Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tecnovates encerra o ano de 2023 com a marca de 100 empresas vinculadas

Postado as 28/12/2023 14:06:40

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Nicole Morás

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari é um ambiente de inovação, de iniciativa da Universidade do Vale do Taquari - Univates, que conta com o apoio de entidades públicas e privadas. Junto ao Tecnovates está a Incubadora Tecnológica da Univates - Inovates. 

No ecossistema de tecnologia, empreendedorismo e inovação do Vale do Taquari, que se forma com a existência do Tecnovates, estão reunidas mais de 100 empresas, dentre aquelas que já tiveram vínculo e as atuais 100 empresas vinculadas. O conjunto de pessoas vinculadas diretamente ao Parque ou às empresas relacionadas soma cerca de 4 mil. 

O Parque oferece a pessoas e empresas nacionais e internacionais estrutura para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), principalmente nas áreas de tecnologia de alimentos, tecnologias ambientais e energéticas e tecnologias em saúde e bem-estar, tendo como suporte as tecnologias da informação e da indústria criativa.

Atualmente o Tecnovates tem:

Pré-incubadas - 18 empresas

Incubadas - 11 empresas

Associados externos - 33 empresas

Residentes - 22 empresas

Graduadas não residentes - 14 empresas

Projetos de P&D - 6 empresas 

Total - 104 empresas 

 

O Tecnovates tem quatro focos de atuação: a residência de negócios que querem fazer parte do ambiente de inovação; a associação externa de empresas, para aqueles que querem compartilhar experiências e conviver com o ambiente de inovação; a incubação de negócios, para aqueles que querem levar adiante suas ideias e consolidar negócios inovadores; e projetos de pesquisa e desenvolvimento e serviços tecnológicos, para parceiros que querem avançar em soluções para seus problemas tecnológicos ou desenvolver novos produtos, serviços, metodologias ou processos inovadores.

“É o resultado de um trabalho realizado pelas equipes do Tecnovates e das empresas vinculadas nos últimos 20 anos. Mostra uma jornada de amadurecimento de todo o ecossistema de inovação. É uma grande satisfação contar com este número de empresas, o que nos possibilita realizar um trabalho ainda mais focado em inovação das empresas e aproximar os atores da tríplice hélice. Nosso ambiente está estruturado para atender as mais diversas demandas das empresas no que se refere a P&D e serviços tecnológicos”, detalha a gestora do Parque, Cristiani Reimers. 

Para ela, o Tecnovates tem contribuído com as empresas da região no desenvolvimento de novos produtos e processos, assim como na implementação da cultura da inovação nas empresas e em sala de aula. “Ele atua como facilitador de interação entre a pesquisa acadêmica e as empresas, transferindo o conhecimento gerado na Universidade e, da mesma forma, ouvindo demandas das empresas e buscando resoluções internas junto a professores e pesquisadores e laboratórios especializados do Parque. É um momento em que os parceiros se sentem parte do ecossistema, participando ativamente das ações promovidas e interagindo com os demais parceiros”, complementa a gestora. 

Elise Bozzetto

Quais são as perspectivas para o futuro?

Veja as ações previstas ou em curso para 2024

 

- Instalação do Hub TecnoSaúde;

- Atingir a meta de 50 empresas associadas externas;

- Potencializar os serviços tecnológicos e de PD&I dos laboratórios vinculados ao Tecnovates;

- Ampliar a possibilidade de realização de estágios profissionais do Centro de Educação Gustavo Adolfo nas empresas do Parque;

- Ampliar a realização de ações e atividades de inovação (desafios, hackathons, pitches) com as empresas parceiras;

- Operacionalizar a Arena Tecnovates;

- Implementar e operacionalizar o Laboratório do Cocriação;

- Classificar as empresas vinculadas ao Tecnovates por hubs, para melhor atender as necessidades de cada área;

- Dar continuidade aos eventos que abordam temáticas comuns das empresas (ESG, patentes, compliance, descarbonização e Reforma Tributária);

- Desenvolver uma plataforma de inovação aberta;

- Ampliar o número de startups apoiadas pela Inovates;

- Consolidar o programa de mentores voluntários da Inovates.

Tuane Eggers

Histórico

A história do desenvolvimento tecnológico, e por consequência do Parque Científico e Tecnológico, inicia no ano de 1993, quando foi criado o Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Taquari – PMT/VT, por meio de um programa da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A Inovates - Incubadora Tecnológica da Univates foi instituída em dezembro de 2003, como um órgão ligado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado. Tem como alvo empreendimentos de produção e prestação de serviços que se caracterizam pelo conteúdo tecnológico e pela inovação de seus processos e resultados.

O PMT/VT deu origem, em 2004, ao Unianálises. Atualmente, os laboratórios não mantêm vínculo direto com o Parque, no entanto seguem contribuindo para a qualificação da produção de alimentos e fármacos e para a redução do impacto ambiental no Vale do Taquari e, mais recentemente, em Nova Mutum/MT. 

Em 2014 foram inauguradas as novas estruturas físicas do Tecnovates, com aproximadamente 5.200 m² de área construída entre área predial e laboratorial, em um terreno de cinco hectares, agregando empresas residentes e incubadas. 

O Tecnovates faz parte da rede de parques cadastrados no Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos (PGTEC) e associado à Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp). Em 2016 o Tecnovates passou a ser associado da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), associação internacional de parques científicos e área de inovação.

Tuane Eggers

Logo ods