Design - TCC II
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- ItemAcesso AbertoCamiseta: mais do que moda, uma ferramenta de comunicação e identificação dos jovens no século XXI(2012-03-07) Ost, Fernanda; Kreutz, Elizete de AzevedoA camiseta surgiu como uma necessidade para a movimentação no trabalho e a prática de esportes, mas também como forma de protesto e rebeldia dos jovens, caracterizando a situação econômica e social de uma época e de um lugar, usada para identificar e comunicar ideias, pessoas e grupos. Seus tecidos, estampas, técnicas de criação se aperfeiçoaram ao passar dos anos, sendo empregada para diversas outras finalidades. Este trabalho baseia-se em pesquisa bibliográfica, documental e de arquivos, que tem como objetivo analisar as diferentes funções da camiseta como uma ferramenta de comunicação e identificação dos jovens no século XXI. Sendo assim, tem como referência autores e filósofos no assunto, imagens atuais em periódicos especializados em moda e outros. Diante desta análise, verifica-se a crescente utilização da camiseta pelo jovem transmitindo sua personalidade e comportamento através da peça codificada, em que ele se identifica e, ao mesmo tempo, se diferencia de determinados grupos sociais, ideais e atitudes. Palavras-chave: Camiseta. Moda. Comunicação. Design. Consumo.
- ItemAcesso AbertoProjeto de produtos: moinho de bolas de baixo custo(2012-03-07) Nos, Gustavo; Etchepare, Hélio DornelesNos próximos anos o modo como vivemos nossas vidas terá que mudar, consumindo menos produtos e reciclando ainda mais os mesmos. Nesta monografia foi proposto a produção de um equipamento para a fragmentação de matérias sólidas com possível uso em meios líquidos. Para o estudo de caso foi utilizado a metodologia de projeto de produto proposta por Baxter e Löbach que divide o processo de design de produtos em quatro fases distintas, mas que se entrelaçam umas às outras com avanços e retrocessos. Essas fases de desenvolvimento denominam-se: problematização, análise de similares, geração de alternativas e realização da solução do problema. Esta última fase envolve a seleção de materiais e processos de transformação, as especificidades de projeto e a descrição final do produto. Dispositivos para este fim começaram a ser utilizados a 10.000 a.C. na Pompeia e utilizavam a força de um homem para o seu funcionamento, com o passar dos anos, evoluiu até chegar a utilização de motores para a fragmentação. O projeto é baseado em um moinho de bolas, equipamento certo para obter uma granulometria bastante fina. Esferas de moagem em aço inoxidável, cilindros de cloreto de polivinila e alumínio, cálculos para a transmissão de força. O equipamento desenvolvido obteve uma alta eficiência e desempenho a um baixo custo x beneficio, possível graças a reutilização de materiais descartados. Palavras-chave: Moinhos. Esferas. Materiais reutilizáveis.
- ItemAcesso AbertoA realidade da realidade virtual em projetos arquitetônicos(2012-03-07) Porto, Carlos Augusto; Etchepare, Hélio DornelesA utilização de tecnologias digitais na representação gráfica de projetos de arquitetura e design de interiores tem crescido muito nas últimas décadas. No Brasil, o crescimento da construção civil desencadeou uma forte demanda por tecnologias de computação gráfica e realidade virtual voltadas para a representação de projetos arquitetônicos, especificamente uma modalidade de representação conhecida como maquete eletrônica. Esta tecnologia vem sendo utilizada pelos profissionais da área de arquitetura como ferramenta auxiliar na elaboração dos projetos, no treinamento de profissionais e também na área comercial do mercado imobiliário como ferramenta de divulgação e venda dos imóveis. Com o presente trabalho busca entender a importância da utilização da maquete eletrônica no mercado imobiliário, observando especificamente sua função nas fases de concepção dos projetos e posteriormente na fase de comercialização, na qual as imagens obtidas através desta tecnologia exercem um importante papel em termos de comunicação visual. Além da importância da Realidade Virtual aplicada a arquitetura, busca-se entender também a participação dos Designers no desenvolvimento desta atividade, visto que este pode ser um nicho de mercado para a atuação destes profissionais. Para a obtenção destas informações foi realizadas entrevistas com profissionais da área de projetos e da área comercial do mercado imobiliário e também com consumidores em potencial de empreendimentos imobiliários. A pesquisa realizada em Porto Alegre nos meses de abril e maio de 2011 aponta tendências e a realidade mercadológica da Realidade Virtual na arquitetura e no design de interiores. PALAVRAS CHAVE: Realidade Virtual, Maquete eletrônica, Design, Arquitetura
- ItemAcesso AbertoEmbalagens: design e comunicação(2012-03-26) Quadros, Luana da Silva; Kreutz, Elizete de AzevedoO presente estudo foi inspirado nos resultados das pesquisas “A construção de Marca na Cadeia Produtiva de Leite”, “A cadeia produtiva de leite e os fatores que concorrem para a construção e consolidação de uma marca” e “Comunicação Estratégica e Branding na Cadeia Produtiva de Leite”, os quais apontam que, apesar de ser considerado um produto de extrema importância econômica e social para o Vale do Taquari, para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, o segmento de lácteos não apresenta uma preocupação com a construção e consolidação de marca, tampouco com o desenvolvimento da embalagem como um diferencial competitivo nos pontos-de-venda. O presente estudo, desenvolvido durante o período de 2009 a 2010, tem por objetivos gerais identificar e analisar as estratégias de design comunicacional de embalagem no setor de lácteos. Na sua realização, a metodologia utilizada foi a Hermenêutica da Profundidade de Thompson (1995), auxiliada pelos procedimentos técnicos de Pesquisa Bibliográfica (AZEVEDO E SOUZA, 1995), Estudo de Campo (GIL,2002), Estudo de Caso (COBRA, 1991), Entrevista (GRASKELL, 2002) e Semiótica (PENN, 2002). Os resultados possibilitaram uma análise sobre as embalagens de lácteos e as estratégias de design utilizados pelo mercado, para, assim, termos condições de apresentar melhorias que satisfação tanto os desejos quanto as necessidades do consumidor, criando uma relação positiva entre ele e a marca. PALAVRAS-CHAVE: Design Comunicacional. Marca. Embalagens. Lácteos
- ItemAcesso AbertoConstrutivismo Russo: a arte e o design gráfico dos cartazes soviéticos(2014) Santos, Leonardo Schwertner Dos; Muller, Thais Carnieletto; http://lattes.cnpq.br/5796237762524719O Design como disciplina, mais do que um meio de expressão da forma, deve ser interpretado como uma ciência moderna comprometida com a inovação e aprimoramento das ferramentas e meios de comunicação visual. O desenvolvimento social, cultural e tecnológico, sobretudo nos meios de produção e comunicação contribuíram para evolução, consolidação e importância do Design. Este desenvolvimento se deu em parte graças a Revolução Russa. Tal revolução permitiu o surgimento de novas vanguardas artísticas que, ao desenvolverem suas obras e peças de comunicação visual, contribuíram para a aproximação da Arte com o Design Gráfico. Ao tornar a arte acessível e “legível” para as grandes massas, as peças gráficas tornaram-se ferramenta de comunicação de mensagens e ideais. Dentro deste escopo, ao pesquisarmos sobre o movimento Construtivista Russo é possível identificar o legado, contribuições e referências gráficas deixadas pelo movimento. Data a importância deste movimento, a pesquisa desenvolvida comprometeu-se em estudar os motivos que levaram os cartazes construtivistas a se tornarem ferramentas de comunicação de massa efetiva, que influenciaram todo o modo como se planeja e pensa a produção gráfica atual. Utilizando o método de análise hermenêutica de Thompson, juntamente do levantamento de dados históricos e análise da produção artística do período, adquiriu-se o conhecimento necessário para identificar e analisar peças gráficas contemporâneas cjua inspiração visual tenha raízes construtivistas. Por fim, como conclusão, se propos o estudo e aplicação de peças gráficas contemporâneas associadas a uma estética construtivista.
- ItemAcesso AbertoUso da biônica como ferramenta para a criação de um móvel: Estante Beezu(2014-11) Gelatti, Luiza; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965O objetivo deste trabalho é a criação de uma estante inspirada em elementos da natureza, por meio da relação entre o design e a biônica. O levantamento de dados envolveu a pesquisa sobre mobiliário em sua história e as características que podem contribuir para o aperfeiçoamento do projeto. O estudo da biônica permitiu um maior conhecimento sobre seu conceito e significado. Pela biônica é possível aproveitar a experiência da natureza, utilizando as formas, estruturas ou habilidades do elemento e implementá-los em projetos de produto, permitindo definir a biônica como uma técnica criativa pelos ou para os designers. Os elementos naturais escolhidos para o estudo da biônica deste trabalho foram a formiga cortadeira, um besouro rinoceronte e um tatu-bola de jardim. Estes foram escolhidos por apresentarem características de resistência e força. A partir da compreensão da estrutura morfológica destes animais, e também com base em suas funções, foram efetuadas parametrizações que serviram de base para a geração de alternativas de projetos. Após estudos, desenvolveu-se uma estante baseada na pata do Besouro Rinoceronte, sua fonte de força. Procurou-se captar características de sua forma e sua estrutura para suporte de peso para servir de base na implementação da estante, gerando um produto moderno e diferenciado dos demais.
- ItemAcesso AbertoDesign estratégico para uma pequena empresa: o caso Árvore Querida(2014-11) Coutinho, Marcel Molz; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Kreutz, Elizete de Azevedo; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Brod, Rodrigo de AzambujaEste trabalho tem como objetivo identificar ferramentas e métodos comuns aos projetos de Design Estratégico que foram, de forma empírica, aplicados ao caso escolhido para estudo, bem como compreender as motivações que levaram os gestores da Simbiota, uma pequena empresa de consultoria ambiental do Rio Grande do Sul com administração familiar, a prosseguir no desenvolvimento de um projeto que contemplou o Design Estratégico como instrumento para geração de diferencial competitivo. O estudo narra como que esta empresa percorreu o caminho para o planejamento, produção, comunicação e distribuição, isto é, do produto ao sistema-produto. O referencial teórico apresenta o Design Estratégico, a sua contextualização e aplicação junto às Micro e Pequenas Empresas. Busca sintetizar e compilar referências de autores para simplificar a comparação ao estudo de caso único, a Árvore Querida, e ainda identifica como esta inseriu as ferramentas do Design Estratégico para uma vantagem competitiva.
- ItemAcesso AbertoDesign de superfície: um estudo sobre o uso do desenho infantil na criação de padrões, para superfícies têxteis destinadas a ambientes infantis(2015-06) Fachini, Rosana Bortoli; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Souza, Raquel Barcelos de; Teixeira, Bruno; Costa, Rodolfo Rolim DallaEste estudo tem como objetivo trabalhar a produção de padrões têxteis a partir da coleta de desenhos criados por crianças com faixa etária de 4 anos. Esses desenhos foram destinados ao ambiente infantil, como dormitórios e brinquedotecas, propiciando um local de convívio diário repleto de estímulos sensoriais criando assim uma relação de troca entre sujeito e objeto, proporcionando maior desenvolvimento pessoal e social para o usuário. A presente pesquisa traz dados referentes ao conhecimento, criatividade, desenho infantil, design emocional, design de ambientes, design de superfície e técnicas de impressão de estamparia. Com base nessas informações, verificou-se a relevância de estudar dados técnicos e processos produtivos dos têxteis e também do sistema de estamparia digital. Para tanto foram propostos estudos experimentais com a criação de padrões infantis, baseados na seleção dos desenhos coletados na pesquisa realizada, e posterior criação de estampas temáticas, neste caso brinquedos e animais, e por fim a impressão da estampa pelo sistema de impressão digital sublimática. Neste estudo foi possível concluir o quanto é importante o conhecimento do designer em todos os processos produtivos do produto, desde a coleta de dados, tratamento das superfícies, desenvolvimento das estampas e impressão, até a utilização e interação do produto com o usuário final.
- ItemAcesso AbertoReaproveitamento de resíduos da indústria moveleira para aplicação em novos produtos de mobiliário(2015-06) Wildner, Marcus Vinícius; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Teixeira, Bruno da Silva; Costa, Rodolfo Rolim DallaAs indústrias moveleiras são grandes geradoras de resíduos sólidos, entre eles, os resíduos do processamento das chapas de MDF, MDP e HDF, que são descartados de forma incorreta ou queimados em olarias, resultando na emissão de gases tóxicos devido à presença de resinas no material. Atualmente há uma maior preocupação acerca da escassez das matérias-primas em um futuro próximo e, para isso, deve-se utilizar alguns recursos para diminuir os impactos ao meio ambiente. O ecodesign surge como alternativa, onde o produto é projetado pensando em todas as fases: de produção, de uso e descarte, para que gere o menor impacto possível. Assim posto, o objetivo deste trabalho consistiu em desenvolver um novo material utilizando os resíduos da indústria de mobiliário com possibilidade de aplicação pela mesma. Por meio de um levantamento de dados em uma empresa moveleira de Arroio do Meio – RS, foram identificados os principais tipos de resíduos que foram tratados quimicamente e após misturados ao cimento, agregado miúdo e água. Foram elaborados diversos traços com a substituição do agregado miúdo pelo resíduo de MDF, nas proporções de 3%, 5%, 10%, 15% e 25%. Os corpos de prova foram submetidos aos ensaios de absorção de água por capilaridade, resistência a compressão e tração na flexão. Após uma análise dos resultados e escolhido o melhor material compósito, um conjunto de peças modulares em relevo e formato hexagonal foi criado para aplicação em produto mobiliário, dando um destino ecologicamente sustentável ao resíduo.
- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento de uma habitação transportável para moradores de rua utilizando a biônica como ferramenta projetual(2015-06) Conceição, Marina Liz Da; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; Ashton, Elisa GuerraA presente pesquisa é o resultado de estudos e considerações sobre a prática profissional do designer de produto, orientado pelos parâmetros do design social e da biônica aplicada ao design. Inicia-se apresentando as definições sobre a atual situação dos moradores de rua, após busca-se a compreensão sobre o design de produtos e o design social, bem como a utilização da biônica como auxílio projetual e de estudos ergonômicos relevantes para o projeto em questão. Propõe-se o desenvolvimento de um abrigo transportável para pessoas em situação de rua, com o intuito de proporcionar-lhes maior dignidade, conforto e bem-estar. Esta pesquisa classifica-se como uma dissertação projeto, que investiga a relação do designer de produto com a crescente problemática social - a falta de moradias e oportunidades para a reversão dessa situação - que é característica dos grandes centros urbanos. Com este estudo, percebe-se que, a proposição de uma habitação transportável cumprirá com a sua função, no qual buscará pelo conforto mínimo que requer o ser humano. O projeto além de valorizar a atividade do designer, acaba por buscar caminhos para uma sociedade digna a todos.
- ItemAcesso AbertoProjeto de pia urbana desenvolvida por rotomoldagem(2015-07) Mees, Edimilsom Fabricio; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; http://lattes.cnpq.br/7774531239801054; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; Etchepare, Hélio Dorneles; Teixeira, Bruno da SilvaEste estudo consiste no desenvolvimento do projeto de um Lavatório polimérico, com o propósito de instalação em obras, eventos, bares, entre outros ambientes públicos de uso coletivo. O projeto inspira-se nas características do processo de rotomoldagem, um processo comum para polímeros. O caminho de desenvolvimento do produto inspira-se nas metodologias de Löbach (2001) e Platcheck (2003), buscando investigar, por meio da fusão dos métodos propostos pelos autores, características importantes para o processo de criação e produção. A metodologia é proposta em quatro fases: fase de preparação, fase de geração de ideias, seleção de ideias e revisão do processo criativo. Além do caminho proposto pelos autores foram feitos alguns levantamentos teóricos, tais como; a história do design e da pia, móveis coletivos e urbanos, o processo de rotomoldagem e ergonomia. Por fim, esses estudos permitiram enaltecer a importância, inicial, de propor um processo teórico e metodológico para o desenvolvimento de novos projetos, para atender as exigências quanto à funcionalidade e estética do produto.
- ItemAcesso AbertoFixers: contracultura em ascensão(2016-06) Neumann, Daniela; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; http://lattes.cnpq.br/7774531239801054Esta pesquisa consiste no estudo da obsolescência pela perspectiva do Design. Analisou-se os diferentes tipos de estratégias de obsolescência consideradas por vários autores. A partir deste entendimento é investigado o contexto histórico de dois tipos de obsolescência praticadas na atualidade, à programada e a perceptiva, levando-se em consideração sua influência no campo do Design, bem como seus reflexos em nossa sociedade, na vida do indivíduo contemporâneo e seus impactos ambientais, refletindo na redução de recursos naturais e aumentando a geração de resíduos, resultantes de um consumo desenfreado por novos produtos e serviços. Com este intuito, é possível compreender a influência da obsolescência programada e perceptiva na criação de grupos de consertadores, também conhecidos como fixers (do inglês: consertadores), sendo este, o principal objetivo deste trabalho, conhecer estes grupos, considerados atualmente como uma contracultura em franco desenvolvimento. Estes grupos divulgam que o melhor para o futuro do nosso planeta não é reciclar o lixo e sim não produzi-lo, promovendo através desta ideia, encontros nos quais as pessoas levam seus produtos avariados para consertá-los gratuitamente, aprendendo também a repará-los no caso de uma nova necessidade, fazendo com que durem mais tempo. Esta pesquisa segue uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza interpretativa e descritiva sendo a coleta de informações, feita através de um questionário enviado para cem grupos fixers. Responderam ao questionário, o único grupo brasileiro e quatorze grupos estrangeiros. A análise do conteúdo dos questionários permitiu compreender vários aspectos sobre os grupos fixers, sendo estas informações relacionadas com, os procedimentos de pesquisa, compreendendo revisão bibliográfica e analise filmografica, levantados durante toda a pesquisa. Trazendo desta forma, contribuições para amenizar as estratégias de obsolescência, os impactos ambientais causados pela acelerada demanda na produção de novos produtos e consumo irrefreado. Colaborando, também, com implicações práticas e teóricas do Design para o alcance de uma sociedade mais sustentável e o desenvolvimento de futuros projetos relacionados aos grupos fixers.
- ItemAcesso AbertoMovimento artístico da Pop Art aplicado ao design de embalagens de balas de goma(2016-06) Boff, Josué; Teixeira, Bruno da Silva; http://lattes.cnpq.br/5057377626171449; Teixeira, Bruno da Silva; Brod, Rodrigo de Azambuja; Kreutz, ElizeteNa década de 50, surgiu um movimento artístico principalmente norte americano e britânico, chamado Pop Art, com o objetivo da crítica irônica ao bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo (ARGAN, 1988). A palavra ¨pop¨ foi usada publicamente pela primeira vez no âmbito das artes visuais em um quadro exibido na Galeria Whitechapel de Londres em 1956. Ela vinha estampada em um avantajado pirulito vermelho trazido à altura dos genitais por um fisiculturista seminu na colagem intitulada ¨O que é que torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes? ¨ (FARTHING,2010). Ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações e design, usando como materiais, tinta acrílica, poliéster, látex com cores brilhantes e vibrantes. Os artistas deste período adotavam como estratégia artística a apropriação dos produtos industrializados, repletos destes signos massificados pela publicidade, e utilizava-os como matéria prima de criação, mediante um processo de ressignificação proporcionado pela inserção de objetos industrializados no cenário das artes visuais. Este trabalho propõe o processo inverso ao da Pop Art, utilizando as obras de arte deste movimento como referência, para criação de uma linha de embalagem no segmento de balas de goma.
- ItemAcesso AbertoPixo-Conceito-Produto: uma abordagem metodológica aberta aplicada ao design(2016-06) Santos, Gabriel Luiz dos; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139Este trabalho faz uma leitura do atual mercado produtivo e criativo que, em virtude da globalização e do avanço dos meios de comunicação, acabou tornando-se homogêneo no que diz respeito à oferta de produtos e bens de consumo. A partir desse contexto, o trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de concepts baseados em um contexto singular de identidade cultural, no caso, o cenário das pichações no ambiente urbano da cidade de São Paulo. Como objetivos específicos, busca-se analisar e questionar até que ponto os designers gráficos e seu repertório de referências visuais podem contribuir no campo do design de produtos como agentes inovadores na concepção de projetos. Também procura-se investigar, se de fato, o estudo de concepts age de forma positiva na inserção de produtos de caráter inovador no atual mercado global. O método utilizado na apropriação cultural das pichações e no desenvolvimento dos concepts foi construído pelo autor conforme as necessidades criativas do trabalho, tendo como base métodos de desenvolvimento de produto e métodos de leitura e percepção sensível de contextos. Desse processo foram obtidos conceitos-síntese utilizados como inspiração para o desenvolvimento de concepts que, posteriormente, foram submetidos à avaliação de designers convidados como verificadores.
- ItemAcesso AbertoProjeto Carona Univates: proposta de redesign e criação de interface para dispositivo móvel(2016-06) Müller, Emely; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Teixeira, Bruno da Silva; Brod, Rodrigo de AzambujaAtualmente o mundo está vivendo uma evolução tecnológica e, devido a isso, torna-se interessante que, cada vez mais, nos apropriemos dessa tecnologia para melhorar o estilo de vida das pessoas. Utilizando o trânsito como mote para a pesquisa, pensou-se em como a tecnologia pode contribuir para a mobilidade urbana, tornando o ato de locomover-se nos arredores do Universidade do Vale do Taquari Univates mais sustentável para os alunos, quanto às questões econômicas e ambientais. Criado em 2009 pelo Universidade do Vale do Taquari Univates, mas ainda com baixa utilização, o Projeto Carona é o objeto principal de estudo deste trabalho, propondo-se, dessa forma, o redesign do projeto, bem como o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, visando atender as necessidades dos usuários, tanto em plataformas web como em plataformas móveis. Assim posto, para esse trabalho, buscou-se por aplicativos que incentivam o uso da carona solidaria, assim como a forma em que os usuários interagem com esses serviços. Ao final deste trabalho é apresentada uma proposta que cumpre os requisitos de interatividade do usuário com o sistema, pois, acredita-se que, ao se estudar a interação entre usuários e artefatos digitais, neste caso, dispositivos móveis, levando-se em conta conceitos como, economia colaborativa, socialização na internet, design de interação e usabilidade, foi possível desenvolver o sistema de caronas de forma eficiente e que, com o aumento do seu uso, haverá a possibilidade de diminuição do fluxo de veículos nas ruas e a redução da emissão de poluentes.
- ItemAcesso AbertoGrafismo de criança: a inspiração para o projeto gráfico de ambientação e sinalética de um prédio de Educação Infantil(2016-06) Weizenmann, Patrícia De Souza; Teixeira, Bruno da Silva; http://lattes.cnpq.br/5057377626171449; Teixeira, Bruno da Silva; Meurer, Flávio Roberto; Souza, Raquel Barcelos DeProduzir um produto ou serviço que estabeleça uma relação positiva com o usuário, transmitindo sua mensagem de maneira assertiva, é o grande desafio de todo projeto de design. Na crença de que o ambiente possa ter influência sobre o comportamento dos indivíduos que o frequentam, o presente trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um projeto gráfico de ambientação e sinalética, seguindo a metodologia projetual de Bruno Munari (2008), para o prédio de educação infantil do Colégio Madre Bárbara, o qual teve como inspiração para o processo criativo desenhos realizados por 60 alunos da instituição, com idades entre 04 e 06 anos. A escolha do desenho como método de pesquisa deve-se ao fato dessa técnica apresentar, de forma subjetiva, a visão e associação singular que a criança tem sobre o mundo que a rodeia, sendo válida a tentativa de emprega-lo no ambiente educacional por meio do design gráfico ambiental, objetivando a transformação deste espaço em um local que possibilite uma maior identificação e interação com seus usuários.
- ItemAcesso AbertoUm estudo da marca Granado a partir das funções básicas do Design(2016-09) Frese, Camila Staub; Teixeira, Bruno da Silva; http://lattes.cnpq.br/5057377626171449A embalagem surgiu como uma necessidade de acondicionar e proteger determinado produto ou objeto. O consumidor busca soluções que facilitem sua vida e espera que além de funcionais, as embalagens sejam atraentes. Com mais de cem anos no mercado, a marca Granado se firma no mercado brasileiro como exemplo de tradição, sucesso e constante crescimento, mantendo estas características em suas embalagens. O presente trabalho baseia-se em pesquisas bibliográficas com o objetivo de analisar as funções básicas do design relacionando-as com a marca Granado. Sendo assim, utiliza como referência autores pertencentes ao campo do design e projeto de produto, e imagens dos produtos da marca Granado, no objetivo de tecer relações com as funções prática, estética e simbólica do design de produtos. Diante desta análise, foi possível observar que nas embalagens da Granado as funções estética e simbólica aparecem como predominantes, principalmente pelo apelo da marca com embalagens em estética antiga e por sua tradição que se mantém através dos tempos.
- ItemAcesso AbertoSimilitudes entre os princípios da animação e os fundamentos do design(2016-09) Ruppenthal, Cristiane; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502Animações encantam e estimulam o imaginário de espectadores de diversas gerações desde o seu surgimento. Técnicas para o desenvolvimento de animações evoluíram conforme as necessidades e novas tecnologias com o passar dos anos, sendo introduzidas para diversas finalidades, além do entretenimento. Este estudo pretende investigar a existência de similitudes entre os princípios da animação e os principais fundamentos do design, reorganizando-os em uma nova classificação. Com base em metodologia qualitativa e pesquisas bibliográficas, investigaremos as similaridades, buscando desta forma, contribuir para a construção de referencial bibliográfico apropriado aos estudos e projetos posteriores relacionados à animação.
- ItemAcesso AbertoUm estudo dos produtos da linha Tramontina Design Collection no âmbito do Design Emocional(2016-10) Scheffler, Gabriele; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502A emoção no design ainda é um campo a ser explorado. Um produto que cumpre apenas sua função prática de uso não é mais suficiente na sociedade de consumo atual. Buscamos por produtos que além de cumprir com suas funções básicas despertem em nós, sentimentos, sensações e emoções. Na pesquisa bibliográfica foram abordados autores nos quais se destacam Jordan (2000), Norman (2008) e Mont’Alvão e Damazio (2008), na busca de técnicas e pesquisas na área do design emocional e como alguns produtos podem despertar emoções nos usuários. A linha Tramontina Design Collection tornou-se objeto desse estudo justamente por apresentar em seus produtos características únicas, primando pelo design, inovação, beleza e exclusividade. A influência da emoção nas escolhas do indivíduo em relação aos produtos da linha Tramontina Design Collection motivaram a busca de resultados por meio de pesquisa exploratória quantitativa, que foram avaliados por meio de gráficos e relações estabelecidas entre os dados. Os resultados mostraram que muito ainda pode ser explorado na área do design emocional e que o público pesquisado têm a necessidade como principal fator de consumo em relação às caçarolas da linha Tramontina Design Collection, porém considera outros aspectos de design como funcionalidade, qualidade e beleza.
- ItemAcesso AbertoO olhar fotográfico: os princípios do design para a composição da fotografia(2016-10) Schonarth, Ana Júlia; Alves, Augusto; http://lattes.cnpq.br/6767071790764243; Alves, Augusto; Biazus, Paula; Teixeira, BrunoA fotografia é um importante instrumento do design gráfico e, assim como um texto é composto por frases e sentenças que constituem uma entidade semântica, a fotografia também possui uma estrutura composta por elementos que visam significar. Através do uso de elementos visuais utilizados na área do design gráfico, além de objetos e técnicas fotográficas, constrói-se uma composição fotográfica eficiente que realizará a troca de significados com o leitor, espectador. A fotografia que se destaca pelo valor estético e expressivo e alcança o status de obra de arte, se distingue das simples imagens que cada vez mais são produzidas em grande quantidade de forma mecânica e banal. Para sua construção existem alguns elementos básicos e técnicas de manipulação que podem ser aprendidas e aplicadas para gerar uma boa imagem. Este trabalho parte de uma revisão bibliográfica para verificar como os princípios de composição da forma, presentes no design, corroboram para agregar valor estético e de comunicação também na fotografia. Buscou-se como referências autores que estudam a forma, o design e a fotografia, além da obra de alguns fotógrafos escolhidos para análise. A partir deste estudo foi possível verificar como os conceitos e princípios para a construção da forma e do design também estão presentes na linguagem fotográfica e, mais do que isto, são essenciais para a construção de uma fotografia expressiva.