Administração
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- ItemOpen AccessAbordagens de atendimento dos clientes de balcão da empresa Piccinini Distribuidora Ltda(2014-11) Lorenzi, Djulis; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A satisfação dos clientes é um dos aspectos mais importantes em termos de contexto administrativo e em matéria de gestão. Desta forma, a insatisfação dos clientes com a qualidade de produtos e serviços continua sendo um dos principais problemas nas organizações. Assim, esta monografia tem como objetivo identificar se a equipe de vendas está qualificada para atender as necessidades do cliente de balcão da empresa Piccinini Distribuidora Ltda. Os procedimentos metodológicos utilizados foram um questionário quantitativo, aplicado aos clientes de balcão, e dois questionários qualitativos, aplicados aos vendedores e ao gerente. O questionário revelou que o grau de concordância dos clientes, de modo geral, apresentou resultados insatisfatórios, ou seja, como sendo não concordantes, de acordo com a escala de Lickert, em que se mede o grau de concordância dos entrevistados. As sugestões nesse sentido são analisar as alternativas que receberam as piores médias, procurar identificar a causa e estudar possíveis soluções em regime de urgência, observando que, se trabalhadas as piores médias inicialmente, consequentemente, outras do mesmo enfoque poderão aumentar. Na medida em que a empresa optar por atender as sugestões, os resultados podem ser maximizados, logo, melhorando o grau de concordância à respeito das variáveis estudadas. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para a qualificação dos procedimentos, melhorando o atendimento das necessidades e expectativas de todos os clientes da empresa, e, ainda um melhor desempenho competitivo em relação à concorrência.
- ItemOpen AccessUma análise da satisfação dos colaboradores da Cooperativa de Crédito Sicredi Botucaraí/RS em relação aos benefícios recebidos(2015-11) Silva, Vanessa Borba Da; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264As organizações procuram cada vez mais pessoas engajadas para trabalharem em suas empresas. Com esse propósito, muitas empresas se comprometem a recompensar seus empregados com remunerações e benefícios a fim de incentivá-los, buscando obter maior eficiência no serviço prestado, pois o que motiva as pessoas é a satisfação de suas necessidades. Logo, as empresas precisam dar atenção especial aos seus colaboradores, eles fazem a diferença em uma organização, com os colaboradores satisfeitos a organização poderá obter o sucesso, já com a insatisfação dos colaboradores poderá obter o fracasso. O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência dos benefícios, oferecido pela Sicredi Botucaraí/RS, na satisfação de seus colaboradores, bem como identificar quais são os benefícios considerados mais importantes na percepção deles. Para a elaboração deste projeto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, direcionados à área de recursos humanos, bem como, uma pesquisa documental junto à cooperativa e foi utilizada também a pesquisa descritiva. A pesquisa foi de caráter quantitativo, que buscou identificar as características do público alvo e foram analisados estatisticamente. Foi utilizado o método de pesquisa survey, com aplicação de questionário a uma amostra probabilística e através dos resultados da pesquisa foi possível identificar que os benefícios que geram maior satisfação aos colaboradores é o plano de saúde e o auxílio alimentação. Ao final do trabalho foram sugeridas melhorias que podem contribuir e orientar a empresa sobre os benefícios abonados, de forma a buscar melhorar os pontos fracos e aprimorar os pontos fortes da cooperativa, bem como as referências que balizam a teoria do estudo.
- ItemOpen AccessAnálise da satisfação e insatisfação do público universitário em relação ao mercado de eventos no Vale do Taquari(2014-06) Cremer, Evandro Eckert; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915Neste trabalho foram identificados e analisados os principais causadores de satisfação e insatisfação do público universitário no que diz respeito a opções de eventos no Vale do Taquari. O objetivo principal é identificar e analisar os principais causadores de satisfação e insatisfação nos eventos. Para isso foram identificadas as principais motivações e expectativas dos estudantes quanto aos locais que frequentam. Após a coleta de dados, os itens apontados pelos estudantes foram agrupados de acordo com as motivações e expectativas do público pesquisado. Foram realizadas várias analises desses dados que revelaram os fatores mais importantes para este público. Partindo disso a análise mostrou que os estudantes, para comparecerem aos eventos, observam com atenção quem são os frequentadores, o tipo de música, a segurança oferecida e a localização do ambiente. Esses jovens buscam ainda a socialização nos eventos, tanto com seus amigos quanto com novas pessoas que buscam conhecer, além da vontade de se divertir. Por fim foram identificados os principais causadores de satisfação e insatisfação dos estudantes universitários.
- ItemOpen AccessAnálise das perspectivas de implantação da modalidade de treinamento a distância em uma organização de médio porte(2014-06) Pisoni, Liane; Diehl, Liciane; http://lattes.cnpq.br/2335571230073579Ao mesmo tempo em que o cenário atual demonstra necessidade de desenvolvimento organizacional contínuo e a capacitação profissional é preponderante neste aspecto, verifica-se que alguns treinamentos poderiam ser facilitados pelo acesso ou adesão através de técnicas de Educação a Distância (EaD). Nesse sentido, o trabalho teve o objetivo verificar quais as perspectivas de implantação de uma estrutura EaD, em uma organização de médio porte, considerando suas necessidades, perfil, valores, políticas e estratégias organizacionais. O método de pesquisa foi de caráter exploratório e qualitativo, tendo sido feitas entrevistas semiestruturadas com os gestores da empresa (supervisores e coordenadores), Supervisora de Desenvolvimento Humano (DH) e o Coordenador de Tecnologia da Informação (TI). O conteúdo das mesmas foi analisado através da técnica de análise de conteúdo, que originaram as categorias: dados sóciodemográficos, conhecimento prévio sobre treinamento EaD, perspectiva quanto a utilização da modalidade EaD e benefícios para a organização. Os resultados evidenciaram que a empresa está preparada para implantar um programa em formato EaD e espera-se que o trabalho contribua para que a empresa aperfeiçoe as práticas de treinamento e desenvolvimento.
- ItemOpen AccessAnálise de investimentos – um sistema de apoio à decisão(2014-09-17) Christmann, Rodrigo Augusto; Gravina, João BatistaA avaliação dos riscos de um projeto é, sem dúvidas, fundamental. O maior problema a ser enfrentado consiste no tratamento matemático das fontes individuais de risco. O uso de procedimentos numéricos, como o Valor Presente Líquido, Custo Anual Equivalente (CAE), Sistema de Amortização SAC, Sistema de Amortização PRICE, Sistema de Amortização SACRE, Pay-Back Simples e Descontado e Taxa Interna de Retorno (TIR), são alternativas para a avaliação financeira de um projeto. Neste trabalho foi apresentado um Sistema de Apoio à Decisão para análise de investimentos com as ferramentas supras citada além de simulações de projetos de investimentos. O intento do trabalho foi desenvolver e apresentar um software denominado - AFIN, utilizando a programação em Visual Basic for Applications (VBA) – editada em Excel®, para profissionais que atuam na área de análise de investimentos e tomadas de decisão. Com este SAD o usuário é capacitado de realizar cálculos de matemática financeira, analisar as alternativas e simulações de investimentos, elaborar quadros de amortização de financiamentos, conversão de taxas, substituições de bens, considerando depreciações de ativos. Assim, é apresentada uma ferramenta com interface amigável em ambiente Windows® e que se utiliza do Office® para execução, não necessitando de instalação prévia de software. Com isso, a metodologia geral do presente estudo é a dedutiva, por partir de premissas gerais para um entendimento em particular. Deste modo, o objetivo foi criar um Sistema de Apoio à Decisão para a análise financeira, aplicar as técnicas mais adequadas para o auxílio na averiguação dos projetos de investimentos. Possivelmente, trabalhos futuros poderão dar continuidade ao agora apresentado, colocando novas considerações.
- ItemOpen AccessAnálise de risco e retorno no estudo da viabilidade econômica e financeira para a implantação de uma oficina mecânica especializada em veículos antigos na cidade de Lajeado/RS(2015-11) Arend, Luciana; Führ, Ilocir José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264O presente estudo teve por objetivo verificar a viabilidade econômica e financeira da implantação de uma oficina mecânica especializada em veículos antigos na cidade de Lajeado/RS, considerando-se o risco associado ao retorno esperado para o investimento. Percebeu-se uma oportunidade de negócio, haja vista o aumento na procura por produtos retrô: eletrodomésticos, móveis, músicas, roupas e veículos antigos. Além de um empreendimento, a implantação de uma oficina especializada em veículos antigos, sugere um auxílio na preservação da história através destes veículos. O presente estudo propôs-se a responder quatro objetivos específicos: verificar o investimento na estrutura física e a necessidade de financiamento para abertura da oficina mecânica; projetar fluxos de caixa a partir de custos fixos e variáveis, despesas e receitas futuras esperadas; calcular a viabilidade do projeto através de indicadores econômico-financeiros, como: VPL, TIR, Payback Descontado e IL; e, analisar o risco associado ao retorno esperado para o investimento, a partir de cálculos estatísticos (cenários muito pessimista, pessimista, realista, otimista e muito otimista). Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório e que possui natureza qualitativa e quantitativa de abordagem. Para a obtenção do conhecimento necessário sobre o assunto, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, foram aplicados questionários a proprietários de veículos antigos do Vale do Taquari; e, também foram realizadas entrevistas em duas oficinas mecânicas. As informações encontradas ao longo da pesquisa, junto com cálculos estatísticos e análises de risco e retorno, forneceram base sólida para a tomada de decisão sobre a implantação do projeto.
- ItemOpen AccessAnálise dos processos de pré e pós-operação em uma empresa de distribuição de energia elétrica, visando à melhoria de desempenho e a adequação ao ambiente regulado do setor elétrico brasileiro(2014-11) Palhano, Emerson Ubiratan Rotta; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A presente monografia tem como objetivo identificar uma alternativa para a gestão dos processos de pré e pós-operação dos eventos de rede em uma empresa distribuidora de energia elétrica, que são de fundamental importância para o cumprimento das metas de qualidade dos serviços quanto à frequência e duração das interrupções no fornecimento de energia elétrica a seus consumidores. As metas mencionadas são definidas pelo agente regulador do setor elétrico, cabendo à empresa cumpri-las sob pena de compensação financeira via fatura de energia elétrica em favor dos consumidores pertencentes ao grupo onde a meta não for cumprida. Os referidos processos também são relevantes no que tange à elaboração de um plano de gestão dos eventos de rede. O método desse estudo foi de natureza exploratória e a abordagem qualitativa. Também utilizou-se os conceitos de pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico/científico e a pesquisa documental para a coleta dos dados relativos ao estudo. Foram mapeados os processos atuais e suas etapas impactantes. Os principais resultados observados foram a necessidade de uma padronização dos processos, principalmente no que se refere à pós-operação e também à utilização das informações de maneira a melhorar o desempenho dos serviços prestados pela empresa.Todas as percepções decorrentes do estudo foram elencadas em um quadro com propostas de melhoria e alteração dos processos, sendo que algumas destas propostas foram apresentadas aos gestores da empresa que aprovaram as mudanças, as quais estão sendo aplicadas na gestão dos processos estudados.
- ItemOpen AccessAnálise e melhoria do processo de classificação de tomate na empresa Mallmann(2014-06) Klein, Janaína; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932Nas organizações existe um grande número de processos, que correspondem basicamente a sequências de atividades relacionadas entre si, podendo ser classificados como simples ou complexas. Este estudo trata de uma pesquisa de cunho exploratório, onde se coletam os dados para analisar um processo considerado complexo no setor de produção da empresa Maria Mallmann e Cia. Ltda., localizada no bairro São Rafael na cidade de Cruzeiro do Sul, que atua no ramo varejista a mais de vinte anos. Durante esse período, a gestão foi aprimorada, porém ainda existe um déficit no que diz respeito aos processos internos e na qualidade do produto em um âmbito geral, pois se sabe que, para manterem-se no mercado as empresas desse ramo buscam incansavelmente qualidade a preços mais baixos. O presente estudo analisa, identifica e sugeri possíveis melhorias no processo de classificação do tomate, que corresponde desde a chegada do caminhão (descarregamento da matéria-prima; tomate) até seu beneficiamento final para entrega aos clientes. Primeiramente analisa-se in loco o processo de classificação de tomate e também seu entorno como, iluminação, ventilação, segurança, posicionamento do estoque, máquina e pessoal, para em seguida montar o fluxograma do processo atual, que aponte os problemas analisados e também relatados por funcionários e gestores. Feita esta análise, apresenta-se o novo fluxograma que adapte as melhorias sugeridas ao processo, juntamente com o esboço do arranjo físico e também um quadro que apresenta os problemas, consequências e soluções de melhorias sugeridas à empresa Mallmann. Com o intuito de atender os objetivos desse estudo apresenta-se um referencial teórico, que explica através de vários autores, as sistemáticas e técnicas utilizadas na elaboração deste trabalho.
- ItemOpen AccessAnálise e proposições de melhorias para o processo de separação de mercadorias de uma distribuidora do Vale do Taquari(2015-06) Pretto, Rafael; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932As melhorias geradas nos processos de produção rendem benefícios não somente no produto final, como também, aumentam a produtividade e reduzem os custos. O objetivo deste trabalho é sugerir melhorias para o processo de separação de mercadorias na empresa Luar Distribuidora, uma empresa do ramo atacadista, localizada no município de Lajeado-RS. Está pesquisa, de abordagem qualitativa exploratória, busca evidenciar a melhoria de um processo, através dos procedimentos técnicos como o estudo de caso e análise dos processos. Diante disto, no desenvolvimento da fundamentação teórica, foram abordados conceitos de diversos autores das áreas gestão de processos e operações, melhorias de processos, estudo do trabalho, fluxograma, entre outros, os quais orientaram as sugestões das devidas melhorias. Tais melhorias serão apresentadas por meio do plano de ação com o uso do método 5W2H, cabendo à empresa decidir quem será o responsável pela aplicação do plano de ação. Com a efetiva aplicação deste estudo, a empresa qualificará o seu processo de separação de mercadorias, aperfeiçoando e ampliando o desempenho da organização em relação à concorrência, através de emprego de ações mais efetivas.
- ItemOpen AccessAnálise econômica para maximização da rentabilidade em uma propriedade rural no Vale do Taquari/RS(2015-11) Sulzbach, Douglas Jacó; Führ, Ilocir José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264A administração financeira faz referência a todas as ações e procedimentos administrativos, visando maximizar a rentabilidade das atividades. Assim, objetivou-se com esta pesquisa, realizar a análise econômica das atividades produtivas de uma propriedade rural situada no Vale do Taquari/RS, visando à maximização da rentabilidade. A propriedade rural, objeto deste estudo, tem como suas principais atividades a pecuária leiteira e a agricultura de milho e soja, o quais são negociados com a cooperativa beneficiadora e empresas do ramo cerealista, respectivamente. Para tanto, no desenvolvimento da pesquisa, foram abordados conceitos de especialistas da área financeira, gestão do agronegócio, custos, receitas, e análise de indicadores econômicos. Ao mesmo tempo, o estudo tem como propósito atender objetivos específicos, como levantar a utilização dos fatores de produção por cada uma das atividades, assim como sua capacidade de produção; mensurar as receitas, custos operacionais e margens de cada atividade; verificar a participação de cada uma das atividades nos resultados econômicos da propriedade rural; calcular a partir dos resultados, os índices de rentabilidade e as margens econômicas pelos fatores de produção de cada atividade; identificar a partir dos resultados econômicos, a combinação das atividades desenvolvidas para maximização da rentabilidade. Para isso, utilizou-se para a coleta de dados a pesquisa exploratória e descritiva de forma aplicada, com abordagem quantitativa, por meio da análise documental, bibliografia e estudo de caso. Para análise dos dados realizou-se processamento eletrônico dos dados, bem como a análise dos índices de rentabilidade, considerando a margem bruta, a margem líquida como indicadores de eficiência econômica. Concluiu-se que a adequada apropriação dos fatores produtivos da propriedade rural promoveu aumento de 19% na rentabilidade e aumento de R$ 32.307,93 na margem líquida.
- ItemOpen AccessAs diferenças entre as perspectivas da geração Z e das organizações sobre o mercado de trabalho: uma análise no município de Arroio do Meio/RS(2023-06) Heineck, Luciana; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Cerutti, Bernadete; Nagel, ElaineEste estudo buscou identificar as principais diferenças entre as perspectivas da geração Z e das empresas acerca das competências necessárias para o ingresso do jovem no mercado de trabalho, em Arroio do Meio/RS. A geração Z é composta por jovens nascidos entre 1995 e 2010, caracterizados por uma forte conexão com a tecnologia e por terem opiniões, pensamentos e motivações distintas das gerações anteriores. A entrada desse grupo no mercado de trabalho exige que as organizações se adaptem às demandas, interesses e expectativas dessa geração. Na realização da pesquisa foi adotada uma abordagem quantitativa, utilizando questionários aplicados presencialmente aos estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes e por meio do sistema Google Forms para as organizações do município de Arroio do Meio/RS. Entre os principais resultados, destaca-se que há uma lacuna entre as competências dos jovens que estão concluindo o ensino médio e aquelas esperadas pelas organizações no referido município. A fim de aumentar suas chances de sucesso no mercado de trabalho, os jovens devem buscar conhecimentos empresariais, ferramentas de gestão ou cursos técnicos e/ou superiores. Por outro lado, as organizações podem garantir as competências desejadas por parte de seus profissionais por meio da capacitação interna.
- ItemOpen AccessAspectos relevantes para a qualidade de vida no trabalho na opinião da Geração Y(2015-11) Zarth, Kátia Roberta; Reali, Raquel Winter; http://lattes.cnpq.br/0361064017684675A competitividade, as mudanças, as exigências que o mercado de trabalho vem impondo e que de alguma forma acabam influenciando no comportamento dos profissionais faz com que haja a necessidade de atualizar os conceitos relacionados à gestão das pessoas nas organizações, em especial aqueles que possibilitam os planos de retenção de talentos. Neste contexto, encontra-se a geração Y classificada por pessoas nascidas entre 1980 a 2000, que estão ingressando no mercado de trabalho, trazendo expectativas diferentes das gerações anteriores, inclusive relacionadas ao que consideram qualidade de vida no trabalho. Por essas percepções o objetivo geral dessa pesquisa é identificar quais são os aspectos e saber quais deles são considerados relevantes para ter a qualidade de vida no trabalho na opinião da geração Y disponível para recrutamento. Após a identificação dos mesmos, será possível confronta-los com os já conhecidos aspectos de qualidade de vida no trabalho segundo a teoria existente. O método de pesquisa que foi utilizado contemplou duas etapas: a primeira exploratória e qualitativa, e a segunda etapa quantitativa e descritiva. Os dados foram coletados com um questionário aplicado individualmente junto aos estudantes da Univates que compõe a população alvo.
- ItemOpen AccessClientes organizacionais: motivos para iniciar e manter relacionamento com uma instituição financeira(2014-06) Quadros, Gabriela Fiegenbaum; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052O presente estudo foi realizado na área de Marketing e teve como objetivo principal analisar os aspectos que os clientes organizacionais levam em consideração para iniciar e manter relacionamento com uma instituição financeira, bem como identificar os fatores determinantes que priorizam em uma agência, os aspectos de rejeição, as experiências vivenciadas e os motivos que levam a encerrar relacionamento com uma instituição financeira. Com a concorrência no setor bancário, as instituições financeiras devem estar atentas para sempre atender da melhor forma os seus clientes, principalmente os consumidores organizacionais. A fim de atender aos objetivos o estudo compreende em uma pesquisa de natureza exploratória, na qual se buscaram informações necessárias. Os dados foram coletados por meio de 10 entrevistas em profundidade com empresas com sede no município de Bom Retiro do Sul (RS). Os dados foram, também, analisados pelo método de análise de conteúdo. Este trabalho permite às instituições financeiras uma visão ampla das preferências deste segmento de clientes, possibilitando um planejamento que leve ao aumento dos negócios.
- ItemOpen AccessComportamento de compra dos clientes da farmácia Parati na cidade de Bom Retiro do Sul/RS(2014-11) Junqueira, Leticia Moraes; Andres, Luiz Fernando; http://lattes.cnpq.br/4698225764103027O consumidor está valorizando cada vez mais as ações administrativas voltadas para o marketing, pois são significativas para a fidelização de clientes e conquista de novos. Este estudo teve por objetivo identificar os atributos considerados importantes e determinantes na decisão de compra na Farmácia Parati, localizada na cidade de Bom Retiro do Sul/RS. Em relação à teoria, baseia-se em temas relacionados ao Marketing e direcionados ao comportamento do consumidor, como: conceito de marketing, composto de Marketing (4P’s: produto, preço, promoção e ponto), gestão de serviços e qualidade em serviços, fatores que influenciam no comportamento do consumidor (culturais, sociais, pessoais e psicológicos), e as etapas do processo de decisão, que são: reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação das alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra. O método da pesquisa foi dividido em duas partes, uma fase descritiva, que é constituída pela aplicação de questionários, através da amostragem não probabilística por conveniência, a outra parte é exploratória, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o tema e obter as variáveis utilizadas no instrumento de coleta de dados da etapa descritiva, em que foram aplicados 56 questionários, de uma amostra selecionada por conveniência, no período de 30 de agosto a 13 de setembro de 2014. A análise dos dados descreveu o perfil dos clientes da Farmácia Parati, apontou os fatores que influenciam no comportamento do consumidor, relacionou as principais características dos concorrentes e propôs sugestões de melhoria para a empresa. Nas considerações finais destacam-se os resultados alcançados, as sugestões de melhoria e as limitações do estudo.
- ItemOpen AccessComportamento de compra dos clientes da lancheria Piriri na cidade de Bom Retiro do Sul/RS(2014-06) Schmidt, Bianca; Bonfadini, Gerson José; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609Este estudo teve por objetivo identificar as principais características de compra dos clientes da Lancheria Piriri localizada na cidade de Bom Retiro do Sul. Em relação à teoria, baseia-se em temas relacionados ao Marketing, como: estratégia, composto de marketing, análise dos clientes, concorrentes e análise do ambiente. Para tanto a estrutura da pesquisa dividiu-se em duas fases, a primeira exploratória, através de pesquisa bibliográfica e documental; e a segunda descritiva, do tipo survey, com a aplicação de um questionário a 52 pesquisados, de uma amostra selecionada por conveniência, no período de 3 a 12 de abril de 2014. A análise dos dados descreveu o perfil dos clientes da Lancheria Piriri, apontou os atributos na decisão de compra, relacionou as principais características dos concorrentes, identificou as principais influências do ambiente no consumo e propôs ações de melhoria para a empresa estudada. Em relação aos principais resultados obtidos na pesquisa foram identificados: um perfil jovem de 20 a 30 anos, com renda familiar superior a três salários mínimos e que consomem lanches rápidos no mínimo uma vez por semana. A condição financeira e a estação do ano não influenciam no consumo desses clientes, que não se alimentam mais com este tipo de refeição, pelo fato de estarem preocupados com sua saúde, ou seja, hoje basicamente, o fast food oferece lanches muito calóricos. O atributo importante na decisão de compra é a localização e o determinante é a qualidade. Nas considerações finais destacam-se os resultados alcançados, as sugestões de melhoria e as limitações do estudo.
- ItemOpen AccessComportamento do consumidor: fatores que influenciam na compra dos produtos oferecidos pela Acessórios Parasol Ltda. no Vale do Taquari(2014-11) Mallmann, Katiúscia Letícia Scheeren; Andres, Luíz Fernando; http://lattes.cnpq.br/4698225764103027Tendo em vista a constante necessidade de adaptação ao mercado, as organizações precisam aprimorar suas artimanhas para alcançar maior satisfação de seus consumidores. Dentro desse contexto, esta pesquisa tem por objetivo identificar quais os fatores que influenciam na compra dos produtos oferecidos pela empresa Acessórios Parasol Ltda., estabelecendo um estudo com base nos consumidores finais da região do Vale do Taquari. A base teórica para este estudo apresenta temas relacionados ao Marketing, como: composto de marketing, comportamento do consumidor e os fatores que o influenciam, etapas do processo de compra, satisfação do cliente e construção de fidelidade. Para tanto, a estrutura da pesquisa dividiu-se em duas fases: a primeira exploratória, através de pesquisa bibliográfica e documental; e a segunda descritiva, do tipo levantamento ou survey. Foi aplicado um questionário a 82 consumidores finais da empresa, através da técnica de amostragem não probabilística por julgamento, no período de agosto a setembro de 2014. Como resultado, constatou-se um perfil de consumidores com idade entre 31 a 60 anos, sendo a maioria do gênero feminino, com renda familiar acima de cinco salários mínimos e casados. A aquisição de produtos na organização tem como influenciador a qualidade, durabilidade e design dos produtos, levando em conta também a credibilidade e tradição a da empresa. Nas considerações finais desenvolvidas, destacam-se os resultados alcançados e sugestões de melhoria.
- ItemOpen AccessCompra consultiva ou autosserviço: análise na experiência de consumo dos clientes do varejo agropecuário(2021-06) Gosmann, Rodrigo; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052Esta monografia tem como objetivo analisar, por meio da pesquisa com os clientes do varejo agropecuário da cidade de Roca Sales - RS, a percepção dos consumidores acerca da experiência de compra consultiva e o autosserviço, além de analisar a forma de atendimento perante uma nova modalidade de atendimento que é o autosserviço. Também buscou-se identificar os motivos que os consumidores optam por tal modalidade e analisar fatores negativos e positivos sobre a experiência com estes modelos de atendimentos. No âmbito do plano teórico, foi apresentado uma revisão na literatura, com conceitos e estratégias que influenciam na experiência do consumidor. O método apresenta uma abordagem descritiva, o tipo de pesquisa é quantitativo, e o público-alvo são os consumidores do comércio varejista da cidade de Roca Sales – RS. A amostragem é não probabilística por conveniência e a coleta de dados foi feita por meio de questionário. Com a análise dos dados foi constatado que o modelo de atendimento à venda consultiva é a melhor na experiência de compra dos consumidores, pelo fato da presença do vendedor ser importante para a orientação dos produtos, porém a agilidade causada pelo autoatendimento também é bem-vista pelos consumidores. Propõe-se que os resultados obtidos sejam usados para que as lojas do comércio varejista entendam o comportamento do consumidor e a experiência de compra nas duas modalidades de venda, consultiva e de autosserviço. Com isso os gestores podem entender melhor o consumidor e assim direcionar as decisões, entendendo melhor os modos de atendimento com a percepção do consumidor.
- ItemOpen AccessConhecimento a respeito de educação financeira com estudantes do terceiro ano do ensino médio da cidade de Venâncio Aires(2023-06) Schuck, Luana Graziela; Conto, Samuel Martim de; http://lattes.cnpq.br/6168678036218734; Faleiro, Sandro Nero; Braido, Gabriel MachadoA educação financeira é o conhecimento que possibilita às pessoas uma vida equilibrada, possibilitando que se tenha uma maior qualidade de vida, esse entendimento precisa ser aplicado de forma correta através de controles e planejamento, sempre buscando conhecimentos sobre o assunto para que se consiga construir um futuro saudável. É um tema que está cada vez mais precisando ter o destaque necessário mediante a sua importância na sociedade. Pode se verificar isso através dos altos índices de inadimplências que são divulgados frequentemente. Mediante a isso o trabalho buscou identificar o nível de conhecimento dos adolescentes do terceiro ano do ensino médio, e para isso desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, por meio de um questionário impresso, que foi aplicado nos turnos da manhã, tarde e noite onde se teve um alcance de 174 (cento e setenta e quatro) alunos da Escola Estadual Cônego Albino Juchem. Os dados revelam que maior parte dos estudantes não considera o seu nível de conhecimento a respeito do assunto excelente, mas consideram muito importante possuírem compreensão a respeito de educação financeira, visto que mais da metade dos estudantes possuem fonte de renda.
- ItemOpen AccessDesafios da gestão em empresas familiares prestadoras de serviços no município de Lajeado- RS(2023-06) Federhen, Vinício Luiz; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Faleiro, Sandro Nero; Conto, Samuel Martim deEste estudo analisou a gestão de três empresas familiares prestadoras de serviços gerais, localizadas em Lajeado - RS, com foco nos desafios da gestão, cultura organizacional e cultura familiar. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com membros da família que também desempenham funções de gestão nas empresas. Os principais resultados revelaram desafios específicos enfrentados por cada empresa. Na Empresa 1, o consenso na tomada de decisão foi identificado como um desafio relevante. Na Empresa 2, a gestão financeira, especialmente o fluxo de caixa, foi apontada como um desafio significativo. Já na Empresa 3, a principal dificuldade da gestão estava relacionada à organização de prazos, portanto, um aspecto operacional. Em relação à resolução de problemas diários, os funcionários mais antigos foram destacados pelos entrevistados como capazes de solucionar a maioria dos problemas por conta própria, buscando a orientação dos chefes apenas em situações excepcionais. Quanto à cultura organizacional e familiar, as respostas dos entrevistados na Empresa 1 e Empresa 2 apontaram a cultura organizacional como o aspecto mais proeminente. Já na Empresa 3, foi observada uma percepção de mistura entre as duas culturas, com divergências entre os entrevistados. Essa pesquisa contribuiu para ampliar o conhecimento sobre a gestão em empresas familiares, a tomada de decisão e os desafios enfrentados por esse tipo de organização.
- ItemOpen AccessEstratégias de retenção de talentos em organizações do Vale do Taquari/RS(2023-11-20) Horst, Raquel Cristine; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Franke, Luciane; Nagel, ElaineAs organizações estão percebendo cada vez mais a importância de investir em capital humano e a necessidade de reter pessoas talentosas para obter sucesso. Para isso, é necessário definir estratégias eficientes que estimulem os colaboradores e proporcionem maior desenvolvimento profissional. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é analisar estratégias de retenção de talentos adotadas por organizações do Vale do Taquari/RS, e os objetivos específicos são: a) identificar quais estratégias de retenção de talentos são presentes em organizações do Vale do Taquari/RS; b) identificar a percepção de colaboradores quanto às estratégias de retenção de talentos adotadas pelas organizações; c) correlacionar as estratégias e as percepções de colaboradores quanto à retenção de talentos em organizações. A fundamentação teórica está alicerçada nos temas relacionados à gestão estratégica de pessoas nas organizações, políticas e práticas de retenção de talentos, retenção de talentos e liderança na retenção de talentos. A pesquisa classifica-se como quantitativa e descritiva, tendo como amostra 13 municípios que compõem o respectivo vale e 122 respondentes, que são colaboradores de organizações. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado on-line e os dados foram analisados por meio de método estatístico simples. Os resultados apontam que as organizações desenvolvem feedback e avaliação de desempenho, e oferecem benefícios como estratégias de retenção de talentos, porém, muitas não possuem plano de carreira ou outras ações que possam gerar mais reconhecimento e valorização dos profissionais.