Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Docência na Educação Profissional por Orientador "Wildner, Maria Claudete Schorr"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAmbiente virtual moodle como ferramenta de apoio ao ensino presencial em curso técnico(2018-06-25) Terra, Cristiana Baruel; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450Os ambientes virtuais de aprendizagem vem crescendo muito nas instituições de ensino devido aos novos desafios da sociedade moderna cada vez com menos tempo e recursos. Para tanto, são utilizadas diversas metodologias e ferramentas, onde a implantação e utilização devem ser monitoradas e avaliadas em busca de melhorias constantes. Esse artigo mostra a trajetória da aplicação de metodologias e atividades não presenciais nos cursos técnicos presenciais, com do uso de uma ferramenta virtual gratuita (Moodle). Sua importância, bem como as dificuldades e oportunidades observadas foram analisadas através de um questionário aplicado a 120 alunos e 20 professores de um curso técnico no Vale do Taquari-RS. A capacitação prévia foi citada pela maioria dos professores e alunos como fundamental para preparar e realizar corretamente as atividades propostas; maior flexibilização do tempo nos estudos, auto-organização e auto aprendizado foram oportunidades citadas pela maioria dos estudantes. As ferramentas do Moodle foram mais utilizadas para promover pesquisa dos temas abordados presencialmente e aprofundar questões discutidas em sala de aula. As dificuldades relatadas pelos professores foram a falta de tempo e conhecimento da ferramenta. Como benefícios ressaltaram a agilidade e organização no repasse de informações e material. Conclui-se que um processo de treinamento detalhado e prático, com a utilização de todas as ferramentas disponíveis, reciclagens periódicas e um bom suporte tecnológico da escola, podem auxiliar no sucesso da utilização da ferramenta durante o curso, otimizando o tempo de envolvimento dos professores e alunos, na confecção e realização das atividades, garantindo a qualidade das mesmas.
- ItemAcesso AbertoAprendizagem baseada em projetos para desenvolvimento de competências em disciplina da educação profissional(2018-06-25) Diedrich, Valter Henrique; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450Frente aos diversos e novos obstáculos que a educação vem sentindo, novas técnicas ou variações de métodos de ensino e aprendizagem tem proporcionado resultados satisfatórios no meio acadêmico. São estratégias de ensino que tem permitido tanto ao docente como ao discente uma realocação de posição, um melhoramento do professor habitual e seu método tradicional de ensino, que visa através de métodos ativos de ensino e aprendizagem o dinamismo do aluno, a sua procura de sentido crítico e idealizador, o cultivo da independência cognitiva e promoção da autonomia. Tais técnicas colocam o discente no centro do ensino, como responsável por suas atividades de aprendizagem. Ao professor cabe a responsabilidade de orientação, como um tutor do aluno. Neste artigo é relatada a experiência da aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, para uma turma do ensino técnico profissionalizante e caracterizando este processo através da coleta da opinião dos próprios alunos. Como esperado, a metodologia ABP teve muitos pontos positivos e foram alcançados níveis satisfatórios de ratificação do método como forma de ensino e avalição. Além disto foram expostos alguns pontos importantes que devem ser trabalhos para a melhoria contínua não apenas desta técnica na disciplina em questão como considerar outras metodologias ativas de ensino.
- ItemAcesso AbertoUsando as metodologias ativas na educação profissional: identificação, compreensão e análise nas percepções dos estudantes(2018-04) Capalonga, Flávia; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450O presente artigo aborda o conceito de metodologias ativas e as principais transformações que vem ocorrendo nos processos de ensino aprendizagem. Entendem-se essas como novas práticas pedagógicas que consistem em colocar o aluno como protagonista na construção da aprendizagem, diferenciando do método tradicional. Por conta disso, foi realizado um estudo com estudantes de diferentes cursos técnicos profissionalizantes de uma instituição de ensino do Vale do Taquari – Rio Grande do Sul, a fim de ter melhor clareza sobre suas percepções diante das metodologias ativas utilizadas por seus docentes em sala de aula e sobre as possíveis capacidades que são por eles desenvolvidas na construção do conhecimento. Pelos resultados obtidos, conclui-se que o uso das novas práticas pedagógicas, quando utilizadas de forma correta, os estudantes identificam e consideram benéficos para o seu desenvolvimento estudantil e profissional. Além disso, acredita-se que quando docentes e discentes atuam juntos, os processos de aprendizagem e de ensino são mais eficazes.
- ItemAcesso AbertoA Utilização de Metodologias Ativas nos cursos do Centro de Educação Profissional da Universidade do Vale Do Taquari - Univates(2018-06-25) Scheibel, Daniela Luísa; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450As metodologias ativas são técnicas inovadoras, que contribuem de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem. São propostas educacionais que desenvolvem o processo de aprender, estratégias que trazem benefícios, tanto para os professores quanto para os alunos. Estes métodos fazem com que o aluno tenha uma postura ativa frente ao seu aprendizado, enquanto o docente assume o papel de orientador e mediador. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo verificar se as metodologias ativas estão sendo aplicadas nos cursos de Educação Profissional da Universidade do Vale do Taquari - Univates, através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. O levantamento de dados foi realizado por meio de um questionário elaborado no Google Forms. A pesquisa foi realizada com 41 professores e 197 alunos do centro de educação profissional. Com as informações foi possível identificar que as metodologias já estão sendo aplicadas pelos professores e que os resultados são excelentes, mas que o aprimoramento destas estratégias não deve cessar, a busca pela qualificação deve ser constante.