Design - TCC II
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Navegando Design - TCC II por Orientador "Costa, Josiane Andréia da"
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- ItemAcesso AbertoBiomimética e marcas mutantes: o caso pensiero(2021-11-29) Marques, Matteus; Kreutz, Elizete de Azevedo; Costa, Josiane Andréia da; http://lattes.cnpq.br/8314838798660443; Ost, Fernanda; Metz, Cristian LeandroO design tem uma grande magnitude e vem se expandindo e sendo compreendido cada vez em mais espaços, desde os séculos 19 e 20, envolvendo planejamento e projeto (CARDOSO, 2008). Hoje, já conseguimos observar a utilização da área como estratégia no meio corporativo, extraindo a essência de uma marca em sua comunicação de identidade visual que, para cumprir sua função, precisa estar alinhada com o conceito e posicionamento da empresa. Este trabalho descreve sobre conceitos do design, biomimética e marcas mutantes para que se verifique o quanto as mesmas podem trabalhar em conjunto e ajudar na representação gráfica da marca Pensiero, traduzindo sua essência e exprimindo a personalidade da mesma. Também, revisa conteúdos sobre a águia, utilizada como símbolo pela organização, para verificar se, como elemento, ela funciona e se encaixa em seu conceito. Utilizando uma pesquisa qualitativa exploratória que tem como ancoragem a metodologia de Gil (2002) e apoio no estudo de caso de Duarte (2006), e na metodologia projetual de marcas mutantes de Kreutz (2012), desenvolveu-se uma identidade visual mutante apoiada na biomimética, interpretando o olhar da águia sobre a marca Pensiero, aplicando a estrutura visual do animal como uma coleção mutante, representando assim, a essência da empresa na qual busca o contato do jovem com o seu meio.
- ItemAcesso AbertoMake a cosplay: desenvolvimento de um livro intuitivo e prático para a montagem de um personagem(2021-11) Ferreira, Scheila Danieli; Costa, Josiane Andréia da; http://lattes.cnpq.br/8314838798660443; Teixeira, Bruno da Silva; Rossi, Beatriz KintschnerDesde seu surgimento, o cosplay vem encantando inúmeras gerações, fazendo, desta forma, com que as pessoas pudessem tornar-se os heróis que tanto admiram. Com influência direta das animações, histórias em quadrinhos, mangás, animes e filmes, o número de pessoas que vão a eventos e convenções trajadas com as roupas de seus heróis favoritos aumenta a cada edição. Deste modo, surgiu o seguinte questionamento: como é possível facilitar a confecção de um cosplay por intermédio de um livro prático e intuitivo? Por meio de uma pesquisa bibliográfica, para entender melhor o fenômeno do cosplay, seu surgimento, a importância da cultura pop japonesa presente no universo cosplay, como também a sua associação com o design, foi possível identificar a importância social de tal prática. Ficou evidente, também, a ligação entre o cosplay e o design emocional, onde os três níveis de processamento, visceral, comportamental e reflexivo, apontados por Norman (2008), fazem-se presentes na decisão de qual personagem representar. Da mesma forma, foi possível entender a origem, a composição e os diferentes tipos de livros, pois, para chegar a solução do questionamento apresentado, tal conhecimento se fez necessário. O designer tem como principal desafio a solução de problemas e, para esse estudo, foi utilizada a metodologia de Bruno Munari (2008), para chegar a uma solução para a problematização proposta. Foi realizada uma pesquisa qualitativa/quantitativa com cosplayers e cosmakers a respeito das dificuldades em encontrar materiais para o desenvolvimento dos cosplays, além de uma entrevista com o designer Lucas Reis, para maior entendimento do desenvolvimento da Bíblia do Churrasco, projeto que inspirou essa pesquisa. Após, foi realizada etapa criativa onde os elementos gráficos foram elaborados como também a criação dos moldes. Foi realizado, também, um brainstorming para a gerar o nome do projeto. Após o desenvolvimento criativo, foi possível criar o modelo. Em seguida, foi possível realizar a verificação e as alterações necessárias para assim chegar ao modelo final, que cumprisse os propósitos funcionais e também financeiros. O projeto teve como resultado a facilitação da confecção do cosplay da personagem Suki, reduzindo, assim, a dificuldade na aquisição dos materiais como também reduzindo o tempo de desenvolvimento do mesmo de um mês para duas semanas.