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- ItemAcesso AbertoSistema de Gestão Ambiental em instituição de ensino superior: análise do Programa Interno de Separação de Resíduos do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES(2009-12) Krein, Laucia Ananda; Schultz, Glauco; http://lattes.cnpq.br/3283006619348405A gestão ambiental vêm ganhando espaço no mundo desde a década de 1970, em função dos custos e impactos ambientais causados pelo aumento gradativo da poluição e o esgotamento dos recursos naturais. Organizações públicas e privadas, órgãos mundiais e a sociedade de um modo geral estão preocupados com o hoje e o amanhã da Humanidade, buscando um caminho comum entre desenvolvimento econômico e social e a preservação da natureza. O objetivo do presente trabalho é identificar as melhorias que podem ser proporcionadas pelos princípios do Sistema de Gestão Ambiental no Programa Interno de Separação de Resíduos do Universidade do Vale do Taquari Univates. O referencial teórico engloba temas relacionados à área, como: Desenvolvimento Sustentável, ciclo PDCA, Sistema de Gestão Ambiental e gerenciamento de resíduos. O método consiste em um estudo qualitativo e exploratório, com a realização de pesquisa bibliográfica, consulta a documentos da Instituição, entrevistas e observação. Na conclusão, expõem-se as melhorias identificadas: planejamento ambiental; formalização das funções, responsabilidades e treinamento; e viabilidade de realização de análise agregada e crítica de informações.
- ItemAcesso AbertoComportamento de compra dos clientes da lancheria Piriri na cidade de Bom Retiro do Sul/RS(2014-06) Schmidt, Bianca; Bonfadini, Gerson José; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609Este estudo teve por objetivo identificar as principais características de compra dos clientes da Lancheria Piriri localizada na cidade de Bom Retiro do Sul. Em relação à teoria, baseia-se em temas relacionados ao Marketing, como: estratégia, composto de marketing, análise dos clientes, concorrentes e análise do ambiente. Para tanto a estrutura da pesquisa dividiu-se em duas fases, a primeira exploratória, através de pesquisa bibliográfica e documental; e a segunda descritiva, do tipo survey, com a aplicação de um questionário a 52 pesquisados, de uma amostra selecionada por conveniência, no período de 3 a 12 de abril de 2014. A análise dos dados descreveu o perfil dos clientes da Lancheria Piriri, apontou os atributos na decisão de compra, relacionou as principais características dos concorrentes, identificou as principais influências do ambiente no consumo e propôs ações de melhoria para a empresa estudada. Em relação aos principais resultados obtidos na pesquisa foram identificados: um perfil jovem de 20 a 30 anos, com renda familiar superior a três salários mínimos e que consomem lanches rápidos no mínimo uma vez por semana. A condição financeira e a estação do ano não influenciam no consumo desses clientes, que não se alimentam mais com este tipo de refeição, pelo fato de estarem preocupados com sua saúde, ou seja, hoje basicamente, o fast food oferece lanches muito calóricos. O atributo importante na decisão de compra é a localização e o determinante é a qualidade. Nas considerações finais destacam-se os resultados alcançados, as sugestões de melhoria e as limitações do estudo.
- ItemAcesso AbertoAnálise e melhoria do processo de classificação de tomate na empresa Mallmann(2014-06) Klein, Janaína; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932Nas organizações existe um grande número de processos, que correspondem basicamente a sequências de atividades relacionadas entre si, podendo ser classificados como simples ou complexas. Este estudo trata de uma pesquisa de cunho exploratório, onde se coletam os dados para analisar um processo considerado complexo no setor de produção da empresa Maria Mallmann e Cia. Ltda., localizada no bairro São Rafael na cidade de Cruzeiro do Sul, que atua no ramo varejista a mais de vinte anos. Durante esse período, a gestão foi aprimorada, porém ainda existe um déficit no que diz respeito aos processos internos e na qualidade do produto em um âmbito geral, pois se sabe que, para manterem-se no mercado as empresas desse ramo buscam incansavelmente qualidade a preços mais baixos. O presente estudo analisa, identifica e sugeri possíveis melhorias no processo de classificação do tomate, que corresponde desde a chegada do caminhão (descarregamento da matéria-prima; tomate) até seu beneficiamento final para entrega aos clientes. Primeiramente analisa-se in loco o processo de classificação de tomate e também seu entorno como, iluminação, ventilação, segurança, posicionamento do estoque, máquina e pessoal, para em seguida montar o fluxograma do processo atual, que aponte os problemas analisados e também relatados por funcionários e gestores. Feita esta análise, apresenta-se o novo fluxograma que adapte as melhorias sugeridas ao processo, juntamente com o esboço do arranjo físico e também um quadro que apresenta os problemas, consequências e soluções de melhorias sugeridas à empresa Mallmann. Com o intuito de atender os objetivos desse estudo apresenta-se um referencial teórico, que explica através de vários autores, as sistemáticas e técnicas utilizadas na elaboração deste trabalho.
- ItemAcesso AbertoA relação entre remuneração e educação formal na cidade de Lajeado – RS(2014-06) Bandeira, Rafael Lima; Conto, Samuel Martim de; http://lattes.cnpq.br/6168678036218734Embora exista a consciência difundida entre a importância e benefícios do estudo formal na trajetória da vida profissional, não se sabe ao certo o quão relevante esta preparação é válida no que tange remuneração. Assim, este trabalho de conclusão tem por objetivo identificar a relação entre estudo formal e remuneração dos trabalhadores formais da cidade de Lajeado –RS. O tema abordado foi escolhido a partir de notícias e evidências direcionadas a pouca valorização financeira de pessoas com alto grau de instrução formal em contraste com a recente ascendente de profissionais com baixa educação formal no mercado de trabalho. Foi elaborada uma pesquisa do tipo quali-quantitativa, que num primeiro momento, na etapa exploratória qualitativa, buscou embasamento para maior conhecimento do tema, e posteriormente, foi executada a etapa quantitativa descritiva, por meio do levantamento de dados obtidos através de informações disponibilizadas pelo site do Ministério do Trabalho. O tema escolhido é relevante para alunos egressos da escola e ou instituições de ensino de todos os graus, governo municipal, professores e estudiosos da área, empresas vinculadas ao município, e poderá servir como fonte de maior informação e conhecimento a respeito desta relação remuneração e educação formal.
- ItemAcesso AbertoAnálise da satisfação e insatisfação do público universitário em relação ao mercado de eventos no Vale do Taquari(2014-06) Cremer, Evandro Eckert; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915Neste trabalho foram identificados e analisados os principais causadores de satisfação e insatisfação do público universitário no que diz respeito a opções de eventos no Vale do Taquari. O objetivo principal é identificar e analisar os principais causadores de satisfação e insatisfação nos eventos. Para isso foram identificadas as principais motivações e expectativas dos estudantes quanto aos locais que frequentam. Após a coleta de dados, os itens apontados pelos estudantes foram agrupados de acordo com as motivações e expectativas do público pesquisado. Foram realizadas várias analises desses dados que revelaram os fatores mais importantes para este público. Partindo disso a análise mostrou que os estudantes, para comparecerem aos eventos, observam com atenção quem são os frequentadores, o tipo de música, a segurança oferecida e a localização do ambiente. Esses jovens buscam ainda a socialização nos eventos, tanto com seus amigos quanto com novas pessoas que buscam conhecer, além da vontade de se divertir. Por fim foram identificados os principais causadores de satisfação e insatisfação dos estudantes universitários.
- ItemAcesso AbertoClientes organizacionais: motivos para iniciar e manter relacionamento com uma instituição financeira(2014-06) Quadros, Gabriela Fiegenbaum; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052O presente estudo foi realizado na área de Marketing e teve como objetivo principal analisar os aspectos que os clientes organizacionais levam em consideração para iniciar e manter relacionamento com uma instituição financeira, bem como identificar os fatores determinantes que priorizam em uma agência, os aspectos de rejeição, as experiências vivenciadas e os motivos que levam a encerrar relacionamento com uma instituição financeira. Com a concorrência no setor bancário, as instituições financeiras devem estar atentas para sempre atender da melhor forma os seus clientes, principalmente os consumidores organizacionais. A fim de atender aos objetivos o estudo compreende em uma pesquisa de natureza exploratória, na qual se buscaram informações necessárias. Os dados foram coletados por meio de 10 entrevistas em profundidade com empresas com sede no município de Bom Retiro do Sul (RS). Os dados foram, também, analisados pelo método de análise de conteúdo. Este trabalho permite às instituições financeiras uma visão ampla das preferências deste segmento de clientes, possibilitando um planejamento que leve ao aumento dos negócios.
- ItemAcesso AbertoAnálise das perspectivas de implantação da modalidade de treinamento a distância em uma organização de médio porte(2014-06) Pisoni, Liane; Diehl, Liciane; http://lattes.cnpq.br/2335571230073579Ao mesmo tempo em que o cenário atual demonstra necessidade de desenvolvimento organizacional contínuo e a capacitação profissional é preponderante neste aspecto, verifica-se que alguns treinamentos poderiam ser facilitados pelo acesso ou adesão através de técnicas de Educação a Distância (EaD). Nesse sentido, o trabalho teve o objetivo verificar quais as perspectivas de implantação de uma estrutura EaD, em uma organização de médio porte, considerando suas necessidades, perfil, valores, políticas e estratégias organizacionais. O método de pesquisa foi de caráter exploratório e qualitativo, tendo sido feitas entrevistas semiestruturadas com os gestores da empresa (supervisores e coordenadores), Supervisora de Desenvolvimento Humano (DH) e o Coordenador de Tecnologia da Informação (TI). O conteúdo das mesmas foi analisado através da técnica de análise de conteúdo, que originaram as categorias: dados sóciodemográficos, conhecimento prévio sobre treinamento EaD, perspectiva quanto a utilização da modalidade EaD e benefícios para a organização. Os resultados evidenciaram que a empresa está preparada para implantar um programa em formato EaD e espera-se que o trabalho contribua para que a empresa aperfeiçoe as práticas de treinamento e desenvolvimento.
- ItemAcesso AbertoEstudo de viabilidade financeira na implantação de um aviário modelo Dark House em uma propriedade rural no município de Nova Bréscia(2014-06) Bianchini, Bruno José; Fuhr, Ilocir José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264Diante de uma perspectiva de investimentos constantes no setor avícola, principalmente no que diz respeito à implantação de um novo modelo de aviário, chamado Dark House, faz-se necessário analisar se este tipo de investimento é viável para o produtor avícola. Deste modo o presente estudo de caso visou analisar a viabilidade financeira da implantação de um aviário modelo Dark House em uma propriedade rural do município de Nova Bréscia, tomando-se como base um aviário com as mesmas dimensões e características, já instalado e em funcionamento. Através de uma pesquisa exploratória foi possível investigar e verificar o funcionamento deste modelo de aviário, além de identificar os custos necessários para implantá-lo. Em um segundo momento, de forma qualitativa, buscou-se informações e práticas da área financeira junto à propriedade rural, onde foi possível verificar os custos fixos e variáveis e despesas administrativas, além de outras informações relacionadas à atividade avícola. Com isso, foi possível analisar os dados coletados e elaborar os fluxos de caixa (pessimista, realista e otimista), e consequentemente calcular se o investimento é viável ou não, através de indicadores como Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Payback Descontado e Índice de Lucratividade. A utilização de ferramentas como planilhas de Excel e calculadora financeira HP12C auxiliaram no cálculo dos indicadores. Após elaborar e calcular os indicadores financeiros acima foi possível concluir que a implantação de um aviário modelo Dark House em uma propriedade rural do município de Nova Bréscia é viável.
- ItemAcesso AbertoEstudo comparativo de websites de eventos: uma abordagem comparativa dos websites dos 10 maiores eventos de negócios do Brasil e a percepção de usuários da rede social Facebook(2014-06) Berti, Charles; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915O presente trabalho terá como sugestão a seguinte questão de pesquisa: comparando-se os atuais principais websites de eventos do Brasil, é possível a identificação de um modelo para sua utilização em qualquer evento? Através do emprego de ferramentas de marketing, o trabalho tem por objetivo geral o estudo comparativo de websites de eventos para identificar a possibilidade de um modelo para a utilização em eventos distintos. Este estudo torna-se importante principalmente para empresas que desenvolvem websites, e também para qualquer promotora de eventos que necessite da criação de websites para seus eventos. Com este estudo à disposição, as empresas poderão elaborar seus websites de maneira que condigam com os interesses de seus clientes e frequentadores. O estudo tem seu referencial teórico dividido em duas etapas principais que são: conceitos sobre marketing de eventos, e conceitos sobre internet. Quanto ao método, foram duas as etapas envolvidas: a primeira foi pesquisa descritiva, onde foram analisados websites de eventos do Brasil e, desta forma, coletados os tipos de conteúdos dos mesmos para a elaboração de um questionário que se aplicou na segunda etapa; a segunda foi uma pesquisa descritiva quantitativa através de um questionário disponibilizado em um site pessoal do autor e respondido por 403 pessoas convidadas por conveniência por meio da rede social Facebook. Com a segunda etapa de pesquisa, foi possível listar os itens de conteúdos conforme sua importância na opinião dos pesquisados, utilizando para isso ferramentas de análise estatística.
- ItemAcesso AbertoUtilização do MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) em uma empresa calçadista(2014-06) Formentini, Fabiano; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932O mercado gera uma necessidade constante de melhorias que tornem as empresas mais competitivas, a implantação de forma ordenada das melhorias que vão surgindo é uma maneira eficaz de extrair o máximo que as mesmas podem render. O objetivo deste trabalho é identificar as causas e propor possíveis soluções aos problemas de qualidade dos materiais de corte da Calçados Beira Rio S/A, utilizando o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) e outras ferramentas de qualidade, visando buscar alternativas que levem a empresa a ser mais competitiva e oferecer produtos de melhor qualidade a seus clientes. Será desenvolvida uma pesquisa exploratória onde serão utilizadas referências bibliográficas e documentos internos da empresa que servirão de base para a realização do trabalho de conclusão de curso na empresa. Após, será desenvolvido um Plano de Ação (5W1H), que serve para por em prática de maneira organizada as soluções propostas para os problemas de qualidade nos materiais de corte da Calçados Beira Rio S/A, que poderão ser implementadas visando o aprimoramento do processo e conseqüentemente a redução de custos com ganhos de produtividade e melhoria na qualidade final do produto.
- ItemAcesso AbertoEstudo sobre a satisfação dos clientes da empresa Móveis Klein Ltda(2014-08-21) Calsing, Evandro José; Scheid, EuclidesA proposta do trabalho foi identificar a satisfação de clientes da empresa Móveis Klein Ltda tendo como foco o cliente situado no município de Arroio do Meio, Estrela e Lajeado, no Vale do Taquari, que comprou nos anos de 2005 a 2007. Além disso, buscou-se identificar o perfil do cliente da empresa; o atributo valorizado pelo cliente que leva a adquirir produtos da empresa; o fator de maior e menor satisfação; e o nível de satisfação com o produto, atendimento e entrega. Para fundamentar o estudo, são apresentados conceitos sobre marketing, cliente, administração de marketing, composto de marketing, marketing de relacionamento, comportamento do consumidor, processo de decisão de compra, marketing de produto e serviço, definição de serviço, qualidade do serviço e satisfação de cliente. Nesta pesquisa foi aplicado o método censitário na população, tornando-se viável por ser uma empresa pequena e conveniente para avaliar a satisfação de todos clientes. A pesquisa descritiva utilizou uma etapa exploratória para aprofundar o conhecimento do pesquisador sobre o tema e gerar os atributos utilizados no instrumento de coleta de dados aplicado na etapa quantitativa. A partir da análise dos dados da pesquisa, a empresa obteve uma visão mais clara do que realmente é valorizado pelo seu cliente identificando qual é o seu grau de satisfação. Pode-se verificar que o atributo determinante que leva um cliente a optar pela empresa de esquadrias é a garantia dos produtos. Observa-se também que a grande maioria dos clientes está satisfeita com os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Estas informações contribuem para que a empresa possa saber quais os aspectos que devem ser valorizados e como conseqüência melhorar a sua relação com o cliente. Concluindo, o grau de satisfação geral obteve uma média de 4,32.
- ItemAcesso AbertoAnálise de investimentos – um sistema de apoio à decisão(2014-09-17) Christmann, Rodrigo Augusto; Gravina, João BatistaA avaliação dos riscos de um projeto é, sem dúvidas, fundamental. O maior problema a ser enfrentado consiste no tratamento matemático das fontes individuais de risco. O uso de procedimentos numéricos, como o Valor Presente Líquido, Custo Anual Equivalente (CAE), Sistema de Amortização SAC, Sistema de Amortização PRICE, Sistema de Amortização SACRE, Pay-Back Simples e Descontado e Taxa Interna de Retorno (TIR), são alternativas para a avaliação financeira de um projeto. Neste trabalho foi apresentado um Sistema de Apoio à Decisão para análise de investimentos com as ferramentas supras citada além de simulações de projetos de investimentos. O intento do trabalho foi desenvolver e apresentar um software denominado - AFIN, utilizando a programação em Visual Basic for Applications (VBA) – editada em Excel®, para profissionais que atuam na área de análise de investimentos e tomadas de decisão. Com este SAD o usuário é capacitado de realizar cálculos de matemática financeira, analisar as alternativas e simulações de investimentos, elaborar quadros de amortização de financiamentos, conversão de taxas, substituições de bens, considerando depreciações de ativos. Assim, é apresentada uma ferramenta com interface amigável em ambiente Windows® e que se utiliza do Office® para execução, não necessitando de instalação prévia de software. Com isso, a metodologia geral do presente estudo é a dedutiva, por partir de premissas gerais para um entendimento em particular. Deste modo, o objetivo foi criar um Sistema de Apoio à Decisão para a análise financeira, aplicar as técnicas mais adequadas para o auxílio na averiguação dos projetos de investimentos. Possivelmente, trabalhos futuros poderão dar continuidade ao agora apresentado, colocando novas considerações.
- ItemAcesso AbertoFatores determinantes na compra de produtos de higiene, na percepção dos consumidores de determinados municípios do Vale do Taquari(2014-09-29) Schulze, Charlene Luísa; Berrá, LizeteO tema abordado neste trabalho refere-se aos fatores determinantes na compra de produtos de higiene, na percepção dos consumidores de alguns municípios do Vale do Taquari. O trabalho é apresentado de forma descritiva, fazendo relato do resultado da pesquisa realizada através de fundamentação bibliográfica, documental, e de entrevista aplicada por conveniência a clientes de supermercados, nas seguintes cidades: Arroio do Meio, Lajeado e Encantado. Estas cidades foram escolhidas aleatoriamente. A partir dos resultados obtidos neste estudo, percebe-se que a empresa poderá focar melhor seus produtos, e formular produtos de acordo com as expectativas das pessoas. As questões que devem ser melhores trabalhadas são “produto” e “promoção”, sendo estes os dois blocos da pesquisa determinantes na compra de xampus e condicionadores. Os resultados obtidos, a partir deste estudo, conduzem aos objetivos a que se propuseram e serviram para nortear os investimentos em marketing dentro da empresa.
- ItemAcesso AbertoAnálise dos processos de pré e pós-operação em uma empresa de distribuição de energia elétrica, visando à melhoria de desempenho e a adequação ao ambiente regulado do setor elétrico brasileiro(2014-11) Palhano, Emerson Ubiratan Rotta; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A presente monografia tem como objetivo identificar uma alternativa para a gestão dos processos de pré e pós-operação dos eventos de rede em uma empresa distribuidora de energia elétrica, que são de fundamental importância para o cumprimento das metas de qualidade dos serviços quanto à frequência e duração das interrupções no fornecimento de energia elétrica a seus consumidores. As metas mencionadas são definidas pelo agente regulador do setor elétrico, cabendo à empresa cumpri-las sob pena de compensação financeira via fatura de energia elétrica em favor dos consumidores pertencentes ao grupo onde a meta não for cumprida. Os referidos processos também são relevantes no que tange à elaboração de um plano de gestão dos eventos de rede. O método desse estudo foi de natureza exploratória e a abordagem qualitativa. Também utilizou-se os conceitos de pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico/científico e a pesquisa documental para a coleta dos dados relativos ao estudo. Foram mapeados os processos atuais e suas etapas impactantes. Os principais resultados observados foram a necessidade de uma padronização dos processos, principalmente no que se refere à pós-operação e também à utilização das informações de maneira a melhorar o desempenho dos serviços prestados pela empresa.Todas as percepções decorrentes do estudo foram elencadas em um quadro com propostas de melhoria e alteração dos processos, sendo que algumas destas propostas foram apresentadas aos gestores da empresa que aprovaram as mudanças, as quais estão sendo aplicadas na gestão dos processos estudados.
- ItemAcesso AbertoPercepção sobre os estilos de liderança e seus possíveis impactos sobre a produtividade: um estudo aplicado na metalúrgica Hassmann S/A(2014-11) Hassmann, Letícia; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264Nas organizações, o patrimônio humano tem sido cada vez mais demandado, uma vez que as transformações econômicas, sociais e tecnológicas se tornam cada vez mais frequentes. Assim as pessoas se tornam indispensáveis para que a empresa alcance seus objetivos. Para tanto, essas pessoas precisam estar dispostas a contribuir e a se comprometer com a organização, e neste importante e contínuo processo a figura do líder torna-se vital. Sua eficácia pode ser medida através da capacidade que tem de motivar seus liderados através dos mais variados estilos de liderança. O objetivo principal deste estudo foi relacionar os estilos de liderança encontrados nas estamparias da Metalúrgica Hassmann S/A, com os índices de produtividade existentes. Para isso, buscou-se identificar os estilos de liderança dos responsáveis de cada um dos setores de estamparia, comparar as opiniões de líderes e subordinados coletadas através do questionário e entrevista em profundidade, bem como verificar qual a relação entre liderança e produtividade, e por fim, elaborar propostas de melhorias para a organização através dos resultados encontrados. Esta pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva por ter utilizado a entrevista em profundidade e o questionário para a coleta de dados, tendo sido analisada de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados sugerem que o estilo de liderança não é o único fator responsável pelo desempenho da produtividade. Soma-se ao fator liderança outros componentes como, por exemplo, no caso da Hassmann, o setup, a maior causa para a baixa produtividade, o próprio comprometimento dos funcionários para com o trabalho, a utilização de equipamentos de trabalho adequados, boa remuneração e, por fim, o reconhecimento.
- ItemAcesso AbertoGestão de suprimentos: estudo de caso dos supermercados da Cooperativa Languiru Ltda(2014-11) Andrade, Euclides; Kober, Rogério Antônio; http://lattes.cnpq.br/1602748828969565O gerenciamento e gestão de estoques envolvem organização, controle, infraestrutura e custos. Neste sentido, o presente trabalho contempla a análise da gestão de suprimentos dos supermercados da Cooperativa Languiru, descrevendo seus procedimentos e mapeando as principais dificuldades na gestão de estoques. No estudo, são analisados os processos da gestão de estoques, sendo utilizada inicialmente a técnica da observação, a qual ocorre no ambiente de trabalho dos colaboradores da cooperativa. Também foi utilizada a técnica da entrevista não estruturada, na busca por informações relacionadas à gestão e controle de estoques dos supermercados, conversando nessa oportunidade os encarregados de setores de cada unidade de supermercado. Para o desenvolvimento do trabalho também foi realizada pesquisa bibliográfica, na qual foram abordadas e estudadas as melhores práticas da gestão de estoques. Dessa forma, visto a importância dos estoques para a organização, devido à compra e comercialização de grandes volumes de mercadorias, o estudo sugere algumas melhorias através de um plano de ação, para uma melhor gestão e controle de estoques.
- ItemAcesso AbertoComportamento de compra dos clientes da farmácia Parati na cidade de Bom Retiro do Sul/RS(2014-11) Junqueira, Leticia Moraes; Andres, Luiz Fernando; http://lattes.cnpq.br/4698225764103027O consumidor está valorizando cada vez mais as ações administrativas voltadas para o marketing, pois são significativas para a fidelização de clientes e conquista de novos. Este estudo teve por objetivo identificar os atributos considerados importantes e determinantes na decisão de compra na Farmácia Parati, localizada na cidade de Bom Retiro do Sul/RS. Em relação à teoria, baseia-se em temas relacionados ao Marketing e direcionados ao comportamento do consumidor, como: conceito de marketing, composto de Marketing (4P’s: produto, preço, promoção e ponto), gestão de serviços e qualidade em serviços, fatores que influenciam no comportamento do consumidor (culturais, sociais, pessoais e psicológicos), e as etapas do processo de decisão, que são: reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação das alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra. O método da pesquisa foi dividido em duas partes, uma fase descritiva, que é constituída pela aplicação de questionários, através da amostragem não probabilística por conveniência, a outra parte é exploratória, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o tema e obter as variáveis utilizadas no instrumento de coleta de dados da etapa descritiva, em que foram aplicados 56 questionários, de uma amostra selecionada por conveniência, no período de 30 de agosto a 13 de setembro de 2014. A análise dos dados descreveu o perfil dos clientes da Farmácia Parati, apontou os fatores que influenciam no comportamento do consumidor, relacionou as principais características dos concorrentes e propôs sugestões de melhoria para a empresa. Nas considerações finais destacam-se os resultados alcançados, as sugestões de melhoria e as limitações do estudo.
- ItemAcesso AbertoAbordagens de atendimento dos clientes de balcão da empresa Piccinini Distribuidora Ltda(2014-11) Lorenzi, Djulis; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A satisfação dos clientes é um dos aspectos mais importantes em termos de contexto administrativo e em matéria de gestão. Desta forma, a insatisfação dos clientes com a qualidade de produtos e serviços continua sendo um dos principais problemas nas organizações. Assim, esta monografia tem como objetivo identificar se a equipe de vendas está qualificada para atender as necessidades do cliente de balcão da empresa Piccinini Distribuidora Ltda. Os procedimentos metodológicos utilizados foram um questionário quantitativo, aplicado aos clientes de balcão, e dois questionários qualitativos, aplicados aos vendedores e ao gerente. O questionário revelou que o grau de concordância dos clientes, de modo geral, apresentou resultados insatisfatórios, ou seja, como sendo não concordantes, de acordo com a escala de Lickert, em que se mede o grau de concordância dos entrevistados. As sugestões nesse sentido são analisar as alternativas que receberam as piores médias, procurar identificar a causa e estudar possíveis soluções em regime de urgência, observando que, se trabalhadas as piores médias inicialmente, consequentemente, outras do mesmo enfoque poderão aumentar. Na medida em que a empresa optar por atender as sugestões, os resultados podem ser maximizados, logo, melhorando o grau de concordância à respeito das variáveis estudadas. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para a qualificação dos procedimentos, melhorando o atendimento das necessidades e expectativas de todos os clientes da empresa, e, ainda um melhor desempenho competitivo em relação à concorrência.
- ItemAcesso AbertoQualificação da equipe de vendas: analisando processo de venda de uma concessionária do Vale do Taquari/RS(2014-11) Leonhardt, Fernando Schreiner; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A atual dinâmica de mercado traz consigo um novo consumidor, mais informado, mais exigente e, por conta disso o processo da venda de um veículo deve ser feito de um modo muito mais técnico, de onde o vendedor não pode mais se dar o direito de pecar, ou seja, ele deve ter pleno conhecimento do bem, a fim de conseguir convencer o cliente de todos os atributos que esse tem, sob pena de não obter sucesso no fechamento da venda. Assim, esta monografia tem como objetivo analisar as características do processo de vendas, no segmento de vans e furgões grandes, realizado pela equipe de vendas da concessionária Eurovale Veículos Ltda., na região do Vale do Taquari/RS. São referenciados diversos autores de administração e vendas como Las Casas, Cobra, Candeloro, Futrell, Cassaro, entre outros para compor o estudo. Esta monografia analisa, através de um estudo exploratório e descritivo, de caráter qualitativo, na área de vendas, com foco no veículo do segmento de vans e furgões. Para isso, foi feita uma análise da situação atual da empresa, e com a autorização dos sócios-proprietários foram feitas visitas na organização, acompanhadas pelos funcionários. Observou-se os sete vendedores de veículos novos em seu processo de vendas, e registrou-se através de um check-list se os mesmos estavam seguindo o processo. Como resultado verificou-se que 65,3% da equipe não possuem as habilidades necessárias suficientes para esta venda e não seguem o processo de vendas da concessionária, e 46,2% da equipe de vendas está com dificuldade técnica no veículo estudado. Dessa forma, sugeriu-se à empresa um treinamento para os vendedores voltado ao veículo, suas características e concorrentes, e também quanto ao fluxograma de vendas. Do mesmo modo sugeriu-se à empresa alterações em pontos estruturais, como material informativo, disponibilidade de veículo para demonstração ou test-drive, treinamento on the job acompanhado pelo gerente de vendas e parceria com transformador de veículo. O estudo conclui-se lembrando da atual concorrência acirrada no mercado automobilístico entre mais de 40 marcas, onde a organização que não possuir sua equipe de vendas bem treinada e atualizada quanto aos produtos e concorrentes, e não possuir seu processo de vendas organizado e fluente, não conseguirá garantir sua sobrevivência, justificando as sugestões de melhorias aqui registradas.
- ItemAcesso AbertoTomada de decisão: analisando o uso de sistemas de informação na empresa Joagro Ferragens de Estrela/RS(2014-11) Martins, Bárbara; Bonfadini, Gerson José; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609A tomada de decisão está presente no âmbito pessoal e profissional das pessoas, porém, em uma organização, existem paradigmas complexos, sendo importante o uso de sistemas de informação que forneçam o devido apoio às decisões para o bom desempenho organizacional. Assim, esta monografia tem como objetivo analisar como os sistemas de informação auxiliam na tomada de decisão dos gestores da área de produção da empresa Joagro Ferragens. Para tanto, no desenvolvimento da fundamentação teórica, foram abordados conceitos de autores das áreas de tomada de decisão, sistemas de informação, gestão da produção e análise administrativa. Foram definidos, como sujeitos da pesquisa, os gestores da área de produção da organização. A metodologia deste estudo qualitativo, do tipo exploratório, levantou dados e informações através de entrevistas e fluxogramas verticais apresentados de forma clara e objetiva, com o intuito de facilitar a compreensão por parte dos gestores da empresa e demais leitores. Identificou-se, com a análise, a existência do Sistema de Processamento de Transações (SPT), decisões do tipo rotineira, de nível operacional, além da necessidade de uma reestruturação do sistema atual da empresa com base na racionalização, padronização e técnicas de processos organizacionais. Com isso, o estudo apresentou as seguintes sugestões de melhorias: formalizar os processos; racionalizar os recursos do sistema atual; padronizar as decisões rotineiras; e gerar relatórios gerenciais. Desse modo, propõe-se que as considerações deste estudo permitam aos gestores um maior conhecimento dos seus processos, além de possibilitar o desenvolvimento de ações que sejam revertidas em resultados positivos para melhorar suas tomadas de decisões.