Ensino
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ensino by browse.metadata.advisor "Freitas, Elisete Maria de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessFormação específica dos professores indígenas Krikati e a prática pedagógica bilíngue(2016-08) Dias, Aparecida De Lara Lopes; Martins, Silvana Neumann; Freitas, Elisete Maria de; http://lattes.cnpq.br/7345668866571738; Freitas, Elisete Maria de; Martins, Silvana Neumann; Silva, Jacqueline Silva da; Laroque, Luís Fernando da Silva; Martins, Maria Cristina BohnEsta pesquisa trata sobre formação dos professores indígenas e a prática pedagógica bilíngue. A mesma buscou investigar as contribuições da formação específica dos professores Krikati na prática pedagógica bilíngue. Para tanto, foi preciso conhecer a educação do povo Krikati em espaços não formais de aprendizagens, investigar como se dá a formação dos professores em espaços não formais de aprendizagens, averiguar os processos de ensino e de aprendizagem na formação específica e conhecer a prática pedagógica bilíngue dos professores Krikati. Caracterizando-se como sendo uma aproximação de um estudo de caso, a pesquisa envolveu quatro professores e um idoso do povo Krikati. Na fundamentação contou-se com: Baniwa (2006), Meliá (1979; 2000; 2008), Grupioni (2005) e Silva (1998) que, entre outros, contribuíram para que se distinguisse e se caracterizasse a educação indígena e a educação escolar dando ênfase, principalmente, ao saber tradicional como elemento importante para o diálogo entre ambos. A observação participante, a entrevista semiestruturada e o diário de campo foram os instrumentos utilizados para coleta de dados. Os dados, verbais e simbólicos, foram analisados através de Análise de Conteúdo. Como resultados, destaca-se o aprendizado da escrita materna dos professores a partir da formação e a escolha desta para alfabetização dos alunos Krikati, confirmando que a construção de uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural e bilíngue perpassa pela formação dos professores.