Engenharia Civil
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Navegando Engenharia Civil por Orientador "Guerreiro, João Rodrigo"
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- ItemAcesso AbertoCaracterização mecânica de uma mistura asfáltica composta por material fresado e cal(2015-11) Dartora, Natália Catto; Guerreiro, João Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/8109873849849637; Guerreiro, João Rodrigo; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; Hansen, BetinaTem-se o conhecimento de que as rodovias pavimentadas possuem em grande parte um péssimo estado de conservação. Dito isso, sabe-se que as técnicas convencionais de manutenção são dispendiosas, causam impactos ao meio ambiente e nem sempre apresentam o desempenho esperado. Nesse sentido, torna- se uma necessidade a busca por alternativas que melhorem o aproveitamento dos materiais, que são capazes de intervir na precocidade da degradação da rodovia e que contribuam com o meio ambiente. Considerando esse problema, o presente estudo busca analisar a viabilidade da reutilização do material fresado para a camada de revestimento do pavimento, tentando elaborar um projeto de mistura asfáltica com adição de ligante convencional e cal, para suprir a falta de pó. A pesquisa apresenta o comportamento físico e mecânico em laboratório de misturas asfálticas recicladas com teores de ligante asfáltico CAP 50/70 distintos. Para a determinação do teor de ligante asfáltico do agregado reciclado foi utilizado o método de ensaio de extração de ligante – rotaréx. O estudo contemplou a moldagem e a compactação de corpos de prova em temperatura de 160oC, aplicando energia de compactação de 75 golpes por face. Para a obtenção dos resultados, realizou-se a determinação das propriedades volumétricas e mecânicas das misturas asfálticas. As propriedades volumétricas deram-se através da obtenção da densidade aparente, da densidade máxima teórica e do volume de vazios. Já as propriedades mecânicas foram obtidas com a realização dos ensaios de estabilidade e fluência Marshall e resistência à tração por compressão diametral. A partir da análise dos resultados laboratoriais com diferentes teores de ligante, foi possível determinar o teor de projeto para ser utilizado numa mistura asfáltica composta predominantemente por material fresado. A mistura asfáltica concebida teve como teor de projeto a adição de 2,8% de ligante asfáltico convencional (CAP 50/70). Esta mistura reciclada de projeto apresentou propriedades físicas e mecânicas compatíveis com as exigências do DNIT, portanto, sendo possível o seu emprego para pavimentos com baixo volume de tráfego.