Educação Física - Bacharelado
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Navegando Educação Física - Bacharelado por Orientador "Rocha, Leandro Oliveira"
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- ItemAcesso AbertoAdesão e permanência de praticantes de Karatê Shotokan da Askat em Lajeado e Estrela(2021-06) Grunwald, Tiago Almir; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217A busca pela prática de diferentes atividades físicas vem aumentando nos dias atuais. As artes marciais, como o Karatê-Dô Shotokan, são opções de práticas corporais que apresentam diversos benefícios ao praticante, sejam de cunho físico, psicológico e/ou emocional. Assim, este estudo teve como objetivo identificar os motivos que influenciam os faixas-preta dos municípios de Lajeado e Estrela, inscritos na ASKAT, a praticar o Karatê-Dô Shotokan. O estudo é de cunho exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, sendo utilizado o levantamento (survey) para obter as informações necessárias para esta pesquisa. A coleta dos dados foi realizada através de questionário aplicado aos praticantes faixas-preta de Karatê-Dô Shotokan dos municípios de Lajeado e Estrela, localizados no estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados de cunho quantitativo foram organizados utilizando técnicas de distribuição de frequência das variáveis e medidas de tendência, tabulados através de planilhas eletrônicas de Excel. Já os dados qualitativos foram analisados pelo método de triangulação. Posteriormente, foram elaborados gráficos e tabelas dos resultados para facilitar a visualização e o entendimento dos dados. Analisando-se os resultados, foi possível identificar que a defesa pessoal, praticar uma arte marcial, a influência de amigos e familiares, saúde e a influência de filmes são os fatores que mais se destacaram como motivadores dos faixas-preta a iniciar a prática de Karatê-Dô Shotokan. Já em relação a permanência na prática do Karatê-Dô Shotokan, identificou-se como principais motivos a saúde, a qualidade de vida, a busca de conhecimento, o entusiasmo do treinamento e estar com amigos/familiares.
- ItemAcesso AbertoO treinamento de corrida de rua na perspectiva de treinadores: um estudo qualitativo sobre a relação entre teoria e prática(2025-06) Casagrande, Éricles; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217; Tiggemann, Carlos Leandro; Demarco, Jayme Quint NetoEste trabalho tem como objetivo compreender como treinadores de atletas amadores de corridas de longa distância estruturam e aplicam seus programas de treinamento. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, foi realizada com três treinadores atuantes na prescrição de treinos para corredores amadores de maratona. Por meio de entrevistas semiestruturadas, foram identificadas as bases metodológicas que orientam a prática desses profissionais, suas concepções sobre avaliação e planejamento, e suas estratégias na preparação de atletas para provas de 21 km e 42 km. Os resultados revelam que, embora os treinadores compartilhem princípios como individualidade, progressão e especificidade, cada um estrutura sua abordagem com base em percursos singulares, que integram vivências como atleta, formação acadêmica e experiências práticas no campo. As experiências pessoais, nesse contexto, não apenas influenciam, mas sustentam suas metodologias. A escuta ativa, o respeito às rotinas e às características de cada corredor aparecem como aspectos fundamentais para a personalização do treinamento. Conclui-se que não há um modelo único ideal, mas sim métodos distintos ajustados às realidades e aos perfis dos atletas. A pesquisa contribui para o entendimento da prática profissional no contexto da corrida amadora e reforça a importância de um equilíbrio entre teoria científica e prática aplicada no desenvolvimento de programas de treinamento eficazes.