Educação Física - Licenciatura
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Navegando Educação Física - Licenciatura por Orientador "Brod, Alessandra"
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- ItemAcesso AbertoA importância da Educação Física para a Educação Infantil - um estudo quanti-quali através da escala de desenvolvimento motor(2017-05) Fin, Suélen Cardoso; Brod, Alessandra; http://lattes.cnpq.br/7009640053177740O presente estudo buscou fundamentar a importância da Educação Física para a Educação Infantil, por meio das atividades psicomotoras que trabalham com o corpo e o movimento e as mais diversas possibilidades de movimentá-lo. Objetivou verificar o quanto a estimulação psicomotora através da ludicidade pode auxiliar no desenvolvimento de crianças de 4 anos de idade de uma escola municipal do Vale do Taquari-RS. A amostra definitiva do estudo foi composta por uma (01) turma de pré-escola de uma Escola Municipal de Educação Infantil com crianças na faixa etária de quatro e cinco anos de idade. Para a aplicação dos testes utilizou-se o Manual de Avaliação Motora – ESCALA EDM de Franciso da Rosa Neto (2014), que determina os testes para crianças de quatro (04) anos, no formato de jogos. O grupo ao final do reteste apresentou uma evolução em sua Idade Motora e uma melhora de desempenho por meio do cálculo do Quociente Motor Geral.
- ItemAcesso AbertoMotricidade fina na Educação Infantil: sua importância e contribuição para o processo de alfabetização(2018-01) Volk, Djene Cristine; Brod, Alessandra; http://lattes.cnpq.br/7009640053177740A atividade motora é a base indispensável no desenvolvimento e formação do indivíduo, permitindo que a criança desenvolva consciência de si mesmo e do mundo exterior, favorecendo o desenvolvimento de suas habilidades e assimilação das aprendizagens escolares. O presente estudo é de caráter quantitativo, do tipo descritivo, de corte transversal. O objetivo é apontar o nível de desenvolvimento da motricidade fina e alfabetização em escolares de 4 e 5 anos. O projeto teve sua aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Para a amostra, foram avaliados 106 escolares da Educação Infantil do município de Arroio do Meio-RS. Um dos instrumentos utilizados foi o teste de motricidade fina da Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto (2002). Além desse, foram utilizadas as fichas de observações das professoras, com os registros diários do desenvolvimento da criança, para analisar o nível de alfabetização. Pode-se dizer que os escolares desse município estão classificados como normal médio, dentro da motricidade fina. Percebeu-se uma diferença significativa entre meninos e meninas em relação à idade motora positiva e negativa e ao nível de alfabetização. Sugerem-se novos estudos para verificar essa carência motora, principalmente no sexo masculino.