Ciências Biológicas - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas - Licenciatura por Orientador "Gonçalves, Cátia Viviane"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoDiagnóstico da geração de resíduos em uma indústria do setor alimentício com foco na criação de estratégias de educação ambiental(2022-11) Bruxel, Heloísa; Gonçalves, Cátia Viviane; http://lattes.cnpq.br/0531032456221369As indústrias são responsáveis pela produção de grande quantidade de resíduos sólidos e rejeitos, resultantes de suas atividades. Todavia, o gerenciamento deve ser realizado de modo integrado e as fases de acondicionamento, coleta, tratamento/reciclagem e disposição final devem ser planejadas de modo interligado, visando sempre salvaguardar os recursos naturais e a saúde humana (CAPAZ; NOGUEIRA, 2014). Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de realizar um diagnóstico da geração de resíduos em uma indústria do setor alimentício, no Vale do Taquari - RS, com foco na criação de estratégias e ações de educação ambiental, em vista à redução da geração de resíduos e melhorias no procedimento de coleta seletiva da área de manutenção. Para a obtenção dos dados foi realizado um diagnóstico da geração através de acompanhamento, quantificação e identificação dos resíduos dispostos no ponto de coleta e aplicação de um questionário quali- qualitativo. O diagnóstico evidenciou a necessidade de melhorias nos pontos de armazenamento e coleta. O questionário quali-quantitativo destacou a falta de informações relacionadas ao procedimento de coleta seletiva e sugestões dos colaboradores. Após a análise dos dados foram realizadas melhorias no ponto de coleta e de armazenamento com a substituição e identificação dos coletores. Além disso, os colaboradores receberam treinamento com a utilização de uma metodologia de ensino ativa. Após o momento de aprendizado foi aplicado mais um questionário, em que foi possível evidenciar resultados positivos em relação a correta classificação dos resíduos classe I e II.
- ItemAcesso AbertoPercepção docente e discente acerca do tema sexualidade em uma escola de ensino médio de um município da Serra Gaúcha(2023-06) Dallelaste, Natanaeli; Gonçalves, Cátia Viviane; http://lattes.cnpq.br/0531032456221369; Jasper, André; Souza, Jaqueline Flores DeO conceito de sexualidade é amplo e está presente em todas as etapas da vida. No contexto escolar, os documentos obrigatórios são pouco abrangentes em relação à temática e os estudantes acabam obtendo conhecimento em outros meios. Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de docentes e discentes de uma escola de ensino médio sobre o tema sexualidade. O estudo foi realizado em uma escola no município de Garibaldi (RS), na Serra Gaúcha. A coleta de dados consistiu na aplicação de dois questionários, sendo um destinado aos docentes, respondido de forma online, e outro aos discentes, respondido presencialmente. O questionário incluiu questões de múltipla escolha e perguntas abertas. As respostas de múltipla escolha foram tabuladas, gerando gráficos e percentuais, enquanto as respostas abertas foram submetidas à análise de conteúdo e categorização de termos similares. Ao total foram 55 participantes. Os resultados indicaram a falta de formação atualizada dos professores em relação à temática estudada, além da sexualidade ser abordada de forma superficial, sem atender a vivências da contemporaneidade. Por sua vez, os estudantes associam principalmente a sexualidade ao conceito de gênero e demonstram interesse em tópicos como infecções sexualmente transmissíveis, gênero, prevenção e orientação sexual. Os resultados evidenciam a necessidade de abordar a sexualidade no contexto escolar de forma mais abrangente, levando em consideração as diversas formas de vivenciá-la na contemporaneidade.