Ensino
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino por Orientador "Giongo, Ieda Maria"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAs potencialidades dos aplicativos WhatsApp e IMO para a comunicação de grupo de surdos em espaços informais de aprendisagens(2018-11-20) Boldrini, Kelli Cristina Freitas Trindade; Hattge, Morgana Domenica; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127O presente estudo tem por objetivo geral identificar as potencialidades do uso de aplicativos do smartphone - WhatsApp e o Imo - para a comunicação e interação de um grupo de surdos em espaços informais de aprendizagens. Tendo como referencial teórico-metodológico um conjunto de ferramentas advindas do pensamento de Michel Foucault e características da cultura surda em sua relação com as tecnologias digitais, a investigação se constituiu em uma abordagem qualitativa de inspirações etnográficas. Os sujeitos da pesquisa pertenciam a um grupo de surdos que, semanalmente, reunia-se em um espaço informal com o intuito de socializar experiências e discutir assuntos relacionados à cultura surda e à surdez. Os encontros, presenciais, totalizaram seis. Durante a semana que antecedia aos encontros, os surdos problematizavam as imagens enviadas pela pesquisadora que abordavam os temas que seriam discutidos e aprofundados. Para a produção de dados, utilizaram-se filmagens, entrevistas e observação direta e participante. A análise efetivada sobre o material de pesquisa permitiu a emergência de dois resultados, a saber: a) Os aplicativos WhatsApp e Imo como ferramentas potencializadoras da interação entre surdos e ouvintes e b) Os encontros informais como potencializadores de aprendizagens e fortalecimento da cultura surda. Tais resultados apontaram que os aplicativos potencializam a comunicação dos surdos e proporcionam aprendizagens, como leitura e escrita da língua portuguesa. Os aplicativos utilizados se tornaram espaços de troca de informações e mensagens, de bate-papo e entretenimento para os surdos do referido grupo. Ademais, permitiu que se estreitassem laços e ampliassem sua interação familiar e social.
- ItemAcesso AbertoO princípio do ensino pela pesquisa na proposta do Ensino Médio Politécnico - Rio Grande do Sul(2016-04-26) Bühring, Cláudia Schvingel Klein; Munhoz, Angélica Vier; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127A presente dissertação, de cunho qualitativo, investiga como o ensino pela pesquisa na Proposta do Ensino Médio Politécnico - Rio Grande do Sul se constituiu como princípio pedagógico. Tendo como aportes teóricos alguns conceitos de Michel Foucault, como discurso, também discute na esteira foucaultiana, as ideias de alguns de seus comentadores acerca das relações entre a pesquisa escolar, o ensino e o professor. O material empírico foi gerado, por um lado, por meio de entrevistas semiestruturadas e da técnica de grupo focal com um grupo de docentes que atuava à época da pesquisa no Ensino Médio Politécnico. Por outro, foram analisados os documentos base da Proposta e demais documentos pertinentes, reportagens veiculadas em jornais e o diário de campo da pesquisadora. O estudo desses materiais permitiu a elaboração de três unidades de análise: a) O “novo” Ensino Médio Politécnico, b) A (in)segurança dos docentes participantes da pesquisa em operar com a Proposta, c) O princípio pedagógico: a pesquisa no Seminário Integrado. A partir dessas análises, foi possível evidenciar reflexões acerca do princípio do ensino pela pesquisa, como potência na relação com o ensinar e o aprender nas escolas de Educação Básica.
- ItemAcesso AbertoProcessos de Ensino na Educação Infantil: um estudo de inspiração Etnomatemática(2019-04-04) Monteiro, Sabrina; Silva, Jacqueline Silva da; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127Este trabalho tem por objetivo geral analisar de que forma o campo da Etnomatemática contribui para os processos de ensino na Educação Infantil de uma escola localizada no município de Lajeado/RS. De cunho qualitativo e com inspirações etnográficas, os referenciais teórico-metodológicos fundamentaram-se na Etnomatemática, interessados em examinar questões sociais e culturais no âmbito do ensino. Para a produção de dados, foram utilizados materiais de pesquisa, como roda de conversa, observações das crianças, entrevista semiestruturada com a professora titular, diário de itinerância, filmagens e fotografias. Quanto à análise dos dados emergentes, empregou-se a Análise Textual Discursiva preconizada por Moraes e Galiazzi (2007), evidenciando duas categorias, a saber: sobre a emergência de racionalidades: estudo de proporção, distância e tamanho dos planetas e Planetário e Observatório Univates: Uma oportunidade de “visitar” o céu. Tais resultados apontam a Educação Infantil como potente para a construção de saberes e a importância da valorização dos conhecimentos discentes, adquiridos por meio das experiências e vivências que compõem sua bagagem cultural.
- ItemAcesso AbertoProjeto integrador em tempos fluídos: uma proposta pedagógica para um curso de direito(2020-12) Riedlinger, Camila De Bortoli Rossatto; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Dullius, Maria Madalena; Santos, Aline Sueli De Salles; Quartieri, Marli TeresinhaA presente dissertação tem por objetivo problematizar o que expressa um grupo de professores de um Curso de Direito de uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no interior do Estado do Tocantins, acerca do desenvolvimento do Projeto Integrador centrado nas culturas e experiências dos estudantes. O referencial teórico está sustentado em ideias de autores que problematizam o ensino na pós- modernidade, envolvendo conceitos como modernidade líquida/fluída, experiência, interdisciplinaridade e estratégias de ensino. De natureza qualitativa e inspirações etnográficas, o material de pesquisa se constituiu de enunciações dos docentes e da proposta metodológica para o Projeto Integrador do Curso de Direito da IES pesquisada. Os materiais emergentes foram analisados por meio da análise textual discursiva como proposta por Moraes (2003) e Moraes e Galiazzi (2006). Os resultados apontaram duas unidades de análise: a) Favorecimento da interação dos componentes curriculares, contanto que, efetivamente, ocorra a interdisciplinaridade; b) Estudar e pesquisar para melhorar o local em que o estudante vive: a função social do Projeto Integrador. Esses resultados permitiram que fossem elencadas algumas sugestões para a coordenação pedagógica da Instituição, a saber: a) O tema do Projeto Integrador deve partir da observação do contexto em que o acadêmico vive, ou seja, das suas experiências e culturas; b) O retorno à sociedade para apresentar os resultados da investigação é importante; c) Pensar a interdisciplinaridade de maneira que os componentes curriculares realmente se comuniquem com o assunto escolhido; d) Oportunizar ao acadêmico a escolha do número de disciplinas envolvidas no Projeto desde que ocorra a interação com os conteúdos desenvolvidos no semestre estudado.