Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração por Orientador "Cerutti, Bernardete Bregolin"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoEstratégias de retenção de talentos em organizações do Vale do Taquari/RS(2023-11-20) Horst, Raquel Cristine; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Franke, Luciane; Nagel, ElaineAs organizações estão percebendo cada vez mais a importância de investir em capital humano e a necessidade de reter pessoas talentosas para obter sucesso. Para isso, é necessário definir estratégias eficientes que estimulem os colaboradores e proporcionem maior desenvolvimento profissional. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é analisar estratégias de retenção de talentos adotadas por organizações do Vale do Taquari/RS, e os objetivos específicos são: a) identificar quais estratégias de retenção de talentos são presentes em organizações do Vale do Taquari/RS; b) identificar a percepção de colaboradores quanto às estratégias de retenção de talentos adotadas pelas organizações; c) correlacionar as estratégias e as percepções de colaboradores quanto à retenção de talentos em organizações. A fundamentação teórica está alicerçada nos temas relacionados à gestão estratégica de pessoas nas organizações, políticas e práticas de retenção de talentos, retenção de talentos e liderança na retenção de talentos. A pesquisa classifica-se como quantitativa e descritiva, tendo como amostra 13 municípios que compõem o respectivo vale e 122 respondentes, que são colaboradores de organizações. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado on-line e os dados foram analisados por meio de método estatístico simples. Os resultados apontam que as organizações desenvolvem feedback e avaliação de desempenho, e oferecem benefícios como estratégias de retenção de talentos, porém, muitas não possuem plano de carreira ou outras ações que possam gerar mais reconhecimento e valorização dos profissionais.
- ItemAcesso AbertoO papel do líder contemporâneo na retenção de pessoas(2023-06) Bisol, Sidnei André Eckert; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Braido, Gabriel Machado; Cyrne, Carlos Cândido da SilvaAcredita-se que as pessoas são os principais elementos que compõem uma organização. Dessa forma, a liderança é essencial para integrar funcionários, aculturar as equipes, identificar, desenvolver e reter talentos de modo que possam gerar diferencial competitivo à empresa. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral compreender o papel do líder contemporâneo na retenção de pessoas; e objetivos específicos: (i) identificar a percepção de liderados quanto ao papel desempenhado por seus líderes; e (ii) identificar práticas de retenção de pessoas em organizações. O referencial teórico está alicerçado em temas referentes à liderança contemporânea, práticas de desenvolvimento e retenção de pessoas e importância do líder na retenção de pessoas. Como procedimentos metodológicos, adotou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado on-line, aplicado a liderados de diferentes setores e organizações, totalizando 52 respondentes. Dentre os resultados obtidos, cabe destacar que a maioria dos respondentes percebe bom desempenho de seu líder, cumprindo o papel de liderar processos e pessoas, mas também sinaliza elementos para melhorias, os quais influenciam em suas decisões de permanecer ou não nas organizações.
- ItemAcesso AbertoPercepção de líderes sobre trabalho em equipe em uma instituição bancária do Rio Grande do Sul(2023-11) Fuchs, Lucas Daniel; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Braido, Gabriel Machado; Diehl, LicianeO presente estudo está relacionado à gestão de pessoas e busca analisar a percepção de líderes sobre o trabalho em equipe em uma instituição bancária do estado do Rio Grande do Sul. Para isso, foram traçados objetivos específicos que buscam: (I) mapear as práticas organizacionais da instituição bancária que favorecem o trabalho em equipe; (II) mapear as práticas organizacionais da instituição bancária que fragilizam o trabalho em equipe; (III) identificar facilidades e dificuldades percebidas pelos líderes para promoverem trabalho em equipe; e (IV) identificar ações que promovem trabalho em equipe. A fundamentação teórica baseia-se em temas ligados às diferenças entre o trabalho realizado por meio de indivíduos, grupos de pessoas e equipes de trabalho, aos desafios enfrentados atualmente pelas instituições bancárias, e ao papel desempenhado pelos líderes enquanto promotores do trabalho em equipe. Valendo-se de métodos descritivo e quantitativo, o estudo teve como população os 259 gestores lotados nas agências bancárias da Superintendência Regional Centro do Banrisul, e destes, obteve-se uma amostra de 59 respondentes. Dentre os resultados observados, constata-se boa qualificação dos gestores, bom conhecimento dos diferentes perfis dos seus subordinados, busca por aperfeiçoamento de processos de seleção e treinamento das pessoas, e compartilhamento de informações entre os colaboradores. Também foram detectadas algumas dificuldades inerentes ao caráter público da instituição, especialmente no que se refere à utilização de recursos financeiros e aplicação de medidas disciplinares quando necessário.
- ItemAcesso AbertoQualidade no atendimento ao cliente em uma agência bancária(2024-12) Ritter, Pâmela; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Franke, Luciane; Gottardi, Mônica de LourdesEm um mercado cada vez mais competitivo, a busca pela excelência no atendimento ao cliente tornou-se um diferencial estratégico para as organizações, especialmente no setor financeiro, em que a qualidade do serviço pode determinar a fidelização e satisfação dos clientes. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é avaliar a qualidade no atendimento ao cliente pessoa física em uma agência bancária em Lajeado/RS. Para tanto, a fundamentação teórica está alicerçada em temas relacionados a atendimento ao cliente, processos de atendimento ao cliente, perfis de clientes, elementos essenciais para a qualidade no atendimento ao cliente, satisfação do cliente e canais de atendimento ao cliente em serviços bancários. A pesquisa realizada caracteriza-se como quantitativa e descritiva, com uma amostra de 106 clientes encarteirados na plataforma de clientes pessoas físicas da agência foco do estudo. Os resultados apontam que o nível de satisfação dos clientes da agência bancária é considerado satisfatório. Contudo, foram identificados aspectos que necessitam de melhorias. Ao solucioná-las, a agência poderá obter resultados ainda mais positivos, uma vez que clientes satisfeitos representam a melhor forma de propaganda para qualquer organização.