Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Docência na Educação Profissional por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 32
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAmbiente virtual moodle como ferramenta de apoio ao ensino presencial em curso técnico(2018-06-25) Terra, Cristiana Baruel; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450Os ambientes virtuais de aprendizagem vem crescendo muito nas instituições de ensino devido aos novos desafios da sociedade moderna cada vez com menos tempo e recursos. Para tanto, são utilizadas diversas metodologias e ferramentas, onde a implantação e utilização devem ser monitoradas e avaliadas em busca de melhorias constantes. Esse artigo mostra a trajetória da aplicação de metodologias e atividades não presenciais nos cursos técnicos presenciais, com do uso de uma ferramenta virtual gratuita (Moodle). Sua importância, bem como as dificuldades e oportunidades observadas foram analisadas através de um questionário aplicado a 120 alunos e 20 professores de um curso técnico no Vale do Taquari-RS. A capacitação prévia foi citada pela maioria dos professores e alunos como fundamental para preparar e realizar corretamente as atividades propostas; maior flexibilização do tempo nos estudos, auto-organização e auto aprendizado foram oportunidades citadas pela maioria dos estudantes. As ferramentas do Moodle foram mais utilizadas para promover pesquisa dos temas abordados presencialmente e aprofundar questões discutidas em sala de aula. As dificuldades relatadas pelos professores foram a falta de tempo e conhecimento da ferramenta. Como benefícios ressaltaram a agilidade e organização no repasse de informações e material. Conclui-se que um processo de treinamento detalhado e prático, com a utilização de todas as ferramentas disponíveis, reciclagens periódicas e um bom suporte tecnológico da escola, podem auxiliar no sucesso da utilização da ferramenta durante o curso, otimizando o tempo de envolvimento dos professores e alunos, na confecção e realização das atividades, garantindo a qualidade das mesmas.
- ItemAcesso AbertoAnálise do uso das metodologias ativas nos cursos técnicos de enfermagem: uma revisão integrativa(2018-06-25) Moura, Lidiane Stole De; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564O estudo teve como objetivo analisar como estão sendo desenvolvidas as metodologias ativas nos cursos técnicos de enfermagem, sob a luz da literatura. É uma Revisão Integrativa, que utilizou a base de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), sendo que ao final da coleta de dados foram selecionados sete artigos, e estes foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Entre os principais resultados ressalta-se que as metodologias ativas favorecem a capacidade de reflexão do aluno, tornando-o mais pró-ativo na sua formação profissional tendo condições de detectar problemas e buscar soluções no cotidiano das pessoas. Porém, os estudos mostraram que há deficiência na formação do docente em relação às metodologias ativas, favorecendo a não aplicação destas nas aulas teóricas e práticas, como o pouco uso de recursos tecnológicos e ferramentas atrativas de ensino que aproximam a realidade com a teoria. Conclui-se que as instituições formadoras devem potencializar a formação pedagógica dos docentes para que estes integrem as metodologias ativas nas práticas de ensino e aprendizagem dos futuros técnicos de enfermagem, na busca de qualificação da formação profissional.
- ItemAcesso AbertoAnálise quali-quantitativa da evasão escolar nos cursos técnicos do CEP - Univates: um estudo de caso envolvendo quatro cursos técnicos nas áreas de saúde e tecnologia(2018-02) Diedrich, Vinícius Antônio; Fassini, Edí; http://lattes.cnpq.br/3699307741202885A evasão escolar é um problema que tem se acentuado nos últimos anos, acompanhando a ampliação na oferta de vagas nos cursos técnicos no país nos últimos 15 anos, demandada pela necessidade de mão-de-obra, reflexo do crescimento econômico da última década. Essa evasão tem causado diversos problemas, sendo principalmente: desequilíbrio econômico das instituições de ensino, baixa qualificação dos profissionais e falta de mão de obra especializada. Este artigo apresenta uma discussão acerca da evolução do número de matrículas na educação profissional e da evasão escolar nos cursos técnicos. É apresentado um estudo de caso sobre quatro cursos técnicos do Centro de Educação Profissional da Univates, em dois eixos distintos, o da saúde e da tecnologia. São apresentadas as taxas de evasão para os cursos no período entre 2012 e 2016 e analisados os principais motivos e fatores causadores da evasão escolar, e são propostas, ao final, ações que auxiliem os gestores educacionais a conhecer e a enfrentar e combater tal problema.
- ItemAcesso AbertoAndragogia na educação profissional(2018-06-25) Rechlinski, Milene Duarte; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836Este trabalho tem por objetivo identificar e refletir sobre os métodos de ensino utilizados para a Educação Profissional de adultos. As instituições de Educação Profissional têm, em sua maioria, classes formadas por adultos. Faz-se necessário que se desenvolvam metodologias pedagógicas voltadas a atender os anseios deste aluno, que precisa saber o que e para que está estudando e como poderá aplicar este conhecimento no futuro. A Andragogia, através de seus métodos, se apresenta como importante ferramenta, favorecendo e estimulando o adulto a aprender. Pergunta-se: é possível utilizar metodologias ativas baseadas na Andragogia para propiciar um melhor desempenho dos alunos no processo de ensino e aprendizagem? Como os estudantes avaliam esta utilização? Baseada em pesquisa bibliográfica sobre o tema, experiências práticas na utilização de metodologias ativas, uma pesquisa foi realizada com estudantes de curso técnico em Transações Imobiliárias, para avaliar seu envolvimento em um estudo de caso, aplicado na Disciplina de Projetos de Arquitetura. Na visão dos alunos, o trabalho promoveu sua aproximação com as atividades desenvolvidas no exercício profissional e contribuição para sua formação, ao proporcionar a ampliação dos conhecimentos, a independência pela busca de soluções e a tomada de decisões.
- ItemAcesso AbertoAplicação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos em curso de educação profissional(2018-06-26) Santin, Gerson Carlos; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564A prática profissional é um requisito fortemente considerado nas avaliações para oportunidades de trabalho. Em paralelo a isso a inserção do, ainda estudante, no mercado de trabalho tem se tornado prática necessária, principalmente quando o próprio trabalho subsidia os seus estudos. É fundamental que a sala de aula possa abordar metodologias que possibilitem ao estudante estar melhor preparado para essa transição. Também é necessário a utilização de metodologias ativas, que permitem o enriquecimento da aprendizagem no ambiente acadêmico. A metodologia de aprendizagem baseada em projetos se coloca como uma alternativa às técnicas tradicionais, fazendo com que o estudante interaja de forma prática com atividades reais da sua futura profissão além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, argumentação e pesquisa. Este artigo valida a utilização da metodologia de aprendizagem baseada em projetos como ferramenta prática de desenvolvimento da aprendizagem e, para validar isso, foi elaborada uma pesquisa quantitativa e aplicada a uma turma de estudantes de curso técnico que tiveram contato com a metodologia. Os resultados são descritos neste estudo e as conclusões demonstraram parecer favorável a utilização da metodologia como ferramenta pedagógica de fomento à formação profissional, desenvolvendo profissionais mais qualificados e melhor preparados para superar os desafios do mercado de trabalho.
- ItemAcesso AbertoAplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de programação em curso técnico em informática(2018-08-08) Dhein, Jonas Alberto; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564Novos desafios se apresentam no mundo do trabalho e na Educação Profissional no Brasil. Os educadores mesmo com conhecimentos técnicos e científicos, muitas vezes não se preocupam com a questão metodológica que envolve o processo de ensino e aprendizagem, carecendo de uma filosofia mais crítica, que conheça a realidade do aluno e o mundo profissional em que o aluno será inserido, deixando de potencializando o aprendizado do mesmo. A proposta deste trabalho é demonstrar o uso da metodologia da aprendizagem baseada em problemas, utilizado com alunos da educação profissional do curso técnico em Informática. Com base em técnicas de ensino, mais especificamente na metodologia de ensino ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas). O presente trabalho além de apresentar a metodologia ativa de ensino baseado em problemas, também apresentará os procedimentos metodológicos utilizados durante as aulas, assim como no final, os resultados e conclusões da análise desta aplicação e a sua eficiência ou não, com base na avaliação dos alunos por meio de questionário.
- ItemAcesso AbertoAprendizagem baseada em problemas (ABP) em disciplina de curso técnico(2018-06-26) Dickel, Balduino Vinícius; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564A educação passa por uma grande transformação. Muitos dos problemas pedagógicos do presente vêm justamente do desacordo que há entre a metodologia utilizada por muitos professores em sala de aula, que é considerada antiquada e ultrapassada, e a necessidade de uma sociedade cada vez mais tecnológica, que não vê mais o professor como único e maior detentor do conhecimento. As metodologias ativas vêm justamente de encontro com as metodologias tradicionais. Ela coloca o professor não mais na posição de possuidor do conhecimento e sim de mediador de objetos de estudo. O aluno não tem mais apenas o papel de receptor passivo do saber repassados pelo professor, ele é produtor do conhecimento. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia de ensino e aprendizagem caracterizada pelo uso de problemas da vida real para estimular o desenvolvimento crítico e das habilidades de solução de problemas e aquisição de conceitos fundamentais da área de conhecimento em questão. Preocupado em contribuir com o aprimoramento da qualidade do ensino, este trabalho comprova a eficiência do método e sua aplicabilidade às disciplinas do curso de Técnico em Informática. O intuito desse estudo é pesquisar a aplicabilidade do método, a partir da percepção dos alunos da disciplina de Protocolos e Serviços de Redes de Computadores, demonstrando a eficiência da metodologia e o estímulo da autoaprendizagem, importantíssima em Tecnologia da Informação.
- ItemAcesso AbertoAprendizagem baseada em problemas: possibilidades para um curso Técnico em Enfermagem(2018-06-26) Ravel, Michele; Magedanz, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237A educação, em geral, vem passando por transformações pertinentes à formação dos profissionais de diferentes áreas, inclusive da saúde. Novas tendências no ensino e na aprendizagem apontam a necessidade de apostar em ações que buscam estimular a criatividade e a autonomia, um desafio aos docentes da contemporaneidade. Esta escrita trata de um estudo de caso vivenciado na disciplina de Saúde Coletiva,de um curso técnico em Enfermagem, de uma instituição de educação profissional, localizada em Lajeado/RS. A partir da análise de conteúdo qualitativa, abordando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), buscou-se refletir sobre como o discente da educação profissional se envolve com a resolução de problemas, procurando vincular teoria e prática. A verificação dos resultados permite vislumbrar aspectos positivos nas atividades pedagógicas, quando estas estão atreladas às metodologias ativas, contribuindo para a qualificação do ensino e, consequentemente, para a formação de futuros profissionais melhor capacitados.
- ItemAcesso AbertoAprendizagem baseada em projetos para desenvolvimento de competências em disciplina da educação profissional(2018-06-25) Diedrich, Valter Henrique; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450Frente aos diversos e novos obstáculos que a educação vem sentindo, novas técnicas ou variações de métodos de ensino e aprendizagem tem proporcionado resultados satisfatórios no meio acadêmico. São estratégias de ensino que tem permitido tanto ao docente como ao discente uma realocação de posição, um melhoramento do professor habitual e seu método tradicional de ensino, que visa através de métodos ativos de ensino e aprendizagem o dinamismo do aluno, a sua procura de sentido crítico e idealizador, o cultivo da independência cognitiva e promoção da autonomia. Tais técnicas colocam o discente no centro do ensino, como responsável por suas atividades de aprendizagem. Ao professor cabe a responsabilidade de orientação, como um tutor do aluno. Neste artigo é relatada a experiência da aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, para uma turma do ensino técnico profissionalizante e caracterizando este processo através da coleta da opinião dos próprios alunos. Como esperado, a metodologia ABP teve muitos pontos positivos e foram alcançados níveis satisfatórios de ratificação do método como forma de ensino e avalição. Além disto foram expostos alguns pontos importantes que devem ser trabalhos para a melhoria contínua não apenas desta técnica na disciplina em questão como considerar outras metodologias ativas de ensino.
- ItemAcesso AbertoAvaliação das ferramentas colaborativas G Suite no meio acadêmico e o papel do docente frente às novas tecnologias de aprendizagem colaborativa(2018-06-25) Mallmann, Rafael; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564O artigo busca realizar uma análise quanto ao papel do professor frente às novas tecnologias colaborativas, junto a disciplina de Informática e Sistemas de Informação Gerencial, do curso de Técnico em Administração, da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A disciplina foi ministrada utilizando a metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) realizadas por meio de trabalhos em grupos, com a utilização da plataforma G Suite da Google. No novo contexto de tecnologias, que permitem acessos simultâneos e remotos aos conteúdos em sala de aula, o principal aspecto abordado é a importância e o papel do professor dentro da sala de aula, e a avaliação da aprendizagem tendo a figura do professor presente ou não. Por meio de um questionário aplicado aos estudantes, avaliou‐se o uso da plataforma G Suite, analisando o seu modelo colaborativo e contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem, tendo como foco a avaliação do papel do professor neste cenário em que a tecnologia é utilizada como recurso educacional, onde pode-se observar, o novo papel do professor como um grande orientador da aquisição do conhecimento, e não mais apenas como o detentor e transmissor do saber.
- ItemAcesso AbertoContribuições e desafios da metodologia instrução entre pares: um estudo de caso no ensino técnico(2018-08-14) Mörschbächer, Jorge Lauri; Padilha, Teresinha Aparecida Faccio; http://lattes.cnpq.br/9740079294246122No contexto educacional recente há um consenso de que os métodos tradicionais de ensino têm se deparado com uma realidade que demanda novas exigências às instituições educacionais. Frente a isto surgem como alternativa as metodologias ativas de ensino, que partem da proposta de um maior envolvimento do aluno em seu próprio processo de aprendizagem, bem como de uma maior horizontalidade no espaço da sala de aula. Dentre elas, destaca-se nesse artigo a metodologia de ensino da Instrução entre Pares, que tem apresentado resultados positivos nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como no maior interesse dos alunos pelo conhecimento a partir da troca de informações e saberes em sala de aula. Sob tal perspectiva, o objetivo da pesquisa é investigar de que forma a metodologia da Instrução entre Pares pode contribuir para a formação profissional do estudante do ensino técnico em Administração. Inicialmente foi desenvolvido um estudo de caso com a utilização da metodologia no Colégio Teutônia, em uma disciplina de Logística que compõe o currículo do curso técnico em Administração. A coleta de dados foi feita por meio de registro das percepções do docente condutor da prática e de um questionário respondido pelos alunos. Os resultados demonstram melhor aproveitamento do período de aula e maior envolvimento dos alunos, a partir do interesse no diálogo e da maior interação professor-aluno e aluno-aluno; todavia observou-se que o estudo autônomo e a leitura prévia, fora do contexto de sala de aula, ainda são práticas que precisam ser incentivadas.
- ItemAcesso AbertoEducação profissional: analisando aspectos da realidade docente(2018-06-26) Schorr, Marcos; Magedanz, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237Ser professor é uma responsabilidade muito grande perante a entidade escolar, a sociedade e os alunos. Exige preparação e atualização constante do docente para que possa corresponder às necessidades e os objetivos das partes interessadas. Porém, o docente que aceita o desafio pedagógico, nem sempre possui formação específica para estar em sala de aula, principalmente no ensino técnico, onde a experiência profissional assume grande relevância na hora de disseminar conhecimentos específicos. Este artigo, fruto de um trabalho de conclusão de curso a nível de especialização em Docência na Educação Profissional, apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto aos professores do Centro de Educação Profissional da Univates, localizado em Lajeado-RS, no primeiro semestre de 2017. O objetivo principal deste estudo é, a partir das informações coletadas e confrontadas com referenciais teóricos sobre o tema “ser professor”, efetuar uma análise quanti-qualitativa sobre aspectos pertinentes à carreira docente, especialmente no que tange aos “professores de primeira ensinagem”. Por fim, almeja-se fazer deste um texto de apoio aos diversos profissionais que, de repente, percebem-se na docência.
- ItemAcesso AbertoO ensino de legislação nos cursos de educação profissional: possibilidades metodológicas para uma aprendizagem significativa(2018-06-26) Locatelli, Cesar Ricardo; Fassini, Edí; http://lattes.cnpq.br/3699307741202885O presente artigo contém um estudo realizado em cinco instituições gaúchas de ensino, nas quais são ofertados cursos técnicos diversos. Vários cursos da Educação Profissional possuem em sua grade curricular disciplinas de Direito e/ou contemplam em seus conteúdos programáticos saberes relacionados com a legislação pátria. Como é escassa (ou inexistente) a literatura que refira sobre metodologias específicas para o ensino de legislação nos cursos técnicos, buscou-se identificar, por meio de uma pesquisa quanti-qualitativa, como os professores estão trabalhando com seus estudantes e o que tem sido feito para se garantir uma aprendizagem significativa. Várias são as técnicas eficazes no ensino das leis brasileiras, devendo prevalecer a diversificação.
- ItemAcesso AbertoImpactos da estratégia World Café num curso técnico em administração: motivação, participação e aprendizado em sala de aula(2018-06-26) Brune, Luciana; Magedanz, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237Este trabalho, um estudo de caso desenvolvido com uma turma de ensino técnico do Vale do Taquari/RS, busca analisar os impactos de uma técnica inovadora em sala de aula, o World Café. Objetiva-se verificar se esta atividade diferenciada, classificada como metodologia ativa, é capaz de interferir significativamente na motivação e no interesse dos alunos, intensificando sua proatividade na busca e construção de soluções. Além disso, tem-se o intuito de fazer uma análise resumida sobre os aprendizados decorrentes desta dinâmica colaborativa. Os dados, que serviram para alicerçar a parte empírica da pesquisa, são oriundos de um questionário semi-aberto, com análise de conteúdo quanti e qualitativa, respaldada na categorização de dados produzidos pelo feedback dos discentes da turma envolvida. O resultado deste processo investigativo leva a crer que o World Café pode ser considerado uma eficiente estratégia em sala de aula, com o propósito de tirar os alunos do papel passivo, motivando-os à participação e interação na busca de novos conhecimentos e resolução de desafios. Ademais, o estudo também indicou alguns pontos muito valorizados pelos estudantes, como a interação com todos os colegas e a troca de experiências para construção de novas ideias. Por fim, a partir da experiência apresentada, confrontada com o referencial teórico, foi possível identificar contribuições significativas no processo ensino e aprendizagem a partir de métodos pouco convencionais em sala de aula, reforçando a importância do protagonismo do estudante.
- ItemAcesso AbertoImplicações de um estudo de caso desenvolvido com alunos do curso técnico em automação industrial(2018-06-25) Dexheimer, Guilherme Muccillo; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239A educação enfrenta novos desafios associados à tecnologia, já que muitas são as fontes de informação disponíveis e de fácil acesso. Assim, proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e saberes é tarefa desafiante aos docentes. O objetivo deste estudo foi avaliar as implicações pertinentes à aplicação de metodologias ativas na forma de estudo de caso. Essa metodologia foi utilizada para demonstrar a aplicação dos conteúdos pertinentes à disciplina permitindo ser utilizada também como método de avaliação diferente às tradicionais provas, pois há um acompanhamento do professor ao longo de todo o período, permitindo determinar pontos que devam receber mais atenção. Para isso, foram analisadas as respostas dos alunos em um questionário avaliando a perspectiva de aprendizagem destes, bem como o próprio sentimento dos alunos quanto à forma avaliativa. Assim, pode-se concluir que a aceitação desta forma de avaliação, aplicação dos conteúdos e acompanhamento da aprendizagem dos alunos, foi recebida clara e abertamente por todos, gerando oportunidades de desenvolvimento do ser e do conviver da turma.
- ItemAcesso AbertoA importância da interdisciplinaridade na aprendizagem baseada em projetos para capacitar o auxiliar em saúde bucal a realizar educação em saúde: relato de uma experiência.(2018-06-26) Morsch, Camila Castro Da Silveira; Fassini, Edí; http://lattes.cnpq.br/3699307741202885A formação de Auxiliares em Saúde Bucal como itinerário de curso técnico, vem se aprimorando desde a regulamentação da profissão em 2008. Uma de suas atribuições é a de realizar educação em saúde para diferentes públicos, tanto em consultórios e clínicas, como na comunidade. O conhecimento do processo saúde e doença é primordial para realizar uma educação em saúde bucal eficaz, reconhecendo o princípio da integralidade. Este artigo traz o relato de uma experiência pedagógica interdisciplinar, com fusão de três disciplinas do curso em Auxiliar de Saúde Bucal da Univates, em que se utilizou a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos. Analisando-se da elaboração, à execução do projeto de Prevenção e Educação em Saúde Bucal idealizado, pode-se perceber um reflexo positivo no processo de aprendizagem dos alunos. As ações realizadas na sociedade construíram um conhecimento vinculado à realidade, relacionando teoria e prática e contribuindo para tornar o aluno um sujeito e cidadão.
- ItemAcesso AbertoInvestigando a concepção de um grupo de professores a respeito de metodologias ativas(2018-06-25) Haefliger, Maira; Magedanz, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237Este trabalho aponta uma investigação sobre a concepção de um grupo de professores da Educação Básica, que atuam em diferentes níveis de ensino no município de Colinas/RS, quando questionados a respeito de metodologias ativas em sala de aula. Com o objetivo de verificar a visão dos docentes de duas redes de ensino (municipal e estadual) do referido município, que desenvolvem estratégias pedagógicas próprias em sala de aula, pretende-se identificar os métodos mais utilizados, bem como inter-relacionar estes com metodologias ativas e analisar as possíveis vertentes à Educação Profissional. As metodologias ativas são ferramentas que possibilitam ao aluno ser o agente principal de seu aprendizado, tendo o professor como um orientador e parceiro na construção dos saberes. O docente usa diversas estratégias, deixando a aula meramente expositiva de lado, para ingressar num mundo tecnológico, fazendo com que o estudante busque alcançar uma progressão mais efetiva em relação ao conhecimento. Os dados revelados na pesquisa, oriundos da análise de conteúdo das respostas de um questionário virtual semiaberto, mostram que os professores investigados conhecem algumas das metodologias apresentadas, bem como as utilizam em sala de aula. Projeto, trabalho em grupo e pesquisa científica foram as mais citadas e, no que se refere à educação profissional, a integração da teoria com a prática é, para a grande maioria dos respondentes, elemento fundamental na busca pela construção de um técnico mais qualificado para o mercado de trabalho.
- ItemAcesso AbertoJogo da segurança: uma atividade interativa(2018-06-26) Heberle, José Roberto; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564Este trabalho expressa a vivência de uma atividade interativo entre alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, da Univates, durante a realização da Semana Acadêmica do referido Curso. Esta atividade foi definida como Jogo da Segurança. O jogo educativo com o intuito de interação possibilita o crescimento do estudante, estimula o raciocínio lógico, reforça a questão do trabalho em equipe e resolução de problemas e também exige criatividade e pensamento crítico. Portanto, através desse relato pretende-se demonstrar uma experiência de sucesso, tanto pela motivação e participação dos alunos, como também dos professores. Interagir com os estudantes, reunir os alunos do curso e as respectivas disciplinas para promoção da interdisciplinaridade, proporcionar uma atividade lúdica e participativa, desenvolver e preparar o aluno para o mercado de trabalho, bem como relacionar os conteúdos abordados durante o curso, são alguns dos objetivos da criação deste evento. A vivência descrita nesse trabalho retrata a aplicação de um jogo educativo e interativo elaborado pelo grupo de docentes do curso que resultou em grandes benefícios tanto para os estudantes quanto para os próprios professores envolvidos e permitiu também refletir a respeito da perspectiva no uso de diferentes metodologias para que o processo de ensino e aprendizagem seja interessante, motivador e de qualidade.
- ItemAcesso AbertoAs metodologias ativas e o seu impacto na área do ensino(2018-06-25) Hauschild, Luis Paulo; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239Este trabalho tem por objetivo verificar se o uso de metodologias ativas nos cursos técnicos em Automação Industrial e Eletroeletrônica de uma escola de nível técnico do estado do Rio Grande do Sul colabora para motivar os alunos na construção da educação, tornando-os participantes ativos e responsáveis pela sua formação discente. Na educação profissional como um todo, percebe-se que os alunos têm dificuldade em concentra-se no que lhes é ensinado em aula, pois a didática muitas vezes não é apropriada, mesmo que sejam conteúdos importantes. Para envolver o aluno, é necessário mudar a relação na qual apenas o professor determina as regras e detém o saber e o aluno como sujeito ouvinte passivo para uma modelagem diferenciada e dinâmica, colocando o aluno como agente responsável por construir os seus aprendizados e o professor como responsável pela organização e orientação deste processo. A isso se dá o nome de metodologias ativas. Este estudo de abordagem qualitativa foi promovido por intermédio de uma pesquisa de campo através de questionário respondido por sete professores e 14 alunos do curso supracitado. Pelos dados analisados na pesquisa percebeu-se que há alunos com perfil inovador, ativo e se desenvolvendo com facilidade através de metodologias ativas promovidas em sala de aula, mas há aqueles que ainda resistem e preferem ficar repetindo os ensinamentos aplicados pelas escolas tradicionais, uma herança cultural e histórica que merece a devida atenção.
- ItemAcesso AbertoMetodologias ativas na educação profissional: estudo de caso de uma disciplina do curso técnico em eletroeletrônica(2018-06-26) Bazanella, Fernando; Magedanz, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237Este artigo, fruto de um trabalho de conclusão de curso a nível de especialização em Docência na Educação Profissional, tem como objetivo verificar se a mudança na forma de ensino, por meio da utilização de metodologias ativas, é capaz de interferir no aprendizado e, consequentemente, no desempenho do aluno. Para isso, apresenta alguns dos principais conceitos, ferramentas e características de metodologias ativas, especificamente quando utilizadas na disciplina de Máquinas Elétricas, integrante do currículo no Curso Técnico em Eletroeletrônica, de uma instituição de ensino privada localizada no Vale do Taquari/RS. Trata-se de um estudo de caso, com análise quanti-qualitativa. Após a fundamentação teórica, são descritas ferramentas, técnicas adotadas no processo e também é realizada a apresentação das duas turmas analisadas, objetos de estudo do trabalho. Por fim, concluída a especificação da análise dos dados, conjecturam-se alguns resultados, verificando a interferência do método pedagógico no aprendizado do aluno e sua importância na transformação das técnicas de ensino utilizadas pelo corpo docente.