Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração por Orientador "Bonfadini, Gerson José"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoComportamento de compra dos clientes da lancheria Piriri na cidade de Bom Retiro do Sul/RS(2014-06) Schmidt, Bianca; Bonfadini, Gerson José; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609Este estudo teve por objetivo identificar as principais características de compra dos clientes da Lancheria Piriri localizada na cidade de Bom Retiro do Sul. Em relação à teoria, baseia-se em temas relacionados ao Marketing, como: estratégia, composto de marketing, análise dos clientes, concorrentes e análise do ambiente. Para tanto a estrutura da pesquisa dividiu-se em duas fases, a primeira exploratória, através de pesquisa bibliográfica e documental; e a segunda descritiva, do tipo survey, com a aplicação de um questionário a 52 pesquisados, de uma amostra selecionada por conveniência, no período de 3 a 12 de abril de 2014. A análise dos dados descreveu o perfil dos clientes da Lancheria Piriri, apontou os atributos na decisão de compra, relacionou as principais características dos concorrentes, identificou as principais influências do ambiente no consumo e propôs ações de melhoria para a empresa estudada. Em relação aos principais resultados obtidos na pesquisa foram identificados: um perfil jovem de 20 a 30 anos, com renda familiar superior a três salários mínimos e que consomem lanches rápidos no mínimo uma vez por semana. A condição financeira e a estação do ano não influenciam no consumo desses clientes, que não se alimentam mais com este tipo de refeição, pelo fato de estarem preocupados com sua saúde, ou seja, hoje basicamente, o fast food oferece lanches muito calóricos. O atributo importante na decisão de compra é a localização e o determinante é a qualidade. Nas considerações finais destacam-se os resultados alcançados, as sugestões de melhoria e as limitações do estudo.
- ItemAcesso AbertoTomada de decisão: analisando o uso de sistemas de informação na empresa Joagro Ferragens de Estrela/RS(2014-11) Martins, Bárbara; Bonfadini, Gerson José; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609A tomada de decisão está presente no âmbito pessoal e profissional das pessoas, porém, em uma organização, existem paradigmas complexos, sendo importante o uso de sistemas de informação que forneçam o devido apoio às decisões para o bom desempenho organizacional. Assim, esta monografia tem como objetivo analisar como os sistemas de informação auxiliam na tomada de decisão dos gestores da área de produção da empresa Joagro Ferragens. Para tanto, no desenvolvimento da fundamentação teórica, foram abordados conceitos de autores das áreas de tomada de decisão, sistemas de informação, gestão da produção e análise administrativa. Foram definidos, como sujeitos da pesquisa, os gestores da área de produção da organização. A metodologia deste estudo qualitativo, do tipo exploratório, levantou dados e informações através de entrevistas e fluxogramas verticais apresentados de forma clara e objetiva, com o intuito de facilitar a compreensão por parte dos gestores da empresa e demais leitores. Identificou-se, com a análise, a existência do Sistema de Processamento de Transações (SPT), decisões do tipo rotineira, de nível operacional, além da necessidade de uma reestruturação do sistema atual da empresa com base na racionalização, padronização e técnicas de processos organizacionais. Com isso, o estudo apresentou as seguintes sugestões de melhorias: formalizar os processos; racionalizar os recursos do sistema atual; padronizar as decisões rotineiras; e gerar relatórios gerenciais. Desse modo, propõe-se que as considerações deste estudo permitam aos gestores um maior conhecimento dos seus processos, além de possibilitar o desenvolvimento de ações que sejam revertidas em resultados positivos para melhorar suas tomadas de decisões.