Educação Física - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação Física - Licenciatura por Orientador "Neuenfeldt, Derli Juliano"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoCompreensões de alunas do ensino fundamental sobre o ensino do futebol na escola e na escolinha(2018-12) Lansing, Franciele; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394Esta pesquisa qualitativa analisou a compreensão de alunas do Ensino Fundamental sobre o ensino do futebol na escola e na escolinha. Coletaram-se informações através de uma entrevista realizada com oito estudantes do 6.o ao 9.o ano e com as duas professoras de Educação Física. Constatou-se que na escola o futebol é ensinado sem ênfase na especialização do esporte, ao contrário da escolinha. Na escola ensina-se de forma diversificada, através de brincadeiras; na escolinha, enfatizam-se os aspectos físicos e táticos. A participação das alunas em campeonatos é mais frequente ao representarem a escola. Conclui-se que as alunas compreendem que na escolinha há maior aprofundamento no ensino do futebol, sendo a escolha da prática desse esporte influenciada pela escola e pela família.
- ItemAcesso AbertoEducação física escolar nos anos finais do ensino fundamental em tempos de Covid-19: experimentações didático-pedagógicas(2021-06) Kich, Sabrina Raquel; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394Essa pesquisa qualitativa investigou como a Educação Física Escolar foi desenvolvida nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no período de aulas remotas, destacando experimentações didático-pedagógicas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com a direção e o professor de Educação Física e grupo de discussão com estudantes do 7o Ano. As aulas ocorreram através de blog, plataforma de ensino virtual, uso do aplicativo WhatsApp e do Youtube. Por meio desses recursos tecnológicos, foram realizadas práticas de esportes, produção de vídeos e pesquisas teóricas sobre temas da cultura corporal. Conclui-se que as tecnologias digitais ampliam as possibilidades didático-pedagógicas no ensino da Educação Física e podem ser incorporadas às aulas presenciais.
- ItemAcesso AbertoEducação Física escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental: problematizando a relação entre o que se ensina e o que se avalia(2023) Loisen, Gabriel Vinícius; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Rocha, Leandro Oliveira; Horn, Claudia InêsEste artigo tem como objetivo analisar compreensões de professores acerca da Educação Física Escolar e suas implicações com a avaliação nas aulas de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de um município do Vale do Taquari/RS. É uma pesquisa qualitativa que se utilizou para a coleta de informações de uma entrevista semiestruturada, realizada com sete professores formados em Educação Física, atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental. Constatou-se que o foco do ensino são os esportes, mais especificamente, o vôlei, o futebol e o handebol, os seus fundamentos e a progressão para o jogo, além de outros temas da cultura corporal previstos na BNCC, como ginástica, lutas e atletismo. Quanto à avaliação, os professores de Educação Física têm enfatizado, principalmente, as dimensões atitudinais e conceituais, negligenciando a dimensão procedimental. A observação da participação e do comportamento são os critérios da avaliação atitudinal e os instrumentos de avaliação conceitual são provas, trabalhos e pesquisas. Conclui-se que há uma desconexão entre o que se ensina e o que se avalia, visto que se ensina fundamentos e gestos técnico-esportivos e que a avaliação se foca principalmente na participação dos alunos nas aulas e na dimensão conceitual.
- ItemAcesso AbertoInfluência das escolas de futebol nas atitudes dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Educação Física Escolar(2024) Hausmann, Gustavo Schossler; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Rother, Rodrigo Lara; Rosa, Leonardo de RossEste artigo teve como principal objetivo investigar se a participação dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas de futebol influencia nas atitudes deles nas aulas de Educação Física Escolar. Em relação às características da pesquisa, trata-se de uma pesquisa qualitativa. O estudo foi realizado em uma escola do Vale do Taquari-RS, da qual participaram o professor de Educação Física e oito alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental. Quanto aos instrumentos e procedimentos de produção de informações, se fez uso de entrevista semiestruturada com o professor e grupo de discussão com os alunos. Foram realizadas duas entrevistas com o professor, uma para tratar da Educação Física escolar e outra para abordar o trabalho na escola esportiva. As informações foram analisadas e organizadas em duas categorias: Ensino do esporte nas escolas de futebol e na Educação Física Escolar; Percepção do professor de Educação Física e dos alunos da escola sobre as atitudes dos alunos que frequentam escolas de futebol. Foi constatada uma diferença atitudinal dos alunos que frequentam as escolas esportivas na questão do uso de “palavrões” falados por eles nas aulas, assim como no aumento da competitividade e cobrança por resultados nos jogos esportivos.
- ItemAcesso AbertoInvestigando instrumentos e critérios de avaliação utilizado pelos professores de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental(2017-01) Rataizki, Cátia Raquel; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394Esta pesquisa qualitativaobjetivouidentificar, analisar e discutir o processo de avaliação na Educação Física escolar a partir dos instrumentos e critérios utilizados por seis professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal, de um município do Vale do Taquari/RS/Brasil. A avaliação formativa é a mais utilizada. Em relação aos instrumentos prevalece o uso da prova teórica. Quanto aos critérios destacam-se a participação, o interesse e o uso de roupas adequadas. Os professores criticam a falta de legitimidade da avaliação realizada uma vez que a disciplina de Educação Física sozinha não consegue reprovar um aluno.
- ItemAcesso AbertoJogos escolares e educação física escolar: investigando esta (des)articulação(2018-08-29) Klein, Jaqueline Luiza; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394O esporte, atualmente, é conteúdo prioritário na Educação Física Escolar. Entretanto, critica-se a reprodução do esporte de rendimento desta, sendo que dever-se-ia ensinar um esporte com fins pedagógicos e características escolares. Nesse contexto, situam-se os Jogos Escolares. Essa pesquisa objetiva analisar a relação dos Jogos Escolares com a Educação Física Escolar. Para isto, entrevistou-se cinco professores da Rede Municipal de uma cidade do Vale do Taquari/RS/BR, que lecionam nos Anos Finais do Ensino Fundamental e que participam dos Jogos Escolares. Constatou-se que os Jogos Escolares influenciam na Educação Física Escolar, pois conteúdos, planejamento anual e método de seleção dos participantes ocorrem de acordo com a proposta dos Jogos. Apesar de os Jogos serem pautados no esporte de rendimento, há princípios educacionais visualizados pelos professores, tais como a cooperação, a coeducação, o respeito e a socialização. Todavia, os professores perceberam também atritos e situações que contradizem estes princípios; e a partir disto, pôde-se refletir sobre a possibilidade de mudanças e outros modelos de Jogos a fim de alcançar os princípios pedagógicos.
- ItemAcesso AbertoPercepções de alunos do Ensino Médio sobre o uso de tecnologias digitais nas aulas de Educação Física(2023-11) Giongo, Gabriela; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Isse, Silvane Fensterseifer; Forneck, Kári LúciaEste artigo tem como objetivo investigar a percepção dos alunos do Ensino Médio de uma escola em relação ao uso de TDICs nas aulas de Educação Física. Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem de pesquisa ação, conduzida com uma turma do Ensino Médio de uma escola estadual. Utilizamos um questionário online para entender as expectativas iniciais da turma em relação com o uso de TD e, em seguida, conduzimos três aulas incorporando tecnologias digitais. Ao término das aulas, promovemos discussões para avaliar a percepção dos alunos e documentamos as observações em um diário de campo. Os resultados foram positivos, demonstrando que o uso de tecnologias permitiu aos estudantes experimentar novas formas de aprender e refletir sobre a interação entre o mundo virtual e o mundo físico, promovendo um ambiente de aprendizado estimulante e envolvente. Isso ofereceu uma experiência diferenciada em relação à abordagem tradicional. Sendo assim, a partir das experimentações os estudantes destacaram que as aulas foram divertidas e educativas. Portanto, quanto as percepções dos alunos podemos identificar que as aulas que incorporam tecnologias digitais podem proporcionar um ambiente de aprendizado estimulante e envolvente, mas também oferecem uma experiência diferenciada em relação à abordagem tradicional.
- ItemAcesso AbertoUso de espaços ao ar livre nas aulas de Educação Física escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental nas escolas urbanas da rede municipal de Venâncio Aires(2023-11-13) Arenhardt, Guilherme Vinícius; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Rosa, Leonardo De Ross; Rocha, Leandro OliveiraEsta pesquisa, de cunho qualitativo e descritivo, aborda o uso de espaços ao ar livre nas aulas de Educação Física escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas escolas municipais do perímetro urbano no município de Venâncio Aires/RS/BRA. Tem como principal objetivo investigar como os professores de Educação Física compreendem o desenvolvimento de aulas de Educação Física ao ar livre e sobre a utilização dos espaços externos próximos à escola nas aulas de Educação Física. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professores de Educação Física de escolas públicas municipais de Venâncio Aires/RS. Além disso, também foram mapeadas e realizou-se registros fotográficos de possíveis áreas ao ar livre nas quais poderiam ser realizadas aulas de Educação Física. As análises das respostas foram feitas pelo método denominado de análise textual discursiva e a discussão com o referencial teórico. Constatou-se que os entrevistados utilizam os espaços ao ar livre disponíveis para a realização de suas aulas e sabem da importância da realização dessas práticas nesse meio. Porém, nessas aulas de Educação Física, existe predominância pela realização de esportes como: futebol, voleibol e atletismo, embora se trabalhe também com práticas de aventura. Conclui-se que é importante oportunizar aos alunos vivências também ligadas ao meio ambiente e práticas corporais interligando com outras disciplinas escolares, propondo atividades como: pedaladas, caminhadas, trilhas de conscientização. Por meio delas, os alunos frequentam esses ambientes e podem se conscientizar quanto à questão de preservação desse espaço. Isso contribuirá para que ele crie identidade com esses espaços da cidade.
- ItemAcesso AbertoVivências com a natureza: experimentando uma proposta de educação ambiental com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola do Vale do Taquari/RS/BRA(2016-10) Lima, Anderson De; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394O estudo teve como objetivo propor vivências na natureza aos alunos dos Anos Finais de uma Escola Estadual do município de Arvorezinha/RS, analisando sua importância nesse contexto. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa e para a aplicação dessas vivências utilizou-se o método de Educação Ambiental Aprendizado Sequencial (CORNEL, 2008). Foram realizadas três vivencias com a natureza, uma entrevista com a direção da escola e questionários com os 17 alunos participantes. Os alunos fotografaram e escreveram diários de campo para registro das práticas. Concluiu-se que a escola visita, anualmente, ambientes naturais e trabalham o tema transversal Meio Ambiente em forma de projetos, porém a principal promotora desses é a disciplina de Ciências. Em relação aos significados das vivências surgiram sentimentos de alegria, medo e também contatou mudanças na relação com a natureza.