Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Docência na Educação Profissional por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 32
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoUso de tecnologias digitais: relato de experiência do uso de aplicativo móvel como auxílio no processo ensino e aprendizagem de anatomia humana(2017-06-25) Baldo, Ana Paula Vendruscolo; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564Este estudo visou avaliar e comparar duas sequências didáticas baseadas no modelo tradicional de ensino e na utilização de aplicativo para dispositivos móveis, como auxílio ao aprendizado, de anatomia humana, analisando a opinião dos alunos sobre as atividades realizadas, bem como das percepções do autor no tocante à metodologia proposta. A prática foi realizada na disciplina de Anatomia e Fisiologia Humanas I, do Curso Técnico de Enfermagem, da Univates, no segundo semestre de 2017, durante dois encontros. A didática utilizada consistiu da utilização de tecnologias digitais a partir do uso do aplicativo de celular em três dimensões e o modelo tradicional de ensino com auxílio de moldes anatômicos e aulas dialogadas. A avaliação da metodologia foi feita por meio de questionário aplicado a turma, pelo Google Forms, e por observações feitas à partir da análise da professora. A partir da análise dos resultados, após aplicação das sequências didáticas e posterior avaliação, verificou-se que a utilização de tecnologias digitais complementou e facilitou o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de anatomia humana, sendo de grande valia na construção do conhecimento.
- ItemAcesso AbertoReforma do Ensino Médio: resgate histórico e análise de posicionamentos a respeito da Lei nº 13.415/17 por meio de revisão de literatura(2018-02) Bald, Volnei André; Fassini, Edí; http://lattes.cnpq.br/3699307741202885Desde o Período Colonial até a atualidade, o sistema de ensino do Brasil passou por diversas modificações em sua estrutura e organização. Durante séculos, diversas reformas foram realizadas com objetivos distintos, fossem eles sociais, políticos ou econômicos. Sob a alegação de melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio do Brasil, o Governo Federal sancionou, em fevereiro de 2017, a Lei nº 13.415, que prevê a reforma do ensino médio. Assim, este artigo teve como objetivo resgatar alguns momentos relevantes da História do ensino médio brasileiro e analisar opiniões de sujeitos envolvidos ou especialistas na área de educação a respeito da proposta de reforma do ensino médio aprovada pelo Governo Federal. Para realização do trabalho adotou-se a metodologia de análise qualitativa. Como resultados, observou-se que basicamente o Governo é defensor da Lei nº 13.415/17 e que os críticos da proposta são indivíduos vinculados à área da Educação, podendo ter filiação partidária de oposição ao Governo ou não. Notou-se, ainda, que os argumentos, sejam para defesa ou refuta, em alguns momentos não se sustentam e que a confirmação de que a reforma resolverá ou não os problemas do ensino médio virá somente com o decorrer do tempo, não sendo possível afirmar categoricamente que terá êxito ou fracassará. Resta a sugestão de que outros pesquisadores sigam acompanhando o processo de implantação da reforma do ensino médio, proposta pela lei nº 13.415/17.
- ItemAcesso AbertoAnálise quali-quantitativa da evasão escolar nos cursos técnicos do CEP - Univates: um estudo de caso envolvendo quatro cursos técnicos nas áreas de saúde e tecnologia(2018-02) Diedrich, Vinícius Antônio; Fassini, Edí; http://lattes.cnpq.br/3699307741202885A evasão escolar é um problema que tem se acentuado nos últimos anos, acompanhando a ampliação na oferta de vagas nos cursos técnicos no país nos últimos 15 anos, demandada pela necessidade de mão-de-obra, reflexo do crescimento econômico da última década. Essa evasão tem causado diversos problemas, sendo principalmente: desequilíbrio econômico das instituições de ensino, baixa qualificação dos profissionais e falta de mão de obra especializada. Este artigo apresenta uma discussão acerca da evolução do número de matrículas na educação profissional e da evasão escolar nos cursos técnicos. É apresentado um estudo de caso sobre quatro cursos técnicos do Centro de Educação Profissional da Univates, em dois eixos distintos, o da saúde e da tecnologia. São apresentadas as taxas de evasão para os cursos no período entre 2012 e 2016 e analisados os principais motivos e fatores causadores da evasão escolar, e são propostas, ao final, ações que auxiliem os gestores educacionais a conhecer e a enfrentar e combater tal problema.
- ItemAcesso AbertoUsando as metodologias ativas na educação profissional: identificação, compreensão e análise nas percepções dos estudantes(2018-04) Capalonga, Flávia; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450O presente artigo aborda o conceito de metodologias ativas e as principais transformações que vem ocorrendo nos processos de ensino aprendizagem. Entendem-se essas como novas práticas pedagógicas que consistem em colocar o aluno como protagonista na construção da aprendizagem, diferenciando do método tradicional. Por conta disso, foi realizado um estudo com estudantes de diferentes cursos técnicos profissionalizantes de uma instituição de ensino do Vale do Taquari – Rio Grande do Sul, a fim de ter melhor clareza sobre suas percepções diante das metodologias ativas utilizadas por seus docentes em sala de aula e sobre as possíveis capacidades que são por eles desenvolvidas na construção do conhecimento. Pelos resultados obtidos, conclui-se que o uso das novas práticas pedagógicas, quando utilizadas de forma correta, os estudantes identificam e consideram benéficos para o seu desenvolvimento estudantil e profissional. Além disso, acredita-se que quando docentes e discentes atuam juntos, os processos de aprendizagem e de ensino são mais eficazes.
- ItemAcesso AbertoAndragogia na educação profissional(2018-06-25) Rechlinski, Milene Duarte; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836Este trabalho tem por objetivo identificar e refletir sobre os métodos de ensino utilizados para a Educação Profissional de adultos. As instituições de Educação Profissional têm, em sua maioria, classes formadas por adultos. Faz-se necessário que se desenvolvam metodologias pedagógicas voltadas a atender os anseios deste aluno, que precisa saber o que e para que está estudando e como poderá aplicar este conhecimento no futuro. A Andragogia, através de seus métodos, se apresenta como importante ferramenta, favorecendo e estimulando o adulto a aprender. Pergunta-se: é possível utilizar metodologias ativas baseadas na Andragogia para propiciar um melhor desempenho dos alunos no processo de ensino e aprendizagem? Como os estudantes avaliam esta utilização? Baseada em pesquisa bibliográfica sobre o tema, experiências práticas na utilização de metodologias ativas, uma pesquisa foi realizada com estudantes de curso técnico em Transações Imobiliárias, para avaliar seu envolvimento em um estudo de caso, aplicado na Disciplina de Projetos de Arquitetura. Na visão dos alunos, o trabalho promoveu sua aproximação com as atividades desenvolvidas no exercício profissional e contribuição para sua formação, ao proporcionar a ampliação dos conhecimentos, a independência pela busca de soluções e a tomada de decisões.
- ItemAcesso AbertoAnálise do uso das metodologias ativas nos cursos técnicos de enfermagem: uma revisão integrativa(2018-06-25) Moura, Lidiane Stole De; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564O estudo teve como objetivo analisar como estão sendo desenvolvidas as metodologias ativas nos cursos técnicos de enfermagem, sob a luz da literatura. É uma Revisão Integrativa, que utilizou a base de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), sendo que ao final da coleta de dados foram selecionados sete artigos, e estes foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Entre os principais resultados ressalta-se que as metodologias ativas favorecem a capacidade de reflexão do aluno, tornando-o mais pró-ativo na sua formação profissional tendo condições de detectar problemas e buscar soluções no cotidiano das pessoas. Porém, os estudos mostraram que há deficiência na formação do docente em relação às metodologias ativas, favorecendo a não aplicação destas nas aulas teóricas e práticas, como o pouco uso de recursos tecnológicos e ferramentas atrativas de ensino que aproximam a realidade com a teoria. Conclui-se que as instituições formadoras devem potencializar a formação pedagógica dos docentes para que estes integrem as metodologias ativas nas práticas de ensino e aprendizagem dos futuros técnicos de enfermagem, na busca de qualificação da formação profissional.
- ItemAcesso AbertoSimulações e aprendizagens baseadas em problemas: uma experiência de uso de metodologias ativas em um curso técnico de enfermagem(2018-06-25) Lemos, Rosa Maria Rodrigues; Padilha, Teresinha Aparecida Faccio; http://lattes.cnpq.br/9740079294246122Muitos avanços na área educacional são percebidos no sentido de romper com paradigmas enraizados propondo-se inovações que buscam o desenvolvimento de novas habilidades. O contexto do ensino técnico, por sua vez, tem a premissa de formar profissionais com um perfil que atenda novas demandas do mercado de trabalho. Deste modo, as metodologias ativas de ensino e de aprendizagens se mostram aliadas de potencial na prática docente. Sendo assim, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tem por objetivo investigar como uma prática pedagógica desenvolvida com uso de simulações reais de casos e de situações problemas na disciplina de Atendimento de Urgência em um curso técnico em Enfermagem pode contribuir na formação profissional dos alunos envolvidos. A pesquisa é realizada em consonância com os princípios qualitativos e quantitativos que se complementam entre si. A coleta de dados é feita por meio de um questionário realizado no início e no final da intervenção pedagógica e de um diário de bordo com registro das percepções do docente que conduz a prática pedagógica. Os questionários apontaram progresso significativo na aprendizagem dos alunos que foram unânimes em atribuir relativo grau de importância às atividades práticas para suas formações. Os resultados então indicaram que o uso da simulação e da aprendizagem baseada em problemas estimula a curiosidade e possibilita a vinculação dos conhecimentos teóricos com a prática da futura atuação profissional colaborando com a melhor preparação para o ingresso no mercado de trabalho.
- ItemAcesso AbertoMetodologias de ensino e aprendizagem no curso técnico em enfermagem(2018-06-25) Salvador, Shara; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564O presente estudo pretende avaliar as percepções de estudantes do Curso Técnico em Enfermagem sobre as metodologias de ensino adotadas em sala de aula, evidenciando na matéria de Introdução em Enfermagem. Além disso, identificou-se as principais motivações que levaram os estudantes a escolherem o curso de Técnico em Enfermagem. A pesquisa caracteriza-se como descritiva quanto aos objetivos, de levantamento em relação aos procedimentos e quantitativa quanto ao tratamento e análise dos dados. Para tanto, utilizou-se de questionário como instrumento de coleta de dados e a amostra foi de 30 estudantes. A pesquisa foi realizada em 2017, no Curso Técnico em Enfermagem na cidade de Guaporé - RS. Como resultados verificou-se que, na percepção dos estudantes, os métodos e técnicas de ensino considerados mais eficazes para o aprendizado são aulas que envolvam atividades práticas, porém, a aula com apresentação de trabalhos é a metodologia mais utilizada pelos professores. Evidenciou-se que ensinar e aprender vai muito além do que transmitir e reproduzir conhecimentos. Considerando as novas metodologias na Educação, fica compreendido que o professor necessita atuar como mediador, motivar ideias, para que os estudantes se tornem ativos no processo, críticos e reflexivos, evidenciando a prática profissional atual.
- ItemAcesso AbertoInvestigando a concepção de um grupo de professores a respeito de metodologias ativas(2018-06-25) Haefliger, Maira; Magedanz, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237Este trabalho aponta uma investigação sobre a concepção de um grupo de professores da Educação Básica, que atuam em diferentes níveis de ensino no município de Colinas/RS, quando questionados a respeito de metodologias ativas em sala de aula. Com o objetivo de verificar a visão dos docentes de duas redes de ensino (municipal e estadual) do referido município, que desenvolvem estratégias pedagógicas próprias em sala de aula, pretende-se identificar os métodos mais utilizados, bem como inter-relacionar estes com metodologias ativas e analisar as possíveis vertentes à Educação Profissional. As metodologias ativas são ferramentas que possibilitam ao aluno ser o agente principal de seu aprendizado, tendo o professor como um orientador e parceiro na construção dos saberes. O docente usa diversas estratégias, deixando a aula meramente expositiva de lado, para ingressar num mundo tecnológico, fazendo com que o estudante busque alcançar uma progressão mais efetiva em relação ao conhecimento. Os dados revelados na pesquisa, oriundos da análise de conteúdo das respostas de um questionário virtual semiaberto, mostram que os professores investigados conhecem algumas das metodologias apresentadas, bem como as utilizam em sala de aula. Projeto, trabalho em grupo e pesquisa científica foram as mais citadas e, no que se refere à educação profissional, a integração da teoria com a prática é, para a grande maioria dos respondentes, elemento fundamental na busca pela construção de um técnico mais qualificado para o mercado de trabalho.
- ItemAcesso AbertoImplicações de um estudo de caso desenvolvido com alunos do curso técnico em automação industrial(2018-06-25) Dexheimer, Guilherme Muccillo; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239A educação enfrenta novos desafios associados à tecnologia, já que muitas são as fontes de informação disponíveis e de fácil acesso. Assim, proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e saberes é tarefa desafiante aos docentes. O objetivo deste estudo foi avaliar as implicações pertinentes à aplicação de metodologias ativas na forma de estudo de caso. Essa metodologia foi utilizada para demonstrar a aplicação dos conteúdos pertinentes à disciplina permitindo ser utilizada também como método de avaliação diferente às tradicionais provas, pois há um acompanhamento do professor ao longo de todo o período, permitindo determinar pontos que devam receber mais atenção. Para isso, foram analisadas as respostas dos alunos em um questionário avaliando a perspectiva de aprendizagem destes, bem como o próprio sentimento dos alunos quanto à forma avaliativa. Assim, pode-se concluir que a aceitação desta forma de avaliação, aplicação dos conteúdos e acompanhamento da aprendizagem dos alunos, foi recebida clara e abertamente por todos, gerando oportunidades de desenvolvimento do ser e do conviver da turma.
- ItemAcesso AbertoAvaliação das ferramentas colaborativas G Suite no meio acadêmico e o papel do docente frente às novas tecnologias de aprendizagem colaborativa(2018-06-25) Mallmann, Rafael; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564O artigo busca realizar uma análise quanto ao papel do professor frente às novas tecnologias colaborativas, junto a disciplina de Informática e Sistemas de Informação Gerencial, do curso de Técnico em Administração, da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A disciplina foi ministrada utilizando a metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) realizadas por meio de trabalhos em grupos, com a utilização da plataforma G Suite da Google. No novo contexto de tecnologias, que permitem acessos simultâneos e remotos aos conteúdos em sala de aula, o principal aspecto abordado é a importância e o papel do professor dentro da sala de aula, e a avaliação da aprendizagem tendo a figura do professor presente ou não. Por meio de um questionário aplicado aos estudantes, avaliou‐se o uso da plataforma G Suite, analisando o seu modelo colaborativo e contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem, tendo como foco a avaliação do papel do professor neste cenário em que a tecnologia é utilizada como recurso educacional, onde pode-se observar, o novo papel do professor como um grande orientador da aquisição do conhecimento, e não mais apenas como o detentor e transmissor do saber.
- ItemAcesso AbertoMetodologias ativas no ensino de matemática financeira em nível técnico profissionalizante: percepção de estudantes(2018-06-25) Giasson, Carlos Menta; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836Este artigo foi produzido como requisito para conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional, da Univates, O estudo investigou a percepção dos estudantes da disciplina de Matemática Financeira e Estatística do Curso Técnico em Administração da Univates sobre o uso de técnicas de ensino norteadas por metodologias ativas. Foi feito um levantamento do referencial teórico sobre o tema, com foco no método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), A característica metodológica deste trabalho é de natureza quantitativa. Foi utilizado um instrumento de pesquisa on-line com questões de múltipla escolha e escalas do tipo Likert. Os dados coletados foram organizados em gráficos que demonstram um equilíbrio na preferência dos estudantes por aulas onde ocorre uma mescla entre metodologia tradicionais e ativas. A maioria dos estudantes consideraram que a tarefa realizada, baseada em ABP, auxiliou no aprendizado, podendo facilitar a compreensão da matéria. Apesar de não encerrar o assunto, o artigo pode subsidiar debates sobre as melhores práticas pedagógicas para o Ensino Técnico Profissionalizante e outros níveis de ensino.
- ItemAcesso AbertoAprendizagem baseada em projetos para desenvolvimento de competências em disciplina da educação profissional(2018-06-25) Diedrich, Valter Henrique; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450Frente aos diversos e novos obstáculos que a educação vem sentindo, novas técnicas ou variações de métodos de ensino e aprendizagem tem proporcionado resultados satisfatórios no meio acadêmico. São estratégias de ensino que tem permitido tanto ao docente como ao discente uma realocação de posição, um melhoramento do professor habitual e seu método tradicional de ensino, que visa através de métodos ativos de ensino e aprendizagem o dinamismo do aluno, a sua procura de sentido crítico e idealizador, o cultivo da independência cognitiva e promoção da autonomia. Tais técnicas colocam o discente no centro do ensino, como responsável por suas atividades de aprendizagem. Ao professor cabe a responsabilidade de orientação, como um tutor do aluno. Neste artigo é relatada a experiência da aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, para uma turma do ensino técnico profissionalizante e caracterizando este processo através da coleta da opinião dos próprios alunos. Como esperado, a metodologia ABP teve muitos pontos positivos e foram alcançados níveis satisfatórios de ratificação do método como forma de ensino e avalição. Além disto foram expostos alguns pontos importantes que devem ser trabalhos para a melhoria contínua não apenas desta técnica na disciplina em questão como considerar outras metodologias ativas de ensino.
- ItemAcesso AbertoAs metodologias ativas e o seu impacto na área do ensino(2018-06-25) Hauschild, Luis Paulo; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239Este trabalho tem por objetivo verificar se o uso de metodologias ativas nos cursos técnicos em Automação Industrial e Eletroeletrônica de uma escola de nível técnico do estado do Rio Grande do Sul colabora para motivar os alunos na construção da educação, tornando-os participantes ativos e responsáveis pela sua formação discente. Na educação profissional como um todo, percebe-se que os alunos têm dificuldade em concentra-se no que lhes é ensinado em aula, pois a didática muitas vezes não é apropriada, mesmo que sejam conteúdos importantes. Para envolver o aluno, é necessário mudar a relação na qual apenas o professor determina as regras e detém o saber e o aluno como sujeito ouvinte passivo para uma modelagem diferenciada e dinâmica, colocando o aluno como agente responsável por construir os seus aprendizados e o professor como responsável pela organização e orientação deste processo. A isso se dá o nome de metodologias ativas. Este estudo de abordagem qualitativa foi promovido por intermédio de uma pesquisa de campo através de questionário respondido por sete professores e 14 alunos do curso supracitado. Pelos dados analisados na pesquisa percebeu-se que há alunos com perfil inovador, ativo e se desenvolvendo com facilidade através de metodologias ativas promovidas em sala de aula, mas há aqueles que ainda resistem e preferem ficar repetindo os ensinamentos aplicados pelas escolas tradicionais, uma herança cultural e histórica que merece a devida atenção.
- ItemAcesso AbertoPrograma educação financeira na escola: um inventário taxonômico dos objetivos educacionais(2018-06-25) Portal, Márcio Telles; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239Considerando a relevância da literacia financeira no mundo do trabalho e a necessidade de uma adequada definição dos objetivos educacionais antecedente à fase de planejamento do desenho de conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem e, por conseguinte, para a efetividade de programas educacionais, procedeu-se um inventário taxonômico dos objetivos educacionais do Programa Educação Financeira na Escola para o Ensino Médio. A investigação ocorreu à luz da taxonomia revisada e bidimensional (conhecimento e processo cognitivo) de Bloom. O exame taxonômico demonstra ênfase em processos cognitivos associados à aplicação e avaliação, enquanto sob a dimensão conhecimento verifica-se ênfase no nível procedimental. A ênfase observada está aderente à proposta do programa em desenvolver competência na tomada de decisão. Apesar desta concentração, constatam-se objetivos específicos categorizados no nível cognitivo de criação e do nível de conhecimento metacognitivo, fundamentais para o desenvolvimento da esperada tomada de decisão autônoma que suporte ações planejadas e resoluções de problemas, permitindo melhorar e/ou alterar o curso da condição financeira atual, sujeita às restrições sociais e econômicas do estudante.
- ItemAcesso AbertoA Utilização de Metodologias Ativas nos cursos do Centro de Educação Profissional da Universidade do Vale Do Taquari - Univates(2018-06-25) Scheibel, Daniela Luísa; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450As metodologias ativas são técnicas inovadoras, que contribuem de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem. São propostas educacionais que desenvolvem o processo de aprender, estratégias que trazem benefícios, tanto para os professores quanto para os alunos. Estes métodos fazem com que o aluno tenha uma postura ativa frente ao seu aprendizado, enquanto o docente assume o papel de orientador e mediador. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo verificar se as metodologias ativas estão sendo aplicadas nos cursos de Educação Profissional da Universidade do Vale do Taquari - Univates, através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. O levantamento de dados foi realizado por meio de um questionário elaborado no Google Forms. A pesquisa foi realizada com 41 professores e 197 alunos do centro de educação profissional. Com as informações foi possível identificar que as metodologias já estão sendo aplicadas pelos professores e que os resultados são excelentes, mas que o aprimoramento destas estratégias não deve cessar, a busca pela qualificação deve ser constante.
- ItemAcesso AbertoAmbiente virtual moodle como ferramenta de apoio ao ensino presencial em curso técnico(2018-06-25) Terra, Cristiana Baruel; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450Os ambientes virtuais de aprendizagem vem crescendo muito nas instituições de ensino devido aos novos desafios da sociedade moderna cada vez com menos tempo e recursos. Para tanto, são utilizadas diversas metodologias e ferramentas, onde a implantação e utilização devem ser monitoradas e avaliadas em busca de melhorias constantes. Esse artigo mostra a trajetória da aplicação de metodologias e atividades não presenciais nos cursos técnicos presenciais, com do uso de uma ferramenta virtual gratuita (Moodle). Sua importância, bem como as dificuldades e oportunidades observadas foram analisadas através de um questionário aplicado a 120 alunos e 20 professores de um curso técnico no Vale do Taquari-RS. A capacitação prévia foi citada pela maioria dos professores e alunos como fundamental para preparar e realizar corretamente as atividades propostas; maior flexibilização do tempo nos estudos, auto-organização e auto aprendizado foram oportunidades citadas pela maioria dos estudantes. As ferramentas do Moodle foram mais utilizadas para promover pesquisa dos temas abordados presencialmente e aprofundar questões discutidas em sala de aula. As dificuldades relatadas pelos professores foram a falta de tempo e conhecimento da ferramenta. Como benefícios ressaltaram a agilidade e organização no repasse de informações e material. Conclui-se que um processo de treinamento detalhado e prático, com a utilização de todas as ferramentas disponíveis, reciclagens periódicas e um bom suporte tecnológico da escola, podem auxiliar no sucesso da utilização da ferramenta durante o curso, otimizando o tempo de envolvimento dos professores e alunos, na confecção e realização das atividades, garantindo a qualidade das mesmas.
- ItemAcesso AbertoJogo da segurança: uma atividade interativa(2018-06-26) Heberle, José Roberto; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564Este trabalho expressa a vivência de uma atividade interativo entre alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, da Univates, durante a realização da Semana Acadêmica do referido Curso. Esta atividade foi definida como Jogo da Segurança. O jogo educativo com o intuito de interação possibilita o crescimento do estudante, estimula o raciocínio lógico, reforça a questão do trabalho em equipe e resolução de problemas e também exige criatividade e pensamento crítico. Portanto, através desse relato pretende-se demonstrar uma experiência de sucesso, tanto pela motivação e participação dos alunos, como também dos professores. Interagir com os estudantes, reunir os alunos do curso e as respectivas disciplinas para promoção da interdisciplinaridade, proporcionar uma atividade lúdica e participativa, desenvolver e preparar o aluno para o mercado de trabalho, bem como relacionar os conteúdos abordados durante o curso, são alguns dos objetivos da criação deste evento. A vivência descrita nesse trabalho retrata a aplicação de um jogo educativo e interativo elaborado pelo grupo de docentes do curso que resultou em grandes benefícios tanto para os estudantes quanto para os próprios professores envolvidos e permitiu também refletir a respeito da perspectiva no uso de diferentes metodologias para que o processo de ensino e aprendizagem seja interessante, motivador e de qualidade.
- ItemAcesso AbertoO ensino de legislação nos cursos de educação profissional: possibilidades metodológicas para uma aprendizagem significativa(2018-06-26) Locatelli, Cesar Ricardo; Fassini, Edí; http://lattes.cnpq.br/3699307741202885O presente artigo contém um estudo realizado em cinco instituições gaúchas de ensino, nas quais são ofertados cursos técnicos diversos. Vários cursos da Educação Profissional possuem em sua grade curricular disciplinas de Direito e/ou contemplam em seus conteúdos programáticos saberes relacionados com a legislação pátria. Como é escassa (ou inexistente) a literatura que refira sobre metodologias específicas para o ensino de legislação nos cursos técnicos, buscou-se identificar, por meio de uma pesquisa quanti-qualitativa, como os professores estão trabalhando com seus estudantes e o que tem sido feito para se garantir uma aprendizagem significativa. Várias são as técnicas eficazes no ensino das leis brasileiras, devendo prevalecer a diversificação.
- ItemAcesso AbertoA utilização de algoritmos nos processos de ensino e de aprendizagem de programação de computadores em cursos técnicos(2018-06-26) Gossmann, Tiago; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564Os processos de ensino e de aprendizagem de programação de computadores sempre foram um grande desafio, tanto para professores quanto estudantes. Frequentemente registram-se dificuldades por parte dos discentes na compreensão destes assuntos o que acaba gerando desinteresse, reprovação e evasão. Neste trabalho são levantados diversos fatores que contribuem para este cenário e propõe-se alternativas para amenizar esta realidade. Este artigo relata a experiência da inserção de Algoritmos no conteúdo programático inicial da disciplina de Programação I, do curso técnico em Eletroeletrônica da Univates, cuja finalidade foi preparar os estudantes a terem melhor compreensão da programação de computadores frente ao uso de uma linguagem de desenvolvimento de alto nível, utilizada em ambientes reais de produção de software. Os resultados obtidos foram considerados satisfatórios, uma vez que minimizaram as dificuldades apresentadas e favoreceram a aprendizagem dos estudantes, deixando-os melhor preparados para os conteúdos que virão na sequência do curso. Além disso, a prática resultou em uma diminuição no índice de evasão da disciplina, quando comparado a semestres anteriores.