Design - TCC I
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Design - TCC I por Orientador "Souza, Raquel Barcelos de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoColorindo sensações: um estudo sobre a relação cor-sentimento sob a perspectiva das animações(2024-07) Carletto, Larissa Machado; Antunes, Aline Jéssica; Souza, Raquel Barcelos de ; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Lohmann, Renata; Zarpellon, VagnerEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar a influência das cores no despertar de sensações sob a perspectiva da animação. Para atingir esse objetivo, tem-se como objetivos específicos compreender a história da animação e o porquê de adultos a consumirem, compreender o design emocional e identificá-lo em animações, e analisar duas animações identificando características da teoria das cores relacionada a emoções. No que se refere à metodologia científica, esta pesquisa é de natureza aplicada, cujo método científico é o dialético e o viés é explicativo. Além disso, adotam-se dois procedimentos: pesquisa bibliográfica documental e coleta de dados por meio de dois questionários. O trabalho possui abordagem qualiquantitativa, uma vez que o ambiente é referência para coleta de dados, interpretação de fenômenos e atribuição de significados. Neste artigo são descritos o design emocional, a história da animação e, por fim, os aspectos artísticos das cores aplicados a uma análise de simbologia nas animações “Red: crescer é uma fera” e “Scooby-Doo! Mistério S.A”. A análise cromática buscou respostas em uma coleta de dados que envolveu 45 sujeitos de diferentes idades e áreas de estudos e/ou atuação, residentes dos Vales do Taquari e Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Conclui-se, a partir disso, que projetar uma animação à luz das teorias estudadas é um desafio que ainda pode ser amplamente explorado, visto que foi constatada relação direta entre o design emocional, a psicologia das cores e os sentimentos evocados pelas animações.
- ItemAcesso AbertoDeepfakes e desinformação: uma análise do papel da inteligência artificial na manipulação de conteúdo(2025-06) Conceição, Abimael Santos da; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Werlang , Luís André Ribas; Brod, Rodrigo de AzambujaO presente artigo analisa o fenômeno dos deepfakes, compreendido como uma tecnologia de síntese de mídia baseada em inteligência artificial capaz de alterar ou gerar conteúdos visuais altamente realistas. O objetivo geral deste estudo: compreender o que são os deepfakes, como são criados, por quais agentes (indivíduos), e com quais finalidades, analisando tanto os pontos positivos quanto os negativos da tecnologia, o que permite não apenas mitigar seus usos prejudiciais, mas também explorar seu potencial benéfico de forma responsável e também discutir os impactos sociais, éticos e comunicacionais dos deepfakes, bem como as principais estratégias tecnológicas, jurídicas e educativas voltadas à sua detecção e mitigação. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada e caráter bibliográfico, fundamentada em artigos acadêmicos e jornalísticos. Este trabalho analisou criticamente os impactos dos deepfakes, destacando seus riscos à informação, democracia e privacidade. Como desdobramento, propõe-se o desenvolvimento de um app móvel para detecção de deepfakes com foco em usabilidade e alfabetização digital. O estudo contribui para a compreensão interdisciplinar do tema ao relacionar os campos da tecnologia, da comunicação e do design, refletindo sobre os desafios e responsabilidades na era da manipulação audiovisual.
- ItemAcesso AbertoFotografia gestacional: influência na percepção feminina(2024-07-22) Schmitt, Bruna Thayne; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Lohmann, Renata; Zarpellon, VagnerA gestação não é apenas um processo físico, mas também uma jornada emocional e psicológica intensa para as mulheres. A preparação para a maternidade envolve o desenvolvimento do instinto maternal e é influenciada por fatores como suporte social, familiar e o contexto psicológico da gestante. O presente estudo se dedica ao tema da fotografia gestacional, para isso foi necessário entender os desafios emocionais da maternidade, durante os diferentes estágios da gestação. A pesquisa apresenta dados sobre a maternidade e explora a representação dessa etapa na vida, de algumas mulheres, na história da arte, destacando como artistas internacionais e nacionais ao longo dos séculos retratam a figura da gestante; a pesquisa também apresenta uma revisão de literatura sobre a história da fotografia com enfoque na fotografia gestacional. Em complemento a revisão de literatura, com a intenção de entender as motivações e experiências relacionadas aos ensaios fotográficos gestacionais, foi feito um levantamento de dados com profissionais da fotografia, que desenvolvem o seu trabalho com gestantes, e também com gestantes que já realizaram e que pretendem realizar seus ensaios fotográficos. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários físicos e online.
- ItemAcesso AbertoSkate como ferramenta criativa(2024-07-01) Duarte, Thales Rosa; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Zarpellon, Vagner; Rosselli, Bruno SoutoEste trabalho explora a ligação entre skate e criatividade, destacando como o skate surgiu e como foi sua chegada no Brasil, deixando de ser somente um esporte para se tornar um estilo de vida para os praticantes e como ele tem grande influência na forma de expressão artística e cultural. Ele aborda a história do skate, desde sua origem com a desmontagem de patins até as evoluções contemporâneas nas manobras e na cultura visual. O skate é retratado como uma prática que fomenta a inovação e a resiliência, ensinando habilidades valiosas como solução de problemas e pensamento criativo. O artigo destaca depoimentos de skatistas que explicam como o skate enriqueceu suas vidas artísticas e ampliou suas perspectivas culturais. Vídeos e documentários são citados, demonstrando a importância da estética e da produção audiovisual na cultura skatista. Iniciativas como o aplicativo 360skate exemplificam como a tecnologia está sendo utilizada para promover a criatividade e a conectividade entre skatistas. O skate é apresentado como uma ferramenta de empoderamento pessoal e comunitário, com um impacto significativo na cultura popular, influenciando todos os meios artísticos.