Design - TCC I
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Navegando Design - TCC I por Orientador "Rosselli, Bruno Souto"
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- ItemAcesso AbertoAnálise de ferramentas tipo toolkits voltados ao processo de Design(2022-06-14) Lampert, Adriano Saraiva; Rosselli, Bruno Souto; http://lattes.cnpq.br/0253521112878177; Brod, Rodrigo De Azambuja; Zarpellon, VagnerEste estudo visa a analisar ferramentas interativas tipo toolkits utilizadas em processos de Design, destacando suas principais áreas de foco, origem institucional ou autoral, usabilidade e formatos nos quais são disponibilizadas. Através deste contexto, foi feita uma análise de similares utilizando o método comparativo das ferramentas selecionadas, sendo estas escolhidas com base em entrevistas e consultas com profissionais da área do Design, bem como especialistas no assunto. Através dos resultados, foi organizado uma tabela com esta análise, destacando pontos considerados importantes na hora de escolher a possibilidade de uso das mesmas durante um processo de Design.
- ItemAcesso AbertoArte anárquica: uma análise gráfica das capas punk (1985-1995)(2024-12-18) Berté, Leonardo Corte; Rosselli, Bruno Souto; http://lattes.cnpq.br/0253521112878177; Werlang, Luís André Ribas; Lohmann, RenataEste artigo examina a subcultura punk rock e suas expressões visuais em capas de álbuns produzidas entre 1985 e 1995, explorando como os pilares do movimento – rebeldia, contestação e a filosofia do DIY (faça você mesmo) – se manifestam graficamente. Para atingir seus objetivos, a pesquisa utiliza conceitos de semiótica e princípios da Gestalt para propor um método de análise imagética que abrange o contexto histórico-cultural, elementos gráficos, intertextualidade e os significados incorporados nessas capas. A pesquisa é de natureza aplicada, com foco na geração de conhecimentos voltados à aplicação prática. Classificada como exploratória, busca esclarecer conceitos que fundamentem futuros estudos e o desenvolvimento de materiais relacionados ao tema. O procedimento técnico adotado é a pesquisa bibliográfica, baseada em uma ampla revisão de livros, artigos, teses e revistas (Prodanov; Freitas, 2013), com o objetivo de demonstrar como as capas não apenas representam a identidade visual do punk, mas também articulam suas críticas sociais e a rejeição ao mainstream, criando um diálogo entre design gráfico e os valores culturais do movimento. Conclui-se que essas capas constituem manifestações de resistência visual, cujos elementos gráficos transmitem mensagens profundas e coesas, contribuindo para a perpetuação do ethos punk e abrindo novas perspectivas para estudos e criações no campo do design.
- ItemAcesso AbertoCharacter Design: transmitindo emoções em personagens através da simbologia das formas(2022-12-16) Silva, Tainá Luisa da; Rosselli, Bruno Souto; http://lattes.cnpq.br/0253521112878177; Zarpellon, Vagner; Meurer, Flávio RobertoO presente trabalho aborda a temática do design de personagens, com o intuito de compreender como a simbologia das formas pode ser utilizada para transmitir emoções. Para isso, foi realizada uma pesquisa acerca da história do character design, bem como os processos criativos de grandes estúdios da indústria do entretenimento, a fim de entender quais são as etapas de construção de personagens. O artigo foi realizado com base em uma pesquisa de natureza aplicada e o método científico se define como dialético, o qual se caracteriza por estabelecer que os aspectos sociais, econômicos e culturais não podem ser compreendidos isoladamente. A pesquisa é classificada como exploratória e os procedimentos técnicos utilizados para conduzir o estudo foram: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. O trabalho também possui abordagem quali-quanti, uma vez que utilizou-se uma ferramenta de análise de diferencial semântico para levantamento de dados, juntamente de um questionário aberto com profissionais da área, buscando identificar as percepções de cada um sobre determinadas características. Como resultado, apresenta-se uma discussão acerca da análise de diferencial semântico e das observações feitas pelos entrevistados, bem como o desenvolvimento de um infográfico contendo as etapas de construção de um personagem, baseado nos estudos realizados.
- ItemAcesso AbertoDesign como recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem e a inclusão de crianças com transtorno do espectro autista(2022-11) Santin, Franciele; Rosselli, Bruno Souto; http://lattes.cnpq.br/0253521112878177; Souza, Raquel Barcelos De; Brod, Rodrigo De AzambujaEste trabalho aborda o transtorno do espectro autista e a contribuição do design no processo de ensino-aprendizagem de crianças com essa síndrome. O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento, que tem como característica um deficit na interação social e na comunicação, bem como interesse restrito e repetitivo de comportamento. O objetivo geral da pesquisa visa investigar e analisar iniciativas relacionadas ao design universal e inclusivo para auxiliar as crianças com TEA. A pesquisa realizada para a construção deste artigo define-se como sendo de natureza aplicada, com o objetivo de gerar conhecimentos para posterior aplicação prática. Quanto ao objetivo do estudo, pode-se defini-lo como exploratório, pois tem o intuito de esclarecer os conceitos para estudos posteriores sobre o tema em questão. O procedimento técnico aplicado caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, fundamentada na leitura de livros, artigos, teses e revistas (PRODANOV; FREITAS, 2013), com o propósito de coletar informações sobre o autismo e o processo de ensino-aprendizagem, as contribuições do design como ferramenta de inclusão na sociedade e a relação entre o design e o autismo para sua educação, além de uma investigação e uma análise de produtos desenvolvidos para esse público. Por fim, nas considerações finais, apresenta-se uma discussão baseada na pesquisa e na análise.
- ItemAcesso AbertoDimensões fantásticas: uma proposta de infografia para a classificação da literatura de fantasia(2024-12) Barkert, Hellen; Rosselli, Bruno Souto; http://lattes.cnpq.br/0253521112878177; Souza, Raquel Barcelos de; Werlang, Luís André RibasO presente artigo apresenta uma proposta de infografia para a classificação da literatura de fantasia, compreendida como um modo narrativo multifacetado dentro do universo literário. O objetivo central do trabalho é sistematizar, de forma visual e acessível a diferentes públicos, a definição e as principais possibilidades classificatórias da fantasia, com base no seu grau de imersão (imersiva, intrusiva e de portal) e nas temáticas (medieval, dark fantasy, científica e urbana). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter bibliográfico, fundamentada em autores como Todorov (1992), Tolkien (2006) e Matangrano e Tavares (2019), adotando o método dedutivo para o levantamento teórico sobre os modos narrativos e suas distinções. A infografia desenvolvida segue as etapas metodológicas propostas por Moraes (2017) para a criação de infográficos, desde a apuração e seleção de dados até o projeto, produção e avaliação final, incorporando referências visuais características da fantasia ao campo teórico estudado. O resultado é uma peça visual que conecta literatura e design, destinada tanto ao público acadêmico quanto a leitores e escritores, com o propósito de facilitar a compreensão das narrativas fantasiosas e ampliar o acesso a este rico campo literário.
- ItemAcesso AbertoFragments of time: análise de imagem das capas de álbum do Duo Daft Punk de1997 a 2023(2024-12) Avila, Juliano Carvalho de; Rosselli, Bruno Souto; http://lattes.cnpq.br/0253521112878177; Lohmann, Renata; Brod, Rodrigo de AzambujaIniciando em 1993 como uma dupla de adolescentes fazendo música eletrônica, o duo francês Daft Punk, formado pelos produtores musicais Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo, passou por diversas fases estéticas até seu encerramento oficial em 2021 como fenômeno cultural. Durante sua trajetória, a identidade do duo foi refletida de variadas formas, que, por sua vez, acompanharam o seu amadurecimento como artistas. Neste contexto, este artigo tem o objetivo de compreender como seu posicionamento estético evoluiu ao longo desses anos, por meio da investigação de nove capas de álbuns do duo, de 1997 a 2023. A análise será realizada com base nos princípios do livro Introdução à Análise da Imagem, de Martine Joly (1996), complementados por pesquisa bibliográfica nos livros Daft Punk: Trip Inside the Pyramid, de Dina Santorelli (2014), Daft Punk's Discovery: The Future Unfurled, de Ben Cardew (2021) e no documentário Daft Punk Unchained da BBC (2015).
- ItemAcesso AbertoGamificação como elemento a favorecer o engajamento na formação de alunos no ensino virtual(2024-07-08) Bazzo, Gabriele Mocellin; Rosselli, Bruno Souto; http://lattes.cnpq.br/0253521112878177; Brod, Rodrigo; Werlang, Luís André RibasEste trabalho busca explorar, diante da crescente relevância dos ambientes virtualizados de aprendizagem (AVAs), as vantagens que a gamificação pode gerar ao ser aplicada em processos de ensino. Para cumprir esse objetivo, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica para estabelecer relação com quais fatores são importantes nos processos de aprendizagem e, ao levarmos estes fatores para dentro do ensino virtualizado, quais elementos acabam se perdendo. Este trabalho busca como objetivo geral, diante da crescente relevância do ensino virtualizado, encontrar na gamificação ferramentas que possam auxiliar no engajamento dos alunos no ambiente digital. Para reforçar as evidências encontradas em pesquisa, foi realizada pesquisa cases de sucesso em AVAs onde há o emprego de gamificação, identificando quais ferramentas de gamificação foram usadas como estratégia. Como resultado, se apresentam diversos mecanismos provenientes do universo dos jogos e que se mostram promissores na solução da problemática levantada pela pesquisa.
- ItemAcesso AbertoInvestigação da Usabilidade: A interação de usuários como ferramenta de análise das interfaces de um sistema(2023-11-26) Quadros, Táila; Rosselli, Bruno Souto; http://lattes.cnpq.br/0253521112878177; Brod, Rodrigo De Azambuja; Zarpellon, VagnerSistemas eficientes e que atendam às necessidades competitivas do mercado são amplamente almejados pelas empresas. No entanto, a relação entre as pessoas e o produto será um dos norteadores principais para definir o futuro de sua utilização, uma vez que espera-se que os sistemas sejam simples, intuitivos e objetivos. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a usabilidade percebida por novos usuários ao utilizarem o SA Governance Manager, sistema de referência nacional para a governança corporativa no ramo da saúde. Trata-se de uma pesquisa aplicada e de método científico dialético, pois futuramente os conhecimentos obtidos servirão de base para melhorar a usabilidade deste sistema. O caráter exploratório, combinado aos procedimentos bibliográfico e experimental, justifica-se pela utilização de livros e artigos acadêmicos para conceituar a usabilidade e seus atributos, além de métodos para avaliação com usuários. Partiu-se da compreensão do tipo de usuário para delimitar as tarefas utilizadas com maior frequência no sistema e assim realizar a criação de um teste de usabilidade. Dessa forma, o desenvolvimento da pesquisa deu-se pela avaliação da interface principal do sistema, utilizando o 5 Second Test, e a avaliação da usabilidade mediante teste de usabilidade e aplicação do questionário System Usability Scale. A análise dos resultados de forma qualitativa, permitiu identificar as experiências positivas e negativas de um novo usuário. Por fim, a discussão dos resultados discorre sobre sugestões de melhorias nas interfaces e interações, a fim de aprimorar a usabilidade do sistema.
- ItemAcesso AbertoLegislações aplicadas às embalagens: qual a importância do design na fidedignidade de rótulos corretos?(2024-12-18) Gonzatti, Ana Júlia Giovanella; Rosselli, Bruno Souto; http://lattes.cnpq.br/0253521112878177; Werlang, Luís André Ribas; Zarpellon, VagnerO estudo analisa a importância do design na conformidade e fidedignidade de rótulos alimentícios diante das legislações brasileiras, como a RDC 429/2020 e a IN 75/2020. Essas normas promovem a clareza das informações nutricionais por meio da rotulagem frontal (RNF), exigindo um equilíbrio entre estética e funcionalidade no design de embalagens. Utilizando os princípios da Gestalt, o trabalho explora soluções visuais que organizam e destacam informações obrigatórias de forma intuitiva, contribuindo para uma melhor experiência do consumidor. A pesquisa é bibliográfica e exploratória, fundamentada em normas da ANVISA e conceitos de design aplicados. Os resultados evidenciam que um design alinhado às exigências legais aumenta a confiança do consumidor, favorece decisões de compra conscientes e reforça a identidade das marcas no mercado. Conclui-se que a integração de criatividade, funcionalidade e conformidade legal no design de embalagens é essencial para um mercado mais transparente e responsável.