Tecnovates estimula o compromisso das empresas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a governança social, ambiental e corporativa

Postado as 29/11/2023 13:06:21

Por Lais Pontin Matos

O Parque Científico e Tecnológico da Universidade do Vale do Taquari - Univates, o Tecnovates, está realizando ações para estimular o compromisso das empresas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a governança social, ambiental e corporativa (ESG). Recentemente, as professoras Fernanda Sindelar e Júlia Barden abordaram esses temas em um workshop preparado para as organizações vinculadas ao Tecnovates.

Divulgação Univates/Nicole Morás

Cristiani Reimers é gerente do Tecnovates.

A gerente administrativa do Tecnovates, Cristiani Reimers, explica a importância de as organizações alinharem suas práticas com os princípios dos ODS e critérios de ESG. “Isso acaba impactando a forma como os clientes e os fornecedores olham para as empresas, influenciando positivamente o marketing, a competitividade no mercado e as questões de sustentabilidade”, destaca.

Cristiani comenta que o workshop organizado pelas docentes foi muito bem-sucedido e que a atividade desencadeou outra ação de conscientização. “As empresas realizaram um exercício lúdico sobre ODS e ESG, que está exposto na sala de reuniões do Tecnovates. Decidimos colocá-lo estrategicamente ali porque é um local por onde circulam várias pessoas. Queremos que todos que passem pelo espaço compreendam a relevância dos temas”, pontua.

Divulgação Tecnovates

Empresas realizaram um exercício lúdico sobre ODS e ESG.

A gerente do Tecnovates enfatiza que os princípios dos ODS e critérios de ESG devem orientar todas as organizações em direção a uma abordagem mais sustentável, ética e socialmente responsável, contribuindo para um impacto positivo no mundo.

Ambas as pautas farão parte das agendas de trabalho do Parque com as empresas ao longo de 2024.

Saiba mais sobre ODS e ESG

Estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, os 17 ODS representam um plano de ação global para acabar com a fome e a pobreza, proteger o clima e o meio ambiente e assegurar que todas as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade.

ESG é um conjunto de critérios que avalia o desempenho ambiental, social e de governança de uma empresa. Esses critérios são essenciais para investidores, stakeholders e organizações que buscam incorporar princípios sustentáveis e éticos em suas operações.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods