Ensino
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino por Orientador "Del Pino, José Cláudio"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoTecnologias digitais e suas implicações no ensino: um estudo de caso de uma escola municipal rural do Rio Uatumã/AM(2024) Silva, Ana Cláudia Vasconcelos da; Carvalho, Joelma Monteiro de; Del Pino, José Cláudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Santos, Danielle Mariam Araújo dos; Schwambach, Ailim; Herber, JaneEste estudo é resultado de uma investigação acerca das tecnologias digitais e suas implicações no ensino em uma escola rural do rio Uatumã, no município de Presidente Figueiredo, estado do Amazonas. Apresenta como o professor tem inserido essas ferramentas digitais em sua prática pedagógica. A pesquisa, foi realizada à luz de referenciais teóricos partindo de uma breve análise da história da Educação a Distância-EAD, além das mudanças na práxis pedagógica a partir da incorporação das ferramentas digitais na educação. Nessa direção, foram pontuadas as mudanças ocorridas no cenário educacional, principalmente no que tange ao ensino mediado por tecnologia nas comunidades remotas do interior do Amazonas. O objetivo principal foi analisar as implicações das tecnologias digitais, como recurso de ensino tecnológico, utilizado por professores do ensino médio, apresentando sugestões para o melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem no local do estudo. Trata-se de uma pesquisa de utiliza uma abordagem qualitativa, apoiada por um estudo de caso, desenvolvida na escola investigada. Sua produção foi sustentada por passos metodológicos configurados por etapas procedimentais a fim de organizar a estrutura do estudo. Os resultados apontam que os professores que atuam nessa modalidade de ensino, mediado por tecnologia, ainda têm o desconhecimento dos recursos tecnológicos, apontando a necessidade de formações na área das tecnologias digitais com vistas agregar conhecimentos em sua práxis pedagógica.