Docência na Educação Profissional
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Navegando Docência na Educação Profissional por Orientador "Vivian, Danise"
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- ItemAcesso AbertoImplicações de um estudo de caso desenvolvido com alunos do curso técnico em automação industrial(2018-06-25) Dexheimer, Guilherme Muccillo; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239A educação enfrenta novos desafios associados à tecnologia, já que muitas são as fontes de informação disponíveis e de fácil acesso. Assim, proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e saberes é tarefa desafiante aos docentes. O objetivo deste estudo foi avaliar as implicações pertinentes à aplicação de metodologias ativas na forma de estudo de caso. Essa metodologia foi utilizada para demonstrar a aplicação dos conteúdos pertinentes à disciplina permitindo ser utilizada também como método de avaliação diferente às tradicionais provas, pois há um acompanhamento do professor ao longo de todo o período, permitindo determinar pontos que devam receber mais atenção. Para isso, foram analisadas as respostas dos alunos em um questionário avaliando a perspectiva de aprendizagem destes, bem como o próprio sentimento dos alunos quanto à forma avaliativa. Assim, pode-se concluir que a aceitação desta forma de avaliação, aplicação dos conteúdos e acompanhamento da aprendizagem dos alunos, foi recebida clara e abertamente por todos, gerando oportunidades de desenvolvimento do ser e do conviver da turma.
- ItemAcesso AbertoAs metodologias ativas e o seu impacto na área do ensino(2018-06-25) Hauschild, Luis Paulo; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239Este trabalho tem por objetivo verificar se o uso de metodologias ativas nos cursos técnicos em Automação Industrial e Eletroeletrônica de uma escola de nível técnico do estado do Rio Grande do Sul colabora para motivar os alunos na construção da educação, tornando-os participantes ativos e responsáveis pela sua formação discente. Na educação profissional como um todo, percebe-se que os alunos têm dificuldade em concentra-se no que lhes é ensinado em aula, pois a didática muitas vezes não é apropriada, mesmo que sejam conteúdos importantes. Para envolver o aluno, é necessário mudar a relação na qual apenas o professor determina as regras e detém o saber e o aluno como sujeito ouvinte passivo para uma modelagem diferenciada e dinâmica, colocando o aluno como agente responsável por construir os seus aprendizados e o professor como responsável pela organização e orientação deste processo. A isso se dá o nome de metodologias ativas. Este estudo de abordagem qualitativa foi promovido por intermédio de uma pesquisa de campo através de questionário respondido por sete professores e 14 alunos do curso supracitado. Pelos dados analisados na pesquisa percebeu-se que há alunos com perfil inovador, ativo e se desenvolvendo com facilidade através de metodologias ativas promovidas em sala de aula, mas há aqueles que ainda resistem e preferem ficar repetindo os ensinamentos aplicados pelas escolas tradicionais, uma herança cultural e histórica que merece a devida atenção.
- ItemAcesso AbertoPrograma educação financeira na escola: um inventário taxonômico dos objetivos educacionais(2018-06-25) Portal, Márcio Telles; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239Considerando a relevância da literacia financeira no mundo do trabalho e a necessidade de uma adequada definição dos objetivos educacionais antecedente à fase de planejamento do desenho de conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem e, por conseguinte, para a efetividade de programas educacionais, procedeu-se um inventário taxonômico dos objetivos educacionais do Programa Educação Financeira na Escola para o Ensino Médio. A investigação ocorreu à luz da taxonomia revisada e bidimensional (conhecimento e processo cognitivo) de Bloom. O exame taxonômico demonstra ênfase em processos cognitivos associados à aplicação e avaliação, enquanto sob a dimensão conhecimento verifica-se ênfase no nível procedimental. A ênfase observada está aderente à proposta do programa em desenvolver competência na tomada de decisão. Apesar desta concentração, constatam-se objetivos específicos categorizados no nível cognitivo de criação e do nível de conhecimento metacognitivo, fundamentais para o desenvolvimento da esperada tomada de decisão autônoma que suporte ações planejadas e resoluções de problemas, permitindo melhorar e/ou alterar o curso da condição financeira atual, sujeita às restrições sociais e econômicas do estudante.