Psicologia
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Browsing Psicologia by browse.metadata.advisor "Hattge, Morgana Domênica"
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- ItemOpen AccessProcessos de in/exclusão em tempos de pandemia e educação remota através do olhar sensível de educadores(2021-12) Santos, Francieli Karine Dos; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307O presente trabalho visa problematizar os processos de in/exclusão em tempos de pandemia em meio à educação remota/híbrida, visto que a esfera escolar foi a que mais precisou se readaptar neste momento. O objetivo com este trabalho é buscar compreender como ocorrem os processos de in/exclusão em tempos de educação remota/híbrida. O texto será composto por problematizações voltadas para refletir acerca dos processos de in/exclusão em tempos de pandemia e educação remota, delimitando como esse conceito vem sendo elaborado por educadores e pesquisadores. Também, voltou-se um olhar sobre aspectos voltados aos processos de vulnerabilidade social. Foram realizadas entrevistas para dar escuta ao discurso dos professores frente às questões relacionadas à educação em meio à pandemia. Com este estudo se analisou as falas dos docentes e compreendeu como estão sendo elaborados os processos de in/exclusão em meio à educação remota/híbrida.A partir disto, percebe-se que por consequência da pandemia, ocorreu um repensar sobre a escola. Os professores viram a necessidade de criar novas estratégias para promover os processos de ensino e aprendizagem, levando em consideração o contexto social de cada criança e suas dificuldades.
- ItemOpen AccessPsicologia positiva e educação: florescimento como possibilidade para a inclusão escolar(2020-07) Krüger, Victor Wiskow; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307A universalização da educação é uma realidade que tem a inclusão escolar como uma de suas estratégias para transpor barreiras, principalmente no que diz respeito às dificuldades e deficiências individuais dos sujeitos em idade escolar. É observável que muitas das ações em inclusão são profícuas para o aprendizado intelectual, como, por exemplo, a adaptação curricular, no entanto, acabam prejudicando outras áreas de desenvolvimento dos alunos, como as habilidades afetivas e de relacionamento. Essas ações estão implicadas à necessidade de discriminação positiva de modo a oferecer condições exclusivas para o aprendizado, conforme exposto por Castel (2008), o que pode tornar-se um fator que contribui para o estabelecimento de situações de bullying, por conta da evidência que é empregada às qualidades desfavorecidas do indivíduo. Essas reflexões provocam o desejo de promover estratégias que tenham o foco em aspectos positivos do sujeito e que contribuam para a promoção do sentimento de pertença. Para isso, elege-se a Psicologia Positiva como meio de ampliar as possibilidades de ações para a inclusão escolar. Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais são as possíveis contribuições da Psicologia Positiva para os processos de inclusão escolar, considerando os conceitos de bem-estar, de acordo com o modelo PERMA, e de florescimento (SELIGMAN, 2011). A metodologia utilizada para a realização do estudo foi a revisão bibliográfica, através da seleção de artigos e livros escritos por autores que se posicionam criticamente frente ao que se convencionou como inclusão no Brasil (FABRIS; LOPES, 2013), que defendem a ideia da Educação Integral (LECLERC; MOLL, 2012) e que anunciam a Psicologia Positiva (SELIGMAN, 2011; CINTRA; GUERRA, 2017). Conclui-se que o florescimento, conforme conceituado pela Psicologia Positiva e incluído como um dos objetivos nos projetos pedagógicos das escolas, pode ser um propulsor de ações e estratégias que possibilitam maior efetividade dos processos de inclusão escolar.