Educação Física - Licenciatura
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Educação Física - Licenciatura by Title
Now showing 1 - 20 of 28
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessAnálise da percepção de qualidade de vida entre atletas femininas de voleibol escolar em diferentes categorias(2017-05) Silva, Suélen Da Silveira Machado Da; Rother, Rodrigo Lara; http://lattes.cnpq.br/8376235262706414O presente estudo teve como objetivo comparar a qualidade de vida (QV) entre atletas femininas de voleibol escolar em três categorias de base. A amostra, constituída de 36 atletas participantes, apresentou uma QV significativa em relação às atletas. Através do estudo quantitativo, aliado à aplicação do questionário WHOQOL-bref e do questionário esportivo, foi possível concluir que a QV das atletas é considerada “boa” em todas as categorias. Com a análise dos dados, concluiu-se que não houve diminuição na QV das atletas quando aumentadas as carga de treinamento.
- ItemOpen AccessAtividades aquáticas como conteúdo da Educação Física em escolas da cidade de Teutônia/RS(2017-01) Pinto, Natália Caroline; Cordeiro, Taís Prinz; http://lattes.cnpq.br/6225389582929923As atividades aquáticas abrangem os mais variados aspectos do ser humano, proporcionando diversos benefícios para quem as pratica, podendo incluir um grande número de participantes, independentemente da finalidade para a qual é utilizada. Assim, este artigo, baseando-se em uma pesquisa qualitativa, utilizando a técnica científica da descrição, tem como objetivo compreender o modo como as atividades aquáticas estão sendo ou não desenvolvidas em escolas de Teutônia/RS e o que seus professores expressam acerca dessa atividade, tomando como referência o levantamento de dados obtidos a partir de entrevistas com professores de Educação Física da rede pública e privada e análise de documento das escolas. As atividades aquáticas apresentam significativa importância para os professores, contudo, a maioria das escolas não as incluem como conteúdo, devido principalmente a questões financeiras, porém, a inclusão de uma aula diversificada poderia ser possível através da dimensão conceitual.
- ItemOpen AccessCompreensões de alunas do ensino fundamental sobre o ensino do futebol na escola e na escolinha(2018-12) Lansing, Franciele; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394Esta pesquisa qualitativa analisou a compreensão de alunas do Ensino Fundamental sobre o ensino do futebol na escola e na escolinha. Coletaram-se informações através de uma entrevista realizada com oito estudantes do 6.o ao 9.o ano e com as duas professoras de Educação Física. Constatou-se que na escola o futebol é ensinado sem ênfase na especialização do esporte, ao contrário da escolinha. Na escola ensina-se de forma diversificada, através de brincadeiras; na escolinha, enfatizam-se os aspectos físicos e táticos. A participação das alunas em campeonatos é mais frequente ao representarem a escola. Conclui-se que as alunas compreendem que na escolinha há maior aprofundamento no ensino do futebol, sendo a escolha da prática desse esporte influenciada pela escola e pela família.
- ItemOpen AccessEducação Física e escolarização: diálogos com professores da área de linguagens(2023-11) Fortunato, Júlia Pelegrini; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217; Bublitz, Grasiela Kieling; Brod, AlexadraEsta pesquisa, um trabalho de conclusão do Curso de Educação Física Licenciatura, tematiza a Educação Física como componente curricular da área de Linguagens e foi produzida a partir da seguinte questão: como os professores da Área de Linguagens de uma escola pública estadual compreendem a Educação Física escolar e a sua função educativa? Para tal propósito, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores da escola que atuam na área de Linguagens, sendo dois professores de Educação Física e duas professoras diplomadas em Letras, as quais atuam nos componentes curriculares Português e Inglês. As informações produzidas foram analisadas por meio do processo de triangulação e deram origem às duas categorias de análise da pesquisa, cuja discussão elaborada permitiu identificar que ainda há dúvidas sobre a presença da Educação Física na Área de Linguagens, expressa tanto por professores de Educação Física quanto os demais professores entrevistados. Também foi possível identificar que essa dúvida está condicionada às maneiras específicas que cada um desses professores percebem função educativa da Educação Física - ora compreendida na sua relação com a formação para a vida, ora como prática de atividades físicas, algo que demonstra a necessidade de um entendimento mais aprofundado sobre o seu campo de conhecimento e seu papel educativo na escola.
- ItemOpen AccessEducação física escolar nos anos finais do ensino fundamental em tempos de Covid-19: experimentações didático-pedagógicas(2021-06) Kich, Sabrina Raquel; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394Essa pesquisa qualitativa investigou como a Educação Física Escolar foi desenvolvida nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no período de aulas remotas, destacando experimentações didático-pedagógicas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com a direção e o professor de Educação Física e grupo de discussão com estudantes do 7o Ano. As aulas ocorreram através de blog, plataforma de ensino virtual, uso do aplicativo WhatsApp e do Youtube. Por meio desses recursos tecnológicos, foram realizadas práticas de esportes, produção de vídeos e pesquisas teóricas sobre temas da cultura corporal. Conclui-se que as tecnologias digitais ampliam as possibilidades didático-pedagógicas no ensino da Educação Física e podem ser incorporadas às aulas presenciais.
- ItemOpen AccessEducação Física escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental: problematizando a relação entre o que se ensina e o que se avalia(2023) Loisen, Gabriel Vinícius; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Rocha, Leandro Oliveira; Horn, Claudia InêsEste artigo tem como objetivo analisar compreensões de professores acerca da Educação Física Escolar e suas implicações com a avaliação nas aulas de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de um município do Vale do Taquari/RS. É uma pesquisa qualitativa que se utilizou para a coleta de informações de uma entrevista semiestruturada, realizada com sete professores formados em Educação Física, atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental. Constatou-se que o foco do ensino são os esportes, mais especificamente, o vôlei, o futebol e o handebol, os seus fundamentos e a progressão para o jogo, além de outros temas da cultura corporal previstos na BNCC, como ginástica, lutas e atletismo. Quanto à avaliação, os professores de Educação Física têm enfatizado, principalmente, as dimensões atitudinais e conceituais, negligenciando a dimensão procedimental. A observação da participação e do comportamento são os critérios da avaliação atitudinal e os instrumentos de avaliação conceitual são provas, trabalhos e pesquisas. Conclui-se que há uma desconexão entre o que se ensina e o que se avalia, visto que se ensina fundamentos e gestos técnico-esportivos e que a avaliação se foca principalmente na participação dos alunos nas aulas e na dimensão conceitual.
- ItemOpen AccessA Educação Física no subprojeto interdisciplinar do PIBID – Univates(2016-10) Souza, Claudia Pereira De; Juchum, Maristela; http://lattes.cnpq.br/7301630602804864Este estudo trata-se de um Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Física, que tem por objetivo examinar como se organiza o trabalho interdisciplinar dos bolsistas do subprojeto interdisciplinar de ensino fundamental do PIBID/Univates atuantes na escola parceira Guido Arnold Lermen de Lajeado/RS, identificando os fatores que tornam possível a integração da Educação Física com as demais áreas do conhecimento. É uma pesquisa de cunho qualitativo, descritivo. O estudo deu-se por meio de entrevista semiestruturada, realizada com cinco bolsistas do projeto PIBID participantes do subprojeto interdisciplinar ensino fundamental e atuantes na escola Guido A. Lermen; análise documental, foram analisados os planejamentos dos bolsistas e observação participante, o pesquisador acompanhou a aplicação dos planejamentos. Para analisar os dados obtidos utilizou-se a metodologia da Análise de Conteúdo. Os dados evidenciaram que os saberes da Educação Física se fizeram presentes em praticamente todas as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola pelos bolsistas, demostrando que esta área do conhecimento também é importante no subprojeto interdisciplinar do PIBID. No que diz respeito à organização do trabalho interdisciplinar, que também faz parte do problema desta pesquisa, os dados revelam que o diálogo entre os bolsistas e o planejamento com o grupo são fatores essenciais para o sucesso do trabalho interdisciplinar. Por fim, é possível afirmar que a aprendizagem se torna mais significativa aos alunos quando a prática pedagógica é interdisciplinar.
- ItemOpen AccessEquilíbrio estático e dinâmico: um estudo com idosos praticantes de hidroginástica(2017-01) Albrecht, Cristian Bruno; Cordeiro, Taís Prinz; http://lattes.cnpq.br/6225389582929923O objetivo deste estudo foi o de avaliar o equilíbrio corporal estático e dinâmico em idosos praticantes de hidroginástica, os quais foram submetidos a dois testes, antes e após um protocolo de atividade de três meses. A metodologia deste estudo foi quantitativa do tipo experimental. O estudo foi realizado com 26 idosos praticantes de hidroginástica de idade média de 71,5±9,1 anos do município de Lajeado/RS. Para avaliação da mobilidade funcional foi utilizado o teste “Timed Up & Go e para o equilíbrio estático a baropodometria. Os dados coletados através da baropodometria foram analisados através de um software denominado Footwork 3600, e seus resultados digitados e tabulados no programa Microsoft Windows Excel 2007®. Os tratamentos estatísticos da baropodometria e TUG foram realizados através do SPSS–16.0, com nível de significância de p< 0,05. Após a análise dos dados, além da melhora no teste TUG, o que evidencia uma diminuição no risco de quedas e melhora da mobilidade funcional, houve uma diminuição da área do centro de pressão do corpo e uma redução da distância do centro de pressão dos dois pés a qual sugere uma melhora do equilíbrio estático.
- ItemOpen AccessFlexibilidade e equilíbrio em idosos praticantes de pilates(2018-01) Führ, Bruna; Cordeiro, Taís Prinz; http://lattes.cnpq.br/6225389582929923O objetivo deste estudo foi avaliar o equilíbrio e a flexibilidade de idosos praticantes de pilates, os quais foram submetidos a quatro testes. A metodologia deste estudo foi quantitativa, exploratória e descritiva do tipo levantamento. A pesquisa foi realizada com dez idosas, com idade média de 61,1±1,2 anos do município de Lajeado/RS. Para avaliação do equilíbrio dinâmico foi utilizado o teste Timed up and go, para o equilíbrio estático a baropodometria e para a flexibilidade foi realizado o teste Sentar e Alcançar, da American College of Sports Medicine e o teste de Thomas. Os dados coletados através da baropodometria foram analisados através de um software denominado Footwork 3600, e seus resultados digitados e tabulados no programa Microsoft Windows Excel 2007®. Os tratamentos estatísticos da baropodometria e TUG foram realizados através do SPSS–16.0, com nível de significância de p< 0,05. Os resultados do teste Sentar e Alcançar foram comparados aos dados da tabela proposta por Wells e Dillon e adaptada por Canadian Standardized Test of Fitness. Após a análise dos dados, além da melhora no teste TUG, o que evidencia uma diminuição no risco de quedas e melhora da mobilidade funcional, houve uma diminuição da área do centro de pressão do corpo. No teste Sentar e Alcançar também houve diferença significativa nas médias da primeira e da segunda coleta.
- ItemOpen AccessA importância da Educação Física para a Educação Infantil - um estudo quanti-quali através da escala de desenvolvimento motor(2017-05) Fin, Suélen Cardoso; Brod, Alessandra; http://lattes.cnpq.br/7009640053177740O presente estudo buscou fundamentar a importância da Educação Física para a Educação Infantil, por meio das atividades psicomotoras que trabalham com o corpo e o movimento e as mais diversas possibilidades de movimentá-lo. Objetivou verificar o quanto a estimulação psicomotora através da ludicidade pode auxiliar no desenvolvimento de crianças de 4 anos de idade de uma escola municipal do Vale do Taquari-RS. A amostra definitiva do estudo foi composta por uma (01) turma de pré-escola de uma Escola Municipal de Educação Infantil com crianças na faixa etária de quatro e cinco anos de idade. Para a aplicação dos testes utilizou-se o Manual de Avaliação Motora – ESCALA EDM de Franciso da Rosa Neto (2014), que determina os testes para crianças de quatro (04) anos, no formato de jogos. O grupo ao final do reteste apresentou uma evolução em sua Idade Motora e uma melhora de desempenho por meio do cálculo do Quociente Motor Geral.
- ItemOpen AccessInfluência das escolas de futebol nas atitudes dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Educação Física Escolar(2024) Hausmann, Gustavo Schossler; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Rother, Rodrigo Lara; Rosa, Leonardo de RossEste artigo teve como principal objetivo investigar se a participação dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas de futebol influencia nas atitudes deles nas aulas de Educação Física Escolar. Em relação às características da pesquisa, trata-se de uma pesquisa qualitativa. O estudo foi realizado em uma escola do Vale do Taquari-RS, da qual participaram o professor de Educação Física e oito alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental. Quanto aos instrumentos e procedimentos de produção de informações, se fez uso de entrevista semiestruturada com o professor e grupo de discussão com os alunos. Foram realizadas duas entrevistas com o professor, uma para tratar da Educação Física escolar e outra para abordar o trabalho na escola esportiva. As informações foram analisadas e organizadas em duas categorias: Ensino do esporte nas escolas de futebol e na Educação Física Escolar; Percepção do professor de Educação Física e dos alunos da escola sobre as atitudes dos alunos que frequentam escolas de futebol. Foi constatada uma diferença atitudinal dos alunos que frequentam as escolas esportivas na questão do uso de “palavrões” falados por eles nas aulas, assim como no aumento da competitividade e cobrança por resultados nos jogos esportivos.
- ItemOpen AccessInfluência do índice de massa corporal e da atividade física no desenvolvimento motor e na aptidão física de crianças(2017-01) Silva, Jonatan Dornelles Da; Tiggemann, Carlos Leandro; http://lattes.cnpq.br/8456032194712668Este estudo verificou se o índice de massa corporal e a atividade física influenciam 17 no desenvolvimento motor e na aptidão física de crianças. Participaram da pesquisa 64 18 crianças com idade entre 9 e 10 anos. Utilizou-se para avaliação um questionário de atividade 19 física, medidas de massa corporal e estatura, um teste de desenvolvimento motor e três testes 20 de aptidão física. Os resultados mostraram que 34,4% das crianças tiveram o peso acima e 21 65,6% obtiveram o peso normal, quanto ao questionário, 50% foram ativos e 50% inativos. O 22 peso acima influenciou na resistência e na habilidade de controle de objetos, porém a 23 atividade física diminui o impacto da obesidade na força e na habilidade de locomoção. A 24 flexibilidade não foi influenciada. Conclui-se que o índice de massa corporal e a atividade 25 física influenciam no desenvolvimento motor e na aptidão física das crianças.
- ItemOpen AccessInvestigando instrumentos e critérios de avaliação utilizado pelos professores de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental(2017-01) Rataizki, Cátia Raquel; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394Esta pesquisa qualitativaobjetivouidentificar, analisar e discutir o processo de avaliação na Educação Física escolar a partir dos instrumentos e critérios utilizados por seis professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal, de um município do Vale do Taquari/RS/Brasil. A avaliação formativa é a mais utilizada. Em relação aos instrumentos prevalece o uso da prova teórica. Quanto aos critérios destacam-se a participação, o interesse e o uso de roupas adequadas. Os professores criticam a falta de legitimidade da avaliação realizada uma vez que a disciplina de Educação Física sozinha não consegue reprovar um aluno.
- ItemOpen AccessJogos escolares e educação física escolar: investigando esta (des)articulação(2018-08-29) Klein, Jaqueline Luiza; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394O esporte, atualmente, é conteúdo prioritário na Educação Física Escolar. Entretanto, critica-se a reprodução do esporte de rendimento desta, sendo que dever-se-ia ensinar um esporte com fins pedagógicos e características escolares. Nesse contexto, situam-se os Jogos Escolares. Essa pesquisa objetiva analisar a relação dos Jogos Escolares com a Educação Física Escolar. Para isto, entrevistou-se cinco professores da Rede Municipal de uma cidade do Vale do Taquari/RS/BR, que lecionam nos Anos Finais do Ensino Fundamental e que participam dos Jogos Escolares. Constatou-se que os Jogos Escolares influenciam na Educação Física Escolar, pois conteúdos, planejamento anual e método de seleção dos participantes ocorrem de acordo com a proposta dos Jogos. Apesar de os Jogos serem pautados no esporte de rendimento, há princípios educacionais visualizados pelos professores, tais como a cooperação, a coeducação, o respeito e a socialização. Todavia, os professores perceberam também atritos e situações que contradizem estes princípios; e a partir disto, pôde-se refletir sobre a possibilidade de mudanças e outros modelos de Jogos a fim de alcançar os princípios pedagógicos.
- ItemOpen AccessMotricidade fina na Educação Infantil: sua importância e contribuição para o processo de alfabetização(2018-01) Volk, Djene Cristine; Brod, Alessandra; http://lattes.cnpq.br/7009640053177740A atividade motora é a base indispensável no desenvolvimento e formação do indivíduo, permitindo que a criança desenvolva consciência de si mesmo e do mundo exterior, favorecendo o desenvolvimento de suas habilidades e assimilação das aprendizagens escolares. O presente estudo é de caráter quantitativo, do tipo descritivo, de corte transversal. O objetivo é apontar o nível de desenvolvimento da motricidade fina e alfabetização em escolares de 4 e 5 anos. O projeto teve sua aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Para a amostra, foram avaliados 106 escolares da Educação Infantil do município de Arroio do Meio-RS. Um dos instrumentos utilizados foi o teste de motricidade fina da Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto (2002). Além desse, foram utilizadas as fichas de observações das professoras, com os registros diários do desenvolvimento da criança, para analisar o nível de alfabetização. Pode-se dizer que os escolares desse município estão classificados como normal médio, dentro da motricidade fina. Percebeu-se uma diferença significativa entre meninos e meninas em relação à idade motora positiva e negativa e ao nível de alfabetização. Sugerem-se novos estudos para verificar essa carência motora, principalmente no sexo masculino.
- ItemOpen AccessNível de sedentarismo entre estudantes universitários: fatores associados(2016-10) Lansini, Luís Carlos; Tiggemann, Carlos Leandro; http://lattes.cnpq.br/8456032194712668Esse artigo teve como objetivo analisar o nível de sedentarismo entre os estudantes do Universidade do Vale do Taquari 8 UNIVATES, através da aplicação do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) versão curta. A amostra foi 9 constituída por universitários regularmente matriculados no segundo semestre de 2015, totalizando 358 alunos (199 10 mulheres e 159 homens). Para a comparação dos percentuais foi utilizado o teste Qui-quadrado com nível de 11 significância de 5%, sendo todos os procedimentos realizados no software SPSS v. 20.0. Através desse estudo concluiu-12 se que 41% dos acadêmicos são sedentários. Dentre os fatores, ser do sexo feminino, possuir patologia crônica, estar 13 estudando a mais de dois anos na instituição e entre os homens possuir IMC acima do peso, estão associados a um 14 maior nível de sedentarismo encontrado entre os estudantes universitários.
- ItemOpen AccessO brincar nas aulas de Educação Física nos Anos Iniciais: percepções de professores do município de Arroio do Meio/RS(2024) Schwarzer, Luana; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217; Brod , Alessandra; Horn, Cláudia InêsEsta pesquisa discute como professores de Educação Física que atuam nas escolas municipais de Arroio do Meio/RS compreendem e sistematizam o brincar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujas informações foram produzidas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os seis professores com o maior tempo de docência no município. As informações foram analisadas pelo processo de triangulação, dando origem a duas categorias de análise da pesquisa. Em conclusão, os professores pautam as aulas na perspectiva de que o corpo precisa ser fortalecido e treinado por meio de atividades que promovam a socialização, relegando a experimentação corporal e a noção de corpo para ser vivido e sentido em segundo plano. Por conseguinte, o brincar gradativamente vai perdendo seu espaço, diminuindo a possibilidade de cada criança construir suas identidades culturais por meio do brincar e no seu tempo.
- ItemOpen AccessO esporte no contraturno escolar: diálogos sobre a sua relevância formativa(2024-12-20) Black, Rafael Bruxel; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217; Neuenfeldt, Derli Juliano; Araújo, Samuel Nascimento deEste artigo teve como objetivo principal analisar como professores de Educação Física de escolas particulares de Lajeado/RS compreendem a função formativa do esporte no contraturno escolar, investigando sua relevância pedagógica, estruturação e desafios enfrentados. A pesquisa também buscou compreender como os projetos esportivos contribuem para a formação integral dos alunos, envolvendo aspectos éticos, sociais e emocionais. Com abordagem qualitativa e descritiva, a investigação contou com a participação de cinco professores de modalidades esportivas coletivas, utilizando entrevistas semiestruturadas realizadas presencialmente e virtualmente. Os resultados indicaram um consenso sobre o esporte como ferramenta educativa que vai além do ensino técnico e competitivo, promovendo valores como cidadania, empatia, trabalho em equipe e ética. Contudo, identificou-se uma lacuna entre o discurso e a prática pedagógica, pois as ações formativas muitas vezes não estão formalizadas nos planejamentos escolares e dependem de interpretações individuais dos professores. Além disso, os participantes relataram desafios relacionados à falta de recursos humanos, materiais e à dificuldade de engajar adolescentes nos projetos. Constatou-se ainda que o esporte é uma prática inclusiva, com relatos de avanços sociais e motores em alunos com necessidades especiais, reforçando seu papel no desenvolvimento integral. Conclui-se que, para maximizar os benefícios formativos do esporte, é essencial formalizar diretrizes pedagógicas, fortalecer a articulação entre escolas e clubes, ampliar o suporte institucional e adotar estratégias inovadoras para manter o interesse dos alunos, assegurando que o esporte no contraturno escolar seja efetivamente uma prática formativa.
- ItemOpen AccessPercepções de alunos do Ensino Médio sobre o uso de tecnologias digitais nas aulas de Educação Física(2023-11) Giongo, Gabriela; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Isse, Silvane Fensterseifer; Forneck, Kári LúciaEste artigo tem como objetivo investigar a percepção dos alunos do Ensino Médio de uma escola em relação ao uso de TDICs nas aulas de Educação Física. Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem de pesquisa ação, conduzida com uma turma do Ensino Médio de uma escola estadual. Utilizamos um questionário online para entender as expectativas iniciais da turma em relação com o uso de TD e, em seguida, conduzimos três aulas incorporando tecnologias digitais. Ao término das aulas, promovemos discussões para avaliar a percepção dos alunos e documentamos as observações em um diário de campo. Os resultados foram positivos, demonstrando que o uso de tecnologias permitiu aos estudantes experimentar novas formas de aprender e refletir sobre a interação entre o mundo virtual e o mundo físico, promovendo um ambiente de aprendizado estimulante e envolvente. Isso ofereceu uma experiência diferenciada em relação à abordagem tradicional. Sendo assim, a partir das experimentações os estudantes destacaram que as aulas foram divertidas e educativas. Portanto, quanto as percepções dos alunos podemos identificar que as aulas que incorporam tecnologias digitais podem proporcionar um ambiente de aprendizado estimulante e envolvente, mas também oferecem uma experiência diferenciada em relação à abordagem tradicional.
- ItemOpen AccessPerfil dos professores das séries iniciais no município de Estrela/RS quanto ao nível de atividade física e indicadores de saúde(2016-10) Sulzbach, Sabrina Bruxel; Tiggemann, Carlos Leandro; http://lattes.cnpq.br/8456032194712668Este estudo teve como objetivo verificar o perfil dos professores das séries iniciais no município de Estrela-RS quanto ao nível de atividade física e indicadores de saúde. Quanto à metodologia utilizada, o estudo caracteriza-se amostra não probalística voluntária, compostos por 38 professores das Séries Iniciais, todos da rede de ensino de Estrela. Para determinar os níveis de atividade física foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física e para determinar os indicadores de saúde foi elaborado um questionário específico. Como conclusão verificamos que nossos profissionais encontram-se no nível ativo, com 76,3%, sendo considerado um bom indicativo, porém 84,2% destes profissionais tomam medicamentos, diante dessas características podemos concluir que continuem com pesquisas como essa que possam futuramente intervir com estratégias de promoção à saúde e mudanças nas condições de trabalho dos professores das escolas brasileiras.