Ensino de Ciências Exatas
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Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.
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Navegando Ensino de Ciências Exatas por Orientador "Martins, Silvana Neumann"
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- ItemAcesso AbertoA aprendizagem baseada em problemas na formação inicial de professores de ciências biológicas do oeste do Pará(2020-07) Silva, Maria Joicilene Santana Da; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/0343138693009597A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa de ensino, que parte de uma situação problema para promover situações de debate, estudo e aprendizagem colaborativa. No intuito de integrar essa metodologia ativa ao ensino de ciências, o presente estudo tem como tema “ABP na formação inicial de professores de Ciências Biológicas”. Essa pesquisa teve como objetivo investigar em que aspectos uma proposta de ensino, embasada nos pressupostos da ABP, contribui para a formação inicial de professores de Biologia do Oeste do Pará. Como pedagoga venho observando que o trabalho pedagógico deve ter um olhar voltado para as questões de ensino para descobrir o que dificulta esse processo e encontrar meios de como ajudar, de forma significativa, o professor a desempenhar seu ofício. Nesse sentido, percebe-se que o conhecimento proporcionado pela universidade contribui para a formação de posturas profissionais, por isso evidencia-se a importância dessas Instituições promoverem situações de aprendizagem, utilizando metodologias ativas, para que os acadêmicos possam refletir sobre as posturas profissionais que podem vir a adotar como professores ao atuarem no Ensino de Ciências. Para tanto, realizou-se uma oficina, no período de 22 de agosto a 26 de setembro de 2019, com carga horária de 20 horas, integrando alguns conteúdos de Ciências da Educação Básica à ABP. A população alvo foram 16 acadêmicos da turma de 2017 cursando a disciplina Prática de Ensino de Biologia I no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus Rondon, em Santarém – PA. Este estudo segue uma abordagem qualitativa, aproximando-se, em alguns aspectos, da pesquisa-ação. Utilizou - se como instrumentos para coleta de dados: diário de itinerância, fotos, gravações em vídeos, questionários avaliativos e subjetivos com perguntas abertas. A partir dos dados coletados, constatou-se que os acadêmicos desconheciam a proposta da ABP, através dos relatos de suas experiências acadêmicas, onde predominavam aulas expositivas. Durante a oficina, foi possível perceber que a ABP contribuiu para a formação inicial dos acadêmicos, pois os instigou a reverem seus conceitos sobre didática, tendo em vista que os acadêmicos começaram a refletir, de forma individual e coletiva, sobre o ensino e a forma como ele foi conduzido em suas vidas estudantis. Além disso, 10 participantes reconheceram que essa metodologia é viável, podendo ser aplicada na Educação Básica, e essa aplicação favoreceria o aprender a aprender de forma crítica e autônoma. Dessa forma, considera-se que a inclusão de metodologias ativas como a ABP pode contribuir significativamente na formação inicial de professores, ao responsabilizar- se por promover mudanças de posturas frente as decisões pedagógicas, por meio da reflexão sobre a teoria e a prática de forma integrada e contextualizada.
- ItemAcesso AbertoEducação a distância e suas potencialidades na formação de formadores: um estudo de caso(2013-08-05) Neves, Débora Valim Sinay; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222A Educação a Distância (EaD) exige dos educadores uma reflexão ampla e integrada, que os leve a repensar conceitos de educação e tecnologia.Nessa perspectiva,esta dissertação, na linha da Epistemologia da Prática Pedagógica, se constituiu em um estudo de caso, cuja questão norteadora foiinvestigar como o curso Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação (EFCME), ofertado na modalidade EaD, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pode contribuir para a ressignificação das práticas pedagógicas de professores da rede pública de educação básica do estado da Bahia, na área de Matemática. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as potencialidades da EaD para a formação de professores na área de Matemática,a fim de perceber se esses profissionais têm ressignificado suas práticas pedagógicas ao utilizarem as Tecnologias da Informação e Comunicação(TICs) como ferramenta de ensino e de aprendizagem. Utilizou-se a abordagem qualiquantitativa,cujos participantes foram20 professores cursistas da área de Matemática. A coleta de dados foi realizada por meiode um questionário semiestruturado e de um fórum de discussãoonline, ambos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).Aanálise dos dados foirealizada com o amparo teórico da Análise de Conteúdo epor meio da metodologia da Análise Textual, e as narrativas dos participantes foram categorizadas em tópicos centrais. Foi feita uma revisão bibliográficapara trazer à reflexão assuntos, como EaDe suas potencialidades;EaD no Brasil e na Bahia; formação continuada de professores; EaD na formação continuada de professores ea formação docente por meio de um AVA. No decorrer do estudo, foram realizadas três intervenções: a primeira ocorreu durante a realização do fórum de discussão online; a segunda se deu na promoção de um espaço online de socialização de práticas pedagógicas, com uso das TICs na área de Matemática. A terceira intervenção ocorreu com a produção de um vídeo sobre a utilização do software matemático Geogebra 4.0, disponibilizado pela pesquisadora no AVA do Curso de Especialização. Pela insuficiência de carga horária e pouca valorização do uso de softwares, foi sugerida e aceita, pela Coordenação Geral da EFCME na Bahia, uma mudança na matriz curricular do Curso de EFCME. Evidenciou-se, nas postagens do fórum de discussão online, que os professores cursistas, participantes da pesquisa, ressignificaram suas práticas pedagógicas com o uso das TICs como ferramenta de ensino e de aprendizagem na área de Matemática. Esta ressignificação pode ser percebida nas atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores em suas salas de aula, socializadas no repositório criado no site da UESB, favorecendo um ensino e uma aprendizagem mais motivadores, criativos e significativos para os alunos. Ficou evidente, pelas colocações dos sujeitos da pesquisa, que a abertura de novas 8 perspectivas e de novos caminhos metodológicos para a educação básica poderá contribuir, de forma efetiva, para ações da UESB e de outras universidades interessadas em potencializar as práticas docentes na modalidade de EaD.
- ItemAcesso AbertoA Educação Ambiental como recurso de planejamento e intervenção docente no Ensino de Ciências Exatas(2013-08-06) Santos, Márcio Haetinger; Périco, Eduardo; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222O presente estudo foi realizado durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da Univates e teve como objetivo geral verificar se a utilização da educação ambiental como recurso pedagógico contribui para a melhoria do ensino nas aulas de Ciências Exatas, no Ensino Médio. O campo empírico da investigação é uma escola pública da rede estadual de educação de Lajeado/RS e os sujeitos participantes da pesquisa são 32 alunos de uma turma do 2o ano do Ensino Médio. Para tanto, optou-se pela elaboração de um estudo de caso, utilizando uma abordagem metodológica qualitativa. A fim de organizar o presente trabalho, este está dividido em seis capítulos: introdução; pressupostos teóricos; procedimentos metodológicos; planejamento e ação docente em educação ambiental, no ensino de Ciências Exatas; análise das percepções dos alunos e considerações do processo docente sob enfoque pedagógico com caráter ambiental. Os pressupostos teóricos envolvem uma contextualização da educação ambiental como ciência do conhecimento e filosofia de trabalho, sob o enfoque da área de Ciências Exatas, abrangendo as etapas do planejamento e ação docente. Apresenta-se também uma descrição das aulas de educação ambiental na área de Ciências Exatas, as quais contemplam questionários e relatórios de aula elaborados para acompanhamento das aprendizagens. Ao final do trabalho, percebe-se, a partir da fala dos sujeitos pesquisados, que as intervenções propostas, com destaque na relação entre teoria e prática, contribuíram para a melhoria do ensino nas aulas de Ciências Exatas, no Ensino Médio.
- ItemAcesso AbertoA formação continuada de professores auxiliando na construção de projetos científicos para feiras de ciências(2015-04-23) Matos, Aldinelle Fontenelle De; Rehfeldt, Márcia J. H.; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Martins, Silvana Neumann; Rehfeldt, Márcia J. H.; Rempel, Claudete; Marchi, Miriam Ines; Bockel, WolmirO presente estudo é resultado da investigação realizada a partir de uma intervenção pedagógica com um grupo de cinco professores que ministram aulas na segunda etapa do Ensino Fundamental, no Estado de Roraima. O problema central está em detectar em quais aspectos as atividades desenvolvidas em um curso de formação continuada de professores, com foco na elaboração de Projetos Científicos, podem auxiliar na melhoria da construção de Projetos em uma Feira de Ciências na escola. Como objetivo geral propôs-se investigar como a formação continuada de professores pode auxiliar os docentes na elaboração de Projetos Científicos. O referencial teórico segue pressupostos que abordam a formação continuada, Feira de Ciências, Projetos Científicos e interdisciplinaridade. A metodologia utilizada para realizar o estudo foi de cunho qualitativo com foco na pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de três questionários aplicados antes, durante e depois do curso de formação, compostos de perguntas abertas e fechadas; transcrições de filmagens e diário de campo. Na análise de resultados, foi possível verificar que o curso de formação continuada de professores trouxe mudanças para a comunidade escolar, pois, na Feira de Ciências de 2014, quatro projetos orientados pelos professores que participaram do curso foram selecionados para a Feira Estadual. Tendo em vista que as mudanças no setor educacional não acontecem repentinamente, mas sim, gradativamente, acredita-se que mudanças mais significativas nessa comunidade ainda estão por vir.
- ItemAcesso AbertoFormação de professores e Modelagem Matemática: implicações na prática pedagógica(2016-09) Goulart, Érika Brandhuber; Quartieri, Marli Teresinha; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Martins, Silvana Neumann; Quartieri, Marli Teresinha; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Marchi, Miriam Inês; Lopes, Maria IsabelA presente pesquisa possui abordagem qualitativa e envolve a temática formação continuada de professores e a Modelagem Matemática. O estudo teve como objetivo a investigação das implicações de um curso de formação continuada, com foco na Modelagem Matemática, na prática pedagógica de professores da educação básica. Nesse contexto, foi proporcionado um curso de formação continuada de vinte horas, a cinco professores de Matemática dos sextos e sétimos anos do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na cidade de Ariquemes, Rondônia. Esse curso teve como principal objetivo fomentar a exploração da Modelagem Matemática como uma alternativa metodológica no ensino dessa disciplina na educação básica. Para conhecer os significados e experiências dos professores em relação ao tema, foram utilizados dois questionários abertos e anotações em diários de campo. Os dados coletados a partir desses instrumentos e os encontros realizados durante a formação foram descritos e analisados a partir dos pressupostos da análise descritiva. Os resultados apontam que a formação continuada deveria ser uma praxe no cenário educacional, e que a Modelagem Matemática pode ser utilizada como alternativa metodológica para o ensino de Matemática, pois pode proporcionar melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem dessa disciplina na Educação Básica.
- ItemAcesso AbertoA leitura significativa como estratégia para a compreensão e resolução de problemas matemáticos no Ensino Médio(2016-10) Andrade, Núbia Paulo Da Costa; Dullius, Maria Madalena; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Martins, Silvana Neumann; Dullius, Maria Madalena; Schuck, Rogério José; Cardoso, Rosane Maria; Quartieri, Marli TerezinhaA presente dissertação é resultante de uma investigação realizada com uma turma de 30 alunos do segundo ano do Ensino Médio, da escola estadual Professora Maria dos Prazeres Mota, situada na cidade de Boa Vista-RR/BRA. Esta pesquisa apresenta como objetivo investigar se o uso da leitura significativa pode auxiliar os alunos do Ensino Médio a melhorarem a compreensão e a interpretação dos textos de problemas matemáticos. Este estudo traz para discussão teórica reflexões sobre resolução de problemas matemáticos, leitura significativa e interdisciplinaridade. A metodologia utilizada nesta pesquisa apoia-se numa abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de dois questionários compostos por perguntas abertas, fechadas e mistas; debates, relatos e atividades em grupo, com registros filmados e escritos. A análise dos dados coletados seguiu os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que o uso da leitura significativa provocou o interesse dos alunos pesquisados pela disciplina de Matemática e pela busca por conhecimento baseado em fatos relacionados ao cotidiano dos alunos, além da maior participação dos alunos que tornaram as aulas mais interativas.
- ItemAcesso AbertoMetodologias ativas na formação continuada de professores de matemática(2017-11) Rech, Greyson Alberto; Dullius, Maria Madalena; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Martins, Silvana Neumann; Dullius, Maria Madalena; Quartierei, Marli Teresinha; Marchi, Miriam Ines; Gonzatti, Sonia Elisa MarchiO presente estudo é resultado da investigação realizada a partir de uma intervenção pedagógica com um grupo de 18 professores em formação inicial que ministram aulas de Matemática na rede estadual de ensino da região de Concórdia, Santa Catarina/BRA. O problema central consistiu em verificar como um curso de formação inicial, com ênfase em metodologias ativas de ensino, pode impactar nas práticas pedagógicas dos professores. Como objetivo geral, propôs-se verificar como uma formação inicial, com ênfase nas metodologias ativas de ensino Peer Instruction e Team Based Learning, pode impactar nas práticas pedagógicas dos professores. O referencial teórico seguiu pressupostos que abordam formação de professores e metodologias ativas. A metodologia utilizada no desenvolvimento do estudo seguiu uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado antes da intervenção pedagógica e também por transcrições de filmagens e depoimentos descritos em diários de campo. Na análise de resultados, foi possível verificar que o curso de formação inicial, com ênfase em metodologias ativas de ensino, pode contribuir na melhoria das práticas pedagógicas dos professores, pois os professores cursistas voltaram a ter a sensação que um aluno tem ao aprender algo novo e interessante, fazendo, com a prática, uma volta ao início de sua caminhada profissional. Dessa forma, desenvolveram as atividades com grande empenho e cooperação, aplicando as metodologias ativas concebidas no curso de formação inicial com seus alunos, o que culminou em resultados positivos, percebidos nos depoimentos dos próprios alunos. Tendo em vista que as mudanças no setor educacional não acontecem repentinamente, mas sim gradativamente, acredita-se que mudanças mais significativas junto aos participantes desta pesquisa ainda estão por vir.
- ItemAcesso AbertoResolução de problemas matemáticos no ensino fundamental: possibilidades a partir da leitura e da escrita(2015-01) Müller, Ana Paula Krein; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Martins, Silvana Neumann; Quartieri, Marli Terezinha; Silva, Jacqueline Silva da; Amado, Nélia Maria PontesA presente pesquisa buscou investigar a influência de práticas de leitura e de escrita como facilitadoras nos processos de compreensão, interpretação e resolução de problemas matemáticos. A proposta foi desenvolvida com oito alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, tendo, como fundamentos teóricos, as ideias de Dante (2009) que explicita que uma das dificuldades enfrentadas pelos estudantes na resolução de problemas está relacionada à interpretação dos enunciados. Igualmente foram utilizados os conceitos de Smole e Diniz (2001), que destacam a importância de incentivar o trabalho com leitura de enunciados, assim como a formulação destes, para poder explorar a escrita durante as aulas de Matemática. No decorrer do desenvolvimento desta prática pedagógica, foram explorados textos matemáticos, curiosidades, desafios e enunciados de problemas. Abordou-se, também, a elaboração de problemas a partir de uma resposta já elaborada, explorando a organização e a estrutura de um enunciado. Com a resolução de problemas matemáticos, procurou-se incentivar os alunos a utilizarem diferentes estratégias de resolução de problemas, além de apresentar diversos tipos de problemas, devendo também observar os passos de compreensão e interpretação para elaboração de uma forma de resolução, executando um plano e conferindo o resultado final. Os instrumentos de coleta de dados utilizados, foram diário de campo da pesquisadora, caderno individual dos alunos, entrevista semiestruturada e filmagens. Como resultados, destaca-se a dificuldade enfrentada pelos alunos para interpretar enunciados e a percepção de que, envolvendo a leitura e a escrita durante as aulas de Matemática, conseguiu-se auxiliar os estudantes a obterem êxito na resolução dos problemas propostos.
- ItemAcesso AbertoRobótica educacional: um recurso para introduzir o estudo da física no ensino fundamental(2018-08-06) Biehl, Rodrigo; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Quartieri, Marli Teresinha; Marchi, Miriam Ines; Kuhn, Malcus CassianoEsta dissertação aborda a utilização da Robótica Educacional como recurso didático para introdução dos conceitos da Física no contexto das aulas de Ciências. O problema investigado foi como a Robótica Educacional pode contribuir para introduzir conceitos de Física no nono ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública. O cenário deste estudo ocorreu em uma escola da rede pública municipal do município de Lajeado, Rio Grande do Sul, tendo, como participantes vinte estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos propostos na pesquisa foram: conhecer as concepções construídas pelos alunos do 9o ano sobre a disciplina de Ciências trabalhada ao longo do Ensino Fundamental; identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conceitos da Física abordados na intervenção; planejar e efetivar uma intervenção pedagógica na disciplina de Ciências, no nono ano do Ensino Fundamental, para desenvolver, com os alunos, conceitos da Física por meio de atividades apoiadas na Robótica Educacional; e analisar se a intervenção pedagógica, mediada pela Robótica Educacional, contribuiu para o aprendizado dos alunos. Para o alcance dos objetivos, a Robótica foi utilizada como estratégia didática para o ensino da Física, sendo que nas atividades propostas buscou-se aplicar os princípios das Metodologias Ativas e os pressupostos das práticas investigativas. A pesquisa é de natureza qualitativa. Para levantamento dos dados, foram utilizadas anotações do pesquisador, questionários, fotos, filmagens e relatórios elaborados pelos alunos. Os dados apontaram que: a) a maioria dos alunos tem afinidade com a disciplina de Ciências e percebe sua importância para sua formação, mas menciona que as aulas poderiam ser mais atrativas e dinâmicas.; b) muitos estudantes tinham um entendimento razoável dos tópicos abordados, mas não conseguiam realizar algumas correlações dos conceitos com situações do seu cotidiano; c) as atividades de Robótica proporcionaram um processo de colaboração, construção e investigação.; d) foi possível verificar a evolução das concepções dos alunos sobre os conceitos de posição, referencial, movimento e velocidade, após a participação nas atividades com a Robótica.
- ItemAcesso AbertoTrabalhando doenças sexualmente transmissíveis a partir de metodologias ativas de ensino: possibilidades de aprendizagem em um centro socioeducativo(2014-12) Gomes, Josélia Mendes; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Martin, Silvana Neumann; Rempel, Claudete; Marchi, Mirian Ines; Bõckel, WolmirEsta pesquisa objetiva verificar como a temática acerca das doenças sexualmente transmissíveis trabalhadas a partir de metodologias ativas de Ensino, pode auxiliar na melhoria da aprendizagem de alunos de um Centro Socioeducativo. Este estudo foi apresentado como possibilidade de ressignificação do ensino e da aprendizagem na área de Ciências, através de uma proposta de intervenção pedagógica interdisciplinar para possibilitar a aproximação entre conteúdos de Ciências/Biologia e Língua Portuguesa. Os subsídios teóricos deste estudo fundamentam-se nas metodologias ativas de ensino, na interdisciplinaridade, no ensino de Ciências e de Língua Portuguesa. O campo de investigação é o Centro Socioeducativo, localizado em Boa Vista – RR. Os sujeitos participantes da pesquisa são dezesseis alunos do Ensino Fundamental e Médio, com faixa etária de treze a dezoito anos e uma professora de Ciências/Biologia. A metodologia de trabalho utilizada para a realização desta pesquisa participante aproxima-se do estudo de caso, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir dos seguintes instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas e diário de bordo. Ao final da pesquisa constata-se que, quando é realizado um trabalho interdisciplinar, apoiado nos pressupostos das metodologias ativas de ensino, a aprendizagem pode ser alcançada.
- ItemAcesso AbertoUtilização de práticas pedagógicas diferenciadas no ensino de Matemática Financeira: um estudo de caso no Instituto Maranhense de Ensino e Cultura - IMEC(2016-11) Martins, Iomara De Albuquerque Madeira; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Martins, Silvana Neumann; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Quartieri, Marli Teresinha; Marchi, Miriam Inês; Feil, Alexandre AndréA atividade docente desafia o professor a utilizar práticas pedagógicas diferenciadas que contribuam para o alcance da aprendizagem dos alunos. Por isso, este estudo de caso com abordagem qualitativa teve como objetivo geral verificar como a utilização de práticas pedagógicas diferenciadas contribuiu para a aprendizagem de conceitos como juros, empréstimos e amortização nas aulas de Matemática Financeira, no Curso de Ciências Contábeis. O embasamento teórico está alicerçado em Berbel (2011), a qual defende a utilização de metodologias que permitam ao aluno associar a teoria à prática, e em Gimenes (2013) que traz para a reflexão quais os limites e as possibilidades da aplicação de práticas pedagógicas diferenciadas na melhoria do aprendizado dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida ao longo de 10 encontros, durante o segundo semestre de 2015, com 46 alunos do Instituto Maranhense de Ensino e Cultura – IMEC do Curso de Ciências Contábeis, nos 3º/4º períodos, na disciplina de Matemática Financeira. Como procedimentos técnicos de coleta de dados foram utilizados mapas conceituais, fotos, filmagens, relatórios e questionário. Os resultados mostraram que os alunos envolvidos neste estudo, de posse de diferentes instrumentos, entre os quais a calculadora financeira HP 12C, fazendo uso da função especial BEGIN, puderam constatar, enquanto consumidores conscientes, que nem todos os estabelecimentos comerciais visitados cumprem o que é divulgado nas propagandas. Houve, assim, uma elevação significativa e qualitativa do suporte conceitual da temática em estudo. Por meio dos relatos dos alunos, também foi possível constatar que a utilização da Planilha Eletrônica Microsoft Excel possibilitou a criação das mais diversas situações, propiciando um aprender diferenciado. Enfim, os resultados apontaram que, quando o aluno pratica os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, a partir de práticas pedagógicas diferenciadas, pode passar a ser um indivíduo mais atento e consciente na instrumentalização e na compreensão dos juros aplicados no mercado.