Educação Física - Bacharelado
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação Física - Bacharelado por Orientador "Neuenfeldt, Derli Juliano"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoO ensino de artes marciais para crianças: uma proposta pedagógica(2018-01) Rossetto, Marcelo; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394Esta pesquisa bibliográfica, a partir da constatação da carência de material teórico que trate do ensino das artes marciais, objetiva estruturar uma proposta pedagógica, apontando princípios norteadores para o ensino das artes marciais para crianças, ressaltando aspectos filosóficos, didáticos e lúdicos. Com base em Seybold (1994) e Neuenfeldt (2008), autores norteadores desta pesquisa, elencamos cinco princípios pedagógicos para o ensino das artes marciais para crianças: totalidade, agonístico, axiológico, individualidade e ludicidade. Percebe-se, com base no estudo realizado, que existe uma lacuna entre o saber empírico e o saber científico, quando se trata de didática nas artes marciais, o que se evidencia na falta de artigos científicos referentes ao tema. A proposta elaborada respeita o processo de desenvolvimento das crianças, fornecendo um caminho para o ensino das artes marciais, que possibilite que ela seja utilizada positivamente na formação dos alunos.
- ItemAcesso AbertoIniciação à natação para crianças: análise dos métodos de ensino em uma escola de natação do Vale do Taquari/RS/BR(2024-12-06) Ramirez, Juan Sebastian Romero; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Rocha , LEANDRO OLIVEIRA; Rosa, LEONARDO DE ROSSO ensino da iniciação à natação requer preocupação quanto aos aspectos do desenvolvimento motor e psicológico dos alunos, especialmente, quando se trata de crianças. Este estudo tem como objetivo conhecer as metodologias de ensino utilizadas pelos professores em uma escola de natação do Vale do Taquari/RS/BR no ensino da natação para crianças. A pesquisa, realizada com professores de natação, adotou uma abordagem qualitativa, sendo utilizadas observações diretas das aulas e entrevista semiestruturada, para a produção de informações. Foram observadas seis aulas de natação para crianças de seis a nove anos. Além disso, a entrevista abordou tanto a trajetória profissional dos professores quanto suas práticas pedagógicas. Constatou-se que a organização do espaço, a escolha dos materiais e as metodologias aplicadas pelos professores desempenham um papel fundamental na adaptação ao meio aquático e no desenvolvimento técnico dos alunos. Um dos professores prioriza a diversão e a socialização, criando um ambiente de aprendizado mais lúdico e interativo, enquanto o outro adota uma abordagem centrada no ensino do movimento, promovendo a autonomia, a competição e a precisão dos fundamentos técnicos da natação. Conclui-se que ambas as abordagens atendem, em diferentes níveis, às diferentes necessidades dos alunos e criam um ambiente de aprendizagem inclusivo e motivador, mas com ênfases que refletem a compreensão pedagógica de cada professor.