Inovates realiza cerimônia de graduação de cinco empresas que concluíram o período de incubação

Postado as 21/12/2023 14:18:58

Por Lais Pontin Matos

A Incubadora Tecnológica da Universidade do Vale do Taquari - Univates, a Inovates, realizou, no dia 12 de dezembro, uma cerimônia de graduação das cinco empresas (Próbios, Fermenta, Syntalgae, Tomasi e PMETRIC) que concluíram o período de incubação. O evento, que aconteceu na sede do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), contou com a presença de empreendedores, mentores, membros da Reitoria e da comunidade do ecossistema de inovação.

Durante a cerimônia, os empreendedores receberam um certificado e uma placa como forma de reconhecimento dos esforços que realizaram em busca de seus objetivos profissionais. O evento marcou um momento crucial na trajetória das startups, simbolizando a transição para uma nova etapa. Após graduadas, as empresas podem empregar o conhecimento e as habilidades adquiridos ao longo do período de incubação (que dura de dois a três anos) para prosperarem no mercado.

A Inovates oferece todo o suporte necessário para viabilizar as ideias inovadoras dos empreendedores. A graduação confirma que as empresas conseguiram desenvolver produtos ou serviços robustos e competitivos e que estão prontas para iniciar suas atividades de forma independente.

Marcela Mendes Salazar Mingireanov, CEO da Fermentas e da Próbios, agradece o apoio que recebeu da Incubadora para impulsionar seus negócios. “Começar uma empresa de biotecnologia envolve muitos desafios. Sem dúvidas, a parceria construída ao longo desses anos com o Tecnovates e a Inovates foi fundamental para que a empresa pudesse iniciar sua operação em 2021. Tenho certeza de que essa parceria vai continuar mesmo depois da graduação”, enfatiza.

Inovates realizou cerimônia de graduação de cinco empresas que concluíram o período de incubação.

Conheça as empresas graduadas

Próbios Agroindústria de Derivados Lácteos: desenvolvimento de produtos à base do verdadeiro kefir (leite fermentado rico em bactérias e leveduras probióticas).

Fermenta Biotecnologia Ltda.: desenvolvimento de produtos biotecnológicos inovadores para o mercado de lácteos.

Syntalgae Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos à Base de Microalgas Ltda.: indústria de produtos à base de microalgas da biodiversidade brasileira.

Diego Tomasi: inovações na área da logística.

PMETRIC Systems Ltda.: criação de produtos digitais que revolucionam a rastreabilidade em ambientes internos e externos.

Saiba mais sobre a Inovates

O objetivo da Inovates é apoiar novos empreendedores na produção e prestação de serviços caracterizados pelo conteúdo tecnológico e pela inovação de seus processos e modelos de negócios.

As empresas da Inovates dividem-se em três grupos: as pré-incubadas (que estão na fase de desenvolvimento de seus planos de negócios), as incubadas (que se encontram executando e validando suas ideias com o apoio da incubadora) e as graduadas (que já passaram por todo o processo e hoje atuam no mercado de forma independente). Tanto as empresas pré-incubadas quanto as incubadas podem ser mentoradas.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-9