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Browsing Ensino by browse.metadata.advisor "Oliveira, Eniz Conceição"
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- ItemOpen AccessAs contribuições do programa residência pedagógica na formação docente de licenciandos de uma faculdade privada do oeste do Pará(2020-12-18) Paes, Maria Danielle Lobato; Herber, Jane; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Del Pino, José Claudio; Hauschild, Cristiane Antonia; Severo Filho, Wolmar AlipioEsta dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com os residentes que participaram do Programa de Residência Pedagógica (PRP) através do Edital/Capes no06/2018. Constitui o problema desta pesquisa: “Quais as contribuições na formação docente a partir da experiência com o Programa de Residência Pedagógica de licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia e Letras de uma faculdade privada do Oeste do Pará?” O objetivo geral consistiu em investigar as contribuições que teve o PRP na formação docente dos licenciandos em Ciências Biológicas, Pedagogia e Letras. Os dados foram coletados utilizando o formulário aplicado aos licenciandos através da plataforma Google Docs, bem como a análise dos relatórios finais enviados à Capes pelos residentes. Trata- se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e, para a análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados desta investigação demonstram que o PRP contribuiu para um processo de formação profissional, em que o residente, por estar em contato por mais tempo no espaço escolar, fortaleceu suas relações sociais com a comunidade escolar e, ao mesmo tempo, aliou a teoria à prática de forma significativa.
- ItemOpen AccessEnsinar Química por meio de alimentos: possibilidades de promover alfabetização científica na educação de jovens e adultos(2014-08) Leão, Marcelo Franco; Del Pino, José Claudio; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Oliveira, Eniz Conceição; Del Pino, José Claudio; Pizzato, Michelle Camara; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Martins, Silvana NeumannA dissertação ensinar Química por meio de alimentos: possibilidades de promover alfabetização científica na educação de jovens e adultos teve como objetivo verificar se o desenvolvimento de uma proposta curricular diferenciada contribui para que estudantes jovens e adultos construam aprendizagens significativas ao estudarem Química. Os aportes teóricos que sustentam a pesquisa discutem as seguintes temáticas: a construção do conhecimento, o processo de ensino e suas estratégias, a aprendizagem cognitivista, a teoria da Aprendizagem Significativa, o histórico e as características da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a necessidade de promover a Alfabetização Científica. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, envolveu uma turma de primeiro ano do Ensino Médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro”, de Barra do Bugres – MT. A elaboração da estrutura curricular que permeou as aulas foi fundamentada na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), e a metodologia empregada foi na vertente construtivista. Para a realização deste estudo, adotou-se a pesquisa-ação que permitiu adequar as estratégias de ensino às reações dos participantes e que possibilitou investigar as aprendizagens que contribuíram para a construção do conhecimento. Os instrumentos de coletas de dados utilizados ao longo do estudo foram três questionários. Também foi utilizado o diário de bordo para registrar as atividades desenvolvidas. Utilizou-se a metodologia da Análise de Conteúdos, proposta por Laurence Bardin, para analisar os resultados. Para os aspectos quantitativos, as categorias pré-estabelecidas foram: interesse, significação e transposição para resolução de situações problemas. Dos aspectos qualitativos emergiram cinco categorias: dificuldades apresentadas ao estudar química; avaliação das estudantes sobre a proposta de ensino; aspectos considerados mais significativos no estudo; sugestões de mudanças para práticas futuras e contribuições da prática pedagógica vivenciada. A troca de experiências serviu para enfatizar a importância social de cada cidadão na busca por qualidade de vida. O uso de materiais concretos contribuiu para a compreensão dos conceitos da Química que muitas vezes são abstratos. Constatou-se, também, que o ensino de Química por meio dos alimentos pode ser uma possibilidade de promover Alfabetização Científica na EJA, uma vez que houve crescimento no interesse pelo estudo, significação dos conteúdos e transposição dos conhecimentos construídos nas aulas para resolução de situações problemas.
- ItemOpen AccessEnsino de ciências com abordagem CTS: o uso de objetos digitais de aprendizagem em uma sequência didática com alunos do 7º ano de uma escola pública paraense(2022-03) Silva, Bruna Fernanda Pacheco Pereira Da; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Del Pino, José Claudio; Leão, Marcelo Franco; Cortez, JucelinoA presente dissertação abordou o uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) como recurso em uma Sequência Didática (SD) no Ensino de Ciências com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Tendo em vista o desenvolvimento tecnológico que a sociedade tem vivenciado elaborou-se estratégias metodológicas voltadas para a tecnologia. De maneira geral, buscou- se analisar as contribuições viabilizadas ao aprendizado dos alunos, especificamente, objetivou-se: elaborar uma SD por meio de ODA como espaço interativo de ensino e de aprendizagem; aplicar a SD para que o processo educativo fosse dinâmico e interativo; propiciar reflexões que construam uma formação científica, autônoma e crítica; avaliar as contribuições da inserção dos ODA em uma SD para o Ensino de Ciências com abordagem CTS; identificar qual a percepção dos alunos quanto a utilização dos ODA na SD. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, aproximando-se da pesquisa-ação, tendo como foco alunos do 7o ano do Ensino Fundamental de uma da rede pública estadual, localizada no distrito de Mosqueiro-Belém-PA. Os dados foram produzidos a partir de uma Unidade Didática (UD) composta por cinco aulas de uma SD. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), a qual permitiu identificar duas categorias emergentes, a saber: contribuições da utilização dos ODA em uma SD no Ensino de Ciências com abordagem CTS; percepção dos alunos quanto a utilização dos diferentes ODA. Os resultados demonstraram que foi possível elaborar e aplicar a SD por meio de diferentes ODA como espaço interativo de ensino e aprendizagem por intermédio de recursos tecnológicos. As atividades permitiram aproximar os alunos do conhecimento científico com base na realidade vivenciada, propiciando entendimento sobre importância da ciência e da tecnologia para/na sociedade. Constatou-se que os ODA trouxeram efeitos positivos na aprendizagem dos alunos, permitindo o aprofundamento do conhecimento sobre o tema proposto de maneira autônoma, demonstrando um progresso e relação aos conhecimentos prévios desses alunos. Em relação a utilização dos ODA na SD, as respostas foram positivas, demonstrando ser uma experiência profícua na vida escolar dos alunos. Dessa maneira, considera-se que a utilização de ODA no Ensino de Ciências por CTS é uma ferramenta promissora no processo educativo, uma vez que foi possível a abordagem de um tema de relevância social, em associação à ciência e à tecnologia. Além disso, a SD permitiu aos alunos estudarem sobre uma situação real o qual o mundo tem vivenciado nos últimos dois anos com o surgimento da pandemia da Covid-19, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Portanto, embora os resultados sejam satisfatórios quanto ao desenvolvimento do conhecimento sociocientífico, as práticas pedagógicas que associam o ODA a uma SD no Ensino de Ciências por CTS ainda são incipientes. Por fim, sugere-se que sejam realizadas pesquisas voltadas para essa área, identificando se há algum ODA que possa ser ou não considerado mais adequado nessa associação.
- ItemOpen AccessFiz esta toada pra ti, Maranhão: um estudo sobre o uso de toadas de bumba meu boi para o ensino de língua portuguesa(2020-01) Queiroz, Nayara Da Silva; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Martins, Silvana Neumann; Eckert, Kleber; Aldrovandi, MakeliO Bumba meu boi é uma representação folclórica da cultura popular brasileira, especialmente do Estado do Maranhão, com características musicais, presença de danças e representação teatral. Assim, esta dissertação tem como objetivo investigar a percepção de professores sobre o ensino de Língua Portuguesa por meio das toadas do Bumba meu boi e como empregam essas toadas em suas práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, a pesquisa envolveu abordagem metodológica qualitativa, por meio de análise textual discursiva (ATD), com levantamento de dados com professores de Ensino Médio de escolas públicas de São Luís/MA. O percurso do texto inicia com a descrição sobre a origem da manifestação da toada Bumba meu boi e sua representação como símbolo da identidade maranhense, a partir do legado teórico de autores da área. Na sequência, discute noções de léxico, língua e cultura e sua relação com as toadas de Bumba meu boi como prática de oralidade, bem como tece considerações sobre o ensino de Língua Portuguesa e a importância da sociolinguística em sala de aula. Em seguida, é explicado o caminho metodológico da pesquisa, caracterização, delimitação e organização do corpus, procedimentos de montagem e arquivo do corpus, amostragem e perfil dos participantes. Na parte da discussão dos dados coletados, são examinadas as categorias das unidades de significado (US): representação social: os professores parecem reconhecer a riqueza conceitual das toadas; práticas de oralidade: os professores reconhecem expressões que mostram indicadores enunciativos, bem como aspectos da oralidade presentes na toada; e no que diz respeito a práticas de ensino: os professores utilizam as toadas nas aulas de Língua Portuguesa nas escolas maranhenses condizente com o universo sociolinguístico e cultural dos alunos. Assim, diante desse resultado, o estudo conclui e evidencia o potencial de uso e a riqueza de possibilidades que as toadas podem constituir como prática de ensino e sua relevância social para o contexto cultural maranhense.
- ItemOpen AccessA integração curricular no Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo - Floriano/Piauí(2019-04-09) Santos, Glauce Barros; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427O currículo escolar é entendido de diversas maneiras, em virtude das constantes mudanças ao longo da história, como também em suas diferentes teorias que se fazem como verdades em um determinado tempo. Assim, esta dissertação tem por objetivo geral analisar o processo de construção de um currículo integrado e os desafios encontrados pelos professores e gestores no que concerne à proposta de implementação da integração curricular do eixo tecnológico do Curso de Gestão e Negócios no Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo, da cidade de Floriano/Piauí. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que usou técnica documental, bibliográfica e estudo de caso, sendo que para a análise de dados foi utilizada a análise textual discursiva. Assim, os capítulos desenvolveram o relato histórico da educação profissional, a identificação da organização curricular da Escola pesquisada, compreendendo de que maneira se dá a formação promovida pelo Programa Chão da Escola dessa Instituição de Ensino, bem como avaliação dos resultados do desdobramento prático da proposta de integração curricular. Como resultado da pesquisa verificou-se que professores e gestores encontram desafios quanto à aplicabilidade e efetivação de um currículo integrado na escola, em virtude de organização curricular centrada apenas nas aulas, bem como a disposição de carga horária ser insuficiente para a integração das disciplinas, além da forma como o planejamento é desenvolvido na escola dificultando a efetivação de um currículo integrado, pois é feito de modo individualizado, não participativo e não integrado. A formação continuada dos professores também aparece como um dos elementos que devem ser superados em relação ao fortalecimento de um trabalho integrador na escola pesquisada. Conclui-se que, para uma melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, se faz necessária a participação dos professores com os formadores da formação continuada, pois os docentes conhecem a realidade e o contexto social onde eles próprios e os alunos estão inseridos, podendo contribuir de forma efetiva nas discussões e trocas de experiências, aperfeiçoando ainda mais sua prática docente, como também sua percepção crítica e autonomia de suas ações.
- ItemOpen AccessMétodo ativo de ensino: o estudo de caso do centro universitário AGES – Campus Paripiranga/BA(2021-09) Santana, Thamires De Andrade; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Martins, Silvana Neumann; Herber, Jane; Leão, Marcelo FrancoMuitos são os métodos de ensino relacionados às metodologias ativas, as quais surgem como possibilidades para uma educação inovadora e proporcionam experiências de aprendizagens mais vivas e significativas para os estudantes. O presente estudo buscou entender como o Centro Universitário AGES (UniAGES) desenvolveu o método ativo de ensino como proposta pedagógica institucional. Deste modo, o objetivo deste estudo foi analisar o método ativo de ensino desenvolvido pelo UniAGES. Nesse viés, a pesquisa configurou-se em uma abordagem qualitativa, aproximando-se dospressupostos do estudo de caso. O campo de estudo, desta pesquisa, foi o UniAGES – campus Paripiranga/BA. Como instrumento de coleta de dados um questionário foi desenvolvido em formato eletrônico, entregue via e-mail para acesso por meio de link, gerado por meio de uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google: o Google Forms, que foi respondido pelo Diretor de Ensino, em exercício durante a fase de implementação, além de pesquisa documental. A análise dos dados produzidos e apresentados, nesta pesquisa, aproxima-se dos pressupostos da técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016). Foram três categorias pré-estabelecidas: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Problematização e Ambas as metodologias. Como resultados,evidenciou-se que o método do UniAGES apresenta predominância de características que são comuns tanto à ABP à Problematização. Nota-se, como característica importante do método do UniAGES, a ação transformadora e seu caráter social expressa na missão da instituição, que tem grande importância no método da Problematização. Além disso, foi relatada uma série de mudanças organizacionais e de estrutura física foram realizadas com vistas a atender às necessidades do novo método ativo de ensino, sendo necessário, também, investir em formação continuada, tanto para professores e estudantes, quanto para equipe administrativa. Entende-se que, seguindo essa perspectiva de ensino problematizado, pode-se oferecer caminhos a outras instituições de ensino no processo de implantação de um método ativo de ensino.
- ItemOpen AccessProjeto de iniciação científica no Curso Técnico de Informática de uma escola pública paraense: práticas docentes que favorecem um estudo crítico e reflexivo(2024) Mendes, Cirlene Da Silva; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Del Pino, José Claudio; Leão, Marcelo Franco; Fenner, Roniere Dos SantosO projeto de iniciação científica-PIC como prática pedagógica pode ser aplicado no Ensino Fundamental, fortalecendo-se no Ensino Médio Integrado, de modo a incentivar os alunos a praticarem a iniciação científica por meio de atividades práticas. Por meio do PIC, os estudantes podem desenvolver habilidades importantes, como o pensamento crítico, a capacidade de análise, interpretação de dados, a elaboração de hipóteses e a solução de problemas. A presente dissertação investigou o projeto de iniciação científica no curso técnico de informática: práticas docentes que favorecem um estudo crítico e reflexivo, na Escola Estadual de Ensino Médio Profissional Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo (EETEPA-Cacau), no município de Belém-Pará, no ano letivo de 2022. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como uma abordagem qualitativa, quanto ao procedimento, se aproxima do estudo de caso e quanto instrumento de pesquisa utilizou-se a técnica do questionário, através da plataforma do “Google Forms” com os 12 docentes que atuam no curso de informática integrado na EETEPA-Cacau. Na análise dos dados utilizou-se a análise textual discursiva para compreender, reconstruir e verificar a validade das hipóteses. Dos resultados dos questionários, emergiram cinco categorias: atuação profissional; compreensão do projeto de iniciação científica-PIC; contribuição do PIC para a formação dos estudantes; componente curricular, itinerário formativo e metodologias utilizadas no PIC. Em termos gerais o PIC introduz o aluno ao exercício da cientificidade, propõem aos mesmos que apresentem novas possibilidades de aprender, de pensar, de resolver problemas, de ampliar a leitura, melhorar a escrita e despertar o interesse pela pesquisa. Os professores também desempenham um papel no desenvolvimento do PIC como: Orientar os alunos e incentiva-los a serem protagonistas de sua aprendizagem. Portanto, o projeto de iniciação científica é de extrema importância para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes e professores assim como para o avanço da ciência e sociedade.