Psicologia
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Navegando Psicologia por Orientador "Dhein, Gisele"
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- ItemAcesso AbertoUm andar pela escola: possibilidades do Acompanhamento Terapêutico (A.T.)(2019-06) Bavaresco, Gabriel; Dhein, Gisele; http://lattes.cnpq.br/9630414709702192O Acompanhamento Terapêutico (A.T.) configura-se como um dispositivo clínico que objetiva a aproximação dos vínculos entre o acompanhado e seu laço social. É marcado pelo seu movimento, pelo setting clínico ser adaptável aos locais em que o sujeito convive e se desenvolve fisicamente e psicologicamente. Dentre os ambientes de sua vivência, a escola se destaca como um dos espaços mais influentes na vida do indivíduo. Portanto, o objetivo deste trabalho é discutir sobre a potência dessa proposta terapêutica dentro da escola como uma estratégia para o desenvolvimento psicossocial de um estudante. Enquanto procedimentos metodológicos, foram analisados os escritos cartográficos produzidos em relação ao andar da prática, elucidando os pontos principais da sua execução. Os relatos foram redigidos em narrativas para a realização da análise e para a inserção de aspectos observados pelo pesquisador. A partir da análise, foi possível observar o A.T. como uma ferramenta potente para problematizar, discutir e identificar os conflitos do cotidiano de um estudante, bem como propor ações para a minimização destes. Ao entrar em contato com a cultura e os espaços ambientados pelo estudante, tornou-se possível destacar aspectos que motivaram seus conflitos e, a partir disso, estabelecer estratégias para a sua solução.
- ItemAcesso AbertoCaminhos do cuidado: o itinerário terapêutico de pacientes de saúde mental(2018-09-18) Jungles, Regina Pereira; Dhein, Gisele; http://lattes.cnpq.br/9630414709702192Um dos meios de compreender o cuidado em saúde mental é através do itinerário terapêutico, ou seja, a trajetória percorrida pelos sujeitos na busca de cuidado. Pensando nisso, este artigo busca identificar e problematizar o itinerário terapêutico de pacientes internados em leitos de saúde mental em um hospital geral no interior do Rio Grande do Sul. O estudo é qualitativo e desenvolve-se a partir do olhar cartográfico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito pessoas internados no hospital, e, ainda, utilizou-se o diário de campo para produção de dados. De maneira geral, os serviços da rede do município foram acessados pelos sujeitos ao buscarem cuidado, no entanto, vê-se uma fragilidade na busca da atenção básica. Outro ponto foi a banalização do sofrimento psíquico, tanto por parte dos profissionais quanto da família dos pacientes.
- ItemAcesso AbertoAs dificuldades vivenciadas pelos(as) imigrantes haitianos(as) ao chegar ao município de Encantado, Rio Grande do Sul(2019-11) Fachini, Eduarda; Dhein, Gisele; http://lattes.cnpq.br/9630414709702192As migrações estão presentes na evolução dos seres humanos e das sociedades, a mobilidade torna-se necessária no momento em que sujeitos são submetidos a saírem de seus lares devido perseguições religiosas, políticas, guerras e desastres naturais. Neste contexto das migrações, o terremoto ocorrido no Haiti em 2010 acentuou a vinda da população haitiana para o Brasil. A partir de uma pesquisa realizada com imigrantes haitianos(as), residentes no município de Encantado/RS, buscou-se compreender aspectos relacionados a suas vivências durante a trajetória desde a saída do país de origem, razões que os levaram a saírem do Haiti, a inserção no mercado de trabalho, dificuldades encontradas em relação ao clima, idioma o acolhimento recebido pelos imigrantes no município de Encantado- RS. O estudo de cunho qualitativo e análise de conteúdo contou com recortes das falas obtidos durantes as entrevistas que serviram como norteadores para condução da pesquisa. Em relação aos resultados obtidos salienta-se as dificuldades encontradas durante o percurso até o Brasil, o trabalho evidencia-se como motivo de vinda. Em relação as dificuldades vivenciadas destacam-se o clima frio e a compressão da língua portuguesa. No que tange o acolhimento recebido pelos(as) imigrantes no município de Encantado/RS, verifica-se que, comunidade e serviços locais prestam assistência aos imigrantes, contudo salienta-se também a resistência ainda encontrada em alguns grupos da sociedade frente à acolhida dos(as) imigrantes haitianos(as).
- ItemAcesso AbertoA escuta musical: aproximações entre os processos de aprendizagem e de escuta(2018-01) Faleiro, Augusto César; Dhein, Gisele; http://lattes.cnpq.br/9630414709702192O presente artigo apresenta uma revisão de literatura a partir de um olhar cartográfico para a obra de Raymond Murray Schafer, “A afinação do mundo”, de 2001. Este escrito buscou estabelecer relações de proximidade e distanciamento com os conceitos de aprendizagem deleuziana e escuta barthesiana, para problematizar e ampliar o entendimento de escuta para a psicologia. Desta forma, foi possível estabelecer aproximações com os conceitos analisadores através da pesquisa schaferiana com as paisagens sonoras mundiais e a ação do homem, e sociedade, nas paisagens sonoras. Foi possível identificar uma coalizão entre os conceitos esquizoanalíticos de escuta e aprendizagem com a obra schaferiana.
- ItemAcesso AbertoEscuta no espaço escolar: a possibilidade de um novo olhar para os adolescentes da educação de jovens e adultos (EJA)(2018-09-18) Pereira, Josiane De Oliveira; Dhein, Gisele; http://lattes.cnpq.br/9630414709702192A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental a cada ano recebe uma demanda maior de alunos entre 15 e 18 anos incompletos. Quando iniciam os estudos, são olhados pelos professores e direção da escola como os que não ‘deram certo’ durante o dia, que não querem estudar, os ‘evadidos’ e rebeldes. A escuta no espaço escolar pode possibilitar uma mudança na percepção dos professores. Dessa forma, esta pesquisa objetivou identificar e compreender como ocorre a escuta dos adolescentes estudantes da EJA. Participaram da pesquisa 9 estudantes do 8o e 9o da EJA, de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de um município do Vale do Taquari/RS, todos com idade de 16 anos. Solicitou-se que os estudantes redigissem uma carta, apresentando-se. Após, realizou-se o grupo focal. Para análise dos dados, utilizou-se a metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Ficou evidenciado que os adolescentes procuram essa modalidade de ensino com o objetivo de recuperar os anos de reprovação e finalizar o Ensino Fundamental. Outro motivo é a necessidade de trabalhar. Percebe-se que em algumas situações são escutados, entretanto, geralmente são apenas ouvidos. Compreende-se, dessa forma, que na maioria dos casos os docentes apenas ouvem as palavras dos alunos, sendo um ato oposto do escutar. A escuta no espaço escolar pode significar a possibilidade de relacionar-se de forma amistosa e uma maneira de respeitá-los. Pode-se pensar em espaço na escola para a escuta através de rodas de conversa, escutas individuais e a criação de caixa de sugestões.
- ItemAcesso AbertoUm estudo sobre o Psicodrama e suas possibilidades de cuidado a pacientes oncológicos(2018-01) Beuren, Jéssica; Dhein, Gisele; http://lattes.cnpq.br/9630414709702192A presente pesquisa teve por objetivo investigar as formas pelas quais o psicodrama possa ser utilizado como estratégia de cuidado aos pacientes oncológicos. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados foi entrevistas semiestruturadas, realizadas com três profissionais que atuam com a abordagem psicodramática no Brasil. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2012). Os resultados permitiram afirmar que a abordagem psicodramática pode ser muito importante ao pensar o cuidado ao paciente oncológico, pois pode ser utilizada em diferentes espaços e nem sempre teremos um lugar apto a realizar a psicoterapia, mas precisamos usar as ferramentas que temos para pensar o cuidado ao ser humano e suas necessidades emergentes que se apresentam. Ainda, conclui-se que o importante é o olhar que é lançado sobre a situação que se apresenta e de como o cuidado é percebido pelo sujeito, que deve ser pensado com ele e para ele.
- ItemAcesso AbertoMedicalização e outras práticas de cuidado a crianças em um ambulatório de saúde mental de um município do Vale do Taquari(2019-06) Rodrigues, Tayna; Dhein, Gisele; http://lattes.cnpq.br/9630414709702192O presente artigo apresentará os resultados encontrados na pesquisa realizada em um ambulatório de saúde mental, cujo tema é medicalização da infância. O Conselho Federal de Psicologia (2015) aponta para a importância do tratamento em saúde mental de crianças, estar aliado a intervenções complementares, além do tratamento medicamentoso, essas que estejam em harmonia com ações, no âmbito psicossocial, intervenções psicoterápicas, intervenções grupais e quando houver a necessidade a intervenção medicamentosa. O artigo tem por objetivo identificar, através da pesquisa em prontuários, as práticas de cuidado, que são oferecidas para contribuir com o tratamento de crianças atendidas em ambulatório de saúde mental. Para atingir o objetivo do estudo, foram analisados 66 prontuários, de crianças atendidas pelo serviço em questão, com idades de 6 a 12 anos. A análise dos dados ocorreu através da estatística descritiva.Como resultados identificamos o perfil dos usuários, salientando que a maior prevalência de crianças em tratamento de saúde mental é em meninos e, ainda, as principais práticas de cuidado no serviço dizem de atendimento psicológico e médico. Outro ponto analisado refere-se a porta de entrada no serviço, que ocorre, principalmente, por busca espontânea. Concluímos que o ambulatório de saúde mental, não produz a prática medicalizante, pois identificamos a oferta de tratamentos complementares ao cuidado das crianças selecionadas para o estudo.
- ItemAcesso AbertoNeoliberalismo e as enchentes do Vale do Taquari/RS: uma análise de narrativas a partir das mídias digitais(2024-11) Oliveira, Milena Schmidt de; Dhein, Gisele; http://lattes.cnpq.br/9630414709702192; Frohlich , Sandro; Machado, Eduardo DiasO neoliberalismo tem provocado diversas mudanças na vida e na subjetividade dos indivíduos, podendo-se afirmar que, hoje, não se trata apenas de um modelo econômico, mas de uma nova racionalidade. Ao compreender as concepções históricas e como esse modelo interfere na existência e no sofrimento psíquico dos indivíduos em nossa sociedade, esta pesquisa propõe evidenciar como o neoliberalismo se manifestou na maior catástrofe ambiental do Vale do Taquari (VT/RS). A partir disso, foram selecionadas três canais de mídias digitais do VT/RS, no Instagram, e analisadas 1.990 reportagens. A análise foi dividida em três partes: a narrativa das vítimas e a relação com o discurso neoliberal; a responsabilidade do Estado e os atravessamentos do neoliberalismo; e, por último, como efeito das análises anteriores, o sofrimento psíquico atrelado ao jornalismo. Com isso, foi possível compreender como o conceito de governamentalidade neoliberal, proposto por Michel Foucault, opera nas relações de poder e no discurso de uma sociedade neoliberal em crise, e como a Psicologia pode contribuir estudando esses conceitos.
- ItemAcesso AbertoPráticas discursivas sobre a histeria na contemporaneidade(2014-03-18) Grzebielucka, Franciele; Dhein, GiseleEste trabalho traz como objetivo compreender as práticas discursivas produzidas sobre histeria, entre profissionais psicólogos(as) e psiquiatras no Vale do Taquari/RS. Desta forma, buscou-se identificar as diferentes perspectivas sobre histeria com as quais os profissionais trabalham, as diferentes formas de sua manifestação, bem como problematizá-lo no contemporâneo. Ao procurar-se o termo histeria nos manuais psiquiátricos, como o DSM – IV e CID 10 percebe-se que esse foi retirado e substituído por diversos outros transtornos, como somatoformes, sexuais, dissociativos. Dessa forma, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 5 (cinco) profissionais psicólogo(as) e psiquiatras, a fim de identificar as práticas discursivas sobre a histeria no contemporâneo. As entrevistas foram gravadas e transcritas, respeitando a resolução 466/2012 do CNS, e os dados obtidos foram analisados à luz do construcionismo social. Esse prevê que o conteúdo que utilizamos para descrever, explicar conceitos são construções humanas, frutos de nossas práticas e peculiaridades (SPINK, 2004). Como resultado, dividimos a análise em três eixos: (1) produção de sentidos da dinâmica da histeria; (2) sintomas histéricos: como são percebidos; (3) compreensões da histeria no contemporâneo.
- ItemAcesso AbertoAs práticas do psicólogo na área organizacional e do trabalho no município de Lajeado(2014-03-25) Cyrne, Denise Andréa De Carvalho; Dhein, GiseleNeste ano de 2012 a Psicologia comemorou 50 anos de sua regulamentação como profissão. Durante este período, muitos estudos foram realizados no sentido de descrevê-la e compreender o que lhe determina histórica, social e politicamente. O presente estudo teve como objetivo conhecer as práticas do psicólogo na área organizacional e do trabalho no município de Lajeado. A pesquisa foi desenvolvida através da metodologia qualitativa, cujos dados obtidos foram tratados à luz da abordagem teórico-metodológica do construcionismo social (SPINK, 2000). A primeira etapa da pesquisa consistiu no levantamento sobre os profissionais que atuam na área organizacional e do trabalho no município de Lajeado, que foram identificados através da rede de contatos da pesquisadora. Foram selecionados cinco profissionais graduados em diferentes instituições de ensino e com tempo de formação e de atuação diversos, com os quais foram realizadas entrevistas semi- estruturadas, as quais foram gravadas e posteriormente transcritas e analisadas. Num primeiro momento foram descritos os sujeitos da pesquisa, e a partir disso, o direcionamento dado foi no sentido de pensar sobre a constituição da Psicologia Industrial, Organizacional e do Trabalho, a formação profissional e as práticas em Psicologia. Estas discussões contribuíram para a construção das seis categorias de análise: (1) A formação e a atuação do profissional; (2) A Psicologia, seus espaços e as relações com outros campos de saber; (3) As práticas da Psicologia Clínica, Organizacional e do Trabalho: aproximações possíveis; (4) As práticas que legitimam a profissão: a busca por essa legitimação em outras disciplinas; (5) As práticas discursivas da profissão; e (6) O papel dos psicólogos nas organizações: constituição de práticas.
- ItemAcesso AbertoA Psicologia e articulação com as Práticas Integrativas e Complementares(2019-06) Vaz, Tatiane Simonetti; Dhein, Gisele; http://lattes.cnpq.br/9630414709702192Este artigo tem por objetivo realizar uma discussão sobre a Psicologia e as Práticas Integrativas e Complementares (PICs). Através de uma pesquisa qualitativa, com perguntas semi estruturadas, foram entrevistadas quatro Psicólogas que possuem aproximação com as PICs e buscou-se entender qual sentido elas dão ao apostar nessas práticas. Os resultados foram analisados a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2012). Como resultado da pesquisa, identificou-se duas categorias as quais o artigo se propõe discutir: a Espiritualidade e a Clínica Ampliada em Saúde. A partir dessas duas ênfases entende-se que o conceito de saúde e doença é subjetivo e varia de acordo com cada sujeito, considerando o contexto social ao qual o sujeito está inserido, podendo ser cultura, crenças, questões econômicas, entre outras. Ao final da pesquisa, entende-se que para as Práticas Integrativas e Complementares obterem aprovação do Conselho Federal de Psicologia, torna-se necessário realizar mais pesquisas na área, para que possam ser validadas diante da ciência, se utilizadas por um(a) profissional da Psicologia.
- ItemAcesso AbertoA saúde mental dos estudantes universitários através do olhar dos gestores(2019-06) Bergamaschi, Raquel; Dhein, Gisele; http://lattes.cnpq.br/9630414709702192Este trabalho teve como objetivo identificar ações de promoção da saúde mental para estudantes de uma Universidade no Vale do Taquari/RS, por meio de entrevista de dois grupos focais: um com oito profissionais que são referências para pensar a política de apoio ao discente da instituição; e outro com dois coordenadores de curso. As entrevistas foram analisadas através da análise de conteúdo (Bardin, 2011) e quatro categorias de análise foram elencadas: Perfil do Estudante; Adoecimento psíquico; Ações para promoção da saúde mental dos estudantes e A escuta. Como principais resultados, destaca-se que o estudante que ingressa no ensino superior muitas vezes encontra-se com dúvidas frente à escolha do curso, o que gera muita ansiedade e desconforto, além de ser um estudante trabalhador, que concilia uma dupla jornada. Desse modo, percebe-se um aumento de sintomas psíquicos nesses estudantes, o que tem se mostrado enquanto um sintoma social, e que tem interferido nas questões pedagógicas. Para tanto, a escuta qualificada por parte dos docentes foi apontada enquanto uma ação possível para o cuidado destes universitários.
- ItemRestritoSofrimento psíquico em universitários: uma revisão integrativa(2025-06) Sehn, Josiane de Borba; Dhein, Gisele; http://lattes.cnpq.br/9630414709702192; Ferrari, Jocieli; Macagnan , FrancielliEste estudo teve como objetivo analisar artigos nacionais, rastreando a busca de conhecimento acerca do sofrimento psíquico em estudantes universitários. Foi realizada uma revisão integrativa a partir da plataforma SciELO de artigos publicados entre 2020 e 2025. Utilizaram-se os descritores: Saúde mental, universitários e estudantes. A seleção dos artigos seguiu etapas. Inicialmente foram excluídos artigos escritos em inglês, e anteriores ao ano de 2020, optando-se por estudos mais recentes. Foram localizados 314 artigos, dos quais 16 se referiam a estudos acerca da saúde mental dos estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES). Verificou-se que a maioria dos estudos são de instituições públicas. Os estudos indicam que o sexo feminino possui maior prevalência de sofrimento psíquico. A produção científica no Brasil referente ao tema está em desenvolvimento. É fundamental que as instituições realizem intervenções de prevenção e promoção da saúde dos estudantes universitários.