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Navegando Ensino por Orientador "Quartieri, Marli Teresinha"
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- ItemAcesso AbertoA utilização pedagógica do celular no Ensino de Geografia por meio do trabalho colaborativo entre orientador educacional e uma professora(2023-12) Bozzetti, Jonis; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Amado, Nélia Pontes; Kliemann, Geovana Luiza; Martins, Silvana NeumannDesde 1924, as atribuições dos orientadores educacionais vêm se transformando no Brasil, deixando de ser um trabalho exclusivo com alunos e famílias, para agregar ações pedagógicas junto aos professores, com a preocupação voltada também aos processos de ensino e de aprendizagem. Nesta dissertação, objetivou-se investigar como o trabalho colaborativo entre uma professora e um orientador educacional pode promover a utilização pedagógica do celular no ensino de geografia – ambos sujeitos principais da pesquisa. Com características qualitativas e proximidades com estudo de caso, as discussões teóricas pautaram-se nos seguintes eixos norteadores: trabalho colaborativo e a relação de mentoring e a orientação educacional; utilização pedagógica das tecnologias móveis; ensino de Geografia e suas orientações curriculares. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram os registros no diário de itinerância, gravações de áudio, entrevista semiestruturada e observação participante, analisados de maneira descritiva, cronológica e interpretativa. As práticas pedagógicas ocorreram numa turma de 6º ano de uma escola municipal de Santa Cruz do Sul – RS, por meio de três ciclos, envolvendo a figura do mentor (orientador educacional) e da mentorada (professora de Geografia). Em cada um dos ciclos ocorreu planejamento, implementação e reflexão, com o intuito de desenvolver atividades pedagógicas usando o celular com foco nos aplicativos Google Maps, Clima & Radar e Google Earth. Os resultados apontaram que a relação de mentoring entre os sujeitos envolvidos proporcionou ajuda mútua, respeito, confiança e o aprender com o outro. Superaram-se dificuldades conjuntamente, sobretudo, a de encontrar aplicativos para alinhá-los com algum tema de aula e buscar estratégias para diminuir as dúvidas dos alunos nas atividades. Com relação à utilização pedagógica da tecnologia nesse processo, proximidades com duas delas foram observadas: a centrada no aluno, na medida em que os estudantes puderam investigar e analisar dinâmicas relativas a paisagens históricas e condições de monitoramento instantâneo do tempo, em lugares de sua realidade, colaborando com o ensino de Geografia ao colocar os estudantes numa posição ativa. Já na centrada no professor, os alunos, passivos, observaram como manipular os aplicativos, por meio de vídeos tutoriais, o que contribuiu positivamente para a diminuição das dúvidas deles. O estudo apontou a possibilidade de usar o celular em aula, articulando aplicativos com objetos de conhecimentos, objetivos, habilidades, metodologias e avaliação. Assim, as práticas vivenciadas sinalizam uma continuidade futura no fazer pedagógico do orientador educacional, principalmente, quanto ao mentoring e o trabalho colaborativo em intervenções com os docentes, considerando os feedbacks positivos da professora de Geografia, tais como, maior tranquilidade e autonomia ao longo das práticas e o relato de que voltará a utilizar/aprimorar o uso dos aplicativos em aulas futuras.
- ItemAcesso AbertoContribuições do ensino da geriatria para a prática médica(2020-11) Azul, Paula Conceição Gonçalves Serra; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Schuck, Rogério José; Martins, Silvana Neumann; Moreschi, ClaudeteEm países desenvolvidos, idoso é, de acordo com a definição cronológica, o indivíduo com idade superior a 65 anos. Já em países em desenvolvimento, como o Brasil, considera-se idoso o indivíduo com mais de 60 anos. Acerca desse assunto, é preciso considerar que o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Segundo projeções do IBGE (2018), no ano de 2031, haverá mais idosos do que jovens no país. Essa tendência implica uma demanda aumentada de profissionais especializados e/ou com formação básica para atendimento desse grupo populacional. Entretanto, o Brasil não está preparado para atender às necessidades de saúde dessa população, pois o currículo de menos da metade das instituições de ensino médico do país contempla conteúdos acerca do processo do envelhecimento. Assim, buscou-se, com esta pesquisa, investigar as contribuições do ensino da Geriatria na graduação médica e suas consequências para a prática profissional. Para isso, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com alunos de uma faculdade de Medicina do interior da Bahia, e com profissionais médicos que trabalham com idosos. A partir das entrevistas, emergiram dados que foram agrupados em três categorias. A primeira, intitulada ‘A importância do ensino da Geriatria na graduação médica’, discutiu a percepção dos alunos e profissionais médicos entrevistados acerca da necessidade do ensino da Geriatria na graduação. A segunda categoria, denominada ‘Perspectivas sobre o ensino da Geriatria na graduação médica’, abordou a forma como a Geriatria deve ser ensinada, os profissionais que devem estar à frente da docência e a estruturação do currículo. Já a terceira, intitulada ‘Consequências da ausência da Geriatria na graduação na prática médica’, contemplou as dificuldades encontradas por profissionais médicos e os obstáculos que os egressos provavelmente terão que enfrentar, baseando-se em currículos que, de um modo geral, não são estruturados para atender às necessidades de saúde do idoso de uma forma global. Por meio do estudo, constatou-se que o ensino de Geriatria deveria ser obrigatório nas instituições de Medicina, que o conteúdo teria que ser visto durante vários semestres do curso e que a teoria deveria ser ensinada atrelada à prática, objetivando um atendimento humanizado e centrado nas necessidades de saúde do idoso.
- ItemAcesso AbertoEstudo sobre o ensino adaptativo: ajudando o professor a selecionar uma plataforma(2025-03) Pontes, Lelino Ramos; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Fernandes, Flávia Gonçalves; Giongo, Ieda Maria; Schorr, Maria ClaudeteEste trabalho apresenta relevância não apenas para educadores, educandos e gestores de instituições de ensino, mas também para a sociedade em geral, pois destaca um modelo de ensino que pode atender às necessidades de uma população de estudantes com demanda de aprendizado diversa. Assim, a pesquisa busca responder à questão central: como escolher uma plataforma de ensino adaptativo que atenda às necessidades pedagógicas do ambiente de ensino? Deste modo, foram analisadas três plataformas, buscando identificar as características pedagógicas que devem estar presentes em plataformas de ensino adaptativo para que estas atendam às necessidades dos professores e alunos, nos processos de ensino e de aprendizagem. Na pesquisa de cunho qualitativo, foi realizada uma revisão bibliográfica documental de caráter exploratório em dissertações, teses e artigos sobre o ensino adaptativo e sua aplicação nas plataformas digitais de ensino. Os resultados sugerem diálogo entre os setores de tecnologia da informação e educação, visando a criação de sistemas que atendam, de maneira prática, às demandas dos alunos e professores, oferecendo visão abrangente sobre o ensino adaptativo, suas metodologias e aplicações. Ao final destes estudos foi elaborado um guia prático com dez orientações para a seleção de plataformas educacionais. A conclusão do trabalho indica a importância de uma reflexão minuciosa sobre o ensino adaptativo e as ferramentas digitais na educação, destacando que a integração dessas tecnologias pode não apenas melhorar o aprendizado, mas também contribuir para a formação de uma sociedade educacionalmente mais justa e igualitária, onde o conhecimento pode ser acessível a todos.
- ItemAcesso AbertoA inserção de recursos tecnológicos no planejamento da prática pedagógica por meio do mentoring(2016-10) Aguiar, Reinaldo Pereira De; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Quartieri, Marli Teresinha; Bublitz, Grasiela Kieling; Giongo, Ieda Maria; Dullius, Maria MadalenaEsta pesquisa tem como tema a utilização da relação de mentoring para o planejamento de aulas com professores da Educação Básica e foco no uso de recursos tecnológicos. A investigação foi de natureza qualitativa e se caracterizou como um estudo de caso. O objetivo foi averiguar quais contribuições ocorrem no planejamento da prática pedagógica de professores do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental utilizando-se a relação de mentoring. Os encontros foram realizados com três professoras da Educação Básica que lecionavam a disciplina de Língua Portuguesa, em que foi explorado o uso pedagógico do aparelho móvel celular; das redes sociais - facebook , blog, Webquest –, além da produção de jornal com os aplicativos Scribus, Br Office Draw e Microsoft Publisher. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários, gravações, observações e entrevistas. Após a análise dos dados emergentes, obtiveram-se os seguintes resultados: a) Uso do aparelho móvel celular como alternância à insuficiência e até mesmo à inexistência do recurso tecnológico do computador; b) Mentoring pode auxiliar na integração de recursos tecnológicos no planejamento pedagógico; c) Uso do recurso tecnológico da rede social – o blog –, construído para a Escola 1 pelo pesquisador e idealizado por P2 e P3.
- ItemAcesso AbertoIntegrando tablets na disciplina de matemática: percepções dos alunos da Educação Básica(2017-01) Cruz, Romildo Pereira Da; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Quartieri, Marli Teresinha; Dullius, Maria Madalena; Schwertner, Suzana Feldens; Hauschild, Cristiane AntôniaEsta dissertação resulta de uma pesquisa que teve como objetivo analisar e interpretar as percepções dos alunos da Educação Básica de três escolas da Região Central do Rio Grande do Sul, especificamente das Cidades de Estrela, Lajeado e Venâncio Aires, sobre a integração do tablet na disciplina de Matemática. Durante a investigação, o aporte teórico pautou-se na dicotomia existente entre a cultura de massa e as tecnologias; nas mudanças do contexto educacional, advindas da inserção dos recursos computacionais na escola, propostas por Valente (1999); na transformação do mundo, ditada pela informação ocasionada pela tecnologia e internet, unindo todos numa sociedade em rede com problemas, anseios e expectativas comuns explicitados por Moran (2013); nas diversas formas de aliar a tecnologia à aprendizagem Matemática, defendida por Borba (1999, 2010), entre outros. O presente estudo expressa o olhar do aluno acerca das Tecnologias Móveis Digitais, especificamente, o tablet, em relação a possibilidade de sua integração no contexto diário da disciplina. Nesta foi adotada a metodologia qualitativa com abordagem de pesquisa de campo e caráter exploratório, foram utilizados como instrumentos para coleta de dados: questionários, gravações de áudio e vídeo e observação sistemática. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo comentada por Moraes (1999). Os resultados obtidos explicitam um aluno crítico, autônomo e motivado em relação ao tablet no contexto educacional da Matemática, apresentando-se como um ser otimista quanto à relevância dessa tecnologia nos processos de ensino e de aprendizagem. Incitam que para usarem a ferramenta de maneira eficiente, é necessário que os professores estejam qualificados e entusiasmados.