Ensino
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino por Orientador "Martins, Silvana Neumann"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAula de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado: possibilidades a partir do uso do método ativo de ensino(2018) Grangeiro, Letícia Maria dos Santos; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Forneck, Kári Lúcia; Aldrovandi, MakeliEsta dissertação propõe o uso de práticas pedagógicas embasadas no método ativo nas aulas de Língua Inglesa. A partir das experiências profissionais e pessoais da pesquisadora, a investigação buscou responder ao seguinte problema de pesquisa “Como o método ativo de ensino pode ser desenvolvido nas aulas de Língua Inglesa no 2º ano do curso de Técnico em Publicidade do IFAP?”. A partir dessa problemática, objetivou-se: 1º) Conhecer e selecionar as estratégias, pautadas no método ativo, de acordo com o público em questão, nível de conhecimento e temática envolvida; 2º) Planejar e desenvolver uma intervenção didática de Língua Inglesa, pautada em metodologias ativas, aliada a um tema que permeia o cotidiano do aluno: mídias sociais; 3º) Verificar, junto aos alunos, suas percepções em relação às aulas de Língua Inglesa que foram norteadas pelo método ativo de ensino. Quanto aos procedimentos metodológicos, assumiu-se uma abordagem qualitativa, aproximando-se dos pressupostos da pesquisa-ação. Para tanto, os sujeitos dessa pesquisa foram os alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Publicidade, do Instituto Federal do Amapá – campus Santana. A análise dos dados foi realizada em duas etapas. Baseada em Gil (2008), a primeira efetivou-se a partir da descrição do diário de campo; em outros termos, por meio do relato das aulas ministradas pela professora/pesquisadora à turma. Por seu turno, a segunda, isto é, a Análise Textual Discursiva, foi feita a partir das respostas dos alunos, retiradas do questionário via Google Forms, e fundamentada em Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados encontrados nesta investigação mostraram que o uso do método ativo de ensino pôde contribuir para os processos de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, e neste caso, ainda associado ao ensino técnico.
- ItemAcesso AbertoContribuições do curso de Pedagogia Parfor para as práticas pedagógicas de professores da Educação Infantil(2016-04-26) Peixoto, Juraciara Paganella; Silva, Jacqueline Silva da; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Martins, Silvana Neumann; Silva, Jacqueline Silva da; Strohschoen, Andréia Aparecida Guimarães; Palma, Gisele; Giongo, Ieda MariaEsta pesquisa aproxima-se de um Estudo de Caso cujo problema central reside em investigar quais as contribuições do curso de Pedagogia Parfor – IFRS-BG para a melhoria das práticas pedagógicas de professores que atuam na Educação Infantil. Com base nas entrevistas das quatro professoras de Educação Infantil da rede pública municipal de Educação Básica, este estudo focaliza as aprendizagens e mudanças nas práticas pedagógica dessas professoras a partir do Parfor. O referencial teórico, que embasa o estudo, fundamenta-se nos pressupostos metodológicos de Ghedin e Franco (2008). A metodologia utilizou-se dos dados oriundos de entrevistas semiestruturadas, tratados com o aporte teórico- metodológico da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009). O campo empírico da investigação é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Bento Gonçalves, situado na serra gaúcha. Os sujeitos participantes da pesquisa são quatro professoras, duas do município de Nova Prata/RS e duas de Salvador do Sul/RS, docentes da Educação Infantil da rede municipal de ensino, licenciadas em Pedagogia pelo Parfor- IFRS-BG. Dos resultados emergentes da pesquisa foram formadas cinco categorias: 1. Caminhos Percorridos, Histórias Construídas...; 2. Dimensões Pessoal e Profissional das Professoras; 3. Dimensão Cultural das Professoras; 4. Contribuições do Parfor; 5. Diversos Olhares para o Parfor. Essas foram analisadas por meio de uma reflexão dialógica com autores como Arroyo (2000), Freire (1998), Mosquera (2006), Nóvoa (1991,2009), Pérez Gómez (1998), Sacristán (1998), Tardif (2007) e outros. Ao final do trabalho observou-se que muitas foram as contribuições advindas do Parfor, legitimando, dessa forma, a Pedagogia do IFRS-BG bem como reafirmando a importância do Parfor como política pública para a formação inicial de professores.
- ItemAcesso AbertoO ensino de literatura possibilitando o estímulo da autonomia, criatividade e reflexão nos alunos do ensino médio integrado(2020-01) Fumeiro, Carlíria Lima; Bublitz, Grasiela Kieling; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Schwaber, Cláudia Redecker; Quartieri, Marli TeresinhaO presente trabalho está voltado para o ensino de Literatura, tendo como foco estimular a autonomia, a criatividade e a reflexão dos alunos no Ensino Médio Integrado, a partir da utilização de Estratégias de Ensino Diferenciadas nas aulas de Literatura. Entende-se que a Literatura é uma necessidade universal e que, por meio dela, as pessoas têm sua sensibilidade aguçada, ficando mais cientes de si e da realidade que as cerca. Sabe-se que o modo como a Literatura vem sendo trabalhada em sala de aula constitui um dos fatores que contribuem pa ra a falta de interesse dos alunos por essa disciplina (CÂNDIDO, 2004; ZILBERMAN, 2005). Assim, acredita-se que o uso de Estratégias de Ensino Diferenciadas transformar a atual situação do ensino de Literatura, em muitos casos centrado numa aprendizagem somente por meio da transmissão, em uma aprendizagem na qual o aluno assume uma postura autônoma no processo de construção dos seus conhecimentos (BERBEL, 2011; BACHICH e MORAN, 2018; FREIRE, 2015). Tendo em vista essas considerações, o objetivo geral deste estudo consistiu em analisar como o ensino de Literatura, com aproximações de uma perspectiva norteada por Estratégias de Ensino Diferenciadas, pode contribuir para estimular a autonomia, a criatividade e a reflexão nos alunos de uma turma de Ensino Médio Integrado no IFPI Campus Uruçuí. Nesse viés, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, aproximando-se da pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do terceiro ano do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico de Agropecuária e a professora de Língua Portuguesa da turma. Os instrumentos de coleta de dados foram a análise documental (PPC e plano de ensino), a entrevista semiestruturada, o questionário, o diário de itinerância (BARBIER, 2007) e a Intervenção Pedagógica. Quanto ao tratamento dos dados, seguiu-se a análise descritiva de GIL (2008). Os resultados alcançados, vistos como significativos, evidenciam que as Estratégias Diferenciadas de Ensino contribuíram para o estímulo da autonomia, da reflexão e da criatividade dos alunos, bem como na valorização do conhecimento compartilhado pelos colegas. Contribuíram também para melhorar a desenvoltura dos alunos nos trabalhos em equipe, nas relações interpessoais na turma e na comunicação oral. As Estratégias Diferenciadas de Ensino também deram um novo sentido para os estudos de Literatura, pois permitiram que os alunos entendessem que a boa aula nem sempre é aquela em que o professor explica tudo e o aluno só recebe o conhecimento de modo passivo. Por último, entende-se que a pesquisa alcançou seu objetivo geral, de acordo com o que foi constatado por meio das respostas dos alunos às questões do questionário, pelo suporte teórico usado e a partir da análise da pesquisadora.
- ItemAcesso AbertoEspelho, espelho meu: gestor escolar empreendedor, eu?(2019-12) Vier, Tatiane Reginatto; Silva, Jacqueline Silva da; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222Liderar? Gerir? Independente da interrogativa, torna-se latente pensar na figura dogestor, em especial do gestor escolar empreendedor (CAMPOS, 2017). A presente investigação, surge com o intuito de averiguar quais reflexos repercutem no desenvolvimento do ensino de uma escola de Educação Infantil a partir das ações de gestores empreendedores. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas norteadas pela análise de imagens com uma gestora e duas professoras da instituição e dos registros do Diário de Itinerância. A análise dos dados aproximou-se da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Após a análise dos dados, evidenciou-se que a gestora possui características de um gestor escolar empreendedor, mesmo que ainda esteja desenvolvendo algumas. Foi possível também, identificar a relação do exercício destas características da gestão empreendedora com os processos de ensino da escola, evidenciados desde a organização e manutenção do espaço, a compra de materiais, as intervenções didáticas, até mesmo a aproximação com as crianças e com as famílias.
- ItemAcesso AbertoEstratégias de compreensão leitora: uma proposta de atividades desenvolvidas sob a perspectiva das metodologias ativas de ensino(2017-01) Diesel, Aline; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Martins, Silvana Neumann; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Silva, Jacqueline Silva da; Bublitz, Grasiela Kieling; Vivian, DaniseO presente estudo está voltado para o ensino da competência leitora a partir de uma postura ativa do aluno, o qual constrói o sentido do texto levando em conta determinadas estratégias de leitura, como os conhecimentos prévios, o objetivo para a leitura, o automonitoramento da compreensão, a sumarização, entre outros (KATO, 1984; LEFFA, 1996; SOLÉ, 1998). É nesse aspecto que se promove uma interface com as metodologias ativas de ensino, as quais se referem a estratégias de ensino que têm como características principais: centralizar o processo de aprendizagem no próprio aluno; estimular a autonomia do estudante; promover a reflexão, interação entre os sujeitos (FREIRE, 1996; BERBAL, 2011; MOREIRA, 2011a). Cabe destacar que, neste estudo, as atividades que envolveram os recursos educacionais digitais foram norteadas pelo método ativo. Tendo em vista essas considerações, o objetivo geral deste trabalho foi investigar como um acervo didático, elaborado à luz das metodologias ativas e voltado para o ensino de estratégias de leitura, pode contribuir para o aprimoramento da compreensão leitora de alunos do 5º e do 8º anos de uma escola municipal. Nesse viés, a pesquisa configurou-se em uma abordagem qualiquantitativa, aproximando-se de pressupostos da pesquisa-ação e do estudo de caso. Os sujeitos foram os alunos do 5º e do 8º ano e as duas professoras de Língua Portuguesa dessas turmas. O trabalho foi realizado numa escola municipal de Marques de Souza/RS. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semiestruturada, pré e pós-teste cloze, diário de campo. O tratamento dos dados qualitativos coletados seguiu a técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2012). Já os dados oriundos do teste cloze seguiram a avaliação quantitativa (CRESPO, 2011). Como resultados, evidenciou-se que, mesmo sendo mediadas situações favoráveis às estratégias de leitura, a exemplo do estímulo à formulação de hipóteses e à inferenciação, as professoras investigadas quase não levavam em conta o ensino de estratégias metacognitivas de leitura. Além disso, constatou-se que, após a interação com o acervo didático, o percentual de evolução do 5º ano foi de 23,4%, ao passo que a evolução do 8º ano foi de 12,05%. Esses dados são significativos em relação ao pouco tempo de interação com o material, validando a pertinência do ensino de estratégias de compreensão leitora numa perspectiva das metodologias ativas de ensino.
- ItemAcesso AbertoFormação de professores de geografia à luz das metodologias ativas de ensino: desenvolvendo projetos interdisciplinares na Educação Básica(2018-01) Beuren, Elisabete Penz; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Martins, Silvana Neumann; Silva, Jacqueline Silva da; Bublitz, Grasiela Kieling; Schwertner, SuzanaO presente estudo é o resultado de uma investigação realizada a partir de um curso de formação para professores de Geografia do município de Arroio do Meio/Vale do Taquari/RS/BRA. A pesquisa foi desenvolvida ao longo do primeiro semestre de 2016 e teve por objetivo verificar as contribuições de uma proposta interdisciplinar, mediada por metodologias ativas e desenvolvida ao longo do curso de formação mencionado, para as práticas pedagógicas desses professores de Geografia, atuantes na Educação Básica. O referencial teórico que embasa este estudo fundamenta-se em Gatti (2003), sobre a formação de professores; em Santos (1994), Castrogiovanni et al. (2013) e Pontuschka (2005), sobre a Geografia; em Fazenda (2009 e 2015), sobre a interdisciplinaridade; e em Berbel (2011), sobre metodologias ativas de ensino. Nesse viés, a pesquisa configurou-se em uma abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos da pesquisa-ação e do estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários compostos de perguntas abertas e fechadas, mapas conceituais, diários de bordo, gravações de vídeo e fotografias. Os resultados que emergiram desta pesquisa foram analisados a partir de aproximações da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2012). A partir do curso de formação, obteve-se a organização e o desenvolvimento de sete projetos interdisciplinares, envolvendo 26 professores, em nove escolas do município, beneficiando 195 alunos. Os resultados apontaram diversas contribuições advindas do engajamento de professores na construção de projetos pedagógicos interdisciplinares com um olhar diferenciado na abordagem de conteúdos em diferentes disciplinas. Dessa forma, os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, a partir de práticas pedagógicas ativas e diferenciadas, trabalhadas ao longo do curso de formação, contribuíram para a melhoria da compreensão de mundo, do ensino e da aprendizagem dos professores de Geografia envolvidos.
- ItemAcesso AbertoGestão escolar empreendedora e ensino inclusivo no atendimento educacional especializado- AEE: o que emerge das narrativas autobiográficas?(2024-09) Oliveira, Cláudia de Sá; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Silva, Jacqueline Silva da; Forneck, Kári Lúcia; Silva, Valdemir José Máximo Omena daEsta dissertação tem como objetivo geral investigar como a gestão escolar empreendedora pode potencializar o Atendimento Educacional Especializado – AEE, contribuindo com o ensino de alunos em processo de inclusão em uma escola pública do sertão baiano. Já seus objetivos específicos são: conhecer e refletir sobre a caminhada de 13 anos do AEE na escola objeto desta pesquisa; compreender as relações entre o AEE, a gestão escolar e o empreendedorismo no contexto do ensino regular e identificar as contribuições de um modelo de gestão escolar empreendedora para o desenvolvimento de um ensino inclusivo no AEE. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e uma aproximação com a pesquisa narrativa (auto)biográfica, tendo sido realizada em uma escola pública do sertão baiano com quatro pessoas que fazem e fizeram parte desse contexto (a gestora atual, a ex-gestora, uma professora e o coordenador pedagógico). Para a produção de dados da pesquisa foi utilizada a entrevista narrativa, conforme entendida por Abrahão (2005), enquanto para a análise dos dados foi utilizada uma aproximação com a análise interpretativa compreensiva, proposta por Souza (2014). A partir das narrativas, percebeu-se que um gestor que sonha, planeja, organiza e lidera consegue contribuir com o serviço do AEE, ofertado pela sala de Recursos Multifuncionais. O que se descobriu foi que uma escola com gestores empreendedores se torna diferenciada e inovadora, assim como fortalece o ensino e o seu papel pedagógico e social, tendo mais chance de se tornar protagonista de sua história.
- ItemAcesso AbertoO papel do professor com comportamento empreendedor nos processos de ensino e de aprendizagem(2022-12) Belém, José Renan De Souza; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Forneck, Kári Lúcia; Silva, Valdemir José Máximo Omena DaO objetivo dessa investigação foi verificar como professores com comportamento empreendedor podem contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem de alunos do ensino técnico do IFAM - campus Coari. Para isso, partiu-se da hipótese de que o IFAM - campus Coari possui professores com comportamento empreendedor, que tendem a desenvolver um ensino diferenciado, contribuindo mais fortemente na aprendizagem dos alunos. Os objetivos específicos são: detectar os professores dos cursos técnicos do IFAM que possuem comportamento empreendedor; conhecer as estratégias de ensino utilizadas por professores com comportamento empreendedor do IFAM - campus Coari em aulas presenciais e remotas e verificar a contribuição dos professores empreendedores nos processos de aprendizagem dos alunos do IFAM. A pesquisa, que seguiu uma abordagem qualitativa e que possui aproximações com o estudo de caso, foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) - campus Coari. Os sujeitos foram 36 (trinta e seis) alunos do terceiro ano dos cursos técnicos integrados de nível médio em Agropecuária e em Informática para Internet, sendo 18 (dezoito) alunos de cada turma. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o instrumento de produção de dados denominado Grupo Focal (GF), técnica que permitiu um amplo conhecimento da temática pesquisada. Para a análise dos dados coletados, foram realizadas aproximações com a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016), que permitiu compreender a natureza do problema e interpretá-lo de forma mais precisa. A partir da realização dos seis grupos focais com seis alunos, percebeu-se que o papel do Professor com comportamento Empreendedor é o diferencial para a concretização das práticas eficazes que contribuem nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos do Instituto. Como resultados, evidenciou-se que alguns dos professores dos cursos técnicos do IFAM possuem comportamento empreendedor, o que contribui para aprendizagem dos alunos.
- ItemAcesso AbertoUm olhar sobre as estratégias pedagógicas à luz do método ativo: possibilidades de (re)significação da prática docente no ensino fundamental(2017-11) Baldez, Alda Leila Santos; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222As transformações sociais, econômicas, políticas, culturais e tecnológicas, ocorridas nas últimas décadas, têm impactado de forma significativa a vida das pessoas, as relações estabelecidas entre elas, o mundo do trabalho e, por conseguinte, a escola. Nesse sentido, a escola, enquanto espaço político, tem, além de sua função social, o seu processo educativo igualmente impactado. Assim, na tentativa de buscar adequar-se às mudanças, é desafiada a alterar também as práticas tradicionais que a caracterizam, demandando de professores e professoras, na contemporaneidade, novas formas de pensar os processos de ensino e de aprendizagem para atender aos estudantes deste momento histórico. Diante disso, a presente pesquisa propôs-se a analisar as possibilidades de (re) significação da prática docente no Ensino Fundamental a partir do olhar sobre as estratégias pedagógicas à luz do método ativo em uma escola de Educação Básica situada na cidade de São Luís-MA. A aborda gem teórica que a substanciou versou sobre a formação docente com base nos pressupostos de Silva (2010); Cortella (2014);Brito (2007);Cunha (2013); Hengemühle (2014);Schön (1995); Tardif (2010); Tardif e Lessard (2014); Nóvoa (2009); sobre os saberes da docência, segundo Hengemühle (2014); Tardif e Lessard (2014); Werthein (2000); Tardif (2010); Berbel (2011); Freire (2015); e sobre o método ativo, tendo como suporte Freire (2015); Berbel (2011); Abreu (2009), Dewey (1979); Medeiros (2014); Moran(2015); Vickery et al.(2016);Pereira (2012); e Santos (2010); Este estudo teve, como sujeitos de pesquisa, sete professoras do Ensino Fundamental. A priori, foi realizada uma intervenção pedagógica por meio de um curso de formação continuada pautado no método ativo e, simultaneamente, o acompanhamento dessas docentes. Ao final, foram avaliadas duas professoras a fim de verificar a ocorrência, ou não, de (re) significação da prática docente. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos de estudo de caso e com aproximação dos pressupostos da pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de questionário, planos de aula e diário de bordo e foram analisados com base na técnica da análise textual discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2013). Da análise dos dados emergiram três categorias: a) As concepções das professoras sobre ensino e aprendizagem, b) A atribuição de sentidos pelas professoras durante a formação e c) As repercussões da formação continuada na prática docente. Os resultados evidenciaram a significação e ressignificação das práticas por meio da adoção de estratégias pedagógicas que tinham como foco a ação e o protagonismo do estudante, além de intencionalidade pedagógica e clareza de propósitos manifestadas no planejamento de situações de aprendizagem, a partir do método ativo.
- ItemAcesso AbertoOs desafios do ensino remoto nos anos iniciais da educação básica: olhares de professores do município de Juazeiro do Norte (CE)(2022-12) Viana, Cícera Tatiana Pereira; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Forneck, Kári Lúcia; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Silveira, Samai Serique Dos SantosA pandemia da Covid-19 fez com que a educação escolar no Brasil assumisse, em 2020, o modelo remoto de forma emergencial, para tentar minimizar os prejuízos no processo de aprendizagem dos alunos. Diante daquele cenário, os professores se depararam com um grande desafio e precisaram se reinventar para dar continuidade às atividades pedagógicas. Nesse contexto, o objetivo central deste estudo é investigar os movimentos pedagógicos realizados por professores quanto ao desenvolvimento de práticas e atividades pedagógicas no período pandêmico, com vistas a responder à problemática: Como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental I de Juazeiro do Norte (CE), movimentaram-se pedagogicamente no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, no biênio 2020-2021? Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: conhecer as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores durante o ensino remoto; verificar quais recursos tecnológicos foram utilizados e quais cursos de formação continuada foram realizados pelos professores; identificar impactos, positivos e negativos, da utilização do ensino remoto na vida profissional e pessoal dos professores. A relevância da temática consiste em poder proporcionar, a partir dos relatos dos docentes pesquisados, indicativos educacionais para a construção de mecanismos que avaliem o desenvolvimento da educação durante a pandemia. A abordagem deste estudo é de natureza qualitativa e exploratória, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas, apoiando-se nos pressupostos da modalidade estudo de caso e análise dos dados por meio de análise textual discursiva. Os resultados apontam para a construção de um diálogo reflexivo no qual foram percebidas dificuldades ante o impacto do modelo de ensino remoto, tais como isolamento social, falta de suporte tecnológico, pouca interação entre professor e aluno e falta de políticas públicas que favoreçam a inserção tecnológica nas escolas. Por outro lado, foi possível evidenciar que, apesar de desafiador, o período pandêmico trouxe avanços à educação, dentre os quais é possível citar a autoformação do professor, a imersão no mundo educacional tecnológico e a necessidade de perceber o aluno no seu contexto socioeducacional.
- ItemAcesso AbertoPrograma profuncionário: repercussões nas trajetórias profissionais de egressas(2018-06-20) Marchesan, Michele Roos; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Rosa, Daiani Clesnei Da; Silva, Jacqueline Silva da; Marchi, Miriam InesEsta dissertação propõe uma reflexão acerca das repercussões do Programa Profuncionário nas trajetórias de profissionais da educação, egressas do curso Técnico em Multimeios Didáticos no IFSul – câmpus Lajeado RS/BRA. Diante da ausência de reconhecimento e de valorização dos funcionários de escola como educadores e profissionais da educação, o Programa Profuncionário se destaca, enquanto política pública, como uma possibilidade de formação para estes trabalhadores. A partir do encontro da trajetória da pesquisadora com as trajetórias de oito funcionárias de escola que estavam inseridas no contexto do Programa, emergiu o problema de pesquisa que direcionou esta investigação: “Quais asrepercussões do Programa Profuncionário – IFSul nas trajetórias profissionais de egressas do curso Técnico em Multimeios Didáticos no câmpus Lajeado/RS?”. A partir desta problemática, objetivou-se investigar as repercussões do Programa e, mais especificamente: a) Identificar os motivos que levaram as egressas a participarem do curso Técnico em Multimeios Didáticos do Programa Profuncionário no IFSul – câmpus Lajeado/RS; b) Conhecer as facilidades e dificuldades experienciadas pelas egressas ao longo do curso; c) Analisar contributos do curso no desenvolvimento da identidade profissional das egressas; d) Averiguar as percepções das egressas sobre as repercussões de sua formação no ambiente escolar em que estão atuando; e) Buscar, entre as egressas, sugestões acerca da organização e proposta pedagógica do curso Técnico em Multimeios Didáticos no IFSul. Para fins metodológicos, assumiu-se, nesta pesquisa, uma abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos do Estudo de Caso e da pesquisa documental. Para tanto, foram envolvidas oito egressas do curso supracitado. Para produção dos dados foram utilizados os instrumentos análise documental e entrevista semiestruturada. Dessa forma, compuseram o corpus desta pesquisa, oito memoriais descritivos e oito entrevistas semiestruturadas. Os dados produzidos foram analisados seguindo a abordagem de Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013) e os dados que emergiram dessa análise foram agrupados e analisados a partir de uma reflexão apoiada em dispositivos legais e documentos orientadores do Programa, bem como em autores como Bessa (2009, 2016), Canário (2003), Dubar (1997, 2003), Franzoi (2006), Moita (2007), Monlevade (2009, 2012, 2014), Nóvoa (2007), Zabala e Arnau (2010), dentre outros. A partir dessa reflexão, evidenciou-se a busca pelo aperfeiçoamento e pela qualificação profissional como principais motivos das egressas para o ingresso no curso. Como dificuldades enfrentadas ao longo do curso, emergiu o desafio em conciliar a vida familiar, profissional e de estudante,sobretudo, para aquelas que eram mães. A interação entre as estudantes, os tutores e professores auxiliou no enfrentamento das dificuldades. Diante do conjunto de contribuições do curso no desenvolvimento da identidade profissional, visualizou-se o empoderamento da condição de profissionais da educação por parte das pesquisadas. Isso repercutiu significativamente no ambiente escolar, uma vez que resultou no exercício das funções com autonomia, competência técnica e pedagógica, e no reconhecimento da potencialidade educativa dos diferentes ambientes da escola. Como sugestão em relação à organização e proposta pedagógica do curso, indicou-se a busca por um ponto de equilíbrio entre o caráter técnico e o caráter pedagógico do curso Técnico em Multimeios Didáticos.
- ItemAcesso AbertoSemeando ideias empreendedoras no polígono da seca: um estudo sobre as repercussões do ensino desenvolvido no curso de enfermagem da UNIAGES(2020-09) Santos, Mirelton Souza; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Schuck, Rogério José; Quartieri, Marli Teresinha; Moreschi, ClaudeteO estudo trata sobre os efeitos de um ensino norteado por metodologias ativas na educação superior no fomento de competências empreendedoras em egressos do curso de Enfermagem, minimizando os efeitos de um cenário marcado pelo desemprego dos egressos. A investigação surge da necessidade de desvendar o potencial do ensino na empregabilidade, principalmente em situações de crise de emprego. Desse modo, a provocação central da pesquisa é: Como um ensino, norteado por metodologias ativas, pode contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo e a inserção do egresso do curso de Enfermagem da UniaAGES no mercado de trabalho? A problemática de empregabilidade entre egressos do curso de Enfermagem é uma situação que assola as cidades interioranas, a exemplo da região semiárida da Bahia, onde o desenvolvimento do setor de saúde é limitado, o que é reflexo da escassez de recursos de um território castigado pela seca. Frente a essa situação, a pesquisa propõe uma interface entre metodologias ativas, empreendedorismo e enfermagem, buscando investigar as relações existentes entre essas proposições. Além disso, o estudo traz concepções teóricas voltadas a tais temáticas, pondera as bases conceituais do método de ensino ativo, apresenta fontes científicas em observância ao ensino com metodologias ativas no curso de Enfermagem, reúne estudos que confrontam as metodologias ativas e o empreendedorismo, e analisa as relações do empreendedorismo na Enfermagem. O caminho metodológico utilizado para atender os anseios desta pesquisa aproxima-se da abordagem qualitativa e pesquisa documental. Trata-se de um estudo de caso aplicado na Instituição UniAGES, pioneira em educação superior na região de Paripiranga/BA, no polígono da seca. Na consecução dos dados, foram realizadas ponderações ao Projeto Político Pedagógico Institucional e outros arquivos. Também 8 foram realizadas entrevistas com a coordenação do curso de Enfermagem da UniAGES, e com egressos de Enfermagem que empreenderam na sua profissão. No tratamento dos dados obtidos, foram elencados os fundamentos de Bardin (2009) acerca da análise de conteúdo, organizando as informações coletadas em categorias discursivas, conforme os desígnios da investigação. Tal método de análise resultou nos tópicos: O germinar e o agir no polígono da seca; O perfil egresso ageano; O agir nas Metodologias Ativas; Egressos de Enfermagem agindo através do empreendedorismo. Por meio do estudo, constatou-se que as metodologias ativas foram impactantes para a ação empreendedora dos egressos, e que o ensino ofertado pela instituição UniAGES reúne diretrizes metodológicas e filosóficas que preconizam o empreendedorismo. O estudo também permitiu refletir acerca da relevância do empreendedorismo como uma possível solução para a escassez de empregos na região.
- ItemAcesso AbertoWebquest: percepções sobre uma ferramenta metodológica de ensino no desenvolvimento da leitura hipertextual digital(2018-03) Carvalho Júnior, José De Ribamar; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Bublitz, Grasiela Kieling; Schuck, Rogério José; Forneck, Kári Lúcia; Martins, Silvana NeumannA leitura com hipertextos digitais na internet requer habilidade e muito foco. Para alguns leitores, a estrutura organizacional e a vasta diversidade de informações disponibilizadas na rede podem promover situações adversas aos seus objetivos durante a leitura, dispersando-os e distanciando-os do foco. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo geral averiguar como a ferramenta Webquest pode contribuir para o desenvolvimento da leitura de hipertextos digitais com alunos do Ensino Médio. Para alcançar o objetivo principal, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1) Verificar as estratégias de leitura usadas pelos alunos para ler hipertextos digitais; 2) Desenvolver os elementos estruturais de uma Webquest com alunos do Ensino Médio a partir de conteúdos de Língua Portuguesa; 3) Averiguar os impactos da utilização da ferramenta metodológica Webquest na leitura de hipertextos digitais. A abordagem teórica contou com os pressupostos de ciberespaço (LÉVY, 1993, 1998 e 1999), letramento digital (SOARES, 1998; ROJO, 1999), gênero digital e hipertexto (MARCUSCHI, 1999 e 2010; KENSKI, 2008; XAVIER, 2005), estratégias de leitura (SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2004); e Webquest (DODGE, 1995, 1999 e 2002; BOTTENTUIT JR, 2008 e 2010). Esta é uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, com caráter exploratório, sendo caracterizada como estudo de caso. Os sujeitos envolvidos foram vinte e seis alunos do curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Zé Doca. Os instrumentos para coleta dos dados foram dois questionários e a observação sistemática. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Além disso, valeu-se da estatística descritiva (GUEDES, et al., 2005) para analisar os gráficos. O trabalho consistiu na aplicação de um questionário, seguido da execução de uma Webquest criada pelo pesquisador. Durante a atividade, observaram-se os procedimentos adotados no desenvolvimento da leitura de hipertextos na internet e, ao término, aplicou-se outro questionário. Os resultados obtidos demostraram que a metodologia Webquest é relevante e viável como ferramenta de ensino para desenvolvimento da leitura de hipertexto, pois agrega em sua estrutura uma dinâmica com práticas que fomentam a motivação e despertam o interesse em abrir os hiperlinks, acessar outros textos e aprofundar a leitura, colaborando para que o leitor não se disperse e abandone o texto.