Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lajeado no caminho da inovação

Postado em 09/05/2016 11h57min

Por Nicole Morás

A ciência, a tecnologia e a inovação no município de Lajeado receberam mais um incentivo na última terça-feira, 03, quando a Câmara de Vereadores aprovou a Lei da Inovação. Com a legislação, Lajeado passa a integrar um pequeno grupo de municípios aptos a receber recursos de programas estaduais e nacionais de incentivo à inovação e tem regulados os mecanismos de incentivo ao empreendedorismo, à tecnologia e à inovação para pessoas e empresas, por exemplo.

Dessa forma, organizações e cidadãos estabelecidos ou domiciliados no município de Lajeado poderão obter auxílio para a realização de atividades que visem a promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental e a melhoria dos serviços públicos municipais.

De acordo com o reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, o município de Lajeado já conta com inúmeras iniciativas inovadoras nas mais diferentes áreas e tem crescido muito em função da visão empreendedora da sua gente. “Com a aprovação da Lei da Inovação, essas iniciativas inovadoras e criativas passam a ter melhor acompanhamento, melhor sistematização, e, com o Tecnovates e a Univates, poderemos ter aqui um grande espaço de inovação, gerando empregos, renda e melhores níveis de qualidade de vida para todos”, afirma. Lazzari acrescenta que as mais modernas economias do mundo têm se caracterizado pela existência desses espaços de inovação, que facilitam a aproximação dos agentes empreendedores e geram cultura preocupada com a pesquisa, a inovação e a busca do novo.

Para a realização dos objetivos da Lei, foram criados o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMTI), do qual a Univates será membro; o Fundo Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação (FMTI); o Programa de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação (Picti); e o Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE).

Segundo o diretor administrativo do Parque Científico e Tecnológico da Univates - Tecnovates e um dos idealizadores da Lei, Eloni Salvi, a Univates e o Tecnovates buscarão formas de contribuir com esse processo e ajudar a dinamizar a economia local. “Além disso, os parques tecnológicos são melhor avaliados e têm acesso mais facilitado a recursos públicos quando o município tem Lei de Inovação”, explica ele, acrescentando que, dessa forma, o Tecnovates poderá consolidar-se ainda mais e viabilizar maior suporte à inovação para as empresas da região, estejam elas instaladas ou não no parque tecnológico.

Texto: Nicole Morás

Univates e o Tecnovates buscarão formas de contribuir com esse processo e ajudar a dinamizar a economia local por meio da ciência, tecnologia e inovaç

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas