Enfermagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Enfermagem por Orientador "Lohmann, Paula Michele"
Agora exibindo 1 - 20 de 28
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAleitamento materno na primeira hora após o parto(2018-01) Hergessel, Nadir Maria; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705O estímulo à amamentação na primeira hora após o parto vem se tornando uma preocupação por esta prática se constituir em um fator essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança. O presente estudo trata da importância do aleitamento materno na primeira hora após o parto e do profissional enfermeiro, no processo de educação/conscientização para as lactantes. Esta pesquisa teve o objetivo de investigar os benefícios do aleitamento materno na primeira hora após o parto em artigos científicos. Justifica-se esse trabalho através de pesquisas bibliográficas, que afirmam que a amamentação é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança, sendo uma prática com vários benefícios nutricionais, imunológicos, econômicos e sociais. A enfermagem mostra-se limitada aos aspectos práticos sem considerar os reais sentimentos das mulheres, sendo necessário o desenvolvimento de habilidades de comunicação e empatia pelo profissional de saúde.
- ItemAcesso AbertoAnálise das dúvidas dos pais na sala de vacinação(2018-07-04) Schossler, Cintia Daiane; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705A compreensão pelos pais/ responsáveis da importância da vacinação infantil é fundamental para a adesão ao esquema vacinal completo. Portanto este estudo buscou compreender a opinião dos pais acerca da importância da vacinação infantil, dos seus riscos e benefícios, através de uma metodologia com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por 17 pais e/ou responsáveis que se encontravam na unidade de saúde e que concordaram em participar do estudo. Os dados foram de conteúdo estático. O estudo evidenciou um bom nível de conhecimento dos entrevistados em relação à prevenção de doenças infectocontagiosas com finalidade do processo de vacinação, além da consciência da segurança e eficácia deste método e da importância que ele tem para seus filhos, contribuindo para a melhoria de sua saúde. A análise revelou também que alguns enfrentam dificuldades para vacinar seus filhos, porém isto não influencia negativamente na adesão dos pais/responsáveis, porque eles demonstraram preocupação com o bem estar dos filhos. A equipe de saúde deve planejar ações que visem solucionar as dificuldades enfrentadas para a vacinação, além de orientá-los quanto a sua importância, segurança, eficácia e possíveis eventos adversos, a fim de aumentar a adesão ao método, contribuindo consequentemente para a melhoria da qualidade da saúde da criança.
- ItemAcesso AbertoAnálise de doenças crônicas de maior prevalência em grupo de idosos de um município de pequeno porte do interior do RS(2016-12) Marchi, Giseli Cristina; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705O envelhecimento está diretamente relacionado ao aumento da incidência, prevalência e mortalidade relacionado às doenças crônicas. Idosos portadores de uma ou mais doenças, podem apresentar como exemplo danos ou a perda da autonomia e declínio da capacidade funcional. Neste estudo objetivou-se analisar as doenças crônicas mais prevalentes em idosos do município de Progresso, no interior do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, onde os dados foram analisados conforme Bardin. Foram entrevistados 10 idosos com idade entre 60 e 83 anos, usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. A maioria dos idosos informantes da pesquisa foram do gênero feminino, com idade entre 60 a 65 anos, a prevalência da religião católica na maioria dos idosos, bem como o trabalho deteve-se na agricultura. Eles referem que buscam o serviço na UBS pelo mesmos motivos, que são renovação de receita e a para consultas médicas. A prevalência de doenças crônica foi de na maioria deles as mais comuns à do grupo das Doenças Cardiovasculares; seguidas pelas neoplasias malignas e diabetes mellitus. Conclusão: A prevalência de doenças crônicas foi em idosos jovens com idade entre 60 e 65 anos, tendo em média duas ou mais doenças, fazendo uso diário de medicação. Desta forma percebe-se que os profissionais devem intensificar o trabalho em relação ao cuidado com a pessoa idosa, fazendo com que tenham uma melhor qualiddae de vida e esta possa ser com uso de alternativas não medicamentosas.
- ItemAcesso AbertoAnálise epidemiológica da sífilis congênita em duas regiões de saúde do Rio Grande do Sul(2023) Winckelmann, Tamiris Roberta; Medeiros; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705; Medeiros, Cássia Regina Gotler; Castro, Marilis DeIntrodução: A Sífilis é uma doença infecciosa causada pelo espiroqueta Treponema pallidum. A principal via de transmissão da infecção é a sexual, que dá origem à forma adquirida. A Sífilis Congênita (SC) é um agravo de notificação compulsória no Brasil, resultado da transmissão vertical da bactéria através de gestantes não-tratadas ou tratadas de forma inadequada. A infecção fetal está relacionada com a alta mortalidade fetal e neonatal precoce, além de sequelas graves e irreversíveis em alguns casos. O objetivo deste estudo é identificar o perfil epidemiológico dos casos notificados de sífilis congênita em uma região de saúde do estado do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2017 a 2021. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico, ecológico e de abordagem quantitativa, com dados obtidos no Sistema de Informação de Agravos Notificação (SINAN), obtidos por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), a partir dos casos de SC no Rio Grande do Sul. Os fatores de inclusão foram casos de Sífilis Congênita, número de casos, taxa de incidência de sífilis em gestantes e óbitos por SC em menores de um ano de idade; caracterização da sífilis congênita segundo faixa etária, escolaridade e cor da mãe; realização de pré-natal; momento do diagnóstico; tratamento do parceiro, idade da criança no momento do diagnóstico e diagnóstico final. Resultados: Foram notificados 77 casos de SC, entre 2017 a 2021, nas Regiões de Saúde 29 e 30. Os anos de 2017 a 2019 foram os com maior número de casos notificados e maior incidência, apresentando uma queda a partir de 2020. Houve um óbito em 2020 nas duas Regiões. O perfil de gestante mais afetado foi entre 20 a 29 anos, com ensino fundamental incompleto, de etnia branca, e com o diagnóstico de SC durante o pré-natal. O diagnóstico da criança se deu em até 6 dias, e o diagnóstico final de SC recente. Quanto à realização de pré-natal, 91 % na Região 29 e 95% na Região 30 das mulheres realizaram as consultas preconizadas, e 64 % dos parceiros na Região 29 e 66% na Região 30 realizaram o tratamento. Conclusões: Os casos de SC nas Regiões 29 e 30 constituem um grave problema de saúde pública nos últimos anos, porém, em ambos agravos houve queda nos anos de 2020 em relação à 2021. As infecções apresentam um perfil epidemiológico bem definido, permitindo o estabelecimento de políticas públicas de saúde direcionadas aos perfis mais vulneráveis, e com medidas de busca ativa, e ações em conjunto com a educação para diminuição das notificações.
- ItemAcesso AbertoAtenção à saúde da pessoa idosa: o acesso e acolhimento em uma Estratégia de Saúde da Família de um município do Vale do Taquari/RS(2016-12) Weyand, Terezinha Maria; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705Este estudo teve como tema o acesso e o acolhimento da pessoa idosa na Estratégia de Saúde da Família, tendo como objetivo conhecer as políticas públicas de saúde, bem como os serviços estruturados para o atendimento desta população. A metodologia que utilizei para realizar este estudo foi do tipo exploratória descritiva com abordagem quanti-qualitativa, realizada com os idosos de uma micro área, em um município do Vale do Taquari/RS. A pesquisa foi realizada através de um instrumento contendo questões semi-estruturadas para responder os objetivos propostos, sendo a amostra constituída por vinte participantes. Na análise de saúde verificou-se que as unidades de saúde estão cada vez mais preparadas para o atendimento e acolhimento da população idosa.
- ItemAcesso AbertoAtuação do enfermeiro no alívio da dor no trabalho de parto: revisão integrativa sobre métodos não farmacológicos(2025-07) Weber, Vitória; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705; Halmenschlager, Roseléia Regina; Faller, Gabriela da Silva GarciaA atenção ao parto deve ser planejada desde o pré-natal, priorizando práticas humanizadas e não farmacológicas que garantam a autonomia da mulher, permitindo que ela faça escolhas informadas e participe ativamente do processo, o que contribui para uma experiência mais positiva e empoderadora. Este estudo tem por objetivo investigar o que tem sido publicado na literatura sobre a atuação do enfermeiro no atendimento à gestante para o alívio da dor durante o trabalho de parto com uso de métodos não farmacológicos. Trata-se de um estudo de Revisão Integrativa da Literatura. A pergunta norteadora foi: Quais têm sido as intervenções do enfermeiro para o alívio da dor durante o atendimento ao parto? Para a busca, foram selecionadas as fontes da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline via PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Web of Science, e artigos publicados de 2020 a 2024, em idioma português. Inicialmente foram encontrados 4.840 artigos, destes foram aprovados sete artigos que se enquadram nos critérios de inclusão desta revisão. Os principais resultados revela uma perspectiva abrangente sobre o papel do enfermeiro na utilização de métodos não farmacológicos (MNF) para o alívio da dor durante o trabalho de parto, evidenciando tanto os progressos alcançados quanto às dificuldades ainda existentes nesse campo em desenvolvimento. As evidências sinalizam um reconhecimento cada vez maior dessas abordagens, embora ainda existam barreiras que precisam ser superadas para que sua aplicação seja mais efetiva. Conclui-se que os métodos não farmacológicos representam estratégias eficazes e humanizadas para o alívio da dor no trabalho de parto, fortalecendo o protagonismo feminino. A atuação do enfermeiro é fundamental nesse contexto, promovendo cuidado integral e apoio contínuo à gestante. No entanto, a consolidação dessas práticas exige investimento em capacitação profissional, estrutura adequada e maior ênfase no pré-natal.
- ItemAcesso AbertoAvaliação da qualidade de vida dos profissionais de saúde de uma Estratégia Saúde Da Família do Vale do Taquari/RS(2018-06-18) Dick, Alana Betina; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705Estudos tem demonstrado que profissionais que atuam em Estratégia Saúde da Família, queixam-se de cefaleia, dores musculares, além de má alimentação e falta de atividades físicas. E o que gera mais estresse é a falta de reconhecimento profissional, as responsabilidades, a sobrecarga de trabalho. O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade de vida dos profissionais de saúde de uma Estratégia Saúde da Família de um município do interior do Vale do Taquari. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, sendo aplicado um questionário semiestruturado contendo sete perguntas. O estudo revelou que os profissionais da saúde da UBS pesquisada elencam fatores sociais, psicológicos e físicos como determinantes para a qualidade de vida: relações humanas, autonomia para o desenvolvimento das atividades laborais e ter as necessidades básicas atendidas. Na condição de saúde há relatos de boa saúde, mas também há problemas emocionais e físicos que debilitam este profissional, bem como condições de trabalho inadequadas para atender as demandas. Por fim, alguns profissionais buscam melhorar a qualidade da própria vida por meio da prática de atividades físicas, melhor convívio com familiares e amigos, alimentação saudável, dormir bem, controle do estresse e fazer o que o realiza profissional e financeiramente.
- ItemAcesso AbertoBiossegurança na Unidade de Terapia Intensiva: a utilização das medidas de precaução (EPI) pelos profissionais da saúde(2014-03-26) Valgoi, Vanessa; Lohmann, Paula MicheleA Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos necessários para a prestação de cuidados na enfermagem. Estes propiciam um ambiente de qualidade para os profissionais e pacientes envolvidos no processo do cuidado. A pesquisa teve como objetivo geral investigar a utilização dos EPIs pelos profissionais da saúde em uma unidade de terapia intensiva. O trabalho constituiu-se em um estudo com ênfase na pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistados 16 profissionais de saúde de uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTIA) de um hospital, de médio porte, do interior do estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram coletados e, depois, transcritos e analisados através da análise de conteúdo de Leopardi (2002). Para viabilizar a pesquisa, foram respeitados os preceitos contidos na Resolução 196/96, que trata de pesquisa, envolvendo seres humanos. Conclui-se que, o profissional de enfermagem deve dominar cada vez mais as técnicas avançadas em saúde, tendo em vista que a evolução científica, atualmente, vem crescendo em passos muito largos, tornando se necessário à realização constante de treinamento em serviço com o pessoal de enfermagem. Em vista de o índice dos riscos de acidentes ocupacionais com materiais perfurocortantes ser muito elevado, devem-se buscar alternativas que possam conferir maior segurança aos procedimentos realizados pela equipe de enfermagem.
- ItemAcesso AbertoCaderneta de saúde da criança: análise da qualidade do preenchimento adequado(2018-07-04) Rossatto, Kelly; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705A Caderneta de Saúde da Criança (CSC) é um instrumento importante para o acompanhamento da saúde , do crescimento e do desenvolvimento das crianças por ser o documento no qual são registrados os dados e os eventos mais relevantes para a saúde infantil. A pesquisa teve por objetivo analisar os dados existentes na Caderneta de Saúde da Criança e o preenchimento dos mesmos no momento que os responsáveis procuram a ESFs, para atendimento. Trata-se de uma pesquisa observatória, documental, exploratória descritiva, transversal do tipo qualitativa. Os dados foram coletados, seguindo os critérios de inclusão e exclusão, através de verificação direta das cadernetas , sendo observado em uma unidade de saúde, no município do interior do Rio Grande do Sul. A analise foi realizada por categorias de Leopardi (2002). Conclui-se que as cadernetas de crianças com idade de 0 a 12 meses eram mais completas, salientando o período de maior vinda a unidade de saúde. Foram respeitados os preceitos éticos conforme resolução 466/2012, do Ministério da Saúde.
- ItemAcesso AbertoCirculação extracorpórea em cirurgia cardiovascular e atuação do enfermeiro: revisão integrativa(2025-07-25) Valandro, Ederson Daroit; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705; Marchese, Camila; Roza, Luciana Cristina Pereira daAs doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de mortalidades no Brasil e no mundo, sendo assim o número crescente de cirurgias cardíacas também eleva-se. A circulação extracorpórea foi um sistema desenvolvido que contribuiu muito para uma maior segurança e qualidade no procedimento cirúrgico, apesar de ser um processo que pode causar algumas complicações pós cirúrgica, mas que com o avanço de técnicas torna-se cada vez mais benéfico para o procedimento e consequentemente para o paciente. O presente trabalho refere-se a um método de revisão integrativa. Foram selecionados seis artigos que retratam o cenário do enfermeiro na atuação em circulação extracorpórea, durante a cirurgia cardíaca, com objetivo de verificar a atuação do profissional enfermeiro na circulação extracorpórea. Os principais resultados encontrados nos artigos relatam a importância do enfermeiro na cirurgia cardíaca, especialmente na circulação extracorpórea (CEC). Eles ressaltam que o enfermeiro atua desde o pré-operatório até o pós-operatório, controlando aspectos técnicos, monitorando o paciente e contribuindo para a segurança do procedimento. A atuação do enfermeiro perfusionista exige formação especializada, conhecimento profundo de fisiologia e treinamento contínuo. Além disso, a equipe de enfermagem desempenha papel fundamental na prevenção de complicações e na garantia de uma recuperação eficaz, sendo uma área que demanda alta capacitação e atualização constante. Conclui-se que o enfermeiro exerce um papel essencial na cirurgia cardíaca, especialmente na circulação extracorpórea, sendo responsável por garantir a segurança do procedimento por meio de formação especializada, monitoramento contínuo e atuação técnica e administrativa qualificada. Seu preparo e reconhecimento são fundamentais para a prevenção de complicações e a promoção de uma recuperação segura e eficaz.
- ItemAcesso AbertoConhecimento de estudantes universitários em relação a infecções sexualmente transmissíveis(2023-11-18) Scalabrin, Stefanie; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705; Lavall, Eliane; Freitag, Ana LuisaAs infecções sexualmente transmissíveis (IST) ainda são um tabu em toda a sociedade, especialmente no Brasil, pois pouco se ouve falar em educação sexual, sendo ainda visto como um assunto de mau entendimento e preconceito. Este estudo tem por objetivo caracterizar o conhecimento, as medidas de prevenção e as ações de promoção à saúde sobre as IST em estudantes universitários de uma instituição privada do interior do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Foram entrevistados 102 estudantes universitários. Os principais resultados foram estudantes com idade de 18 a 22 anos, a maior parte das respostas foram de universitários do gênero feminino, com 86,3%. A maior parte diz ter conhecimento sobre as ISTs e 66,7% dos participantes da pesquisa já realizaram testes rápidos para detecção de IST. Concluímos por meio da pesquisa que foi possível endossar a importância e relevância de pesquisar o conhecimento dos estudantes sobre as formas de transmissão e prevenção das IST, e a partir dessa análise possibilitar o delineamento de estratégias que possam ser utilizadas pelos cursos da área da saúde para promoção da saúde dos estudantes e prevenção destes agravos. O aumento dos índices de ISTs está relacionado com a falta de conhecimento em relação à importância do uso do preservativo em relação a transmissão das ISTs. Diante do exposto, a vulnerabilidade do público juvenil é relativamente ligada com falta de debates sobre sexualidade e a prevenção de ISTs no âmbito universitário, uma vez que deveriam destinar maior atenção a essa área desde o ensino básico até a educação superior. Portanto, sugestiva-se o preparo de educadores para serem inseridos nas universidades com o intuito de estar aberto a conversações. Por fim percebe-se que nem todos os jovens tem conhecimento em relação às formas de transmissão das ISTs, e os que têm conhecimento muitas vezes não fazem o uso do método de prevenção (preservativos), pois não sabem o real impacto que gera na vida do indivíduo ao contrair uma infecção sexualmente transmissível.
- ItemAcesso AbertoCuidados de enfermagem em pacientes com neoplasia de pâncreas: Uma revisão integrativa(2025-07) Angellos, Laura Piussi; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/5859010772976116; Medeiros, Cássia Regina Gotler; Marchese, CamilaA neoplasia de pâncreas é um tipo de tumor maligno que, geralmente, não apresenta sinais e sintomas nos estágios iniciais, o que contribui para sua alta taxa de mortalidade devido ao diagnóstico tardio. Entre os sintomas mais comuns estão emagrecimento, dores abdominais, icterícia e inapetência. O desenvolvimento do tumor está associado a fatores como uso excessivo de álcool, consumo de alimentos embutidos e ricos em gordura saturada, além do sedentarismo, que contribui significativamente para a proliferação das células cancerígenas. Este estudo trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, a coleta de dados ocorreu entre os meses de março e abril de 2025. Para sistematizar a busca, selecionaram-se as seguintes bases de dados: Literatura Latino‑americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), MEDLINE (acessada via PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Web of Science. A investigação foi guiada pela questão: ‘Quais fatores dificultam a prestação de cuidados de enfermagem a pacientes com neoplasia de pâncreas? A análise dos dados foi conduzida por meio da técnica de análise temática proposta por Bardin. Os resultados evidenciam que o enfermeiro exerce papel essencial nos cuidados paliativos e oncológicos, sendo peça-chave na gestão da dor, comunicação eficaz, suporte emocional e promoção de uma assistência integral e humanizada. Contudo, desafios como a falta de formação contínua e a escassez de recursos materiais e tecnológicos impactam negativamente a qualidade da assistência. A utilização de práticas baseadas em evidências, como o uso de escalas de avaliação da dor e a implementação do Processo de Enfermagem (SAE), demonstrou ser eficaz na melhoria do cuidado. Conclui-se que investir na capacitação técnica e no desenvolvimento de habilidades interpessoais é fundamental para garantir um cuidado de qualidade, centrado no paciente, que atenda suas necessidades físicas, emocionais, sociais e espirituais, promovendo bem-estar e fortalecendo os vínculos familiares ao longo do processo de cuidado.
- ItemAcesso AbertoA espera no centro cirúrgico: percepção do familiar(2018-01) Arnhold, Denise Teresinha; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705Objetivo: Conhecer os principais sentimentos da família que espera em frente ao centro cirúrgico. Método: Estudo descritivo, exploratório e transversal, com abordagem qualitativa, foi entrevistado oito familiares, sendo a maioria do gênero feminino, estes aguardavam na sala de espera do Centro Cirúrgico de um hospital de médio porte do interior do estado do Rio Grande do Sul. Resultados: Obtiveram-se três temas: Percepção de quem aguarda o familiar que está no procedimento cirúrgico; Orientação recebida sobre o período da espera; O que fez enquanto esperava para amenizar algum tipo de desconforto. Conclusão: O estudo apresenta um novo espaço de atuação para o enfermeiro que pode ser utilizado de forma a qualificar e potencializar a atenção de enfermagem em sala de espera por conferir visibilidade à gestão do cuidado de enfermagem nas instituições de saúde, todas as respostas ratificaram os anseios da família e do paciente no contexto da realização de um procedimento cirúrgico.
- ItemAcesso AbertoEsquema vacinal contra hepatite B em profissionais de saúde de um hospital de médio porte do interior do Rio Grande do Sul(2016-12) Rauber, Anelise Carvalho; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705O objetivo da pesquisa foi de conhecer o esquema vacinal contra Hepatite B dos profissionais de saúde de um hospital de médio porte do interior do Rio Grande do Sul. A obtenção dos níveis séricos de anticorpos anti-HBs se deu através de uma pesquisa documental. Foi constatada uma soroconversão (de 10,00 a 100,00 UI/ml) presente em 29,10% dos indivíduos, uma soroproteção (acima de 100,00UI/mL) ocorrendo em 46,27% dos indivíduos, e uma hiper-proteção (acima de 1000,00UI/mL) em 20,15%. Utilizando como valor de corte 10UI/ml, obteve-se uma média efetiva de 95,52% dos indivíduos. Constatou-se uma alta taxa de adesão dos funcionários (96,27%), e que estudos envolvendo a vacinação anti-HBs devem levar em conta o maior número possível de fatores para a determinação de suas análises, além da importância da vacinação para a segurança dos profissionais da área.
- ItemAcesso AbertoEstatuto do Idoso e sua aplicabilidade: o cuidado de enfermagem em uma Estratégia de Saúde da Família(2019-11) Likes, Sabrina Aparecida; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705A número de idosos vem crescendo consideravelmente nas últimas décadas, seu índice de longevidade e estudos científicos demonstram que em 2050 teremos mais idosos, que nascimento de crianças. O objetivo do estudo foi conhecer a aplicabilidade e o conhecimento dos Enfermeiros sobre o Estatuto do Idoso em Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de um município do interior do Vale do Taquari/RS. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritivo. Os informantes do estudo foram dez (10) enfermeiros que atuam em ESF. O instrumento da pesquisa foi um questionário semiestruturado, contendo oito (8) questões para caracterização dos sujeitos da pesquisa e seis (6) questões norteadoras de acordo com os objetivos. Observou-se que os Enfermeiros se preocupam em orientar e trabalhar com a rede de apoio, sobre o estatuto do idoso na sua área de trabalho, através de ações que buscam formas de qualificar o conhecimento de ambas as partes e resolutividade do problema surgido, assim preconizam uma qualidade de vida para o idoso, no decorrer de seu envelhecimento.
- ItemAcesso AbertoEstratégia de Saúde da Família: percepção da equipe sobre a promoção da saúde utilizando o instrumento de avaliação da atenção primaria à saúde (PCA TooL)(2016-12) Silva, Suélen Souza Da; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705O programa saúde da família (PSF) foi implantado pelo Ministério da Saúde, sendo uma estratégia para fortalecer a atenção básica e reorganizar o modelo assistencial, com atenção focada nos atendimentos as famílias, promovendo ações de promoção a saúde para a população adscrita. Desta forma o presente estudo busca conhecer a percepção da equipe de saúde de uma Estratégia de Saúde da Família localizada no interior do Vale do Taquari quanto as diretrizes do SUS para o funcionamento com vista à promoção de saúde. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório, desenvolvido por meio de técnica de analise temática para análise dos dados, realizada com doze(12) profissionais de saúde que compõem a equipe da ESF. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada, contendo seis(6) questões de caracterização dos informantes e quatorze(14) questões norteadoras ligadas a temática da pesquisa, onde emergiram seis(6) temas e dois(2) subtemas. Foi utilizado como base um questionário para os profissionais de saúde tendo como base algumas perguntas que integram o Primary Care Assessment Tool (PCATool), versão profissionais de saúde, esse instrumento é validado no Brasil. Observa- se que a maioria dos profissionais de saúde já entenderam o novo conceito ampliado de saúde, a criação de vinculo é vista como ferramenta indispensável no processo de promoção a saúde da comunidade, apesar da falta de participação da população nos grupos de educação em saúde, o trabalho em equipe mostra-se como principal motivador para realizar as ações em saúde.
- ItemAcesso AbertoEventos adversos relacionados a administração de medicamentos em um hospital do Vale do Taquari(2019-06) Alves, Kellen Cristina Januário Benedetti; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705Justificativa e Objetivo: O processo de medicação no ambiente hospitalar é uma das atividades de maior importância para assegurar a eficácia na terapêutica do paciente. Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção da equipe de enfermagem sobre a ocorrência de eventos adversos relacionados a administração de medicamentos em um hospital do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário aos profissionais da enfermagem, constituindo uma amostra de cinquenta e oito entrevistados. A análise foi feita por meio de estatística descritiva. Resultados: Dos participantes, 96,6% conheciam as etapas para evitar erros de medicação, e 79,3% já cometeram algum erro em suas práticas profissionais na instituição. O erro mais frequente foi a dose de administração errada, 43,5%, sendo que 97,3% dos profissionais já perceberam algum erro no processo de medicação e 30% consideram a sobrecarga de trabalho um fator agravante para a ocorrência de erros. Quanto à conduta do profissional frente ao erro, 80,4% comunicavam verbalmente ao profissional supervisor e como consequência receberam orientação verbal, 78,3% das vezes. Quanto aos sentimentos frente ao erro 36,8% revelaram sentir medo de prejudicar o paciente. Conclusão: Tais achados apontam erros potenciais graves que prejudicam a segurança do paciente, no entanto, nota-se que orientações verbais são oferecidas evitando a punição, mas o incentivo para o registro de notificação do erro é precário, dificultando a equipe de identificar os erros potenciais e implementar barreiras para evitá- los.
- ItemAcesso AbertoFatores que dificultam a adesão ao calendario vacinal em crianças até seis meses de idade(2017-01) Rosa, Marcos Alexandre Viana; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705Uma das mais importantes intervenções em Saúde Pública dos últimos tempos é o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que tem enorme contribuição na prevenção e controle das doenças transmissíveis. Porem a não adesão ou adesão incorreta ao calendário vacinal prejudica a imunização da criança. Esse trabalho teve como objetivo identificar os fatores que dificultam a adesão ao calendário vacinal em crianças até 6 meses de vida. A metodologia do estudo foi exploratóriodescritivo, observacional do tipo qualitativo. Realizou-ser a coleta de dados em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de um município do vale do Rio Pardo. Os sujeitos foram 14 pais/responsáveis de crianças que apresentavam atraso vacinal na idade de 0 a seis meses de vida. Concluímos que o principal fator de não adesão ao calendário vacinal foi em relação à presença de doença no período correto de vacinação e o esquecimento. Apesar dos responsáveis terem conhecimento sobre a importância da vacinação para evitar doenças, não reconhecem a necessidade de realizar a aplicação da vacina na idade e intervalo corretos e apresentam percepção errônea acerca das contraindicações. Os profissionais de saúde normalmente não esclarecem os responsáveis sobre a importância da vacinação e as contraindicações. Diante disso torna-se interessante promover o conhecimento da população, buscando capacitar os profissionais para realizarem seu trabalho, contribuindo na ampliação da adesão ao calendário vacinal, e assim estendendo a efetividade e eficiência do programa.
- ItemAcesso AbertoImpactos da mastectomia em mulheres diagnosticadas com câncer de mama em relação a autoimagem(2019-01-22) Lorenz, Andressa Schirmann; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705realizar o levantamento de informações dos sentimentos, que têm sido relatadas em artigos publicados no meio científico, sobre os impactos da mastectomia em mulheres diagnosticadas com câncer de mama em relação à autoimagem. Método: revisão integrativa da literatura realizada na base bibliográfica eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DECS): Autoimagem/Mastectomia, Sexualidade/Mastectomia e Mastectomia, interligados pelos operadores boleanos AND e OR publicada no período de 2010 a 2017. Os critérios de inclusão estabelecidos foram: pesquisas primárias qualitativas, disponíveis on-line, no formato de artigos, no idioma português e que tinham como foco o impacto da mastectomia em mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Resultados: Foram encontrados 179 estudos, dos quais seis (6) atenderam ao objetivo. A aplicação desse método resultou em seis (6) assuntos que mais se mostraram presentes nas amostras pesquisadas. São eles: alopecia, sexualidade, perda da mama, cicatriz, vergonha e medo de finitude da vida. Conclusão: O processo da mastectomia causa a mulher alterações físicas e psicológicas. Neste sentido é fundamental que o profissional enfermeiro entenda a mulher como um todo, aprimorando-se e fornecendo informações acerca da sexualidade e da autoimagem, tanto quanto sobre a doença.
- ItemAcesso AbertoInvestigação de transtornos mentais relacionados ao trabalho no Rio Grande do Sul(2024-11) Lorenzi, Érica Maria Cipriani; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705; Marchese, Camila; Castro, Marilis deO trabalho desempenha um papel essencial na integração social, influenciando tanto a subsistência econômica quanto a formação da identidade e o estilo de vida das pessoas. Ele tem impacto direto na saúde mental, podendo ser um fator positivo ou negativo, dependendo das condições em que é realizado. Fatores como a organização do trabalho, a divisão de tarefas, o gerenciamento das pessoas e a estrutura hierárquica podem contribuir para alterações na saúde mental, com efeitos que vão desde a exposição a agentes tóxicos até o estresse gerado por ambientes de trabalho desumanizadoras. Este estudo tem por objetivo investigar as notificações de transtornos mentais relacionados ao trabalho no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de estudo epidemiológico, transversal, quantitativo e retrospectivo. Os dados foram coletados a partir do DATASUS item “Epidemiológicas e Morbidade” onde temos a opção “Doenças e Agravos de Notificação (2007 em diante)”, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Os principais resultados revelaram uma maior incidência de notificações no sexo feminino. Concluímos que é essencial que as políticas públicas e as práticas organizacionais sejam voltadas para a criação de ambientes de trabalho saudáveis, que promovam a dignidade e a qualidade de vida dos trabalhadores. Isso envolve, entre outras medidas, a implementação de uma gestão mais humanizada, a promoção de condições adequadas de trabalho, a valorização do trabalhador e a promoção de um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal.