Enfermagem
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Enfermagem by browse.metadata.advisor "Marchese, Camila"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessAleitamento materno: fatores que levam ao desmame precoce(2023-06) Paulus, Michele Caroline; Marchese, Camila; Lohmann, Paula Michele; Castro, Marilis DeO presente estudo objetivou identificar na literatura científica os principais motivos associados ao desmame precoce em crianças menores de seis meses. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, onde foram selecionados artigos por meio das bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online), e Lilacs (Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde). Sendo utilizadas as seguintes palavras-chave: “aleitamento materno”, “desmame precoce”, sendo filtrado artigos na língua portuguesa no período de 2017 a 2022. assistência à saúde e instrumentalizar futuras pesquisas. Os principais resultados encontrados nos artigos foram que a maioria das mães recebem orientações sobre a amamentação nas consultas pré-natais e pós-parto, porém os fatores sociais e a introdução de outros alimentos intensificam o desmame precoce. Por meio do estudo concluiu-se que tanto as gestantes como as puérperas recebem orientações sobre a importância da introdução do aleitamento materno e sua continuidade. E os estudos apontam que a maioria acaba introduzindo outras formas de alimentação pelos fatores sociais, como a introdução de chupeta e mamadeira precocemente, confundindo assim a sucção e descontinuando o aleitamento.
- ItemOpen AccessAplicabilidade do treinamento de primeiros socorros conforme Lei Lucas para professores da Educação Infantil(2023-11) Guerres, Gabriel Luis; Marchese, Camila; http://lattes.cnpq.br/5859010772976116; Lohmann, Paula Michele; Brietzke, Aline PatriciaEste estudo objetivou identificar se os professores estão recebendo treinamento e se são capazes de manejar um aluno frente a um episódio cujo é necessário noções básicas de primeiros socorros. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, que foi realizado no município de Teutônia no interior do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário com 21 questões, enviado via google forms para professores, monitores, diretores das escolas de educação infantil coordenadas pela prefeitura que atendem crianças na faixa etárias de 0 a 5 anos. A análise de dados foi dividida em quatro fases: pré-análise, exploração do material, tratamento e interpretação dos resultados. O estudo foi regido pela resolução 466/2012, que regulamenta pesquisa com seres humanos. Através das respostas foram criadas as seguintes temáticas, Conhecimento sobre a Lei Lucas, Realização de treinamentos de primeiros socorros e Conhecimento/confiança para manejar situações que necessitam atendimento de primeiros socorros. Percebemos a necessidade de manter os profissionais capacitados em treinamentos que oferecem teoria e prática visando proporcionar o desenvolvimento de habilidades, conhecimento e confiança para que os professores e servidores consigam prestar o primeiro socorro aos escolares quando necessário. Além de tornar cada vez mais visível a legislação e a fazer-se com que o poder público realize vistorias para o comprimento da legislação.
- ItemOpen AccessAtuação do enfermeiro na assistência ao pré-natal de baixo risco: revisão de literatura(2023-11) Lenhardt, Diene Tainara; Marchese, Camila; http://lattes.cnpq.br/5859010772976116; Brietzke, Aline Patricia; Halmenschlager, Roseléia ReginaO pré-natal é essencial para salvaguardar a saúde da mulher, promover o seu desenvolvimento ideal e pleno, e permitir que ela de a luz com segurança e sucesso aos recém nascidos (RN), com muita saúde e sem risco para a saúde materna, incluindo aspectos psicossociais e atividades de educação, promoção e prevenção. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho é verificar as produções científicas relacionadas à atuação do enfermeiro na assistência pré-natal de baixo risco.Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa e descritiva. Para a construção de revisões os artigos científicos foram utilizadas as bases de dados: Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)e PubMed, e ocorrerão nos meses de Abril até Junho de 2023. O estudo utilizou como Descritores em Ciências da Saúde (Decs) da BVS: "Enfermagem, Atenção Primária e Atenção Pré-Natal", além disso, foi incluídos no estudo os textos completos e disponíveis gratuitamente no período compreendido entre 2013 a 2023; artigos na íntegra publicados em português, e relacionados ao tema, sendo excluídos artigos em idiomas que não contempla o período proposto e que não corresponde ao objeto de estudo. A Análise dos dados foi realizada por meio de leitura e construção do quadro sinóptico. Conclui-se, que faz-se necessário capacitar os profissionais que atendem a gestante para prestar assistência suficiente para que possam detectar precocemente o surgimento de qualquer alteração que necessite de intervenção para proporcionar a essa clientela um binômio de qualidade de vida mãe e filho. Pode-se concluir que os enfermeiros que procuram melhorar as competências de gestão e de enfermagem utilizam ferramentas sistematizadas de aconselhamento de enfermagem, guias e listas de verificação para cuidados pré-natais de baixo risco. As competências educativas e investigativas também ajudam a melhorar a qualificação dos enfermeiros para a realização do cuidado pré-natal, especialmente na tecnologia leve e no uso de objetos virtuais.
- ItemOpen AccessCuidados de enfermagem no Infarto Agudo do Miocárdio: uma revisão de prontuários.(2024-12-08) Lanius, Bruna Gabrieli; Marchese, Camila; http://lattes.cnpq.br/5859010772976116; Lohmann, Paula Michele; Almeida, Diego Dalsoto deO Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é uma doença responsável pela necrose miocárdica, que advém do entupimento de uma artéria coronariana ou adjacente, causando a morte de células do tecido que está presente no músculo cardíaco, com ressalva que, em raras vezes, pode ocorrer devido a contração de alguma veia ou artéria ou quando um coágulo formado pelo próprio coração se desprende, ocorrendo de forma súbita e intensa. Trata-se de estudo de caráter exploratório, descritivo, quali-qualitativo e de revisão de prontuários. Foram analisados todos prontuários do ano de 2023 com a presença do registro da CID I21, que é a responsável pela identificação internacional do Infarto Agudo do Miocárdio, em qualquer parte do prontuário, independente se constando no primeiro atendimento. Para facilitar a organização dos dados, foram utilizados pseudônimos, após a identificação os dados foram colhidas, através de uma tabela norteadora, informações dos pacientes filtrados e obtiveram-se dados de: idade dos participantes, sexo, peso e altura para cálculo de índice de massa corporal, os sintomas referidos na triagem e no primeiro atendimento médico, o tempo de duração dos mesmos antes da entrada na emergência, se o paciente possui algum histórico familiar de doença coronariana ou isquêmica, se possui algum fator de risco como doenças pré-existentes, tempo para que ocorresse o primeiro atendimento, demais condutas tomadas pela enfermagem e o desfecho de cada caso.
- ItemOpen AccessMagnitude da interdisciplinaridade frente aos cuidados paliativos(2024-11-25) Gosmann, Brahiana; Marchese, Camila; http://lattes.cnpq.br/5859010772976116; Lohmann, Paula Michele; Calvi, AdrianaOs cuidados paliativos representam um modo de cuidado voltado, sobretudo, para o controle da dor, para uma qualidade de vida adequada. Definidos a partir da Organização Mundial da Saúde, os cuidados paliativos devem melhorar a vida, não somente dos pacientes, mas também de seus familiares, os quais passam por diversas circunstâncias associados a doenças que comprometem a vida. Para isso, é indispensável uma equipe interdisciplinar bem preparada. O objetivo deste estudo foi conhecer, através da produção científica, alternativas que evidenciam como articular uma equipe interdisciplinar e qual a sua importância para o paciente em cuidados paliativos. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica da literatura, do tipo integrativa com abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas as bases de dados eletrônicas relacionadas à área da saúde e da enfermagem, como o Sistema online de busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), a Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), a Base de dados em Enfermagem (BDENF), a base de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scientific Eletronic Library Online – Scielo). Os critérios de inclusão são artigos nacionais, disponíveis online, gratuitos e na íntegra, na Língua Portuguesa e, quanto à questão norteadora da pesquisa, que estejam no recorte temporal dos últimos 5 anos (2019 a 2023). Para a análise de dados, foi, inicialmente, realizada a leitura dos artigos e a seleção dos mesmos, posteriormente, foi realizada a construção de um quadro sinóptico. A partir disso foi possível revisar e refletir sobre a relevância da ação interdisciplinar dentro de uma equipe multiprofissional e como o alinhamento de ideias estabelece maior confiança aos familiares. Ademais, estimulou-se o pensamento crítico diante das atividades diárias executadas pelos profissionais, mostrando a relevância que cada um possui, levando em consideração a ampla necessidade do paciente paliativo.
- ItemOpen AccessSequelas da Covid-19: revisão integrativa(2023-11) Kehl, Nicole Fernanda Herencio; Marchese, Camila; http://lattes.cnpq.br/5859010772976116; Lohmann, Paula Michele; Brietzke, Aline PatriciaObjetivo: Identificar através da literatura científica as principais sequelas geradas pelo COVID 19. Métodos: O presente estudo trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, onde foram selecionados artigos por meio das bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online), e Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para a seleção dos artigos foram utilizadas as seguintes palavras chaves: COVID-19, SARS-CoV-2, Sequelas, sendo filtrado os artigos que abordam a temática da pesquisa, com disponibilidade online e gratuita com texto na íntegra, no idioma português, no período de 2019 a 2023. A triagem resultou em 15 artigos, sendo relevantes e selecionados 6 para a realização do estudo. Resultados: As evidências encontradas nos 6 artigos selecionados auxiliam na identificação das principais sequelas: neurológicas, saúde mental, cardíacas, no olfato e paladar, vasculares, cutâneas, respiratórias, gastrointestinais e sexuais. Conclusão: As evidências reunidas nesta pesquisa permitiram sintetizar o conhecimento das sequelas desenvolvidas após a infecção por COVID-19, sendo elas: as neurológicas, de saúde mental, cardíacas, de olfato e paladar, vasculares, cutâneas, respiratórias, sexuais, gastrointestinais e neuropsicológicos.
- ItemOpen AccessTestes rápidos no pré-natal: Conhecimento e adesão entre gestantes(2030-06-30) Britzke, Janaína Inês; Marchese, Camila; http://lattes.cnpq.br/5859010772976116; Medeiros, Cássia Regina Gotler; Anschau, Taila LuizaEste estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de gestantes sobre a importância da realização dos testes rápidos para Infecção Sexualmente Transmissíveis (HIV, sífilis e hepatite B) durante o pré-natal, bem como verificar a oferta e execução desses exames no serviço de atenção básica. A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, realizada no Hospital Ouro Branco, em Teutônia/RS, com 31 gestantes admitidas para o parto. Os dados foram coletados por meio de questionário semi-estruturado e analisados conforme a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria das gestantes iniciou o pré-natal ainda no primeiro trimestre e havia realizado os testes rápidos, geralmente em pelo menos dois trimestres da gestação. A maioria relatou ter recebido explicações adequadas dos profissionais de saúde e compreendia a importância da testagem para prevenção da transmissão vertical. No entanto, algumas lacunas foram identificadas, como ausência de testagens registradas em algumas cadernetas e desconhecimento dos riscos das ISTs por parte de algumas gestantes. Conclui-se que a atuação da atenção primária é fundamental para a prevenção e o cuidado materno-infantil, sendo necessário fortalecer a educação em saúde e garantir a universalização do acesso aos testes rápidos.