, exigindo a adaptação contínua às novas demandas educacionais. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada a partir de um curso de formação continuada de professores que atuam em comunidades quilombola do município de Alcântara/Ma. Nesse contexto, a presente pesquisa investiga como o letramento empreendedor pode ser articulado na formação continuada de professores de escolas quilombolas no município de Alcântara, no Maranhão. O objetivo geral é demonstrar como a formação continuada de professores contribui para o desenvolvimento do letramento empreendedor. Especificamente foi conhecer os saberes adquiridos sobre letramento e empreendedorismo dos professores das escolas quilombolas do município de Alcântara/MA e realizar uma formação pedagógica no formato de oficinas para que os professores se apropriem dos conceitos e experienciem as atividades relacionadas ao letramento empreendedor. Este trabalho está subsidiado por Nóvoa (2020b), Freire (2002), Masetto (2011), Silva (2014), Dolabela (2008), dentre outros. A metodologia foi de natureza aplicada, abordagens qualitativa e quantitativa (Minayo, Deslandes e Gomes,2016) e aproximando-se da pesquisa participante (Demo, 2006). Os resultados destacaram o aumento da confiança dos professores em inovar e experimentar novas abordagens pedagógicas. Ao se sentirem mais preparados com novas ferramentas, eles assumiram um papel de agentes de mudança a partir da apropriação e aplicação de conceitos do letramento empreendedor.

 

Título do artigo: CONTRASTES TERRITORIAIS NO RS: DOENÇAS RELACIONADAS AO SANEAMENTO AMBIENTAL 

Autoria:  Nataly Salvatierra Sodré, Eduardo Périco, Nádia Teresinha Schröder, Eliane Fraga da Silveira

Revista científica: ReGeo

Do que trata a pesquisa científica: O estudo buscou identificar o padrão espacial das doenças relacionadas ao saneamento ambiental nas macrorregiões e regiões de saúde do Rio Grande do Sul e fatores socioeconômicos, entre 2018 e 2021. É um estudo quantitativo e ecológico, que utilizou dados secundários do CEVS/RS para análise espacial das taxas de incidência e de  mortalidade. Seis regiões de saúde apresentaram incidência e mortalidade maiores que 405,87 casos/100 mil hab. e 3,52 óbitos/100 mil hab. As categorias de transmissão por inseto-vetor e contato foram predominantes. Para a incidência houve predominância em indivíduos do sexo masculino, brancos, adultos, alto nível de escolaridade e residentes das zonas urbanas. Para a mortalidade, os mais afetados também foram indivíduos do sexo masculino, brancos, baixo índice de escolaridade e idosos. As macrorregiões Missioneira e Centro-Oeste formaram aglomerados espaciais com altas taxas de incidência e mortalidade. Apenas a mortalidade mostrou-se correlacionada com o coeficiente de Gini e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. O cenário de doenças relacionadas ao saneamento ambiental no Rio Grande do Sul apontou para contrastes territoriais de condições de saúde, que envolvem a situação sanitária inadequada do Estado, permitindo auxiliar o direcionamento de políticas públicas saudáveis.

 

Título do artigo: ALTERAÇÕES NO MANEJO DA  INSUFICIÊNCIA CARDÍACA COM FRAÇÃO DE EJEÇÃO PRESERVADA NAS ÚLTIMAS DIRETRIZES 

Autoria:  Beatriz Cassel Corrêa, Arthur Vitório Scarton Schwerz, Lucas Alexandre da Silva, Ana Paula Schuncke, Francisco Gediaelison de Sousa Oliveira, Giuliana Viecilli Castilhos, Gabriela Oliveira Araújo, Sabrina da Cruz Maidana, João Pedro Halberstadt Priebe, Lucas Bortolini Nardi, Camila Funck, Basem Juma Abdalla Abdel Hamid 

Livro: Cardiologia: Teoria e Prática 

 

Título do artigo: Avaliação dos Impactos das Mudanças no Mapa de Isopletas da NBR 6123 em Pavilhões 

Autoria: Thomas Gabriel Herber, Rebeca Jéssica Schmitz

Revista científica: V SBPE - Seminário Brasileiro de Pontes e Estruturas

Do que trata a pesquisa científica: A ação do vento é uma das ações mais relevantes no projeto de estruturas como os pavilhões, que são estruturas leves e ficam muito suscetíveis ao vento. Nesse sentido, o presente estudo avalia os impactos da substituição do mapa de isopletas da NBR 6123 (ABNT, 2023), que define as velocidades básicas do vento no Brasil, sobre o dimensionamento e custo de estruturas de pavilhões com sistema híbrido de aço e concreto. Foram comparados três mapas: o atual, de Padaratz (1977), e os propostos por Vallis (2019) e Loredo-Souza et al. (2023), considerando cinco cidades com diferenças nas velocidades básicas. A estrutura modelo foi um pavilhão com 25 m de largura, 50 m de comprimento e 6,5 m de altura, sem vedação lateral. As modelagens foram realizadas no software CYPE 3D, e as ações do vento determinadas com apoio do VisualVentos. Os resultados mostraram variações consideráveis nas cargas de vento e no peso estimado das estruturas em função dos diferentes mapas. Conclui-se que a adoção de um novo mapa de isopletas pode alterar significativamente o dimensionamento estrutural e o orçamento de projetos, evidenciando a necessidade de critérios técnicos atualizados e compatíveis com as condições climáticas regionais. 

 

Título do artigo: Psicoterapia interpessoal síncrona à distância versus terapia cognitivo-comportamental à distância para adultos: qual funciona melhor? Resultados de um ensaio clínico randomizado
Autoria:  Luiza Silveira Lucas, Bruno Lo Iacono Borba, Bruno Martini de Azevedo, Alexandro Cagliari, Andreia Rosane de Moura Valim, Edna Linhares Garcia, Silvia Virginia Coutinho Areosa, Alessandra Menezes Morelle, Marzie Rita Alves Damin, Simone Stulp, Alana Castro Panzenhagen, Flávio Milman Shansis

Revista científica: General Psychiatry 

Do que trata a pesquisa científica:Contexto: A teleterapia cognitivo-comportamental (TCC-t) é a terapia remota mais estudada, e as evidências comprovam sua eficácia no tratamento de sintomas de depressão e ansiedade. Objetivos: Comparar a eficácia da telepsicoterapia interpessoal (TIP-t) com a da TCC-t. Nossa hipótese é que a TIP-t seja tão eficaz quanto a TCC-t. Métodos: Realizamos um ensaio clínico randomizado com dois braços paralelos e randomização igualitária. A alocação foi feita na proporção de 1:1, com base em uma sequência de randomização computadorizada de blocos permutados de 50. As intervenções e avaliações foram realizadas por meio de um website desenvolvido especificamente para o ensaio. Os participantes eram adultos da comunidade com sintomas de ansiedade, depressão ou irritabilidade que receberam quatro sessões de TCC-t ou TIP-t. As principais medidas de desfecho foram o Questionário de Saúde do Paciente-9 (PHQ-9) para sintomas depressivos, o Inventário de Ansiedade Generalizada-7 (GAD-7) para sintomas de ansiedade e o Índice de Reatividade Afetiva (ARI) para irritabilidade. Resultados: Cento e quarenta e nove indivíduos com idade média (desvio padrão) de 32,51 (10,73) anos foram randomizados para receber TCC-t (n=73) ou TIP-t (n=76). Sete participantes desistiram das intervenções (TCC-t, n=4; TIP-t, n=3) e 20 participantes concluíram as intervenções, mas não responderam aos questionários de acompanhamento (TCC-t, n=9; TIP-t, n=11). A análise foi realizada por intenção de tratar. Houve uma redução geral significativa nos sintomas de depressão, ansiedade e irritabilidade (p

Saiba mais sobre as publicações científicas 

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores – o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

As pesquisas científicas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa, que seguem as diretrizes institucionais para produção do conhecimento científico, estando vinculadas aos Programas de Pós-Graduação – nesses espaços, em geral, ligadas ao trabalho dos pesquisadores docentes da Univates ou ao trabalho dos mestrandos e doutorandos –, ou também podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação como requisito para obtenção dos títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo.  

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