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Browsing Ensino by browse.metadata.advisor "Marchi, Miriam Ines"
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- ItemOpen AccessFormação continuada de professores: incentivando a utilização do software livre Gcompris em sala de aula(2016-10) Souza, Carmem Gorete Duarte De; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Marchi, Miriam Ines; Bublitz, Grasiela Kieling; Quartieri, Marli Teresinha; Rehfeldt, Marcia Jussara HeppA presente dissertação aborda a utilização do Software Gcompris como ferramenta pedagógica de ensino e tem como problema: quais as contribuições de um curso de formação continuada na visão dos professores do Ensino Fundamental I sobre a utilização do Software Gcompris como ferramenta de ensino em sala de aula, de uma escola da Educação Básica no município de Boa Vista/RR? A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Educação Básica da rede pública de Boa Vista/RR e teve como objetivo geral analisar as contribuições que um curso de formação continuada pode proporcionar aos professores com a utilização do Software Livre Gcompris como ferramenta de ensino em sala de aula. A metodologia empregada foi de cunho qualitativo e se configurou como um estudo de caso. E para responder os objetivos, utilizou-se uma entrevista semiestruturada para conhecer o perfil dos professores e posterior realização de um curso de formação continuada para os docentes envolvidos na pesquisa, observação da prática pedagógica de duas professoras e outra entrevista que serviu para avaliar a formação e as atividades utilizando este software. Segundo os sujeitos da pesquisa, foi avaliado de forma positiva como uma ferramenta de apoio pedagógico ao ensino, pois apresenta uma característica muito importante no processo de alfabetização, o lúdico, que possivelmente desperta e prende a atenção do aluno, garantindo assim maior concentração e proporcionando uma aprendizagem prazerosa. Assim, destaca-se que a formação continuada é mecanismo para manter a atualização do professor e, dessa forma, contribuir para a prática pedagógica.
- ItemOpen AccessO PBworks e a atuação didático-pedagógica de professores do 1º ano, em uma escola de Ensino Médio da rede estadual - Imperatriz/MA(2016-04-26) Rocha, Maria Telma Leite; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Marchi, Miriam Ines; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Strohschoen, Andréia Aparecida Guimarães; Gonzatti, Sônia Elisa MarchiAs tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) ocasionam transformações em todas as esferas sociais, principalmente em relação aos jovens, já que cada vez mais cedo estão expostos às mídias digitais. Nesse contexto, ao procurar atender a demanda educativa desses jovens, tem se a figura do professor, que não teve uma alfabetização tecnológica adequada para romper com as formas tradicionais de ensino e inserir no seu fazer pedagógico aulas mais dinâmicas e criativas. Assim, surgiu o objetivo dessa pesquisa, investigar se a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem PBworks contribui na atuação didático-pedagógica de professores do 1º ano do ensino médio em uma escola da rede estadual em Imperatriz-MA. Buscou-se, por meio da realização de oficinas, capacitar os professores para desenvolverem atividades com os alunos, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem PBworks. A metodologia apoiou-se no enfoque qualitativo e de acordo com seus objetivos configura-se como estudo de caso. A coleta de dados consistiu em aplicação de questionário a seis professores do 1º ano sobre seus conhecimentos prévios acerca das tecnologias, três oficinas direcionadas a esses mesmos professores sobre o AVA PBworks, qualificando-os para que desenvolvessem atividades com os alunos, observação participante em campo durante o desenvolvimento dessas atividades e entrevista semiestruturada aplicada a três desses professores para saber se o AVA PBworks contribuiu com sua prática pedagógica. Utilizaram-se, como instrumentos de coleta de dados, o questionário, o diário de campo, a gravação, a filmagem e a entrevista semiestruturada e para análise desses dados seguiu-se análise textual discursiva. No âmbito da pesquisa, os professores apresentaram pouco conhecimento em relação aos aparatos tecnológicos disponíveis para a educação, não se perceberam como responsáveis diretos da inclusão digital, no entanto, constatou-se que os professores tem uma visão otimista da tecnologia educacional, acreditam na contribuição que esses recursos podem trazer ao aprendizado do aluno. Os resultados evidenciaram que é possível a aplicabilidade do recurso, apesar das dificuldades encontradas. Os professores ficaram motivados ao desenvolverem as atividades e reconheceram que a plataforma virtual contribuiu com suas práticas originando uma possibilidade de mudança para a realidade tecnológica da escola.
- ItemOpen AccessO Software VisuAlg como recurso didático no ensino da lógica de programação(2019-04-09) Borba, Fabrício Hartmann; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806A crescente demanda de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) em empresas, universidades e outras instituições é notória e, para tal, é necessária a formação de programadores para darem suporte a criação e manutenção de sistemas computacionais. O algoritmo, que é a base para criação dos diversos software e aplicativos, pode ser ensinado de forma a facilitar o aprendizado dos estudantes, ao utilizar o Português Estruturado. Em função disso, explorou-se uma prática pedagógica com a participação dos sete estudantes, da disciplina de Algoritmos, do Módulo III - Assistente em Programação, do curso Técnico em Informática, da Escola Estadual de Educação Profissional Estrela. Foram ministradas cinco aulas, nas quais utilizou-se o Software VisuAlg como ferramenta auxiliar no ensino da estrutura dos algoritmos, com a criação de códigos em Português. O principal objetivo foi analisar as potencialidades do Software VisuAlg como recurso didático nas aulas iniciais da disciplina de Algoritmos. Os dados foram coletados mediante dois questionários e por meio de anotações no diário de campo, no qual registrou-se as aulas desenvolvidas, as atividades, as falas de alguns estudantes, além do registro por gravação de áudio e dos algoritmos criados. Os dados coletados foram analisados com aproximações à Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013). Classificou-se os dados em categorias contemplando os objetivos específicos: 1) Conhecimentos sobre algoritmos - advinda da análise das respostas ao “Questionário de Sondagem”; 2) Contribuições do Software VisuAlg no ensino de algoritmos - resultante da análise dos dados registrados no diário de campo; 3) Percepções dos estudantes sobre o Software VisuAlg - proveniente da análise das respostas apresentadas no “Questionário - Avaliação da Prática Pedagógica”. Os resultados encontrados apontam que: a) a utilização de diferentes técnicas e ferramentas auxilia no ensino da lógica de programação, pois instiga o estudante a experimentar e testar os algoritmos; b) a criação de algoritmos na Língua Portuguesa ajuda os estudantes a pensarem em sua lógica, não sendo necessário compreender comandos em inglês; c) a motivação dos estudantes aumenta, pois pode-se comprovar que os códigos criados estão funcionando, além da facilidade de poder encontrar os erros. Portanto, a utilização de ferramentas que auxiliem no ensino da lógica de programação, e estimulem o interesse dos estudantes nesta área, é cada vez mais utilizada por diferentes professores.